Credenciais do Homem de Deus

2 Corinthians  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 19 views

1. O capítulo 10 de Segunda aos Coríntios inicia a ultima secção da carta onde ele afirma que irá visita-los pela terceira vez e que o objetivo desta nova visita é para confrontar os líderes rebeldes que ainda estavam na Igreja . 2. Como um bom líder ele sabia que apesar de uma grande parte da igreja ter se arrependido, ainda existiam vestígios da desunião e centelhas da heresia, lideranças amargas prontas a fazerem ressurgir das cinzas os conflitos que aparentemente tinham sido sanados . 3. Por isso, o tom se mostra intenso novamente. 4. Ao preparar a sua visita Paulo nos apresenta as credenciais que lhe permitem confrontar aqueles líderes insurgentes 5. Que credenciais são estas ?

Notes
Transcript
Handout
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Credenciais do Homem de Deus
introdução
1. O capítulo 10 de Segunda aos Coríntios inicia a ultima secção da carta onde ele afirma que irá visita-los pela terceira vez e que o objetivo desta nova visita é para confrontar os líderes rebeldes que ainda estavam na Igreja .
2. Como um bom líder ele sabia que apesar de uma grande parte da igreja ter se arrependido, ainda existiam vestígios da desunião e centelhas da heresia, lideranças amargas prontas a fazerem ressurgir das cinzas os conflitos que aparentemente tinham sido sanados .
3. Por isso, o tom se mostra intenso novamente.
4. Ao preparar a sua visita Paulo nos apresenta as credenciais que lhe permitem confrontar aqueles líderes insurgentes
5. Que credenciais são estas ?
i Minha Motivação è espiritualidade submetida a Cristo
2 Coríntios 10:1-3 (NTLH)
1 Dizem que eu sou humilde quando estou com vocês, mas duro quando estou longe. Pois eu, Paulo, faço este apelo a vocês em nome de Cristo, que foi carinhoso e bondoso.
2 Quando eu for aí, não me obriguem a ser duro. Pois eu tenho certeza de que posso agir com dureza contra os que afirmam que fazemos as coisas por motivos humanos.
3 É claro que somos humanos, mas não lutamos por motivos humanos.
1. A primeira credencial que Paulo apresenta é a verdadeira motivação de um homem de Deus .
2. Seus acusadores, afirmavam que a motivação de Paulo era carnal
3. Muito provavelmente estivessem afirmando que Paulo tinha interesses carnais , como :
a. Manter o poder sobre a Igreja
b. Ou até interesses financeiros
4. É interessante como estes líderes afirmavam coisas que eram suas conjecturas e interpretações pessoais que tinham o propósito de desconstruir a imagem do homem de Deus
5. Ilustração do que falaram em 2010 quando me posicionei contra o PT
6. Mas Paulo reafirma que a sua credencial de homem de Deus tinha a ver com a sua motivação espiritual.
7. Ele não nega a sua humanidade
a. Muito provavelmente os sentimentos que tais críticas maldosas geravam em seu coração
b. Suas falhas até como homem de Deus
8. Mas ele reafirma que a sua motivação tinha a ver com uma espiritualidade que era definida em toda esta carta como :
a. o Senhorio de Cristo em sua vida
b. Uma profunda convicção de vocação
c. Uma missão definida pelo próprio senhor
9. Mas a pergunta latente deste texto é : Qual era a verdadeira motivação dos que se opunham a Paulo e sua missão?
10. A maior parte dos problemas que separam as pessoas, dividem as igrejas, ainda que pareçam estar revestidos de espiritualidade revelam, na verdade, carnalidade
a. Carnalidade na motivação
b. Carnalidade no relacionamento
11. E o que é pior, que ficamos cegos para esta carnalidade
12. Isto porque o deus deste século sega o nosso entendimento
13. Esta carnalidade geralmente vem sob o manto
a. Da cultura em que estamos inseridos è não nos permite ver o pecado
b. Do grupo que fazemos parte incita a rebelião
c. Das filosofias que abraçamos
14. É por isso que a próxima credencial de um homem de Deus são as armas que ele usa em sua missão.
ii Minhas armas : o poder de Deus
2 Coríntios 10:4-6 (NTLH)
4 As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos ideias falsas
5 e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.
6 E, quando vocês provarem que são obedientes, estaremos prontos para castigar qualquer desobediência.
1. Enquanto os judaizantes apresentavam as cartas de apresentação de Jerusalém para afirmarem que tinham as credenciais ministeriais
2. Paulo apresentava as credenciais do céu que afirmavam que ele era homem de Deus
3. Ele afirmou que estas armas
a. Armas que não eram humanas :suas armas eram os carismas que Jesus lhe concedeu
i. A obra de um homem de Deus esta firmada nos dons do Espírito Santo que lhe foram concedidos
ii. Estas capacitações são mais do que títulos
iii. São mais do que conceitos aprendidos em livros
iv. Eles são a ação do Espírito Santo na vida de um servo de Deus
v. Eles são as marcas de que o Espírito Santo está agindo no meio do seu povo.
vi. Quais são os seus dons ?
vii. E como Deus pode usa-los em suas vidas
viii. Muitos enterram os dons que Deus lhes deu .
ix. E você ?
b. Poderosas em Deus : demonstração do poder de Deus
i. Foi por isso que ele afirmou em 1Co
1 Coríntios 2:4-5 (NVI-PT)
4 Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito,
5 para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.
ii. Este poder foi demonstrado no meio deles pela maneira como eles se converteram do paganismo para Cristo
1. Havia sido o poder de Deus e não as credenciais ou a sabedoria , ou ainda a eloquência de Paulo que foram capazes de destruir as fortalezas do entendimento que os impediam de crer no evangelho e até abandonar o antigo estilo de vida deles
2. Foi o poder de Deus que destruiu as ideias falsas que estavam arraigadas a mente deles
3. Foi o poder de Deus que quebrou o orgulho humano e os levou ao arrependimento e a fé
4. E era o poder de Deus que os fazia servos de Jesus Cristo
iii. Toda a vez que prego fico pensando como o poder de Deus age!
iv. Não são as credenciais humanas que tocam o coração e transformam a alma , mas é a ação da graça
v. Veja o que Jesus esta fazendo agora
vi. A verdadeira credencial de um homem de Deus é o poder do Espírito Santo em sua vida
1. Líder de célula
2. Discipulador
3. Diácono
4. Pastor
5. Homem e mulher de Deus
6. Deixem Jesus ser o autenticador da sua mensagem .
7. Vivam no poder do Espírito Santo
8. O segredo é :
Queira mais , busque mais , viva mais da graça de Jesus
c. A disciplina da Igreja
6 E, quando vocês provarem que são obedientes, estaremos prontos para castigar qualquer desobediência.
i. Além dos carismas ( dons ) e das demonstrações da ação do Espírito Santo no meio da Igreja através do quebrantamento e transformação de vidas, Paulo afirma que outra arma espiritual é a disciplina da Igreja
ii. Assim ele afirma que quando chegar aqueles que não permanecerem na comunhão ( os desobedientes ) deveriam ser punidos
iii. Esta não era uma punição física, mas espiritual.
iv. Eles precisavam entender que a maneira como viviam não somente afetava a eles próprios , como também a toda a comunidade da fé
v. Lembre-se do pecado de Acã
(NVI-PT) Js 7.1 Mas os israelitas foram infiéis com relação às coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, apossou-se de algumas delas. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel.
vi. Por isso precisavam ser repreendidos publicamente para que o erro fosse entendido como erro.
1 Timóteo 5:20 (NVI-PT) 20 Os que pecarem deverão ser repreendidos em público, para que os demais também temam.
vii. A disciplina da Igreja impõe os limites e suscita novamente o temor do Senhor e caso não haja arrependimento, há pelo menos, a certeza de que os limites da coerência da palavra foram extrapolados e por isso a comunhão esta quebrada.
viii. Disciplina é parte integrante do nosso discipulado cristão
ix. Assim, disciplinar é :èAjudar a formar a pessoa em conformidade com o caráter e mente do mestre[1]
x. Por isso Paulo , ao preparar a sua visita , avisa que o tempo da tolerância e da tentativa de convencimento estava terminando.
d. Discernimento Espiritual
2 Coríntios 10:7 (NTLH) 7 Vocês julgam as coisas pela aparência. Se uma pessoa tem certeza de que pertence a Cristo, deve pensar de novo a respeito disso, pois nós também pertencemos a Cristo, tanto quanto essa pessoa.
i. A próxima arma de um homem de Deus é o discernimento espiritual
ii. O discernimento espiritual nos permite perceber a realidade não meramente pela aparência das coisas ou circunstâncias, mas principalmente pela coerência que elas demonstram com a palavra de Deus e o proceder do Espírito Santo
iii. Exemplo è o discernimento de Paulo sobre a ação demoníaca na vida da advinha da cidade de Filipos ( At 16.16-21) è a aparência dizia que ela poderia ser uma aliada , mas a coerência com a palavra e a demonstração do Espírito Santo afirmava que o demônio que a possuía precisava ser repreendido mesmo que isto implicasse em prisão para Paulo
iv. O homem de Deus precisa de sabedoria do alto e do poder do Espírito Santo para poder discernir a realidade que o cerca
v. Como vai o seu discernimento ?
iii Minha autoridade : O sentido da autoridade espiritual de um homem de Deus
2 Coríntios 10:8 (NTLH) 8 O Senhor Jesus me deu autoridade sobre vocês, não para destruí-los, mas para fazê-los crescer espiritualmente. E, embora eu tenha me orgulhado um pouco demais da minha autoridade, não tenho nada de que me envergonhar.
1. A autoridade espiritual vem de Cristo è Ele é o pastor , nós somos cooperadores no seu pastoreio
2. A autoridade espiritual nunca foi dada pelo Senhor para que subjuguemos pessoas ou para destruí-las
3. O verdadeiro propósito é ajuda-las a crescer na comunhão com o Senhor e no poder do Espírito Santo em suas vidas
4. Quando ela é exercida nestes termos ela é motivo de orgulho, pois o Senhor nos confiou as suas ovelhas e isto é um privilégio.
5. Por isso este tipo de orgulho não traz vergonha , é na verdade expressão de louvor ao Senhor que é o verdadeiro pastor
6. Que diferença de tantos outros que se valem da autoridade que tem para extorquir as pessoas , controla-las , ou mesmo se auto afirmarem através delas
7. A autoridade de um homem de Deus pode ser vista quando ele permite que outros possam crescer e serem maiores do que ele próprio
8. Quando a glória que brilha nele é mero reflexo da glória do seu Senhor .
iv Minha integridade
2 Coríntios 10:9-11 (NTLH)
9 Não quero que pareça que estou tentando assustar vocês com as minhas cartas.
10 Alguém vai dizer: “As cartas de Paulo são severas e duras; mas, quando ele está conosco, é tímido e, quando fala, é um fracasso.”
11 Porém essa pessoa deve saber que não existe diferença entre o que escrevemos nas cartas, quando estamos longe, e o que fazemos, quando estamos aí com vocês.
1. A próxima credencial de um homem de Deus é sua integridade
2. Billy Graham definiu integridade da seguinte maneira
A pessoa de integridade é confiável, pois é a mesma pessoa sozinho e a milhares de quilômetros do seu lar como é na Igreja ou em sua casa .( Billy Graham)
3. Foi exatamente isto que Paulo afirmou aos seus críticos em Corinto . Eles afirmavam que
a. Ele era duro nas cartas , mas tímido quando estava com eles
(NTLH) 1 Dizem que eu sou humilde quando estou com vocês, mas duro quando estou longe.
b. E agora nos vs 10-11 ele afirma que ele era o mesmo quando estava longe ou perto
i. Que sua doutrina não mudara
ii. Que os seus ensinos eram os mesmos
iii. Que a sua paixão era a mesma
4. Isto poderia ser comprovado até na sua atitude para com o apóstolo Pedro diante dos gentios.
Gálatas 2:11-14 (NTLH)
11 Porém, quando Pedro veio para Antioquia da Síria, eu fiquei contra ele em público porque ele estava completamente errado.
12 De fato, antes de chegarem ali alguns homens mandados por Tiago, Pedro tomava refeições com os irmãos não judeus. Mas, depois que aqueles homens chegaram, ele não queria mais tomar refeições com os não judeus porque tinha medo dos que eram a favor de circuncidar os não judeus.
13 E também os outros irmãos judeus começaram a agir como hipócritas, do mesmo modo que Pedro. E até Barnabé se deixou levar pela hipocrisia deles.
14 Quando vi que eles não estavam agindo direito, de acordo com a verdade do evangelho, eu disse a Pedro na presença de todos: “Você é judeu, mas não está vivendo como judeu e sim como não judeu. Então, como é que você quer obrigar os não judeus a viverem como judeus?”
5. Sem integridade perdemos toda a nossa autoridade espiritual.
6. Integridade é viver o que cremos e pregamos
7. Um pessoa que se diz homem de Deus mas não vive o que crê ou prega logo se tornará uma pedra de tropeço no reino de Deus
8. Como você está vivendo
9. Como você vive publicamente e na intimidade do seu ser ?
10. Seja integro.
v meus parâmetros
2 Coríntios 10:12-15 (NTLH)
12 É claro que não nos atrevemos a nos igualar ou a nos comparar com aqueles que pensam que são tão importantes. Como são ignorantes! Primeiro eles resolvem quais as medidas que irão usar para se medir e depois eles se julgam de acordo com essas mesmas medidas.
13 Nós não vamos nos orgulhar além de certos limites. Deus é quem põe os limites no nosso campo de trabalho, e ele nos deixou chegar até vocês em Corinto.
14 Desde que vocês estão dentro desses limites, não fomos além deles quando chegamos até aí levando o evangelho de Cristo.
15 Assim não nos orgulhamos do trabalho que outros têm feito em lugares que vão além dos limites que Deus nos deu. Pelo contrário, esperamos que a fé que vocês têm possa crescer e que nós possamos fazer um trabalho ainda maior entre vocês, sempre dentro dos limites que Deus tem posto para nós.
1. A próxima credencial que Paulo apresenta tem a ver com os parâmetros para a avaliação da obra de Deus .
2. Ilustração è convênio missionário e a discussão entre as agencias se o trabalho era ou não efetivo naquele lugar. A grande dificuldade era a falta de parâmetros , elementos de medida para esta avaliação.
3. Paulo aqui faz uma crítica ao parâmetro utilizado pelos seus críticos
12 É claro que não nos atrevemos a nos igualar ou a nos comparar com aqueles que pensam que são tão importantes. Como são ignorantes! Primeiro eles resolvem quais as medidas que irão usar para se medir e depois eles se julgam de acordo com essas mesmas medidas.
a. Ele afirmou que era burrice definir parâmetros que tem como propósito não uma avaliação honesta , mas apenas o desenvolvimento de uma ferramenta de auto aprovação e de orgulho.
4. Diante disto logo surge a pergunta : Então quais deveriam ser os parâmetros usados para avaliar a vida e a obra de um homem de Deus ?
5. Paulo responde esta pergunta apresentando 4 parâmetros que ele usava para avaliar o seu próprio ministério
a. Os limites estabelecidos pelo Senhor para a sua obra e seus obreiros è A palavra de Deus
13 Nós não vamos nos orgulhar além de certos limites. Deus é quem põe os limites no nosso campo de trabalho, e ele nos deixou chegar até vocês em Corinto.
14 Desde que vocês estão dentro desses limites, não fomos além deles quando chegamos até aí levando o evangelho de Cristo.
i. Paulo cria que a obra de um servo de Deus é delimitada pela palavra de Deus , pelas suas ordens, pela sua vontade
ii. E toda a vez que ultrapassamos ou mesmo ficamos aquém destas delimitações falhamos em cumprir o propósito de Deus em nossas vidas
iii. A importância de se definir uma filosofia bíblica de ministério .
1. O que cremos è Doutrina
2. O que fazemos è atitudes ( algumas até que não são o mal , mas até a aparência do mal que deve ser evitada)
3. Os tipos de relacionamentos que desenvolvemos
4. Como vamos lidar com o dinheiro
5. Etc...
iv. Quando leciono nos seminários tento desafiar os futuros pastores a escreverem esta filosofia e de tempos em tempos a reavaliarem
v. Em um mundo sem ética o servo de Deus precisa ter bem claro em sua mente os valores que definem a sua ética .
b. Os limites determinados pelo mover do Espírito Santo
13 Nós não vamos nos orgulhar além de certos limites. Deus é quem põe os limites no nosso campo de trabalho, e ele nos deixou chegar até vocês em Corinto.
i. O segundo parâmetro é estar no lugar que Deus determinou que estivéssemos .
ii. Paulo tinha convicção de que sua ida a Corinto não havia sido um plano expansionista de um missionário , mas que ele esteve no lugar certo e na hora certa.
iii. Falhamos quando não ouvimos a voz do Espírito Santo a nos determinar a missão , tanto quando não vamos ou quando não saímos de lá na hora certa .
iv. O centro da vontade de Deus é o lugar mais seguro da terra è Testemunho de Anne McCue Graham Lotz, quando foi solicitado a ela que cancela-se uma cruzada na África por questões de segurança.
v. Preste atenção no mover do Espírito Santo em sua vida e ministério.
c. Os limites da mensagem que precisamos anunciar : O evangelho
14 Desde que vocês estão dentro desses limites, não fomos além deles quando chegamos até aí levando o evangelho de Cristo.
15 Assim não nos orgulhamos do trabalho que outros têm feito em lugares que vão além dos limites que Deus nos deu. Pelo contrário, esperamos que a fé que vocês têm possa crescer e que nós possamos fazer um trabalho ainda maior entre vocês, sempre dentro dos limites que Deus tem posto para nós.
16 Então poderemos anunciar o evangelho em outras regiões além daquela onde vocês moram. Isso sem entrar em campos de outras pessoas, para não nos orgulharmos do trabalho feito por elas.
i. Há tanta coisa boa que um servo de Deus pode e deve fazer
ii. Há tanto que podemos demonstrar do amor de Jesus nesta terra
iii. Mas Paulo deixa claro que há algo mais importante que é o cerne da nossa missão é anunciar o evangelho e ajudar a outros a crescerem a ponto de anunciar o evangelho e na medida que isto aconteça levar este evangelho aos confins da terra
iv. Um dos grandes problemas na vida de uma servo de Deus é a estratégia de Satanás de nos fazer perder o foco.
v. Loyd-Jones pregou um sermão sobre os poços entulhados de Isaque , onde ele afirmou que esta é a estratégia do inimigo , entulhar as nossas fontes de modo que não possamos mais ter o suprimento de que necessitamos .
vi. As vezes abraçamos tantas coisas que perdemos o foco da nossa missão
vii. O que somos? Antes de tudo servos de Deus , só depois , pastores , empresários , profissionais .
viii. O que Paulo está dizendo é que Deus nos julga olhando para as prioridades da nossa vida .
ix. Antes de tudo você é servo de Deus e sua primeira missão é levar o evangelho e crescer em maturidade espiritual para que este evangelho alcance toda a terra.
x. Quando somos bem sucedidos em tudo o mais , mas os limites que deveriam dar foco a nossa missão de vida estão embaçados, não somos aprovados por Deus.
xi. E para mim, é assim que muitos líderes caem .Perdem o foco.
xii. Eu só quero ser auxiliar do sumo pastor.
d. Não se comparar nem se preocupar com a missão de Deus para os outros .
2 Coríntios 10:12 (NTLH) 12 É claro que não nos atrevemos a nos igualar ou a nos comparar com aqueles que pensam que são tão importantes. Como são ignorantes! Primeiro eles resolvem quais as medidas que irão usar para se medir e depois eles se julgam de acordo com essas mesmas medidas.
2 Coríntios 10:15 (NTLH) 15 Assim não nos orgulhamos do trabalho que outros têm feito em lugares que vão além dos limites que Deus nos deu. Pelo contrário, esperamos que a fé que vocês têm possa crescer e que nós possamos fazer um trabalho ainda maior entre vocês, sempre dentro dos limites que Deus tem posto para nós.
i. Que tremendo é este conceito
ii. O parâmetro do Reino não é a competição. Este é o parâmetro do mundo
iii. O parâmetro do Reino é a obediência .
iv. É aprender a permanecer dentro dos limites que Deus estabeleceu para a nossa vida e ministério
v. É certo que podemos aprender com a fé e com os testemunhos destes outros homens de Deus
vi. Mas o que mais necessitamos é obedecer e viver o que Deus determinou para nós.
vii. Meu sentimento quando estive em Curitiba pela primeira vez com vistas a este ministério, meu sentimento de inadequação. Era uma igreja tão diferente de mim. Quando orei duas palavras me foram dadas pelo Senhor : “Sou o que sou pela graça de Deus” e a segunda era que este ministério só poderia ser levado a diante de joelhos .
viii. Eu estava me comparando com os grandes obreiros que construíram a história desta igreja e me via como um menino ( Palavras de D Janety) de 29 anos de idade , mas o parâmetro de Deus é outro, obediência, e quando permitimos que ele delimite a nossa vida e missão descobrimos que ele pode usar qualquer pessoa, pois a glória é só dele .
Vi minha aprovação
2 Coríntios 10:17-18 (NTLH)
17 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor faz.”
18 Pois a pessoa só é aprovada quando o Senhor a aprova e não quando é aprovada por si mesma.
1. A ultima credencial é na verdade a chave de todo este texto.
2. Não importa se somos ou não aprovados pelos outros , o que importa é que sejamos aprovados por Deus .
3. Só ele pode aprovar a vida e ministério de um homem de Deus
4. E por isso quando olhamos para a obra de Deus em nossas vidas nos orgulhamos não do nosso trabalho mas da ação de Deus através de pessoas como nós .
5. Orgulhar-se no que Deus faz é reconhecer que tudo veio dele, por ele e para ele
Romanos 11:36 (RA) 36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!
6. E que somos privilegiados ao sermos convocados pelo Espírito Santo a sermos cooperadores da sua obra
1 Coríntios 3:9 (NVI-PT) 9 Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.
7. E com temor , saber que ele é quem julgará a obra de nossas mãos .
1 Coríntios 3:13-23 (NTLH)
13 O Dia de Cristo vai mostrar claramente a qualidade do trabalho de cada um. Pois o fogo daquele dia mostrará o trabalho de cada pessoa: o fogo vai mostrar e provar a verdadeira qualidade do trabalho.
14 Se aquilo que alguém construir em cima do alicerce resistir ao fogo, então o construtor receberá a recompensa.
15 Mas, se o trabalho de alguém for destruído pelo fogo, então esse construtor perderá a recompensa. Porém ele mesmo será salvo, como se tivesse passado pelo fogo para se salvar.
16 Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
17 Assim, se alguém destruir o templo de Deus, Deus destruirá essa pessoa. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são o seu templo.
18 Que ninguém engane a si mesmo! Se algum de vocês pensa que é sábio conforme a sabedoria humana, então precisa se tornar louco para ser, de fato, sábio.
19 Pois aquilo que este mundo acha que é sabedoria Deus acha que é loucura. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Deus pega os sábios nas suas espertezas.”
20 E também: “O Senhor sabe que os pensamentos dos sábios não valem nada.”
21 Ninguém deve se orgulhar daquilo que as pessoas podem fazer. Pois tudo é de vocês,
22 isto é, Paulo, Apolo, Pedro, este mundo, a vida e a morte, o presente e o futuro. Tudo isso pertence a vocês,
23 e vocês pertencem a Cristo, e Cristo pertence a Deus.
8. É incrível , não somente nossa vida passa pelo julgamento de Deus , mas também toda a obra que fizemos ou deixamos de fazer em seu nome .
9. Por isso é com temor e tremor que vivemos a vida cristã.
[1] "Disciplinar uma criança não quer dizer castigá-la porque sai do caminho, mas ensiná-la qual seja o caminho que deve trilhar " Brnadt, H. "Pleasurable Discipline" no The Marriage Affair, ed. J. Allan Peterson ( Tyndale Pr. Wheaton, III) , 1971 , citado por Dr Shedd em Disciplina na Igreja , Ed. Vida Nova
Related Media
See more
Related Sermons
See more