NOÉ E NÓS

Pacto da Graça  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 27 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

INTRODUÇÃO

Na última semana vimos como a humanidade nos dias de Noé se tornou corrupta graças a união dos filhos de Deus com as filhas dos homens (geração dos filhos de Sete - que temiam a Deus - e a geração das filhas de Caim - que não temiam ao Senhor);
Diante do crescimento da corrupção na humanidade, antes que esta humanidade - a pior que já existiu - destruísse a Terra, o Senhor decidiu destruir toda esta geração, preservando uma família por meio da qual a promessa feita à Eva em pudesse se cumprir;
Genesis 3:15 RA
15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Em linhas gerais, algumas curiosidades sobre o Dilúvio são as seguintes:
As águas do dilúvio prevaleceram sobre a Terra 150 dias (5 meses - )
A chuva em si durou 40 dias (Gn 7.12);
As águas do dilúvio prevaleceram sobre a Terra 150 dias (5 meses - )
5 meses após o Dilúvio começar a Arca pousou no monte Ararate ();
Levaram mais 5 meses e 10 dias até que a porta da Arca pudesse ser aberta ();
Um ano e 10 dias após após o início do Dilúvio, Noé e sua família pisaram em terra seca ()
Mas, o nosso objetivo não é olhar para estas curiosidades, mas conhecer melhor o Pacto de Deus com Noé e, consequentemente, com todos nós.

O PACTO DA GRAÇA COM NOÉ

Após fazer um pacto com Noé, Deus salvou a ele e mais 7 pessoas;
Deus estabeleceu exatamente como Noé deveria construir a Arca (muito provavelmente, seus filhos e noras e esposa o ajudaram nesta construção, os únicos que creram com ele no que Deus estava por fazer sobre a Terra);
Neste tempo de construção, Noé também foi um pregador, um profeta, conforme escreveu Pedro ():
2 Peter 2:5 RA
5 e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;
Como Noé, hoje todos nós continuamos pregando que a ira de Deus será derramada sobre o maldade humana, do mesmo modo como o Dilúvio foi derramado sobre a Terra;
O pacto de Deus com Noé é mencionado duas vezes:
Genesis 6:18 RA
18 Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos.
Genesis 9:11 RA
11 Estabeleço a minha aliança convosco: não será mais destruída toda carne por águas de dilúvio, nem mais haverá dilúvio para destruir a terra.
É a primeira vez em que o termo "Pacto" é explicitamente mencionado nas Escrituras;
Embora seja mencionado duas vezes, não são dois pactos;
Os benefícios para Noé: preservação dele e de todos que estivessem com ele na Arca;
Os deveres de Noé: obedecer exatamente ao que Deus lhe disse para fazer;
Outros benefícios: não apenas uma salvação momentânea, mas salvação eterna - a salvação de toda a igreja estava incluída neste pacto;
Nesta aliança com Noé, fica assegurada a promessa da semente que pisaria a cabeça da serpente;
Se Deus não tivesse preservado a família de Noé, a promessa da redenção falharia;

OUTRO PROFETA NAQUELES DIAS

Ao final do Dilúvio, quando Noé saiu da Arca, ele levantou um altar ao Senhor ():
Genesis 8:20–22 RA
20 Levantou Noé um altar ao Senhor e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. 21 E o Senhor aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz. 22 Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.
Diante dessa passagem, precisamos recordar a profecia feita por seu pai, Lameque, em
Genesis 5:29 RA
29 pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou.
Genesis 5:28–31 RA
28 Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho; 29 pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou. 30 Depois que gerou a Noé, viveu Lameque quinhentos e noventa e cinco anos; e teve filhos e filhas. 31 Todos os dias de Lameque foram setecentos e setenta e sete anos; e morreu.
Lameque pôs em seu filho, como uma profecia (obviamente guiada por Deus) o que aconteceria durante a geração daquele menino recém-nascido;

O PACTO NOS FILHOS DE NOÉ

Sem, Cam e Jafé;
Cada um destes filhos recebeu uma "benção" ou uma "maldição"- sobre todos eles profetizou Noé, e é interessante vermos como a vida de cada um deles terminou;

A maldição de Cam

Em encontramos o desfecho desta história;
Genesis 9:20–28 RA
20 Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. 21 Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. 22 Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. 23 Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. 24 Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço 25 e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. 26 E ajuntou: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. 27 Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo. 28 Noé, passado o dilúvio, viveu ainda trezentos e cinquenta anos.
Muito tempo havia passado, os filhos de Noé já possuíam filhos e Noé já produzia vinho de sua vinha;
Assim como Adão pecou comendo, Noé, após o Dilúvio, pecou embriagando-se;
Mas o foco não está em Noé, mas em seu filho Cam que, embora tenha sido abençoado em , agora recebe a maldição em sua descendência;
Genesis 9:1 RA
1 Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.
O filho mais novo de Cam acabou recebendo esta maldição que se viu até os dias de Josué, quando este entrou na terra da Canaã (onde viviam os descendentes deste filho de Cam) e eles permaneciam violentos e imorais;
A maldição desta geração se deu pelo desrespeito à nudez de alguém - não sabemos se só desrespeito, ou se também zombaria, cobiça do corpo (luxúria) ou desprezo;
O fato é a atitude de Cam foi moralmente errada - ele deveria reverenciar e respeitar seu pai, por isso se tornou repreensível;
Curiosamente, todos os descendentes de Cam foram os principais inimigos de Israel (os cananeus, os egípcios, os filisteus, os assírios e os babilônicos);

AS BENÇÃOS DE SEM e JAFÉ

A maldição de Cam abriu as portas para a bênção de Sem, de quem descendem os israelitas;

Ham’s descendants include, in addition to the Canaanites, the names of Israel’s most dreaded enemies: Egypt, Philistia, Assyria, and Babylon (10:6–13).

Diante da palavra de Noé em , a conclusão que se tem é que o Messias viria desta linhagem;
Genesis 9:26 RA
26 E ajuntou: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo.
"O Senhor, Deus de Sem" é uma alusão ao Messias, Deus sobre todos, Deus bendito eternamente, nosso Salvador e Senhor: Jesus;
Quando se fala de Jafé, a impressão que se tem é que está se profetizando o período da igreja ():
Genesis 9:27 RA
27 Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo.
Habitar nas tendas de Sem (futuramente, o povo de Israel), significa que os descendentes de Jafé (os gentios do norte) ocupariam o lugar dos descendentes de Sem;
Ou seja, os gentios (Jafé) seriam chamados para habitar nas bênçãos (tendas) de Israel (Sem);
Alguns ainda acreditam que sua "habitação nas tendas de Sem" profetiza também a sucessão da Igreja dos gentios à "igreja" dos judeus;

CONCLUSÃO

O fato é que o Dilúvio foi muito mais que um Dilúvio;
O Dilúvio e o que aconteceu após ele apontam para muitas realidades que ainda hoje acontecem;
Tudo, exatamente como foi previsto, tem acontecido;
A Palavra de Deus é fiel em tudo que afirma;
Devemos crer e obedecer a esta Palavra, para nossa segurança e salvação;
Assim como nos dias de Noé, será nos dias da vinda de Jesus - que estejamos prontos para entrar na Arca e habitarmos com ele eternamente onde não haverá mais pecado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more