Ele veio, trouxe o presente e agora?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views

Todo o mundo se comove com chegada do Natal, familias são reunidas, as mesas estão fartas e os presentes são inúmeros. O aniversariante está a porta, Ele veio para a comemoração, e agora? O que faremos?

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Ele veio, trouxe o presente e agora?

Se você pudesse pedir um presente de Natal hoje, a Deus, o que você pediria?
A cura de uma enfermidade?
Uma casa própria, para você e sua família?
Um carro novo?
Um emprego que te remunerassem melhor?
Talvez uma namorada, um namorado?
O que você pediria para Deus de presente hoje?
O fim da violencia?
O fim da morte? Da dor? Do choro? Do sofrimento?
Hoje o mundo se reúne e comemora o nascimento de Jesus Cristo, presentes são trocados e se Cristo estive junto de sua familia nesta Ceia de Natal, qual presente você gostaria de receber dele?
Há mais de 2.000 anos, Jesus Cristo Nasceu e com o seu nascimento veio junto o maior presente que eu e você poderíamos receber hoje!
Você sabia disso?
Mesmo que não saiba, que você não faça idéia a Palavra de Deus vai nos revelar que Jesus Cristo trouxe o maior, melhor presente da sua vida.
Eu falei que um dos presentes desejados seria o fim da dor, do sofrimento, do choro, da morte e este é um desejo universal, não importa se você crê ou deixa crer, se você crê no que eu acredito, ou se você descrer do que eu acredito.
Este com certeza seria um dos maiores presentes que nós poderíamos receber, e sabe por que? Por que todos nós, no mundo inteiro estamos cansados de tanta dor, sofrimento, tristeza, sabe como se chama tudo isso de ruim? Pecado.
Em mais de 6.000 anos de história, desde de quando o pecado entrou neste mundo o nosso maior desejo, o nosso maior anseio é por libertação, é por salvação!
E sabe porque nós temos este desejo no nosso coração? Por que foi Deus que colocou este desejo em nós. Essa esperança.
Depois que nossos primeiros pais abriram as portas para tudo de mal que existe neste mundo. Deus nos deu uma promessa de restauração.

15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

A Semente da mulher iria esmagar a cabeça da serpente, iria acabar com todo o pecado, com toda a maldade, mas para fazer isso este Descendente seria ferido no calcanhar. Para acabar com todo o pecado e todo sofrimento e toda morte, Ele teria que sofrer.
Por conta dessa promessa feita por Deus, vez após vez, a cada nascimento de um menino dentro do povo de Deus, a esperança reascendia.
"Será este o Descendente da mulher? Será este que irá nos libertar de todo o sofrimento?"
Olha o que diz Genesis capitulo 4 verso 1, logo após Adão e Eva serem expulsos do Eden por causa do pecado.

1 Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR.

Uma das possíveis traduções seria: Adquiri um varão, o SENHOR.
A esperança de que este primeiro filho pudesse ser o libertador era tão grande que Adão e Eva o chamaram de Caim. Que decepção!
Caim foi o primeiro homicida da história, que decepção para seus pais, esperavam o salvador e tiveram um assassino. Esse fato serviu para Adão e Eva verem quão ofensivo, quão grave é o pecado para Deus.
O quão grave é desobedecer a Deus! O pecado gera morte.
Se o mundo que nós vivemos existe tanta morte, tanto sofrimento, é porque existe muito pecado.
Sabendo disso, será que você não mudaria a escolha do presente que você pediria a Deus?
Em vez de pedir, casa, carro, relacionamento, o fim das doenças, o fim do sofrimento, o fim da morte, você não pediria o fim do pecado?
Senhor Deus, me dê de presente o fim do pecado, o fim do pecado na minha vida, na vida da minha familia, deste mundo.
Geração após geração na história do povo de Deus o evento mais aguardado era a vinda do Salvador esperado.
E há mais de 2.000 anos atrás ela se cumpriu em Belém.

1. A providência Divina por trás do nascimento de Jesus

Abra sua Bíblia em Lucas capitulo 2

1 Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. 2 Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3 Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. 4 José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, 5 a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6 Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, 7 e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Muito se fala a respeito do versiculo 7, onde Maria e José se veem forçados a colocar o menino Jesus em uma manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Mas eu gostaria de estudar os versos anteriores.
Finalmente o Salvador aguardado irá nascer e antes do seu nascimento o seu pai e sua mãe precisam deixar a cidade em que moram, Nazaré e precisam ir para Belém 3 dias de viagem. E essa viagem ocorre por conta de um decreto do imperador Romano que era a maior autoridade política naquela época.
Mas qual a relação de Roma com o nascimento do Salvador?
Por que Lucas dedica 3 versos para explicar o que o Imperador Romano havia feito em vez de se concentrar no nascimento de Jesus somente?
Você acredita em sorte?
Você acredita em acaso?
Você não esta aqui hoje por sorte, ou acaso.
Nós vimos que por toda história o povo judeu aguardava a vinda do Salvador. E a Biblia, que é Palavra de Deus no decorrer da história foi dando mais revelações de como seria o nascimento deste Salvador que é Jesus.
Olha o que diz o texto de Mateus 2:1-6

2 E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. 3 Portanto, o SENHOR os entregará até ao tempo em que a que está em dores tiver dado à luz; então, o restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel. 4 Ele se manterá firme e apascentará o povo na força do SENHOR, na majestade do nome do SENHOR, seu Deus; e eles habitarão seguros, porque, agora, será ele engrandecido até aos confins da terra.

2 1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. 2 E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. 3 Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; 4 então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. 5 Em Belém da Judeia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta:

6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.

De onde surgiria o Rei de Israel, Aquele que iria libertar o seu povo? Belém.
A Palavra de Deus, apontava que o Salvador, nasceria em Belém.
O decreto que o imperador romano promulgou não foi um ato arbitrário, mas foi algo que foi planejado, preparado por Deus, para que se cumprisse a sua Palavra.
Lembra-se de ?
O que está escrito na Palavra de Deus, vai se cumprir! Deus está no controle da história, nada acontece sem que Ele saiba, e muitas vezes Deus interfere na história para que sua Palavra seja cumprida.
Meu querido não se preocupe demais com os problemas que tem surgido em sua vida. Deus esta vendo e no momento certo Ele irá agira na sua vida para lhe dar libertação. Se Deus conduz a história, muito mais Ele irá fazer por você.
Não cai um fio de cabelo de sua cabeça sem que ele veja! Deus cuidará de você.
Para que a sua Palavra fosse cumprida Deus utilizou o imperador Romano o homem mais poderoso daquela época para fazer a vontade dEle.
Ordenou um decreto para que José e Maria fossem a Belém e ali Jesus Nascesse, cumprindo toda Escritura.
Outro fato que não podemos deixar passar desapercebido meus irmãos é que este bebê, o Salvador prometido para nos livrar de todo o mal e sofrimento. Sendo Ele o Filho do próprio, Deus, o Deus que se fez homem, herdeiro do trono de Davi não teve acolhimento em nenhum lar quando nasceu.
José e Maria caminharam pela rua estreita do portão da cidade até a outra extremidade, atravessaram a cidade toda e nenhum lar abriu as portas para acomoda-los.
Todos estavam muito ocupados com seus afazeres, afinal a cidade estava cheia, todos estavam na correria de suas vidas e mal se deram conta de que o Salvador deste mundo passou pelas suas portas ainda no ventre de sua mãe.
O único lugar onde eles encontrarão descanso, o unico lugar que eles encontraram para que Maria pudesse dar a luz a Semente prometida, ao Descendente prometido foi em um estábulo.
Jesus que é o Comandante do Exército dos Ceús, que era o legitimo herdeiro do trono de Davi, nasceu, foi enfaixado e colocado em uma manjedoura, o lugar onde os animais se alimentam.
Será que hoje nós não estamos agindo de maneira semelhante?
Estamos tão ocupados com nosso trabalho, com as festas de final de ano, estamos mais preocupados com a comida, com a bebida, com os presentes, que não nos damos conta de que Jesus hoje quer estar conosco?
De que Jesus tem hoje o melhor presente para nós.
Pense em um rei que hoje deixa o seu trono e passa a viver na rua, sem ter comida certa, sem ter um lugar para passar a noite!
Pns
Que tamanha humilhação é para este Rei, que deixa a sua corte onde pessoas o servem alegremente, onde ele goza de todas as riquezas e de todo o conforto que o seu status pode lhe oferecer.
Mesmo esta humilhação é insignificante perto do que Jesus fez!
Jesus não abriu mão de um reino, de um país, Jesus abriu mão do seu trono que estava no Céu para vir a esta terra trazer a Salvação para mim e para você.
Para nos trazer o melhor presente!
Para agradecer fique de pé vamos cantar um hino neste momento como se tivéssemos presenciado este grande evento
*** [HINO 45] ***
Verso 8

2. O nascimento é anunciado aos pastores em Belém

Podemos nos assentar e vamos ler Verso 8

8 Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. 9 E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. 10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: 11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12 E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. 13 E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:

14  Glória a Deus nas maiores alturas,

e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.

15 E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. 16 Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. 17 E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. 18 Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores. 19 Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. 20 Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.

Você ja se perguntou porque será que um evento tão aguardado por todos como o nascimento do Salvador, foi anunciado para simples pastores?
Por quê os sacerdotes, os mestres da lei que ensinavam no templo, aqueles que estavam estudando as profecias, que ensinavam elas ao povo não foram avisados? Mas simples pastores de rebanhos.
Essa mensagem foi tão importante que Anjos foram dar.
O espirito de profecia nos revela que enquanto aqueles pastores passavam as noites em vigilia, cuidando das ovelhas para que nenhum animal selvagem as atacassem, para que nenhum ladrão as levassem, enquanto eles faziam o seu trabalho eles conversavam entre eles a respeito da vinda do Salvador. Eles oravam para que o Cristo logo viesse estabelecesse o seu Reino e acabasse com todo o sofrimento do seu povo.
Anjos de Deus foram enviados a terra para avisar aqueles que aguardavam ansiosamente pela vinda do Salvador e muito se indignaram ao perceber que as pessoas envoltas em suas próprias vidas não aguardavam a vinda de Jesus.
Por isso a mensagem do nascimento de Jesus foi revelada a estes simples pastores. Simples porém como uma fé enorme.
As riquezas que existem podem oferecer benefícios, prazeres, mas não nos pode oferecer salvação.
A salvação é anunciada e percebida aqueles que humildemente recebem a mensagem vinda de Deus.
Perceba que a mensagem do Anjo é justamente:

Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: 11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Amém!?
O que nós iremos comemorar daqui algumas horas é motivo de alegria de felicidade, pois o Salvador prometido veio, Ele nasceu, este é o verdadeiro significado de comemorarmos esta data.
hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Que mensagem maravilhosa, olha o que contém essa mensagem, este bebe que vos nasceu, perceba vos nasceu, Ele nasceu para vocês
Ele é:
O Salvador;
O Messias, O Cristo, o Ungido;
O Senhor - o mesmo termo que é utilizado no AT - YHWH.
A Semente prometida, o Descendente da mulher que irá colocar fim em todo mal Ele nasceu para vocês.
Esta não é uma boa noticia? E o que nós fazemos com uma boa noticia? Nós a espalhamos, nós contamos a todos aqueles que queremos bem.
Não há motivos para continuarmos infelizes nesta vida, Jesus nos nasceu, Ele que é a Esperança, a Salvação.
E é por isso que uma multidão de anjos se juntam aquele mensageiro e juntos eles louvam.

Glória a Deus nas maiores alturas,

e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.

Deus te ama.
Por isso que Ele enviou o Seu Filho Amado, Ele quer o seu bem, Ele quer que exista paz na Terra.
Deus nos concedeu o maior presente que nós poderíamos imaginar.
E agora? O que fazemos?
Veja o que os pastores fizeram:

Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.

Depois de ter recebido a mensagem de Salvação eles foram apressadamente até Belém. Eles não esperaram, eles não duvidaram, ao ouvirem esta mensagem eles foram correndo - eles deixaram suas ovelhas e foram correndo para Belém para conferir se era de fato verdadeira a mensagem que eles haviam recebido.
Chegando lá encontraram Maria, José e o Menino em uma manjedoura conforme o Anjo tinha dito.
Depois de confirmarem que aquela mensagem era verdadeira.

Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.

Meu amigo essa mensagem de Salvação é verdadeira. Jesus nasceu, a Salvação veio a e terra, é motivo de nos alegrarmos.
Convido você a ficar de pé novamente e louvarmos a este Jesus, o Nosso Salvador
*** [HINO 41] ***

3. Jesus desde seu nascimento cumpriu toda Lei

21 Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido.

A apresentação de Jesus no templo

22 Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, 23 conforme o que está escrito na Lei do Senhor:

Todo primogênito ao Senhor será consagrado;

24 e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei:

Um par de rolas ou dois pombinhos.

Jesus desde o seu nascimento veio para cumprir toda a Lei, tanto a Lei de Moisés quanto a Lei de Deus.
Ao oitavo dia foi circuncidado como mandava a Lei de Moisés, ao final dos 40 dias de purificação de Maria após dar a Luz eles foram ao templo para que Jesus fosse apresentado e consagrado ao Senhor.
Como oferta, a Lei de Moises declarava que o ofertante deveria levar um carneiro e uma pomba. O carneiro pelo resgate de Jesus como primogenito de Maria e a pomba como oferta pelo pecado.
No entanto por serem pobres não tiveram condições de ofertar o carneiro e por isso ofertaram 2 pombinhos.
José e Maria eram pobres, humildes, e apesar da pobreza material eles eram ricos espiritualmente. Eram obedientes a Deus, obedientes a Palavra de Deus.
Deus não procura aqueles que se acham importantes, que se acham superiores, que encontram grandeza em seus próprios olhos - que dizem sou rico e abastado e de nada tenho falta - mas aqueles que humildemente aceitam a Jesus e são obedientes a Sua Palavra.
Deus foi quem escolheu José e Maria para serem pais de Jesus aqui na Terra.

2. Jesus, a Salvação aguardada, dividirá vidas

25 Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. 27 Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, 28 Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:

29  Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo,

segundo a tua palavra;

30  porque os meus olhos já viram a tua salvação,

31  a qual preparaste diante de todos os povos:

32  luz para revelação aos gentios,

e para glória do teu povo de Israel.

33 E estavam o pai e a mãe do menino admirados do que dele se dizia. 34 Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição 35  (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.

Simeão era um homem justo e piedoso, ele aguardava a consolação de Israel, a restauração de Israel e o Espirito Santo havia revelado a ele que ele antes de morrer ele veria com os próprios olhos o Messias.
Simeão tinha o mesmo perfil dos pastores a quem foi noticiado o nascimento de Jesus. Perceba que o nascimento de Jesus foi anunciado aos que estudavam as profecias na Palavra de Deus e que viviam de maneira piedosa - piedade é viver conforme a vontade de Deus, sendo obediente aos seus mandamentos.
A estes foi revelado o nascimento de Jesus.
O Sacerdote que tomou o pequeno bebe Jesus nas mãos, o consagrou a Deus e inscreveu o seu nome na lista dos primogênitos não se deu conta de que estava segurando em suas mãos o Salvador prometido.
Ele estava cego pelo falsa religião, estava cego pelo tradicionalismo sem propósito pela leitura da Palavra de Deus sem compromisso.
Por isso ele não reconheceu o Salvador!
Simeão no entanto tomou o pequeno Jesus nas mãos levantou aos Céus e disse:

Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo,

porque os meus olhos já viram a tua salvação,

Simeão teve um encontro com o Salvador, conforme a Palavra de Deus o havia dito Simeão pode toca-lo e disse:

Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição 35  (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.

Em outras palavras meus amigos, o encontro com Jesus irá dividir as nossas vidas, é impossível nos achegarmos a Jesus e continuarmos as mesmas pessoas, fazendo as mesmas coisas.
A história de Jesus do seu nascimento até a sua morte de cruz, que faz parte também da minha e da sua história nos convida a tomar uma decisão.
Somente aqueles que
Quando Simeão diz:

para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.

A Palavra de Deus está dizendo que quando nos encontramos com Jesus é revelado o que de fato está em nossos corações, nos nossos pensamentos.
Nós precisamos nos decidir, vamos aceitar Jesus como nosso Salvador? Sim ou não?
Os pastores ao ouvirem esta mensagem de Salvação, eles não tiveram dúvidas, eles correram e foram ver com os próprios olhos, e depois de terem visto eles reconheceram Jesus como Salvador.
Eles receberão o melhor presente!
Simeão ao segurar Jesus reconheceu a Salvação, a ponto de dizer:
Agora eu posso descansar em paz, porque não somente vi a Salvação, mas aceitei a Salvação em Cristo Jesus!
Não somente
Não basta crer em Jesus somente, não basta ir até a Jesus somente é preciso aceitar o presente .... a Salvação que Ele quer dar a mim e a você.
Em quem você tem confiado para resolver os problemas em sua familia?
Em que você tem confiado para resolver os conflitos em seu trabalho?
Em que você tem depositado a esperança da sua vida?
Jesus que nasceu há mais de 2.000 anos trazendo a Salvação a este mundo, quer te dar essa salvação hoje.
Você aceita?
Levante sua mão se você aceita!
Santo Agostinho tem uma frase que diz: de nada adianta Jesus nascer 1000 vezes em Belém, se Ele não nascer a cada dia em nosso coração.
Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more