DE ONDE VEM A CORRUPÇÃO?

Jesus de Nazaré  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 104 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Você está satisfeito com sua vida espiritual?
As pessoas, nos dias de Jesus, estavam tranquilas quanto às formalidades e à resposta que davam ao legalismo fariseu.
Um exemplo disso é a parábola de
Lucas 18.9–14 RA
Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
A hipocrisia era uma grande marca na vida de muitos judeus, especialmente, dos fariseus.
Embora eles vivessem uma vida impura em seus corações, faziam questão de dar a impressão aos outros de que suas vidas estavam bem diante de Deus.
Jesus teve muitas discussões com fariseus sobre sua forma de viver.
Em , provavelmente Jesus viveu mais uma dessas muitas discussões.
Vejamos, expositivamente, como Jesus tratou sobre a pureza e a corrupção com os fariseu em .
Marcos 7.1 RA
Ora, reuniram-se a Jesus os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém.
Mais um de tantos encontros entre Jesus e os líderes religiosos que tinham uma vida religiosa diante da sociedade.
Neste encontro, Jesus mais uma vez irá confrontá-los.
Marcos 7.2–5 RA
E, vendo que alguns dos discípulos dele comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar (pois os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos; quando voltam da praça, não comem sem se aspergirem; e há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal [e camas]), interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar?
Marcos 7.2–5 RA
E, vendo que alguns dos discípulos dele comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar (pois os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos; quando voltam da praça, não comem sem se aspergirem; e há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal [e camas]), interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar?
Os fariseus viram os discípulos comer sem lavar as mãos.
A observação nada tinha a ver com higiene.
Os versos 3 e 4 explicam a razão da preocupação dos fariseus.
Tudo era literalmente batizado, esta é a expressão que aparece em todo o texto.
Ou seja, tudo era cerimonialmente purificado para que nada fosse capaz de atrapalhar a santidade dos judeus.
Eles realmente criam que alimentos ou sujeira de terra poderia sujar suas almas.
Por isso, no verso 5, questionam a Jesus.
A tradição visava a santidade, mas esta tradição que visava a santidade nunca fora prevista pela Bíblia.
Jesus, incomodado com o fato de eles nao darem importancia à Bíblia e com o fato deles quererem acrescentar algo ao que a Bíblia diz, lhes responde:
Marcos 7.6–13 RA
Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição. Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta para o Senhor, então, o dispensais de fazer qualquer coisa em favor de seu pai ou de sua mãe, invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes.
Isaías havia profetizado sobre o abuso dos judeus com suas leis para santificação.
Ao criar estas leis eles negavam a Lei de Deus.
Verso 6b-7: Adoração era da boca pra fora.
verso 8: Negam a Bíblia, criar leis próprias para a santidade.
verso 9: Rejeitam o que Deus diz, criam suas próprias ideias sobre Deus.
verso 10: Moisés manda honrar os pais.
verso 11-13: Corbã, uma lei a mais que, segundo os judeus, invalidava a necessidade de honrar pai e mãe.
verso 13b: muitas outras leis assim foram criadas.
Jesus, agora, dirige-se à multidão e não mais aos fariseus:
Mc 7.14-
Related Media
See more
Related Sermons
See more