Faithlife Sermons

Husband

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views

The male partner in a marriage relationship. The origin of this God-ordained institution is traced back in the Bible to the Garden of Eden. Scripture stresses that marriage is a God-ordained institution, within which the husband is pledged to love and care for his wife. Scripture contains many examples, both good and bad, of how husbands behaved. The ultimate examples of a good husband in Scripture are God as the husband of Israel and Jesus Christ as the bridegroom of the church.

Notes
Transcript

God’s pattern for marriage

Husband and wife are one flesh

Gênesis 1.27 RAStr
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Veja também ; ;

The husband is head of the wife

Efésios 5.23 RAStr
porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
Veja também

Duties of a husband

To leave his parents and be united to his wife

Mateus 19.5 RAStr
e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?
Veja também

To love his wife

Efésios 5.25 RAStr
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
Veja também ; ; ; ; ;

To fulfil his marital duty

1Coríntios 7.3–5 RAStr
O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido.A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher.Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.
Veja também

To be faithful to his wife

Êxodo 20.14 RAStr
Não adulterarás.
Veja também ; ; ; ;

Adam, the first husband

Gênesis 2.20–24 RAStr
Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.

Behaviour which is commended in husbands

1Samuel 1.3–8 RAStr
Este homem subia da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos, em Siló. Estavam ali os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, como sacerdotes do Senhor.No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, dava ele porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas.A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril.(A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre.)E assim o fazia ele de ano em ano; e, todas as vezes que Ana subia à Casa do Senhor, a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
Veja também ; ; ; ; ;

Behaviour which is condemned in husbands

2Samuel 12.7–10 RAStr
Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul;dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas.Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Veja também ; ; ;

God as a husband

Isaías 54.5 RAStr
Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.
Veja também ; ;

Jesus Christ as a bridegroom

Efésios 5.25–27 RAStr
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
Veja também ; ;
Related Media
Related Sermons