Faithlife Sermons

A Revelação de Jesus pela Palavra e pelo espírito

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

A Revelação de Jesus pela Palavra e pelo Espírito.

Mateus 16.13–16 BEARA
Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe,perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Eu acredito que a pergunta feita por Jesus no trecho que lemos é a das mais importantes em toda cosmovisão cristã.
“Quem vocês pensam que eu sou?”
E a resposta para essa pergunta é o que norteará toda a nossa vida!
Jesus pode ser: um filósofo, um sábio, um curandeiro, um avatar, uma esperança moral num mundo tão caótico, um mago,...
São várias as opções! E segundo as escrituras nós temos a resposta. O próprio Pedro a deu: “Tu é o Cristo, o Filho do Deus vivo!
Eu gostaria de, por agora, dizer aos irmãos como tenho orado por vocês, dia após dia:
Pelas famílias - para que haja equilíbrio, moderação, cumplicidade, lar
Pelos jovens - para que eles recuperem as forças para lutar pela própria vida e pelo Senhor
Pelas crianças - para que o Senhor os guarde nesse mundo tão volátil
Pelos idosos - para que se tornem o modelo de sabedoria que inspira os mais jovens
Pelos homens - para que sejam cheios de coragem para liderar e viver com santidade, virilidade e força
Pelas mulheres - para que sejam doces, moderadas e fortes, para não entrarem no laço do mundo
Pelos pastores - para que sejam cuidados no Senhor, tendo força, fé e que mantenham a honestidade e nos instruam e toda a verdade, com mansidão e paciência
No todo - tenho orado para que a igreja se torne sábia no Senhor e que os irmãos sejam firmes frente as tentações, as lutas diárias, as dificuldades, mantendo a fé e a esperança em Jesus.
E nessa manhã, preparando-me para a pregação da Palavra, encontrei o texto a seguir:
Colossenses 1.9–12 BEARA
Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.
Colossenses 1:9-12
Colossenses 2.13–23 BEARA
E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. Se morrestes com Cristopara os rudimentos do mundo,por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.
Colossenses 2:13
Encontrei tanta similaridade entre a oração de Paulo e a minha, por vocês.
E isso me levou a considerar o que, na realidade desejamos: Amar a Deus! Em espírito! Em verdade! Com toda a nossa vida! Com toda a expressão do nosso ser!
E, atento à necessidade constante dos irmãos, percebo que, muitas vezes, nos falta a verdadeira percepção de coisas espirituais. Até mesmo do próprio Senhor Jesus, quando, nos caminhos da nossa vida, Ele se torna o que nos cuida, nos ajuda, nos cura, nos protege, nos motiva… E isso é muito bom! Mas não é nada frente à Sua realidade.
E nós precisamos conhecer a Jesus, Deus e Senhor da nossa vida!
E quem é Jesus?
Pedro “É o Cristo, o Filho do Deus vivo!”
João Batista “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”
Isaías “Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os sus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”
Jesus “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida;” “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”
Colossenses 1.13–23 BEARA
Ele nos libertou do império das trevase nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
COlossenses 1:
Nós precisamos, a cada dia, buscar a Deus a revelação de quem Ele é e nos encantarmos com sua grandeza e majestade!
E é essa visão de glória que nos manterá no caminho, na santidade, no FOCO e na realidade de AMAR A DEUS DE TODO NOSSO CORAÇÃO, ALMA, ENTENDIMENTO E FORÇAS.
Juliano Son “quanto mais te vejo, te amo”
João 14.21 BEARA
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
E que se torne rotina para nós, ouvirmos o Senhor, no Espírito e na Palavra, nos dizer:
Mateus 16.17 BEARA
Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.
Amém!
Related Media
Related Sermons