SEPARADOS

Sola Gratia  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 38 views

A condenação não é uma sentença definitiva para toda a humanidade. Deus preserva um remanescente que, pela fé fruto da eleição pela graça, será salvo.

Notes
Transcript
Romanos 11.1–10 RA
Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal. Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos, como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje. E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.
Introdução
O mundo está perdido? Como você responderia a esta pergunta? Sensação de que a humanidade é um caso sem solução? Há boas razões para se pensar assim.
A Igreja à época da Reforma: depravação, simonia, superstição. Mas Deus preserva um remanescente.
Hoje em dia - a religiosidade popular. Um caldeirão de filosofia, misticismo e achismos acerca de Deus e de sua vontade. Mesmo na Igreja! Mas um remanescente ainda persiste.
A noção de um remanescente: Sete, Noé, Abraão. O exílio e o pós exílio. A Bíblia é cristalina em demonstrar que o Senhor sempre separa, pela graça, um remanescente para si.
O mundo está perdido? Como você responderia a esta pergunta? Sensação de que a humanidade é um caso perdido.
Explicação
Romanos: reforçar a ideia de que o Evangelho é o meio pelo qual Deus justifica o homem perdido.
Capítulo 9: a salvação soberana de Deus - Deus salva a quem quer e consequentemente reprova a quem quer. Capítulo 10: Israel falhou por receber a salvação por sua ignorância e justiça própria - por isso os gentios a receberam. Capítulo 11: uma correção à possível ideia de que não havia mais oportunidade a Israel. Deus não rejeitou o seu povo.
Capítulo 9: a salvação soberana de Deus - Deus salva a quem quer e consequentemente reprova a quem quer. Capítulo 10: Israel falhou por receber a salvação por sua ignorância e justiça própria - por isso os gentios a receberam. Capítulo 11: uma correção à possível ideia de que não havia mais oportunidade a Israel. Deus não rejeitou o seu povo.
O estado atual da humanidade não é o fim da esperança, assim como as imperfeições da Igreja não representam o fim do plano de Deus para ela.

PELA GRAÇA, HÁ SEMPRE UM REMANESCENTE

O mundo está perdido? Como você responderia a esta pergunta? Sensação de que a humanidade é um caso perdido.
A condenação não é uma sentença definitiva para toda a humanidade. Deus preserva um remanescente que, pela fé, fruto da eleição pela graça, será salvo.
Como você responderia a esta pergunta?

Deus não rejeitou seu povo

Deus não rejeitou seu povo

O mundo está perdido?
A pergunta do verso 1 é retórica: “se Israel rejeitou a salvação e os gentios a receberam, isto quer dizer que Deus colocou de lado, definitivamente, o seu povo?”. Em outras palavras, não há segundas chances?

Deus não rejeitou seu povo

Deus não rejeitou seu povo

Deus não rejeitou seu povo
ILU: os caquinhos cerâmicos (https://bibfauusp.wordpress.com/2013/03/08/a-historia-do-piso-de-caquinhos-das-casas-paulistas/).
Deus é o Deus das segundas chances. Por isso a resposta enfática, indignada de Paulo - “de modo nenhum!”. Ele é a prova viva:
Israelita, descendente do pai Abraão
De uma das tribos mais destacadas e consideradas como fiéis, Benjamin
Em (apenas menção - sem slide), um fariseu - seguidor da lei em todos os seus aspectos
Um perseguidor da Igreja
Judeu da gema! E se alguém como Paulo foi alcançado pela graça, isto é um sinal de que a rejeição não é definitiva.
Quer a prova de que Deus pode resgatar um pecador endurecido? Olhe para si mesmo! Você é a prova viva da misericórdia de Deus.
Você pode ser o remanescente: na sua casa, na sua empresa, no meio de uma igreja rebelde. Quando parece não haver mais esperança, olhe para o que Deus fez em você.
Você não é um caso perdido. Não importa o que a sua vida foi até agora, importa o que ela será daqui por diante, a partir de uma resposta positiva ao que Jesus fez por você.
Mas tenha a certeza, existem outros como você. Isto porque Deus separa não apenas indivíduos, mas um povo para si.

Deus separou um povo para si

V. 2 - um mistério de Deus, a eleição. Deus escolheu, na eternidade, um povo que o servisse e adorasse. Conhecer de antemão (explicar no exemplo humano). No caso de Deus é predestinar (). O critério: amor. Uma escolha antes que o pecado até mesmo existisse. Não é presciência, é soberania em ação.
Romanos 8.29 RA
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E se ele conheceu de antemão, não seria coerente rejeitar o seu povo agora - Deus não seria fiel e confiável se o fizesse.
Paulo dá um exemplo: Elias (v. 3 - explicar o contexto). Aos olhos de Elias, um cenário de terra arrasada. Só ele havia sido deixado.
É fácil sentir-se desestimulado quando pensamos estarmos só: na luta contra o pecado, na integridade moral, na fé em Jesus. Mas Deus quer corrigir a nossa visão.
A resposta (v. 4): “reservei para mim” - uma ação de Deus, por graça, que não tinha a ver com a ação profética de Elias, nem com a santidade do povo, mas com a bondade de Deus.
É algo se lembrar na Igreja: quem faz a obra é o Senhor da obra. É ele quem edifica a sua igreja.
Deus preservará o seu povo. As portas do inferno não podem prevalecer contra a Igreja. Deus sempre terá sobre a Terra uma igreja que o adore.
“Sete mil” (descontadas mulheres e crianças). Não é um remanescente pequeno, é considerável. Você não está só! Há outros como você.
Por isso, é importante não deixar de nos congregarmos. Consolo, edificação, correção. Você faz falta quando não vem e nós fazemos falta para você, mesmo que não perceba.
Deixe-se cuidar pelo povo de Deus
Você pode fazer parte deste povo. Deus faz com que o solitário viva em família ( ). A Igreja não é a única alternativa para a solidão, mas não existe melhor.
Salmo 68.6 RA
Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.
No meio de tanta perversidade e pecado, Deus nos faz parte de um povo. Como já apontamos, é um povo separado pela graça.

Um remanescente, separado pela graça

Da mesma maneira que nos dias de Elias, nos tempos de Paulo ainda havia um remanescente pela graça - e exclusivamente pela graça
Se é por graça, não pode ser por obras. ILU: coleção de livros da Folha - jornal mais 14 reais e você recebe… que brinde é esse?
É obra da graça de Deus. Não é mérito humano. Basta ver a história atribulada da Igreja desde o AT.
A graça só é graça se é de graça. Se, em alguma medida, ela depende de nós, ela deixou de ser favor imerecido para se tornar em merecimento - e alguém de nós pode alegar merecimento da parte de Deus? Há alguém impoluto, puro o suficiente, sem pecado algum, que mereça a salvação?
A graça de Deus opera em chamar pecadores ao arrependimento
Sim, há. O Senhor Jesus
Sim, há. O Senhor Jesus. É pelos méritos dele, porque ele pagou o preço que eu sou justificado. ele é o dom gratuito de Deus, que nos dá a vida eterna ()
Romanos 6.23 RA
porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
É só por graça que pecadores como nós têm entrada no céu.
A graça preserva a Igreja - basta ver a história do povo de Deus desde o AT. Nós deveríamos ser uma raça em extinção. Mas as portas do inferno não podem prevalecer contra a Igreja, porque Jesus é a sua rocha firme, o seu fundamento ()
Mateus 16.18 RA
Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
É só pela graça de Deus que
Chegamos à salvação. É preciso confiar em Jesus Cristo. É preciso abandonar toda autoconfiança nos nossos próprios esforços e entregar-se nas mãos do Deus que nos justifica por meio do seu Filho
Continuamos firmes, apesar de nossos tropeços - como indivíduos ou como igreja
Não é esta uma notícia maravilhosa, de que somos salvos exclusivamente pela graça? Mas se é tão maravilhoso, por que nem todos vêm a crer?

Um povo a quem Deus escolhe se revelar

V. 7 em diante - se Deus não rejeitou a Israel, por que este o rejeitou? Se a oportunidade permanece, por que nem todos a abraçam?
A explicação: Israel buscava a paz com Deus por meio das suas obras, por meio de sua religião (). Quando não se abre o coração para a graça, ele se fecha para Deus, endurece e morre.
Romanos 9.30–33 RA
Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé; e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei. Por quê? Porque não decorreu da fé, e sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.
Uma combinação entre o pecado natural e a rejeição à oferta da graça, que vai tornando o coração cada vez mais duro.
O que pode resgatar o homem desta condição? Apenas a revelação de Deus, Deus se fazendo conhecer ao homem. Paulo no caminho de Damasco. Mas por que Deus não se faz conhecido de todos?
Um mistério da eleição. A alguns, Deus escolhe para a salvação. Outros, Deus entrega à vaidade dos seus pensamentos, ao seu pecado, para que, no juízo, a sua justiça seja conhecida em glorificada. Ele escolhe, como juízo contra o pecado, não se revelar ao que está destinado à perdição.
É algo que fere o orgulho humano. Mas antes de sentir-se revoltado contra Deus considere:
Que Deus nos fez - ele tem o direito de decidir o nosso destino ( - pedir para abrir)
Romanos 9.19–24 RA
Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Que ninguém é condenado por não ter sido eleito - somos condenados pelo pecado () . A ira de Deus é justa.
Deuteronômio 24.16 RA
Os pais não serão mortos em lugar dos filhos, nem os filhos, em lugar dos pais; cada qual será morto pelo seu pecado.
Que ao Senhor pertence à salvação () - e ele a dá a quem quer
Apocalipse 7.10 RA
e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.
Que o alvo maior de Deus na criação e na nossa salvação é a sua glória, não o nosso bem estar. Não somos o centro do universo, Deus é.
É uma doutrina dura e difícil, que Calvino chamava de decreto terrível, mas é verdadeira biblicamente falando.
Se você crê na Escritura, alegre-se: você não está dentre os destinados à perdição. Crer em Jesus e amar a glória de Deus é a prova de que Deus, pelo seu Espírito, revelou-se a você.
Mas se tudo o que resta após ouvir esta mensagem é revolta e amargura contra Deus, tome cuidado - você está em um caminho perigoso. Deus deseja restaurar o relacionamento com você, mas é ele quem dita os termos, não você mesmo.
Conclusão
Uma mensagem de esperança. Deus escolheu ter para si um remanescente, pela sua graça.
É graça que se vê em Deus não nos rejeitar definitivamente, no presente tempo
É graça que se vê em Deus nos escolher no meio da multidão que se perde
É graça que nos resgata e que nos preserva
É graça na revelação de Deus a nós
Você consegue compreender o tamanho do privilégio, da bênção que recebeu ou que é oferecida a você?
Aplicação
CESAR, LEMBRE-SE DE SER PRÁTICO. DÊ EXEMPLOS!
Se este é o seu caso e você pode entender que Deus te ama e quer te resgatar:
Considere de que lado quer estar no juízo, ao lado dos que se salvam ou dos que se perdem. A diferença é uma só: Jesus Cristo. Creia nele, de todo o seu coração. Não endureça o coração, ouvindo a voz de Deus. Não acrescente a incredulidade ao seu pecado. Receba a Cristo como seu único salvador - não você mesmo, não a religião, apenas Jesus.
Se a salvação é pela graça e você continua a viver sob a culpa, isto tem nome: é incredulidade. Tome cuidado para não terminar como os judeus, que buscaram a justiça pelas obras e naufragaram na fé. É Jesus, só Jesus.
Não perca a esperança na Igreja. Formada por homens imperfeitos, mas povo de Deus. Sempre há um remanescente.
Não perca a esperança em relação aos que estão longe do caminho. Deus não desiste de pessoas - e você também não deveria.
Que o Senhor desperte em nosso coração a gratidão que vem do privilégio de nos sabermos escolhidos pela graça.
Related Media
See more
Related Sermons
See more