Como manter a fé em dias difíceis

Devocionais Artesanato  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 67 views
Notes
Transcript
Êxodo 15.22–27 RA
Fez Moisés partir a Israel do mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto e não acharam água. Afinal, chegaram a Mara; todavia, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? Então, Moisés clamou ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. Deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou, e disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, que te sara. Então, chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e se acamparam junto das águas.
Todos temos dias difíceis: falta dinheiro, problemas de saúde, conflitos de família. Por que não desanimar em dias assim?
Israel: um dia difícil, três dias após grande vitória, a passagem pelo Mar Vermelho. Tempo de provação e preparação do povo de Deus.
Primeira prova: falta de água. Uma fonte à vista, mas com água salobra.
Deus pode permitir surgir uma grande luta após uma grande vitória. Nós o amaremos e confiaremos nele no tempo difícil tanto quanto nos tempos bons?
Não podemos nos frustrar quando o alívio prometido é apenas aparente. Espere, o melhor ainda vem.
O povo murmura. Algo sobre a murmuração: natural, diante da dificuldade, mas também uma expressão de descrença
O que é mais amargo aqui, as águas ou o coração do povo? E em sua vida, os problemas ou como você reage a eles?
A figura-chave: o intercessor, alguém que clama a Deus pelo povo que falhou.
Modelo do que fazer: oração
Coloca-se entre a ira de Deus contra a infidelidade e ingratidão e o povo rebelde.
Agente da misericórdia de Deus
Moisés é como Jesus. Entregava-se à vontade do Pai em oração e na cruz suportou a ira de Deus, para que nós pudéssemos provar as águas doces da graça
A solução:
A árvore que torna as águas doces. Pode ser um milagre ou não (a árvore como um filtro dos sais).
Deus mostra novos usos para o que você já tem disponível
Uma promessa de bênção sobre a obediência. Não livres de todas as doenças, mas das que enviei sobre os egípcios, dos males decorrentes do juízo.
Deus promete não pesar a mão do juízo sobre nós, se obedecermos. Por quê? Porque ele nos sara do juízo. Como? Dando Jesus para suportá-lo em nosso lugar.
Provisão abundante: o intercessor é o nosso bom pastor, que nos leva às água tranquilas ()
Como, então, manter a fé em dias difíceis?
Não murmure
Ore
Confie no intercessor, Jesus
Aproveite as oportunidades, use a inteligência
Descanse na certeza de que Deus irá prover alívio, e isto de modo abundante.
Related Media
See more
Related Sermons
See more