Ressurreição a vitória da vida sobre a morte

Exposição de Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 106 views
Notes
Transcript
A ressureição é a vitória da vida sobre a morte conquistada e garantida por Cristo.
I - A ressurreição de Jesus foi um fato comprovado pelas testemunhas que se seguem.
1. Foi testemunhada primeiramente pela guarda romana composta de 16 soldados fortemente armados postos ali para evitar que o corpo fosse roubado.
Mateus 27.63 RAStr
disseram-lhe: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, enquanto vivia, disse: Depois de três dias ressuscitarei.
Mateus 27.64 RAStr
Ordena, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até ao terceiro dia, para não suceder que, vindo os discípulos, o roubem e depois digam ao povo: Ressuscitou dos mortos; e será o último embuste pior que o primeiro.
2. Foi testemunhada pelas mulheres que ali chegaram no primeiro dia da semana, ou seja, três dias depois da morte de Jesus e tiveram contato com ele, como o testemunho de uma mulher não era valido como prova por aquela sociedade, corrobora ainda mais o argumento do evangelista, pois, se esse quisesse inventar uma história jamais colocaria uma mulher como testemunha.
Mateus 28.1 RAStr
No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
Mateus 28.63,65
Mateus 28.2 RAStr
E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela.
Mateus 28.5 RAStr
Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado.
Mateus 28.9 RAStr
E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram.
3. Foi testemunhada pelos principais sacerdotes que tendo ouvido a história dos guardas acreditaram e pagaram pela compra do silencio deles, mesmo se os guardas tivessem dormido essa história não iria livra-los da morte, mesmo se os discípulos tivessem tentado roubar o corpo era improvável que doze pescadores despreparados pudessem derrotar dezesseis soldados com experiência em campos de batalha.
Mateus 28.11 RAStr
E, indo elas, eis que alguns da guarda foram à cidade e contaram aos principais sacerdotes tudo o que sucedera.
Mateus 28.12 RAStr
Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram grande soma de dinheiro aos soldados,
Mateus 28.13 RAStr
recomendando-lhes que dissessem: Vieram de noite os discípulos dele e o roubaram enquanto dormíamos.
Mateus 28.14 RAStr
Caso isto chegue ao conhecimento do governador, nós o persuadiremos e vos poremos em segurança.
II – A ressurreição gloriosa de Jesus é um fato, pois, humanamente falando era impossível sair da sepultura.
1. Jesus havia sido acoitado entes de haver sido crucificado o que por si só já deixava o homem bastante debilitado, o açoitamento era tão prejudicial que a própria lei não permitia que um homem recebesse mais de quarenta açoites de uma só vez em vida.
2. Jesus havia sido crucificado o que era uma das mortes mais honrosas praticados pelos romanos levava a vitima a morte por asfixia, cãibras, hemorragia interna e muitos outros efeitos sofríveis.
3. Jesus morre antes mesmo do que os romanos esperavam sua morte foi comprovada pelos soldados que o traspassaram com uma lança, por tudo isso era impossível que ele saísse da sepultura a não ser que ressuscitasse de forma gloriosa.
III – A ressureição de Jesus foi negada pelas autoridades que a confirmaram pelos fotos, pois, não queriam abrir mão do status e poder.
1. Admitir que Jesus ressuscitou é admitir que ele é o messias o filho de Deus.
2. Admitir que Jesus é o messias o filho de Deus e não obedece-lo é se tornar duplamente condenado, pois é desobediência deliberada.
3. Admitir a ressureição de Jesus é a base da fé no cristianismo, visto que sem ressureição não há salvação por isso é preciso crer que Ele ressuscitou dentre os mortos.
Conclusão:
Romanos 10.9–11 RAStr
Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.
Romanos 10.9–11 RAStr
Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.
Mt
Mateus 27.65 RAStr
Disse-lhes Pilatos: Aí tendes uma escolta; ide e guardai o sepulcro como bem vos parecer.
Related Media
See more
Related Sermons
See more