Faithlife Sermons

Espelhos

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

o Sacrificio - Tarbenaculo.

Cuando entramos en el compromisso de seguir a Deus… e rompemos com a religiosidade temos que ter em conta algumas coisas.
Eles queriam ser livres, eles queriam salvação. E Deus deu. agora para não voltar ao estado anterior, ou pior… a morte eles teriam o desafio de manter vivva a presença de Deus no meio deles. E cuando vc quer realmante caminhar com Deus… existem coisas que vc deve fazer
Na tenda da reunião....tinham uma estrutura, tinha algumas regras.....o mesmo que o que Deus fez no cap 1 e 2 de Genesis…quando a presença de Deus começa a vir sobre sobre....ele não traz descontrole…ele traz estrutura, ele começa colocar as coisas no seu devido lugar.
E neste grande tabernaculo, tenda de reunião de adoração e remissão de pecados que Deus tinha elaborado para que o povo continuasse a seguir suar presença tinha uma peça que não era muito grande…e talvez não muito mencionada mas sumamente importante.
E você pode se perguntar porque Deus elaborou uma tenda?? porque não conseguimos encontrar a Deus dispersos.. em toda a biblia vemos a intenção de Deus para reunir o seu povo , e uma das razões é que a adoração é sim pessoal…mas é comunitário. desde da santa ceia…se eu não sei discernir o corpo....amar o meu irmão....e principlamente adorar a Deus ao lado do meu irmão…minha adoração vai falhar. a profundidade da sua adoração pessoal deve ser refletida no compromisso com o seu próximo. A o tabernaculo, era um lugar de reunião, de encontrar-se com Deus.
mas não vamos falar disso hoje. Hoje vamor falar da bacia de bronze. que Ficava entre o altar de sacrificio , onde eram oferecidas holocaustos, onde os sacerdotes faziam ofertas por sus propios pecados e pelos pecados do povo…para que pudessem ser aceitos na presença de DEus e o o lugar santo era o lugar onde antecedía a presença de Deus, onde as orações eram feitas (outras coisas como a mesa dos pães e os candelabros. fogem do objetivo aqui)
O lavatorio…bacia de bronze. a agua precede a adoaração. sempre existe um proceso de agua…porque a agua vai siginificar a purificação.
Existe dois significados na bacia de broncze. Pratico e cerimonial.
25´44^
Assim como o altar que antecipava a bacia de bronze era o altar onde se realizava o sacrificia. o sacerdote tinha ue se limpar antes de entrar na outra parte do tabernaculo. antes de entrar na dimensão de falar com Deus e ser escutado. a biblia nos ensina que somente os nossos pecados fazem separação entee nõs e DEus.... roupa suja de sangue, os as mãos vestidas de sangue tambem tem o significado de pecado. por um lado practico tinha que fazer a higiene… e cerimonial tinham que se limpar tirar, todo o possa ter ficado do pecado…to que passou, to anteior.
eu fui redimido pelo sacrificio…pelo sangue derramado....redimido do pecado....aqui eu estou deixando toda a culpa!
essa agua proporciona, lavamento, putrificação. faz parte do processo de santidade.

8 Fez também a bacia de bronze, com o seu suporte de bronze, dos espelhos das mulheres que se reuniam para ministrar à porta da tenda da congregação.

E aqui agora que entendemos um poquinho disso. vamos entrar no ponto central de hoje que eu preciso que vc entenda antes de voltar pra casa!
um detalhe interessante.
Quando se fala da oferta que deram para a construção do Tabernaculo, o texto diz no capitulo 25 e 35 que era uma oferta voluntaria. de coração. expontanea. e diz aue todo o povo fez a sua contribuição. mas neste versiculo mostra algo . e é o único lugar que aparece isso… é um pequeno detalhe. talvez até desapercebido. mas que tem um grande significado para nós nesta manhã.
grande parte do bronze usado para a contrução da bacia de agua foi feito do bronze de quem?
eu não sei se tudo o que foi feito de bronze, foi feito dos espelhos das mulheres… mas intencionalmente o autor de Exodos indica que a bacia de agua sim, foi feita dos espelhos.
naquela éspoca o espelho não eram como os nossos eram feitos de bronze…o reflexo no boenze polida dava a função de espelho.
lembre que a bacia de bronze estava entre o altar de sacrificio e o santo lugar.
porque que vc acha que a biblia coloca justo os espelhos , nesse lugar?
porque poderia apenas ter tido bonze…porque não era esencialmente um bronze especial… todo bronze poderia ser usado como espelho. mas fala sobre os espelhos que eram feitos de bronze…fora separados para fazer a bacia de agua?
esse bronze tinha que ser provavelmente derretido , para ser fundido com as outras peças de outros espelhos, talvez eu imaginando aqui , feitas aquelas pranchas de bornze para serem moldadas na forma de uma bacia. o bronze é um metal ainda mais facil de ser moldado.
porque neste momento entre o sacrificio feito por você, para o perdão do seu pecado..... e a entrada na presença de Deus, onde as suas orações vão ser ouvidas, para que vc pelo menos consiga ter fé, porque sem fé é impossivel agradar a Deus. ...
vocé precisa querer entredar, dar, a Deus a maneira em que vc vê a si mesmo!
as mulheres deram os seus espelhos, as mulheres deram a imagem em que elas se viam. ( expontaneamente)
você não vai conseguir ser o que Deus quer que vc seja, até que você renuncie o seu espelho.
porque quando falamos sobre espelhos estamos falando de imagem!!!
Somos criados a imagem e semelhança de Deus…mas na caída , quando o homemvai de encontro com o pecado , ele perde , ou distorciona a sua imagem.
e muitas das vezes a minha auto imagem, esta distorcionada,
então você precisa entregar a sua imagem a Deus, do jeito que vc se vê, para que Ele possa derreter, fundir , fazer essas pranchas e comçar a moldar de novo , uma imagem , não segundo a sua perspectiva…mas de acordo com a perspectiva Dele.
Eu não sou definido pelo que eu tenho passado, pelo que eu passei. eu não vou ser mais definido por isso. porque as vezes o seu espelho tem mentido pra vc a tanto tempo.
e não estão falando de estética somente, mas tambem. mas estou me refereindo tambem, ao jeito que vc vive a vida, o jeito que você é , o seu carater, a sua capacidade…talvez o seu espelho diga pra vc todos os dias.....vc não pode....ou outro nasceu com o bumbum pra lua, mas vc não.... vc quandp nasceu tinha a cabado a sorte, então Deus colocou double azar.
talvez vc se sinta incompleto… talvez vc se sinta refén do que os outros vão pensar,
ou talvez vc se sinta muito bom…bonzão e vc precisa encontrar um pouco de humildade diante de Deus…vão é tão bom pra fazer planos…e no final nada dá certo,
talvez vc seja escravo de espectativas que não foram realizadas.
neste momento onde os nosso pecados são perdoados, e vc encontra a Deus , vc deve entregar o jeito em que vc se vê…e começar a acreditar, a caminhar nessa verdade> vc é o que Deus diz que vc é, você pode o que Deus diz que vc pode.
porque os seus espelhos tem mentido a seu respeito, porque estão te definindo por suas experiencias, pelo que vc passou na vida.
agora , quando falamos do lavatoria, da bcia de agua , tmb estamos falando de imagem. pois tinha sido feito dos espelhos . o sacerdote podia ver que antes estava sujoe agora esta limpo, uns até dizem que pelo fato de ter agrescentado agua no ronze a imagem poderia té ter ficado mais claro. quando Deus derrama do espiritu dele sobre nós, ele muda a maneira com que nós nos vemos.
precisamos deixar Deus mudar a maneira como eu me sinto a respeito de mim mesmo....mudando a sua propria reputação …quem era vc antes quem é vc agora.
Deus não te trouxe até aqui para vc continuar se vendo da mesma maneira que antes....vc não precisa de um espalho que te escraviza....vc precisa de uma imagem que te liberta.
quebre esse espalho na presença de Deus e deixe ele te mostrar o que ele pensa de vc, como ele te vê
mudança é incomodo. as vezes vc já tem seus 30 a poucos anos, ou talvez até 30 e muitos anos… mas a sua imagem ainda é daquilo que acontece contigo…10, 20 anos atras. uma imagem distorcionada, uma auto imagem destrutiva.
quando vc se lavar nessa agua,ver a si mesmo como Deus te vê, você vai conseguir entrar no santo lugar, em outras palavras vc vai se aproximar de Deus.
essa roupa salpicada, ou mão sujas depois de sair sdo altar simbolizam o restos do meu pasado, do meu pacado, que eu preciso tirar daqui (da cabeça) o perdão de Deus esta…Deus nos fez um novo homem ou uma nova mulher… mas se eu continuo pensando de uma maneira destrutiva ....eu não vou alcançar a Deus..e isso na verdade vai mostrar que eu não teno fé.

21 Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. 22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; 24 pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. 25 Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

v21 . A carta de Santiago, descreve o evangelho como uma semente que fue plantada
Plantar uma coisa em outraVerbo transitivo - (do latim plantare) - pode ser: inserir, fixar em, estabelecer, introduzir, fazer implante de - Também é figurativo: hastear, levantar - Verbo pronominal: plantar-se, fixar-se.
o que recebemos de DEus em nossas vidas.
v25 . Qual é a lei da liberdade?
a palavra
porque é lei?
porque tem importancia, por tem verdade, porque tem significancia para a minha vida.
a diferença daquele que vai e se esquece e daquele que coloca em pratica a palavra de Deus, e pode vivier os planos de Deus em sua vida… é q palavra de Deus tem relevancia em sua propria vida.
Gostaria te dizer uma coisas. todos nós temos contadiciones em nossas vidas , lutas e dificuldades em nosso carater, e inconsistencias em nossa fé.
contadiciones, lutas e inconsistencias
Eu gostaria dizer ao contrario, mas e o real.
não que está certo, mas não podemos evitar.
E a lei de Deus para a nossas vidas
v21. despojando-se
Esta metáfora de tirar a roupa, apothemenoi 659 nós não podemos dar espaço para limpar e novo até que tenhamos removido nossas roupas velhas. O arrependimento é sem dúvida uma condição para a conversão.
Mas o interessante que essa palavra tmb traz uma idéia , um significado de colocar na prisão.......
Depor .....
privar uma pessoa de outra, especialmente bispos, imperadores, reis, etc., do seu emprego, honras ou dignidades.
significa que vc tem que estar livre..... deponha tudo aquilo que te aprisiona…deponha tudo aquila que te afaste de Deus…não vida mias em prisão....não deixe o pecado tiranizar sobre a sua vida.
Quais são as carateristicas daqueles que colocam em pratica?
se eu não colocar em practica…toda aquela transfomação que eu tive , se vai perder, e eu vou voltar a olhar naquele espelho de escravidão....sem embargo, se eu coloco em practica, se eu faço viva a palavra de Deus , eu vou ser como aquele sacertode, que limpando do salpicaduras de sangue poderia verse, como Deus o vê mas além
das duas contadcoes, inconcistencias ou lutas pessoais. e poderia seguir adiante para o tabernaculo se encontrar com Deus.
que Coisas vc tem agora que você pode colocar em practica a palavra de Deus que voi implantada na sua vida.... seu compromisso, seu tempo,
overta voluntaria.... carateristicas de uma oferta. o preço do compromisso. proxima pregação.
DEus sempre vai nos mostrar que temos nas proprias mãos o que eu preciso para sobressair de um desafio. proxima pregação
não tome decisões quando vc estiver exausto, td jake motivation video
Related Media
Related Sermons