Evangelização em Mateus

Evangelização  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript

Qual a intenção de Mateus no capítulo 11?

Texto Básico Texto litúrgico: .
Introdução: Quando pregamos, geralmente olhamos para um texto específico e aduirimos dali as lições para as nossas vidas. Mas a interpretação bíblica pede que olhemos mais além.
Esta semana ao meditar sobre pensei comigo: Porque Mateus ajuntou estes textos aqui?
Nossa pregação consiste em demonstrar que a Evangelização está sempre em consonância a Soberania de Deus. Não há desculpas para a rejeição do Evangelho.
Vamos ver?
- Jesus acaba de dar intruções sobre a Missão e começa a Evangelizar de duas formas: ensinar e a pregar nas cidades dos seus discípulos. Porque? A Evangelização começa em casa. Na cidade em que vivemos. Lucas diz que Jesus antes de pregar lá na Galiléia foi rejeitado em sua cidade - Nazaré, .
Temos outro bloco: - João estava preso, v.2 e manda perguntar: és Tu o Cristo? Quando temos dúvida sobre alguém devemos perguntar - é você mesmo? ou devemos esperar outro. João sabia quem ele era e a preparação para o Messias. Será que sabemos quem somos e ainda: sabemos quem é Jesus? Essa pergunta foi feita pelo próprio Jesus: e vós quem dizeis que eu Sou?
Jesus responde para João: vão e digam para João o que estais ouvindo e vendo, v.5-6 - e - agora no v.6 - Jesus diz: Feliz aquele/a que não tropeça em mim.
Jesus é o Messias pormetido que veio cumprir Isaías e os profetas. João tem dúvida, mas Jesus sana as dúvidas dele e as nossas também.
Os Evangelhos mostram que Jesus dá testemunho de João o Batista, - vamos examinar este conteúdo:
Porque Jesus fala de João? A resposta pode ser para demonstrar que época estamos: A Bíblia chama a época de Cristo de "a plenitude dos tempos", em outras palavras o tempo mais importante nos propósitos de Deus.
Tempo do Messias, era Messiânica, tempo de graça, todas essas idéias advem da Escritura para nos guiar.
Jesus pergunta 3 vezes: que saístes a ver no deserto?
1) Um caniço agitado pelo vento? - um homem que não se dobra com tempestades, v.7.
2) Um homem simples sem vestes, v.8
3) Um profeta, muito mais que profeta, v.9
Ele é o Anjo/mensageiro do Senhor que veio preparar o caminho do Messias.
A posição de João é que Ele é grande entre os filhos dos homens, mas o menor no Reino é maior do que ele, quem é menor no Reino?
Há duas interpretações: 1) Jesus é maior do que Ele por ser o menor (primeiro do reino, o mais humilde de todos); 2) Jesus se refere aos pequeninos do Reino que estão agora na nova era do Messias.
Jesus fala da era Escatológica e João está entre duas eras:
V.T ----------------João -------------Messias - Reino, v.12
João é o Elias prometido antes do terrível dia, v.13-14
Alguém tem ouvidos para ouvir? Ou estão surdos diante disso.
Mateus e Lucas falam que a presente geração não sabe o que quer, veja vamos examinar:
Comparando a geração de Jesus, v.16 - Parábola das crianças que não sabem e não estão contentes com nada.
Flauta - Alegria - Deus enviou João e vocês não se alegraram , v. 17a e 18.
Lamentações - tristeza - Deus enviou o seu Filho e não chorastes sua morte. v.17b e 19.
Para João - vocês disseram = tem demônio - pecado atribuir as coisas de Deus uma ação do mal.
Para o Filho do homem - dizeis: glutão, bebedor de vinho e amigo de pecadores.
Irmãos há grande perigo em não entender o que Deus está falando. A nossa Igreja, Araçoiaba da Serra, São Paulo, o Brasil, eu e você vamos ser condenados se recusarmos a ouvir a voz do Senhor.
Jesus passa a falar daquelas cidades, cf.
Vamos examinar:
1) Ai das cidades que não se arrependem, v.20-21 Mateus diz que Ele operou numerosos milagres.
2) Jesus diz que o peso do Juízo será maior para estas cidades do que Tiro e Sidom - cidades portuárias e pecadoras. Inimigas de Israel. Porque?
A quem muito é dado, muito será exigido, v.22.
3) Pense que só pelo fato de você estar ouvindo acerca de Jesus neste lugar, o juízo sobre você cresce. Quem está nessa época está sob a pressão do Reino para entrar. cf. v.12
Para terminar dois textos que vamos ler juntos: Eles falam a mesma coisa de perspectivas diferentes:
1) Em temos a visão de Deus - aprouve a Deus revelar-se aos pequeninos. Se você está aqui hoje ouvindo a Palavra de Deus, Deus está com seu amor revelando-se a você. Mas não seja incrédulo.
2) Se você está cansado e sobrecarregado, Jesus convida você a vir . Ele revela aos que não aguentam mais este mundo, Seu convite é suave e leve. Ele deseja restaurar vidas aqui neste lugar.
1) Você só pode vir se Jesus quiser revelar o Pai a você, v.27.
2) Se você vier achará o descanso que Deus dá a todos os arrependidos.
Estas são as boas novas do Evangelho.
Related Media
See more
Related Sermons
See more