Faithlife Sermons

SEGURANÇA E PAZ

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

A História de Horátio G. Spafford
INCÊNDIO EM CHICAGO: Horatio Gates Spafford era um advogado de sucesso em Chicago, e havia investido fortemente no mercado imobiliário. Mas em Outubro de 1871 houve grande incêndio que devastou Chicago, e este incêndio destruiu quase todas as suas posses adquiridas com seu trabalho.
FÉRIAS NA EUROPA: Dois anos depois (1873), Spafford decidiu passar férias com sua família em algum lugar da Europa, e escolheu a Inglaterra, sabendo que seu amigo L. Moody estaria pregando na região.
VIAGEM: Por conta de seus negócios, ele enviou sua família primeiro: sua esposa (Anna Tubena Larsen) e suas 4 filhas, Anna (Annie), Margaret (Maggie), Elizabeth (Bessie), and Tanetta.
NAUFRÁGIO: Enquanto elas atravessavam o Atlântico, o navio a vapor (Ville du Havre) que elas estavam foi atingido por uma embarcação de ferro e afundou, morrendo 226 pessoas, incluindo todas as suas filhas (21/11/1873).
TELEGRAMA: Spafford recebeu a triste notícia por telegrama, quando sua esposa chegou a salvo à Inglaterra. A mensagem do telegrama dizia: "salva sozinha".
HINO: Spafford então viajou à Inglaterra, passando pelo local da morte de suas filhas. De acordo com Bertha Spafford (filha nascida após a tragédia), este famoso hino "Está tudo bem com minha alma" foi composto durante esta viagem.

CONTEXTO

Paulo termina o cap.7 falando da trágica situação humana pelo pecado e como ele se encaixava nela:
Ele se reconhecia como uma guerra civil ambulante – ele via sua “impotência nas coisas necessárias”. (Sêneca)
No cap.8, ele vê a natureza humana e a criação em toda sua FRAQUEZA, IMPOTÊNCIA E DESAMPARO. Uma luta angustiante e sofrimento, vulneráveis pela presença e ação do pecado, por viverem sem Cristo e sem Deus;
Mas Paulo não era pessimista apesar de ver:
1) o pecado do homem,
2) o estado de degradação do mundo, e,
3) o estado da condição humana,
A. Ele contemplava a redenção do homem: aceito por Deus, recebe o impetuoso poder do Espírito Santo, unindo sua vida a Cristo, e passa a fazer parte da família de Deus = ADOÇÃO.
B. Ele contemplava a redenção da criação: sendo liberta e recriada pela glória e pelo poder de Deus = e não um mundo que acabaria numa bola de fogo pelo pecado/tragédias/ morte/corrupção;
Isso produzia em sua alma, segurança e paz, pelas convicções da ação do poder de Deus presente no mundo hoje, e a expectativa da glória porvir.

SEGURANÇA E PAZ

1. A UNIÃO EM CRISTO ESTABELECE UMA NOVA DIMENSÃO DE CONSCIÊNCIA PARA A VIDA

Romanos 8.28
Romanos 8.28 RAStr
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

2. A UNIÃO COM CRISTO NOS ENSINA QUE HÁ UMA HARMONIZAÇÃO DELIBERADA E INTENCIONAL NO ACONTECIMENTO DAS COISAS

Romanos 8.28
Romanos 8.28 RAStr
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

3. A UNIÃO COM CRISTO NOS TRÁS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS DE UMA RELAÇÃO EXCLUSIVA

Romanos 8.28
Romanos 8.28 RAStr
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

LEVE PARA CASA:

Eric Clapton
Related Media
Related Sermons