R. S. V. P.

Sola Gratia  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 31 views

O caminho da graça é o arrependimento. Convidar os ouvintes a se arrependerem e crerem no Senhor, confiando que serão perdoados e restaurados.

Notes
Transcript
2Crônicas 30.1–9 RA
Depois disto, Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá; escreveu também cartas a Efraim e a Manassés para que viessem à Casa do Senhor, em Jerusalém, para celebrarem a Páscoa ao Senhor, Deus de Israel. Porque o rei tivera conselho com os seus príncipes e com toda a congregação em Jerusalém, para celebrarem a Páscoa no segundo mês (Porquanto não a puderam celebrar no devido tempo, porque não se tinham santificado sacerdotes em número suficiente, e o povo não se ajuntara ainda em Jerusalém.).Foi isto aprovado pelo rei e toda a congregação; e resolveram que se fizesse pregão por todo o Israel, desde Berseba até Dã, para que viessem a celebrar a Páscoa ao Senhor, Deus de Israel, em Jerusalém; porque não a celebravam já com grande número de assistentes, como prescrito. Partiram os correios com as cartas do rei e dos seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo o mandado do rei, dizendo: Filhos de Israel, voltai-vos ao Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, para que ele se volte para o restante que escapou do poder dos reis da Assíria. Não sejais como vossos pais e como vossos irmãos, que prevaricaram contra o Senhor, Deus de seus pais, pelo que os entregou à desolação, como estais vendo. Não endureçais, agora, a vossa cerviz, como vossos pais; confiai-vos ao Senhor, e vinde ao seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao Senhor, vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós. Porque, se vós vos converterdes ao Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos e tornarão a esta terra; porque o Senhor, vosso Deus, é misericordioso e compassivo e não desviará de vós o rosto, se vos converterdes a ele.
2Cr 30.1-9
Intro
O inferno de vidas destruídas pela maldade humana: o aborto, violência contra crianças endossada pelo EI, cracolândia.
Talvez você não experimente estas coisas mas lute contra: falta de paz interior, ausência de sentido na vida, culpa.
A explicação: corações endurecidos pelo pecado, por uma atitude natural de rebeldia contra o Senhor. Há porém um caminho de salvação, e o Senhor quer que você o conheça hoje.
Explicação
“Era uma vez...” (contar a história de Israel até o cativeiro).
Ezequias: disposição em servir ao Senhor (). Restauração do Templo. Avivamento (). Desejo de ver não apenas Judá reavivado, mas todo o Israel.
2Crônicas 29.10 RA
Agora, estou resolvido a fazer aliança com o Senhor, Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira.
2Crônicas 29.36 RA
Ezequias e todo o povo se alegraram por causa daquilo que Deus fizera para o povo, porque, subitamente, se fez esta obra.
Disposição em servir ao Senhor
Convite para celebrarem a Páscoa, ainda que fora de tempo (explicar o porquê, v. 3 - havia previsão legal para isso), algo que não se fazia há 200 anos.
Para todo Israel do sul ao norte (Berseba a Dã). Um convite à unidade e ao retorno ao pacto.
Um tipo de Cristo: chama o povo para si e ao arrependimento.
Explicar RSVP. Como você vai responder a este convite?

R. S. V. P.

Como responder adequadamente ao convite da graça? De uma nova maneira, com submissão e serviço.

Responda de uma nova maneira

“… como vossos pais” - Uma história de dureza de coração e indisposição quanto a Deus
Deus forma para si um povo diferenciado, dentre todas as nações, que nade contra a corrente da cultura.
Tudo tão igual. Desde o que consumimos até a mente coletiva. Uma mentalidade de manada.
Em Cristo, a perspectiva não apenas do diferente, mas do absolutamente novo, que leva muito além do que se possa imaginar (). Em Cristo, nós podemos experimentar uma novidade de vida que nos traz paz, segurança, certeza de amor que ninguém pode experimentar aparte dele.
2Coríntios 5.17 RA
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
No texto: seus pais pecaram, deu no que deu. Vocês querem seguir o mesmo caminho?
Na vida: você tem hoje a oportunidade de experimentar algo absolutamente novo da parte de Deus, se você responder positivamente ao convite da graça, ou você pode fazer como todo mundo faz...
Esta resposta diferenciada somente pode partir de um coração dócil e submisso à vontade do Senhor.

Responda com submissão

Seja manso
“Não endureçais… confiai-vos”
O pecado dos pais: dureza de coração. Idolatria, noção de autossuficiência, rebelião contra a vontade de Deus. Contrário ao propósito original de caminhar com Deus, sob a sua sombra, tendo-o como o bom pastor.
Um mundo orgulhoso, que julga poder viver sem Deus. Quando surgem as dificuldades, busca a solução para o seu vazio existencial em falsos deuses. “Melhor reinar no inferno que servir no céu”.
Deus não se permite suprimir. Ele age, ministrando justiça, dando a paga pelo pecado, permitindo que vivamos as consequências de nossa maldade, como se vê no texto e como se vê na nossa história.
Jesus faz-se em servo sofredor (, pedir para abrir). Não apenas em sua entrega, mas também em seu exemplo.
Filipenses 2.5–8 RA
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Uma nova disposição de submissão, pela qual devemos viver. Mansidão confiante, nos deixando pastorear pelo Espírito de Deus. Disposição em obedecer de maneira grata, em resposta à bondade manifesta do Senhor.
Este espírito de submissão interior leva a ações práticas.

Responda com serviço

Sujeite-se ao Senhor
“Vinde ao seu santuário… servi ao Senhor”
O altar de Betel, uma falsa adoração
A verdadeira adoração: somente ao Senhor, da maneira que ele ordenar
O espírito religioso de nossa época - algo bom, que aponta para uma consciência inata do homem de que existe um Deus. Perigoso também, pois via de regra redunda em idolatria. Nós enxergamos Deus errado e por isso nos relacionamos com ele de maneira errada.
Páscoa: há muito não era celebrada do modo ordenado (com todo Israel) - v. 5
O Senhor também ordena o modo como quer ser adorado. As prescrições do Templo.
O homem tenta inventar. Desde elementos estranhos ao culto (dança litúrgica, atos proféticos) até elementos mais sutis, como o legalismo
Como Deus reverte nossa miopia? Primeiro pela Lei, por fim por Jesus Cristo ()
Hebreus 1.3 RA
Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,
Em Cristo, aprendemos como o Pai quer ser adorado
Em Espírito e em verdade ()
João 4.24 RA
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Em obediência aos mandamentos ()
João 14.21 RA
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
Em serviço sacrificial ao próximo ()
Mateus 25.40 RA
O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
De modo que, em Cristo e por meio de Cristo, podemos oferecer a Deus perfeita adoração.
Conclusão
Conclusão
Uma resposta adequada de nossa parte resultará em uma resposta abençoadora da parte de Deus (v. 9).
Deus deseja restaurar a sua comunhão com ele. Duas respostas são possíveis ( - pedir para abrir). Você pode responder como o falso Israel respondeu e ser digno da mão pesada de Deus - que é lamentável, diante do coração amoroso do Pai ( - ler, sem slide). Ou você pode responder positivamente, como aqueles que foram celebrar a Páscoa.
2Crônicas 30.10–12 RA
Os correios foram passando de cidade em cidade, pela terra de Efraim e Manassés até Zebulom; porém riram-se e zombaram deles. Todavia, alguns de Aser, de Manassés e de Zebulom se humilharam e foram a Jerusalém. Também em Judá se fez sentir a mão de Deus, dando-lhes um só coração, para cumprirem o mandado do rei e dos príncipes, segundo a palavra do Senhor.
Mateus 23.37 RA
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!
2Crônicas 30.10–12 RA
Os correios foram passando de cidade em cidade, pela terra de Efraim e Manassés até Zebulom; porém riram-se e zombaram deles. Todavia, alguns de Aser, de Manassés e de Zebulom se humilharam e foram a Jerusalém. Também em Judá se fez sentir a mão de Deus, dando-lhes um só coração, para cumprirem o mandado do rei e dos príncipes, segundo a palavra do Senhor.
2Crônicas 30.10–12 RA
Os correios foram passando de cidade em cidade, pela terra de Efraim e Manassés até Zebulom; porém riram-se e zombaram deles. Todavia, alguns de Aser, de Manassés e de Zebulom se humilharam e foram a Jerusalém. Também em Judá se fez sentir a mão de Deus, dando-lhes um só coração, para cumprirem o mandado do rei e dos príncipes, segundo a palavra do Senhor.
Aplicação
O convite da graça do Senhor está aberto:
Volte-se ao Senhor. Abandone seus maus caminhos. Confie nele. Receba o Salvador que ele proveu, Jesus Cristo. Os pensamentos do Senhor a seu respeito são pensamentos de paz, não de mal. Não rejeite a misericórdia do Senhor.
Entregue sua vida a Jesus, hoje. É o dia oportuno, não deixe para amanhã.
Cristão, deixe seu mau caminho. Abandone de vez a prática do pecado. Decida-se a viver como nova criatura, como Jesus Cristo lhe fez.
Seja um mensageiro. O desejo do Senhor é que o que ele tem promovido dentro da Igreja seja experimentado também pelos de fora. É por isso que ele nos constituiu como mensageiros (). A mensagem ainda é a mesma: voltem-se para o Senhor e ele se voltará para vocês.
Que o Senhor nos abençoe a responder sempre positivamente ao convite da graça.
Related Media
See more
Related Sermons
See more