Faithlife Sermons

Os 7 Selos

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes & Transcripts
Muitas vezes ouvimos falar dos 7 selos, os 4 cavalos e os 4 cavaleiros do Apocalipse. Todos eles formam parte da mesma profecia. cavaleiros com seus respectivos cavalos aparecem nos 4 primeiros selos.
INTRODUÇÃO:
Que representam os 7 selos do Apocalipse? Evidentemente profetizam as características básicas dos 7 períodos que a igreja viveria desde sua fundação até a segunda vinda de Jesus, descrita na última parte do sexto selo.
A DOUTRINA PURA
1. Muitas vezes ouvimos falar de:
1. Quais são as características básicas do primeiro selo? , .
a) selos do Apocalipse.
"...um cavalo (pureza) e o seu cavaleiro com um e foi-lhe dada uma (luta e vitória); e ele saiu para ."
b)
b) cavaleiros do Apocalipse.
Nota: A época dos santos apóstolos (século I) coincide com a igreja de Éfeso. Eles receberam a doutrina pura da Bíblia para pregá-la ( São ). Enfrentaram muitas lutas ( , , ; , ; ; ) mas não permitiram que a doutrina fosse maculada. Houve também grandes vitórias para Cristo: 3.000 conversos no Pentecostes; poucos dias depois já havia 5.000; a conversão de Saulo e o evangelho a todo o mundo conhecido ( , ). Se queremos conhecer a doutrina pura de Cristo devemos estudar a Santa Bíblia, pois nela está escrita pelos apóstolos a época do cavalo branco.
2. As três coisas integram a mesma profecia.
📷 2. Que permissão foi dada ao cavaleiro do segundo selo?3,4.
a) cavalos, com seus respectivos cavaleiros, aparecem nos 4 primeiros selos.
"... cavalo e ao seu cavaleiro foi-lhe dado tirar a para que os homens se uns aos outros; também lhe foi dada uma grande ."
3. Que representam os 7 selos.
Nota: A cor vermelha e os símbolos deste selo falam indiscutivelmente de derramamento de sangue. É o período das dez perseguições gerais desatadas pelo império romano contra os cristãos que preferiam morrer a renunciar à fiel obediência aos princípios bíblicos. Este selo começa com a morte do último apóstolo (São João, fim do século I) e chega até o ano 313, quando Constantino assina em Milão o Edito de Tolerância. Coincide com o período da igreja de Esmirna.
A VERDADE CAI POR TERRA
a) Evidentemente representam a história da igreja em suas diversas etapas.
📷 3. De que cor era o cavalo do terceiro selo?5,6.
b) Como no final do 6g selo é descrita a segunda vinda do Senhor, é evidente que os selos do Apocalipse cobrem a história da igreja desde sua fundação até a segunda vinda de Cristo.
I. O PRIMEIRO SELO – .
Nota: A igreja que enfrentou lutas para manter a pureza de suas doutrinas e que viu ser derramado o sangue de seus membros por não renunciar a fidelidade, agora é representada pelo preto, antítese do branco. A negrura muitas vezes representa na Santa Bíblia as trevas morais, o pecado, a apostasia, ou o erro. Corresponde ao período que vai desde 313 a 538. São Paulo profetizou acerca do tempo em que se mudariam as doutrinas por um processo de paganização ( ; II Tessalonicenses 2:3-6; II Timóteo 4:1-4 ). São Pedro também profetizou como um dia a igreja haveria de se corromper ( II São Pedro 2:1-3 ). A balança, o espírito de comercialização e materialismo que penetraria na igreja. Um dinheiro era o salário de um dia de trabalho, com o qual comprariam apenas 654 g de trigo ou menos de 2 quilos (1.962 g) de cevada.
(Nota: Se tiver diapositivos dos cavalos, utilize-os.)
Isto é o símbolo da tremenda escassez da Palavra de Deus, proibida nesse tempo ( , ), que produziu fome de ouvir a Palavra. Muitas doutrinas começam a morrer e entram crenças pagâs (Ex.: Em 7 de março de 321, Constantino emite a lei dominical mais antiga que se conhece). A maioria acompanha o processo de deterioração doutrinal. Uns poucos fiéis (remanescentes) seguem respeitando a verdade bíblica. O azeite representa o Espírito Santo ( ). O vinho representa o sangue de Cristo derramado pelos pecadores ( São ).
1. Por meio de símbolos mostrar a história da primeira etapa da igreja.
📷 4. Que nome tinha o cavaleiro do cavalo amarelo do quarto selo e quem o seguia?7,8.
* Deus utiliza ajudas audiovisuais.
a) Cavalo branco: Símbolo da pureza.
Era chamado e o (quer dizer sepulcro) o estava seguindo.
b) Cavaleiro com arco: Símbolo de luta.
Nota: A simbologia expressa a aflição espantosa da época da inquisição predita por Jesus ( São ), também profetizada por Daniel ( , ; ) e que será estudada em . Corresponde ao período que vai de 538, quando entra em vigéncia o decreto de Justiniano, até 1517, o começo da Reforma. As doutrinas puras são pisoteadas cada vez mais e os cristãos paganizados perseguem implacavelinente o pequeno remanescente fiel à doutrina bíblica.
📷 5. Quando se abriu o quinto selo, que viu São João debaixo do altar? Que lhes foi dado?1.
c) Coroa, mais a frase "saiu vencendo e para vencer": Vitória.
"...vi debaixo do altar as daqueles que tinham sido por causa da e por causa do que sustentavam... a cada um deles foi dada uma ..."
d) Em resumo: Seria uma etapa de lutas e vitórias e ao mesmo tempo de pureza.
e) É a época dos apóstolos: 31-100 D.C.
Nota: No altar de bronze do santuário do Antigo Testamento se ofereceriam os sacrifícios de animais. O sacrifício era queimado e o sangue era derramado na base do altar ( ). A vida ou a alma está no sangue ( ; ). O símbolo é claro: O sangue dos mártires do pequeno remanescente fiel que não aceitou a paganização doutrinal é derramado como um sacrifício ao pé do altar. Esse sangue simbolicamente clama a Deus, como o fez o sangue de Abel que foi morto por seu irmão ( ). As vestiduras brancas simbolizam a dignidade que lhes confere a justiça de Cristo ( ; ; ). Mas, embora tivessem ganho a vitória em Cristo, deviam descansar na tumba um pouco de tempo até que Jesus venha e lhes dê a recompensa ( , ).
2. Para entender o sentido das lutas da igreja, far-nos-á bem ter bem esclarecidos os objetivos que o Senhor teve ao estabelecer a igreja:
O quinto selo cobre o período que vai de 1517 a 1755.
a) Foi fundada para que pregasse. S. ,.
O FIM SE APROXIMA
O sexto selo culmina com a segunda vinda de Cristo. Por isso podemos adequadamente chamá-lo o tempo do fim.
b) Para que fosse coluna e apoio da verdade.
3. Por isso suportaram as lutas que vieram:
📷 6. Quais são os quatro acontecimentos que dão abertura ao sexto selo (tempo do fim)?2,3.
a) Eles haviam recebido a doutrina pura (cavalo branco) e não estavam dispostos a deixá-la manchar.
a.
b.
b) Eles receberam o encargo de pregar, e o fizeram embora lhes custasse a vida.
4. Se quisermos saber qual é a verdadeira doutrina, devemos buscá-la na época da igreja apostólica, a do cavalo branco.
c.
d.
5. O que lhes custou manter pura a doutrinal
(Nota: resuma os incidentes que serão citados a seguir, lendo os textos chaves. Se tiver diapositivos adequados, use-os; ficarão bem.)
Nota: O grande terremoto tem sido identificado por muitos teólogos como o grande terremoto de Lisboa, de 1 de novembro de 1755. 0 escurecimento do Sol ocorreu em 19 de maio de 1780. E a Lua se tornou como sangue na noite do mesmo dia. A chuva de estrelas foi em 13 de novembro de 1833. Esses quatro episódios deram origem ao tempo do fim, o qual terminará com a segunda vinda de Cristo.
a) , , ; , .
📷 7. Por que razão os infiéis rogarão desesperadamente às rochas e às montanhas que caiam sobre eles?7.
b) ; (o apedrejamento de Estevão)
"... porque chegou o grande dia da deles, e quem é que pode ?"
6. Mas houve vitórias!
Nota: Diante da segunda vinda de Cristo, aqueles que se ampararam na graça salvadora receberão a vida eterna, aqueles que recusaram a salvação em Cristo terão de enfrentar as circunstâncias. Jesus disse: "Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem nEle crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" ( São , ).
📷 8. Que outros sinais nos ajudarão a distinguir em que altura do tempo do fim nos encontramos?
a) Pentecostes, 3.000 batizados em um dia.
b) A conversão de Saulo.
Embora só Deus o Pai conheça o dia e a hora ( São ) podemos identificar a época. Entre outros muitos sinais para conhecer o tempo do fim, identificaremos os seguintes: Guerras ( São ); grandes calamidades e terremotos ( São ); luta entre o capital e o trabalho ( São ); o comportamento social distorcido de nossa época ( II Tirnóteo 3:1-5 ). O último sinal a cumprir-se será a pregação do evangelho em todo o mundo ( São ). Esses sinais nos permitem conhecer a época em que virá Jesus. Em São Jesus nos dá Seu sábio conselho para este tempo.
📷
c) O evangelho pregado em todo o mundo conhecido. , .
EIS QUE VEM COM AS NUVENS
II. O SEGUNDO SELO – ,.
1. Cavalo vermelho, espada, poder para matar.
📷 9. Antes de abrir-se o sétimo selo (a segunda vinda de Cristo) Jesus interrompe a profecia e dedica todo o capítulo 7 para explicar-nos quem são os que serão salvos. Que farão os anjos nas frontes dos servos de Deus? Apocodipse 7:2, 3.
a) É a igreja das catacumbas.
Desde a morte de S. João, o último apóstolo, até o ano 313 quando foi assinado o edito de tolerância.
Nota: No próximo estudo analisaremos qual é o selo de Deus que será aplicado nas frontes dos crentes que serão salvos.
2. Durante esse período se desatam as 10 perseguições gerais do império Romano contra o cristianismo.
a) Os cristãos morriam, mártires, no circo romano, devorados pelas feras, queimados vivos, etc.
📷 10. Que viu São João acontecer no Céu ao abrir-se o sétimo selo?1.
"... houve no Céu cerca de hora."
b) Muitos dos que presenciavam o espetáculo para se divertirem, terminavam convertendo-se.
Nota: Esse silêncio se produzirá por ocasião da segunda vinda de Cristo, quando os anjos virão com Jesus ( São ). Alguns têm aplicado a essa meia hora o princípio profético de dia-ano e dizem que poderá representar uma semana literal.
c) Para salvar suas vidas, muitos se refugiavam nas catacumbas, que era galerias subterrâneas utilizadas como cemitérios.
3. Já está operando o "mistério de iniquidade" na igreja, mas há algo que o freia.
4. Manter a verdade no alto custou muito sangue dos mártires.
III. O TERCEIRO SELO – ,.
1. Lamentavelmente, as coisas começam a mudar de cor.
a) A igreja que enfrentou lutas para manter a brancura doutrinariamente;
b) A igreja que entregou o sangue de seus mártires durante o cavalo vermelho.
c) Agora é representada pela antítese do branco: um cavalo negro.
d) Morrem muitas doutrinas. A doutrina suja-se.
e) Abrange o período de 313-538.
2. Já S. Paulo profetizou algo sobre isto.
a) .
Depois de sua morte se lançaria a perder a igreja...
b) 2 Tessalonincenses 2: 3-6.
- Em seu momento surgiria o anticristo dentro da igreja.
- Operaria até a segunda vinda do Senhor.
c) 2 Timóteo 4:1-4.
- Apartaram o ouvido da verdade.
- Voltaram-se às fábulas.
d) Não explica isto porque foi deixado o sábado bíblico e adotado o domingo que não é bíblico?
3. S. Pedro também o profetizou. 2 Pedro 2: 1-3.
4. Por isso dizíamos que as coisas mudariam de cor.
a) Da pureza do cavalo branco
b) As perseguições do cavalo vermelho.
c) A igreja passou à apostasia do cavalo negro.
5. O cavaleiro tem uma balança.
a) Onde se usa a balança? No comércio, armazéns, etc.
b) Comercialização e materialismo na Igreja.
📷 6. No ano 313 Constantino assinou o Edito de Milão, dando liberdade de culto aos cristãos, disse estar convertido, mas introduziu muito paganismo na igreja.
7. No dia 7 de março de 321, Constantino dita lei dominical mais antiga que se conhece.
8. Muitos cristãos não aceitaram a mudança e começa a tristeza: a massa dos cristãos, os quais se desbarataram doutrinariamente, persegue aos que ficaram fiéis.
IV. O QUARTO SELO – .
1. Cavalo amarelo anêmico (jelós)
a) Cor do temor e da morte.
b) Símbolo de uma aflição espantosa, sofrida durante a inquisição.
c) Cavaleiro tinha por nome Morte e o sepulcro o seguia.
2. Vai desde 538, quando o edito do imperador Justiniano entra em vigência, condenando até com a pena de morte os que não acataram a doutrina do bispo de Roma, até 1517.
3. Os nominalmente cristãos se tornam mais agressivos em perseguir aos realmente cristãos.
a) É a época da inquisição.
V. O QUINTO SELO – .
1. Símbolo: Almas dos mártires debaixo do altar.
a) Altar de bronze do Santuário hebreu: era conhecido por S. João e pelos estudiosos da Bíblia de agora também.
b) Mártires podem ser considerados como sacrifícios apresentados a Deus.
c) A vida no sangue - .
d) Sangue das vítimas ... ao pé do altar. .
2. Roupas brancas.
a) Manto longo como sinal de distinção.
- Apesar da morte ignominiosa são reconhecidos por Deus como vencedores.
3. "Um pouco de tempo".
4. Período: 1517 - 1755.
CONCLUSÃO: 1. O que vimos até aqui move sentimentos em contraste:
1. O que vimos até aqui move sentimentos em contraste:
a) Emociona ver a fé e a fidelidade dos cristãos dos cavalos branco e vermelho; a sacrificada fidelidade dos cristãos da minoria, os quais se mantiveram fiéis embora a maioria se desbaratou doutrinariamente.
b) Apenas ver que a massa da cristandade, como já havia sido profetizado, se haja extraviado da verdade.
2. Deus nos ajude a adotar a fé dos mártires.
a) Aceitar somente a doutrina da época pura:
A era apostólica, a do cavalo branco.
b) E a firmeza da época das catacumbas.
1. Amanhã veremos o 6º selo e o tempo do fim.
O SEXTO SELO E O TEMPO DO FIM
INTRODUÇÃO:
1. Vimos que os selos do Apocalipse poderiam representar as diversas etapas da igreja desde sua fundação até a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
a) É como se cada selo fosse um livro.
b) Cada livro ou selo estaria dedicado a uma etapa.
c) Somente que, em vez de ser escrito como história, foi apresentado como profecia (escrito antes de que ocorressem os sucessos).
2.
📷 31 100 313 538 1517
3. O 6.º selo representa o tempo do fim.
a) Podemos dizer, é o 6.º livro nas profecias relativas à igreja;
b) As últimas páginas, podemos dizer assim, já mostram a aparição do Senhor nas nuvens do céu, com poder e grande glória.
I. COMO E QUANDO COMEÇARIA O 6.º SELO
(Nota: Costumo escrever em coluna, numa folha longa de papel madeira, os sinais da segunda vinda de cristo. Algumas ainda não foram dadas, além de todas as que foram estudadas até aqui. Serve de recapitulação e ao mesmo tempo de acumulação de informações para ajudar a captar mais claramente a iminência do regresso do Senhor. Enrolo a tira de papel madeira (como um livro antigo) e vou desenrolando-a aos poucos à medida que comento ou recapitulo os sinais. As coisas estão dispostas para que ao abri-lo em sua primeira parte apareçam escritos os sinais. .
Em várias partes, talvez você deseje ilustrar alguns sinais com diapositivos o que o ajudará bastante.
Um pouco mais abaixo vai a lista de sinais que utilizei em minha última campanha. Você pode confeccionar a sua, ou utilizar esta, total ou parcialmente.)
O tempo do fim começa com quatro sucessos chamativos em ordem: .
a) Grande terremoto.
b) Escurecimento do sol.
c) Escurecimento da lua.
d) Chuva de estrelas.
Diríamos: Quando leu as primeiras páginas do livro que descreve a última etapa, viu que... (e ali se enumeram estes 4 sucessos)
1. O grande terremoto:
a) Foi identificado por muitos teólogos como o grande terremoto de Lisboa, de 1-11-1780.
2. O escurecimento do sol:
a) Ocorreu em 19 de maio de 1780.
b) (Nota: Ao final deste tema aparece uma duplicação do artigo publicada no Diário Clarín de Buenos Aires, de 19-5-1980, enviado pelo Pastor Isaías Gullón.)
Utilize esse artigo ao explicar esta parte.
c) (Se tiver diapositivos, utilize-as aqui e também para o restante.)
3. Escurecimento da lua:
a) Na mesma noite do escurecimento do sol: 19/05/1780.
4. A chuva de estrelas:
a) Em 13 de novembro de 1833.
b) "Provavelmente a chuva meteórica mais admirável dentre todas já observadas foi a que ocorreu na noite de 13 de novembro de 1833" (Carlos Ayún, Manual de Astronomia)
c) Nesta ocasião, caíram as estrelas como flocos de neve. O mais importante da observação realizada, é que todas pareciam vir da mesma região dos céus, ou seja, a constelação do Leão." - (Nueva Enciclopedia Internacional, tomo 15, página 495.)
d) Esses quatro episódios deram abertura ao tempo do fim, o qual culminará com a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
II. QUE OUTRAS COISAS ACONTECERÃO NO TEMPO DO FIM?
(NOTA: Ao ir desdobrando o rolo pode comentar e/ou recapitular os sinais. A seguir aparecem):
1. A lista de sinais, na disposição e ordem que utilizei na última campanha.
2. Algumas ilustrações que poderiam ser úteis para intercalar em alguns pontos.
3. Alguns versículos que podem ser utilizados com o gráfico.
UNIFORMISMO
ESCARNECEDORES
FALSOS MILAGRES
FALSOS CRISTOS
POTÊNCIAS CÉUS ABALADOS
ANGÚSTIA
HIPOCRISIA
ESQUECIMENTO DE DEUS
AMANTES DOS PRAZERES
PREOCUPAÇOES
TEMERIDADE
INIMIGOS DO BEM
IMPLACÁVEIS
DISSOLUÇÃO
CALÚNIAS
CRUELDADE
DESAFETO
IRRELIGIOSIDADE
INGRATIDÃO
REBELDES, FILHOS
DIFAMAÇÕES
SOBERBA
FANFARRICE
AVARE2A
EGOCENTRISMO
TEMPOS PERIGOSOS
DIVÓRCIOS
ALCOOLISMO
GLUTONARIA
PESTES
TERREMOTOS
FOMES
LUTA PELO PÃO
CHUVA DE ESTRELAS
ESCURECIMENTO DA LUA
ESCURECIMENTO DO SOL
GRANDE TERREMOTO
SELAMENTO
PERSEGUIÇAO "CHUVA SERÔDIA"
UNIÃO DE IGREJAS
"NÃO SE UNIRÃO"
"PEQUENO CHIFRE"
APOSTASIA
AUMENTO DA MALDADE
GUERRAS MUNDIAIS
CORRIDA ARMAMENTISTA
"PAZ E SEGURANÇA"
PREGAÇÃO DO EVANGELHO
GUARDA DOS MANDAMENTOS
FALTA DE FÉ
ALGUNS VERSÍCULOS ÚTEIS
· ,
· S. ,
· 2 Timóteo 3:1-6
· 2 Pedro 3:3,4
· S.
·
· S.
ALGUMAS ILUSTRAÇÕES ÚTEIS
1. Guerras e rumores de guerras.
"Parecia que estávamos marchando, arrastados por uma corrente firme contra a nossa própria vontade, contra a vontade de todas as raças, povos e toda classe social, para uma horrível catástrofe. Todo o mundo desejaria deter este curso de ação, mas não sabe como fazê-lo" Winston Churchill.
2. Angústia das Nações.
"Milhares e milhares de pacientes sofrem conflitos emotivos porque não podem ajustar-se satisfatoriamente ao mundo que os rodela. constituem entre 60 e 75% dos que recorrem aos consultórios médicos para escutar o diagnóstico:
"Você fisicamente não tem nada. Tudo é questão de nervos." (El Cristiano y la Tensión Nerviosa, de Little, p. 8.)
3. Sadismo
"Encontraram numa caixa no deserto da Califórnia, uma criança presa fazia 2 meses, como castigo, desnutrida, e cheia de moscas." "Blithe, Califórnia (UP) – O menino de 6 anos, Anthony Paul Gibbons, passou quase dois meses preso dentro de uma caixa de madeira no deserto, aparentemente como castigo por haver iniciado um incêndio em um rancho, segundo informações do escritório do delegado. Oito pessoas foram detidas em relação com o caso, acusadas de haver causado dor física e angústia mental a Anthony, o que de acordo com o delegado, vivia no rancho em companhia de suas duas irmãs, de 11 e 7 anos, respectivamente. Os pais das crianças, James Herbert Gibbons e sua esposa, residentes em Los Angeles, estão separados.
Dois homens encontraram o menino dentro da caixa, no sábado passado. Os homens que iam ao rancho comprar cavalos, viram a caixa no deserto e decidiram abri-la, encontrando Anthony sentado sobre um catre. "Dentro da grande caixa, além do catre havia um balde, um cobertor e milhares de moscas" disse um dos homens.
Segundo o informante havia indícios segundo os quais Anthony pôde haver estado dentro da caixa desde o dia l.º de junho – 56 dias – . O incêndio pelo qual presumivelmente o castigaram ocorreu no dia 20 de maio. Hoje foi informado que Anthony está em bom estado físico num lar de crianças em Indio (Califórnia), depois de haver sido tratado contra a desnutrição e da desidratação. A criança foi considerada como um menino inteligente, os 8 detidos, 6 homens e duas mulheres, de idades entre 20 e 30 anos, são de Los Angeles. (La Razón, 20/7/69.)
4. Tempos Perigosos
Roubo por telefone.
Nova Iorque (EFE). Um roubo audaz foi cometido na localidade de Salem, em Oregon. O curioso "assalto" de que foi objeto uma sucursal do Banco Comercial de Salem, cometeu-se por telefone. Os funcionários do banco receberam uma chamada telefônica. Através do fio uma voz lhes informou que os mantinha cobertos com um potencial fuzil dotado de mira telescópica. Pediu-lhes que colocassem o dinheiro disponível em uma bolsa de papel e que a deixassem junto a uma cabine telefônica próxima. Assim o fizeram os funcionários que depositaram a bolsa com um total de 14.000 dólares. Avisaram mais tarde à polícia, mas a bolsa havia desaparecido e ninguém pôde ver alguma pessoa se aproximar da cabine telefônica para recolher o dinheiro. (La Razón, 1/7/67.)
5. América Latina também tem problemas.
Dos 12.200 presos que tem o Peru, alojados em 149 penitenciárias, a maioria está reclusa por delitos contra a propriedade ou contra a moral.
Lima (UP) – No Peru há uma população penal de 12.200 pessoas, distribuídas em149 centros de reclusão, segundo os primeiros resultados do censo carcerário que se realizou em todo o país. Em Lima há 4.000 presos, dos quais 1.800 estão na penitenciária da ilha "El Frontón" frente ao porto da Callao.
Os demais estão distribuídos no centro de inculpáveis do sexta quartel no cárcere do Palácio da Justiça e no moderno centro de inculpáveis de Lurigancho. Tem-se estabelecida que a maioria dos presos estão julgados ou sentenciados por delitos contra o patrimônio e em segundo lugar por atentados contra a honra. A finalidade do censo é estabelecer as fichas jurídicas dos inculpáveis as condições dos locais e dos bens patrimoniais. (La Razón, 21/6/67.)
6. O que há que vir!
"Uma falsa doutora convenceu a uma jovem mulher de que estava enfeitiçada e que todos os seus objetos de valor – jóias, dinheiro e roupas – eram invejadas e portanto deveria entregá-los. A crédula deu à curandeira, ademais, 70.000 pesos em efetivo. A polícia descobriu que outras duas mulheres haviam sido enganadas com o mesmo truque e que a mão santa se fazia passar par filósofa e dava aulas de cultura geral a 1.200 pesos por aluna! ... Os detalhes:
- A jovem senhora Noemí Fernandes de Iapichino, de 30 anos de idade, havia sido operada por uma enfermidade na região dorsal. Como não melhorava foi visitar a "doutora" Maria Angélica Cano de Tufro, Argentina, de 59 anos, viúva, domiciliada em Sarmento 2009.
Esta com uma habilidade de palavreado surpreendente convenceu a sua "paciente" de que estava "enfeitiçada". Assim a diagnosticou depois de ler-lhe as cartas. E advertiu-a de que todos os seus objetos de valor, jóias, roupas, etc. estavam "invejadas", motivo pelo qual os devia entregar imediatamente. A cândida senhora acedeu ao requerimento, entregando-lhe além disso, 70 mil pesos em dinheiro.
As autoridades da 5a. comissária tomaram conhecimento do fato e procederam à detenção da "doutora". Logo se estabeleceu que também havia enganado a Maria Celeste Bassi de Almirón, de 45 anos e Ana Maria Riarte, de 29, as quais também foram despojadas de numerosos enfeites de valor. A esta última havia receitado uma gota para curar seu nervosismo. A acusada se fazia passar também por "doutora" em filosofia e recebia 1.200 pesos por cada aluna para a qual compartia "cultura Geral." (La Razón, 20/12/66)
7. Alguns Testemunhos
Antes de morrer, o ex-presidente Kennedy disse:
"O espaço é um grande mar; precisamos viajar sobre este mar ou estamos perdidos".
O grande cientista Werner Von Braun disse: "Alguns acham que a Terra é um lugar perigoso que não oferece os perigos do espaço. Esta terra está cheia de tempestades, ventos, terremotos e maremotos, está cheia de pessoas perigosas armadas com armas termonucleares."
III. A QUE ALTURA ESTAMOS DO TEMPO DO FIM?
(Nota: Até então já deverá ter desenrolado e comentado todo o rolo.)
1. (NOTA: Faça uma leitura de sinal par sinal, indicando que já se cumpriu.)
CONCLUSÃO
1. É algo parecido ao que ocorre com a gravidez:
a) É um processo que tem seu tempo.
b) A princípio só o sabem ele e ela.
c) Depois o médico, a mamãe e alguma amiga íntima.
d) Depois, alguma comadre curiosa e os adolescentes do bairro os quais estão pendentes de cada alteração que possa ser notícia sobre o assunto.
e) Finalmente, quando as coisas tomam mais volume, qualquer pessoa pode percebê-lo.
f) Contudo, o dia exato ninguém o sabe.
Nem os pais, até que surpreendentemente chegam as dores e, a nova vida...
2. Isso é o que diz S. Paulo. I Tessalonicenses 5:1-3.
a) As coisas já têm tomado volume suficiente para que entendamos que, embora não saibamos o dia nem a hora, estamos na época.
3. Apelo para preparar-se.
Related Media
Related Sermons