Faithlife Sermons

Sem título Sermão (2)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Título: A tentação do diabo.
Tema: Aprendendo com Jesus
“Resisti ao diabo e ele fugirá de vós.”
Como Jesus Venceu a Tentação?
Na luta do cristão contra o diabo, o principal campo de batalha é a tentação. O discípulo precisa vencer o inimigo superando as tentações. Não estamos sós, contudo. Jesus tornou-se um homem, foi tentado como somos, obteve a vitória, assim mostrando como nós podemos triunfar sobre Satanás (note ; ). É essencial, portanto, que analisemos cuidadosamente de que forma Jesus venceu.
Embora Jesus foi tentado várias vezes, ele enfrentou um teste especialmente severo logo depois que foi batizado. Lucas recorda este evento (), mas seguiremos a história conforme Mateus a conta: "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome" ().

I. Primeira Tentação

Primeiro desafio do diabo: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (). O diabo é um mestre das coisas aparentemente lógicas. Jesus estava faminto; ele tinha poder para transformar as pedras em pão. O diabo simplesmente sugeriu que ele tirasse vantagem de seu privilégio especial para prover sua necessidade imediata.
A resposta de Jesus: "Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (). Em cada teste, Jesus se voltava para as Escrituras, usando um meio que nós também podemos empregar para superar a tentação.
Lições:
1. O diabo ataca as nossas fraquezas. Ele não se acanha em provar nossas áreas mais vulneráveis. Depois de jejuar 40 dias, Jesus estava faminto. Daí, a tentação de fazer alimento de uma maneira não autorizada. Satanás escolhe justamente aquela tentação à qual somos mais vulneráveis, no momento. De fato, as tentações são frequentemente ligadas a sofrimento ou desejos físicos.
2. A tentação parece razoável. O errado frequentemente parece certo. Um homem "tem que comer" . Muitas pessoas sentem que necessidades pessoais as isentam da responsabilidade de obedecer às leis de Deus.
3. Precisamos confiar em Deus. Jesus precisava de alimento, sim. Porém, mais do que isso, precisava fazer a vontade do Pai. É sempre certo fazer o certo e sempre errado fazer o errado. Deus proverá o que ele achar melhor; meu dever é obedecer-lhe. É melhor morrer de fome do que desagradar ao Senhor.

II. Segunda Tentação

Segundo desafio do diabo: "Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra" (4:5-6).
O diabo aqui cita o Salmo: “Porque a seus anjos Ele dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos;” ()
A resposta de Jesus: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus" (). A confiança verdadeira aceita a palavra de Deus e não necessita testá-la.
1. Lições:
1. O diabo cita a Escritura. Pessoas frequentemente aceitam qualquer ensinamento, se está acompanhado por versículos que por vez está fora do contexto. Mas cuidado! O mesmo diabo pode disfarçar em anjo de luz; “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” ( ) pode, certamente, deturpar as Escrituras para seus próprios propósitos. O diabo fez três enganos: Primeiro, não tomou todas as Escrituras. Jesus replicou com: "Também está escrito". Ao citar parte do , no contexto, é um que conforta o homem que confia e depende do Senhor; ao homem que sente necessidade de ajuda. Temos que ter atenção que Satanás usou uma passagem figurada literal. No contexto, o ponto não era uma proteção física, mas uma espiritual.
14 E não é maravilha, mporque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” ( ) pode, certamente, deturpar as Escrituras para seus próprios propósitos. O diabo fez três enganos: Primeiro, não tomou todas as Escrituras. Jesus replicou com: "Também está escrito". Ao citar parte do , no contexto, é um que conforta o homem que confia e depende do Senhor; ao homem que sente necessidade de ajuda. Temos que ter atenção que Satanás usou uma passagem figurada literal. No contexto, o ponto não era uma proteção física, mas uma espiritual.
m
Sociedade Bíblica do Brasil, Almeida Revista e Corrigida (Sociedade Bíblica do Brasil, 2009), .( 2 Coríntios 11:13-15) pode, certamente, deturpar as Escrituras para seus próprios propósitos. O diabo fez três enganos: Primeiro, não tomou todas as Escrituras. Jesus replicou com: "Também está escrito". Ao citar parte do , no contexto, é um que conforta o homem que confia e depende do Senhor; ao homem que sente necessidade de ajuda. Temos que ter atenção que Satanás usou uma passagem figurada literal. No contexto, o ponto não era uma proteção física, mas uma espiritual.
2. Satanás é versátil, ele é especialista em relativizar as escrituras. Jesus venceu em uma área, então o diabo se mudou de estratégia. Pedro dá nos um alerta. “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” ( ).
8 Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” ( ).
h ; ;
Sociedade Bíblica do Brasil, Almeida Revista e Corrigida (Sociedade Bíblica do Brasil, 2009), .(1 Pe 5.8).

III. Terceira Tentação

A afirmação do diabo: "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (4:8-9). Que tentação! O diabo deslumbrava com a torturante possibilidade de reinar sobre todos os reinos do mundo.
As questões: A questão aqui não era tanto a de Jesus tornar-se um rei (Deus já lhe tinha prometido isso, mas de como e quando. O Senhor prometeu o reinado ao Filho depois de seu sofrimento. O diabo ofereceu um atalho: a coroa sem a cruz. Era um compromisso. Ele poderia governar todos os reinos do mundo e entregá-los ao Pai.
Gênesis 49.10 RC95
O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
Gênesis 49.10 RC95
O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
Salmo 2.7–9 RC95
Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
Salmo 2.7–9 RC95
Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
Salmo 2.7–9 RC95
Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
Salmo 2.7–9 RC95
Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
Hebreus 2.9 RC95
vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
A resposta de Jesus: "Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto"(4:10). Nada é bom se é errado, se viola as Escrituras.
Lições:
1. Satanás paga o que for necessário. O diabo ofereceu tudo para "comprar" Jesus. Se houver um preço pelo qual você desobedecerá a Deus, pode esperar que o diabo virá pagá-lo. (Leia ).
Mateus 16.26 RC95
Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
2. O diabo oferece atalhos. Ele oferece o mais fácil, o mais decisivo caminho ao poder e à vitória. Jesus recusou o atalho; Ele ganharia os reinos pelo modo que o Pai tinha determinado. Hoje Satanás tenta as igrejas a usar atalhos para ganhar poder e converter pessoas. O caminho de Deus é converter ensinando o evangelho (). Exatamente como ele tentou Jesus para corromper sua missão e ganhar poder através de meios carnais, assim ele tenta nestes dias.
Romanos 1.16 RC95
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
3. O diabo oferece compromissos por bons propósitos. Ele testa a profundeza de nossa pureza. Ele nos tenta a usar erradamente as Escrituras para apoiar um bom ponto ou dizer uma mentira de modo a atingir um bom resultado. Nunca é certo fazer o que é errado.
Conclusão
Nesta batalha jesus sempre vencerá. Nele tombém venceremos. (), Jesus ganhou uma vitória decisiva. E ele fez isso do mesmo modo que nós temos que fazer. Confiou em Deus (). Usou as Escrituras (). Resistiu ao diabo (; ). O ponto crucial é este: Jesus nunca fez o que ele sabia que não era certo. Que Deus nos ajude a seguir-lo como devido.
Apocalipse 5.5 RC95
E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
Efésios 6.16 RC95
tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Colossenses 3.16 RC95
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
Tiago 4.7 RC95
Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Culto ceia Vila Real 01/08/2018
Related Media
Related Sermons