Faithlife Sermons

Primordial - O primeiro

Conferência Primordial  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Primeiro o que é primeiro

Com muita facilidade estabelecemos ordem à nossa vida. Claro, sem sempre nossas ordens obedecem o bom-censo e nos vemos muitas vezes cercados pelos resultados mais variados das nossas confusões.
Acontece que há uma necessidade em nós de colhermos. Somos colhedores. Desejamos ver os pomares cheios de frutas, nossas dispensas cheias e toda a família alimentada.
Desejo genuíno de quem provê.
Corremos, então, o risco de cairmos nas tentações do pragmatismo: se deu certo, está certo! Se o resultado foi bom, então Deus abençoou!
Um líder amado, certa vez me ensinou: “será que, se deu certo, é o certo a se fazer?” Minha mente infantil à época se perdeu um tanto, mas compreendi o que ele queria dizer.
Nossos desejos genuínos
• queremos ser cheios do Espírito Santo
• pregar o Evangelho
• ver pessoas sendo salvas e libertas
• ter uma igreja que cresce saudávelmente
• ter uma vida de oração
• viver em santidade
• estar na Glória com o Senhor
Todos estes desejos são corretos, genuínos e abundantemente almejáveis por todos nós.
Quais, então, são as nossas limitações?
Marcos 12.28–34 BEARA
Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele, e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios. Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo.
Marcos 12:28-
Na nossa sede por ver a manifestação, a glória, o resultado, nos limitamos por que esquecemos de que existe algo que vem primeiro. Algo que é o mais importante.
Deuteronônio 6:5
Deuteronômio 6.5 BEARA
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
Levítico 19.18 BEARA
Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Mateus 22.40 BEARA
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
Lucas 10.25–28 BEARA
E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à provae disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas? A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.
Antes de qualquer coisa: entendamos que só o Senhor é Deus e que não há nenhum outro!
- A sua glória enche toda a terra!
- A sua glória enche toda a terra!
- Ele é soberano e reina para sempre!
ele
- Ele é o Senhor dos Exércitos! O Deus Todo Poderoso!
- Ele não está disponível aos meus melindres!
- Ele não está aberto às minhas negociações!
- O meu estado de alma não define a Sua grandeza!
- As minhas tribulações não o definem! Não o moldam!
- A minha ira não provoca a Justiça de Deus!
- Ele é o EU SOU!!! O grande Deus de Israel cuja glória enche o templo, tempo e espaço em todos os multiversos diferentes!
Não
Salmo 16.1–2 BEARA
Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio. Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.
Não há outro bem que nos seja tão necessário quanto o próprio Deus!
Precisamos compreender que
1Coríntios 13.1–3 BEARA
Ainda que eu fale as línguasdos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
1Coríntios 13:1-
Inclusive em relação a Deus!
Agostinho de Hipona disse, certa vez: Ame a Deus e faça o que quiser!!!
É ter um coração cheio do gozo por Deus de modo que toda a nossa vida orbite ao redor dele.
1Coríntios 10.31 BEARA
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
Romanos 11:
Romanos 11.33–36 BEARA
Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!
Deus me cabe certinho… é o meu número!!!
não o pecado
não o ego
não a ciência
não o super-heroísmo das minhas ações urgentes e impensadas
não a minha arrogância
não a minha autosuficiência
não a concupiscência da carne, nem dos olhos ou a soberba da vida
Ainda que a sua Palavra fira o meu coração, ela o faz para que eu seja verdadeiramente curado!
É Deus quem, na verdade, me cabe exatamente, pois me projetou para a Sua Glória!!!
Mas nós amamos os resultados...
Mateus 6:32-
Mateus 6.32–33 BEARA
Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Enquanto nos degladiamos contra tudo e todos a vida clama em nós que amemos a Deus!!!
Pois é NELE que estaremos completos pela eternidade, ainda que pensemos que nos falte algo nessa vida.
Salmo 23.1 BEARA
O Senhor é o meu pastor;nada me faltará.
Salmo 23
Projeto Sola: Se o Senhor é o meu pastor, tudo o que eu não tenho eu não preciso...
Mateus 1 BEARA
Livro da genealogiade Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom; Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias; Salomão gerou a Roboão; Roboão, a Abias; Abias, a Asa; Asa gerou a Josafá; Josafá, a Jorão; Jorão, a Uzias; Uzias gerou a Jotão; Jotão, a Acaz; Acaz, a Ezequias; Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom, a Josias; Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel, a Zorobabel; Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde, a Eliaquim; Eliaquim, a Azor; Azor gerou a Sadoque; Sadoque, a Aquim; Aquim, a Eliúde; Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar, a Matã; Matã, a Jacó. E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze;desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo,catorze. Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José,sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.
Related Media
Related Sermons