ESPERANÇA: O ORGULHO NÃO EXISTIRÁ MAIS EM BREVE

Jesus de Nazaré, Orgulho  •  Sermon  •  Submitted
1 rating
· 47 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Este é o último capítulo de Marcos;
O cap. anterior tratou da morte de Jesus;
Neste, trata-se da ressurreição;
Curiosamente, contrasta-se os pequenos e desconhecidos do livro com os famosos e de quem se esperava confiança e atitude;
É aqui que vemos o orgulho sendo ultimamente atacado;
Aqui vemos finalmente como o Senhor combate a ideia humana de que os que nada são, são os que mais sao usados por Deus;

QUEM BUSCOU A JESUS?

Marcos 16.1–8 RA
1 Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. 2 E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. 3 Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? 4 E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande. 5 Entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas. 6 Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto. 7 Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia; lá o vereis, como ele vos disse. 8 E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e de assombro; e, de medo, nada disseram a ninguém.
PASSADO O SÁBADO = domingo de manhã;
Como se deram os 3 dias a ressurreição?
Quantos dias dão de sexta às 15h (quando ele morreu) até domingo de manhã bem cedo? 3?
Como, então, conta-se 3 dias da ressurreição de Jesus?
Os judeus não contam como nós os dias. Para os judeus, os dias terminam com o pôr do sol - um dia não é visto como algo de 24 horas (embora também seja visto assim). Mas, se algo aconteceu duas horas antes do pôr do sol, fala-se após o pôr do sol que tal coisa aconteceu no dia anterior, e conta-se 1 dia;
Entenda:
Jesus morreu na sexta, às 15h;
Jesus passou o sábado todo na sepultura;
Jesus ressuscitou no domingo, por volta das 05h;
DIA 1 = Sexta, das 15h até o pôr do sol;
DIA 2 = Pôr do sol de sexta até pôr do sol de sábado;
DIA 3 = Pôr do sol de sábado até a ressurreição às 05h00 de domingo.
Portanto, dentro da semana judaica, Jesus ressuscitou no 3º dia, domingo, quando o dia amanhecia;
diz que 3 mulheres foram ao túmulo para embalsamá-lo (não foram antes porque era sábado, e por que na sexta não deu tempo);
Marcos 16.1–8 O Senhor Ressurrecto; As Mulheres Surpresas (Cf. Mateus 28.1–8; Lucas 24.1–12; João 20.1–10)

É verdade que José de Arimateia e Nicodemos já haviam enfaixado o corpo com panos de linho, espalhando uma mistura de mirra e aloés. Mas o corpo morto ainda não fora ungido. O corpo vivo tinha sido ungido (14.3–9), mas não o morto. Além do mais, uma semana se passara desde que a outra unção acontecera.

o anuncio da ressurreição:
Marcos 16.6 RA
6 Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto.
O que Jesus havia dito, o anjo repete às mulheres, e pede que elas contem àqueles que, na verdade, deveriam estar ali;
"àqueles que deveriam estar ali";
"Àqueles que deveriam estar ali orando, mas não estão; evangelizando, mas não estão; pregando, mas não estão; dando exemplo e bom testemunho, mas não estão; perdoando, mas não estão;"

A QUEM JESUS BUSCOU?

Marcos 16.9–13 RA
9 Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios. 10 E, partindo ela, foi anunciá-lo àqueles que, tendo sido companheiros de Jesus, se achavam tristes e choravam. 11 Estes, ouvindo que ele vivia e que fora visto por ela, não acreditaram. 12 Depois disto, manifestou-se em outra forma a dois deles que estavam de caminho para o campo. 13 E, indo, eles o anunciaram aos demais, mas também a estes dois eles não deram crédito.
verso 9 - apareceu primeiro à uma mulher de quem expulsou 7 demônios - e não para o mais santo e principal dos líderes;
Ela foi a contar aos discípulos, mas não acreditaram nela;
verso 12 - apareceu aos 2 no caminho de Emaús (Lucas 24);
verso 13 - mas também não acreditaram nele;

DESAFIO FINAL A TODOS

Marcos 16.14–20 RA
14 Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado. 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. 17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados. 19 De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. 20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.
Quando Jesus aparece aos 11, ele primeiramente os repreende por causa da "incredulidade e da dureza do coração", verso 14;
O chamado final:
;
Entenda 1: estes sinal seguirão os que creem e não os que creem devem seguir estes sinais;
Entenda 2: A cura que vemos hoje não é fruto desse chamado para feitos extraordinários, mas da bondade da ação de Deus;

CONCLUSÃO

A ascenção de Jesus;
Marcos 16.19–20 RA
19 De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. 20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.
Jesus é recebido na glória;
Eles pregam por toda parte;
O Senhor coopera com eles;
HOJE:
Jesus ainda está na glória (logo Ele volta);
Nós devemos continuar pregando por toda parte;
O Senhor continua cooperando, mas, com quem?
Com os humildes que vão por toda parte, que se envolvem com Sua obra, que pregam, que oram, que dão bom testemunho, com as igrejas que investem em missões;
Que sejamos estes servos para a glória de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more