Faithlife Sermons

2 Tm 3.2 - Seguindo e sendo perseguido

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

2Timóteo 3.12 RC95
E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
Ser perseguido não é algo desejável. Perceber-se sendo perseguido em uma rua deserta e escura banhada apenas com pouca luz da lua; ou mesmo ser perseguido no trânsito por outro veículo pode causar pânico em algumas pessoas.
Ninguém quer ser perseguido.
E de repente nos deparamos com este versículo que nos deixa claro que escolher seguir a Cristo é escolher um efeito colateral certo, não é provável, é certo, de ser perseguido.
Escolher seguir a Cristo é também ter que viver com algo que não desejamos, ser perseguido. Isso tem tudo a ver com a morte de si mesmo. Eu quero seguir a Cristo e me rendo as consequências desta decisão radical de está com Ele.
Paulo, que escreveu esta carta a Timóteo, sabia o que era muito bem perseguição, pois ele a conheceu sob duas perspectivas. Antes ele foi perseguidor dos seguidores de Jesus. Os que viviam piamente em Cristo eram perseguidos por Paulo e até experimentavam a morte como, Estevão, primeiro mártir da história da igreja. Segundo Latourette: “Na verdade, com possível excessão do judaísmo, o cristianismo tem mais mártires do que qualquer outra religião.”
Mas Paulo também viu a perseguição em outra perspectiva, agora agora não era ele quem perseguia, mas era ele quem seguia a Cristo e outros os perseguiam. Seus sofrimentos são tantos de em um determinado momento Paulo se desesperou própria vida.
2Coríntios 1.8 RC95
Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.
Ser perseguido, sofrer aflições e tribulações, não é nada fácil. Mas é uma realidade presente na vida do discípulo de Jesus.
Jó 5.7 NVI
con todo, el hombre nace para sufrir, tan cierto como que las chispas vuelan.
jo
Quero compartilhar com você hoje 5 perseguidores que querem nos intimidar e nos parar em nosso propósito de seguir a Cristo:
Perseguição do poder das trevas
1Pedro 5.7–9 RC95
lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
1Pedro 5.7–10 RC95
lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
1pe
Por diversas vezes eu li essa passagem, mas nunca tinha prestado atenção na relação do verso 8 com o 7. É vem evidente a ligação do 9 com o 8. Mas eu sempre passei sem perceber a conexão do 7 com o 8-9.
O primeiro sempre foi muito significativo lançar a ansiedade sobre o Senhor como ato de confiança, de descansar, de fé.
O 8 e 9 sempre vi como a oposição espiritual do diabo contra os filhos de Deus que deve ser vencida resistindo firme na fé. E nos deixa com esperança ao dizer que os demais irmãos que estão vencendo eles estão também vivenciando essa oposição espiritual.
Mas o Senhor abriu meus olhos para ver a correlação entre ansiedade - sóbrios - tragar - resistir firmes na fé.
E também Ele tem cuidado (ação divina) - vigiai (ação pessoal) - derredor (pronto para atacar) - bramando (ameaça) - sabendo que as mesmas aflições (senso de realidade e esperança)
1Tessalonicenses 2.18 RC95
Pelo que bem quisemos, uma e outra vez, ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu.
1ts
Perseguição do Estado
Os cristão sentem a pesada mão perseguidora do Estado desde os tempos de Jesus. Prossegue na igreja primitiva tendo nos três primeiros séculos terríveis perseguições do império Romano.
Isso segue até o nosso tempo, é notório o que os cristãos padeceram na antiga URSS, e os males de Cuba e China contra os cristãos e a terrível perseguição que a Coréia do Norte imprimi contra a fé cristã.
Daniel 3.4–6 RC95
E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e gente de todas as línguas: Quando ouvirdes o som da buzina, do pífaro, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado. E qualquer que se não prostrar e não a adorar será na mesma hora lançado dentro do forno de fogo ardente.
Atos dos Apóstolos 12.1 RC95
Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja para os maltratar;
Perseguição dos incrédulos
Atos dos Apóstolos 14.1–5 RC95
E aconteceu que, em Icônio, entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo, que creu uma grande multidão, não só de judeus, mas também de gregos. Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram, contra os irmãos, os ânimos dos gentios. Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios. E dividiu-se a multidão da cidade: uns eram pelos judeus, e outros, pelos apóstolos. E, havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem,
Perseguição dos religiosos e dos crentes
Mateus 7.15 RC95
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Filipenses 3.2 RA
Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!
Gálatas 2.4 RC95
E isso por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
1Coríntios 4.18 RC95
Mas alguns andam inchados, como se eu não houvesse de ir ter convosco.
Atos dos Apóstolos 15.1–2 RC95
Então, alguns que tinham descido da Judeia ensinavam assim os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo, Barnabé e alguns dentre eles subissem a Jerusalém aos apóstolos e aos anciãos sobre aquela questão.
1co 4.18
Perseguição de si mesmo
Mateus 13.20–21 RC95
porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende;
Se sente ofendido por ser angustiado e perseguido por causa da Palavra.
Atos dos Apóstolos 21.10–14 RC95
E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judeia um profeta, por nome Ágabo; e, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus, em Jerusalém, o varão de quem é esta cinta e o entregarão nas mãos dos gentios. E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém. Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor!
2Coríntios 5.15 RC95
E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Quando se fica com vergonha de admitir que é discípulo de Jesus. (Pedro)
Quando para não ser rejeitado assenta-se com os escarnecedores. (Toma parte naquilo que escarnece do Senhor)
Quando você perdoa, mas a carne queria vigança.
Quando você perde um negócio, mas não quer saber de suborno.
Quando você espera para jogar o lixo no lixo embora tenha vontade de se livrar ali mesmo onde todos estão jogando.
Quando você anda mais embora quisesse estacionar em lugar proibido.
Quando você dar uma volta no quarteirão embora a vontade fosse fazer o retorno no posto.
Q
Quando você prefere ser fiel nos dízimos e generoso nas ofertas, ainda que esteja com vontade de fazer aquela viagem ou trocar de carro ou fazer aquela pós-graduação.
Quando você se dispõe a evangelizar e discipular alguém, embora a vontade era ficar em casa e ficar esperando que outro cristão o viesse visitar e cuidar de você.
Perceba que há uma mortificação da carne. Você faz o certo em obediência a Cristo, embora às vezes, seus sentimentos, desejos e vontades pedissem outra coisa. Ou seja, nossos sentimentos, desejos e vontades podem perseguir a gente quando nos rendemos a seguir a Cristo.
Related Media
Related Sermons