REJEIÇÃO

Jesus de Nazaré  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

INTRODUÇÃO

Na última semana, vimos como a oração pode nos trazer além do que pedimos ou pensamos.
Vimos como Jesus, com uma só palavra, é capaz de mudar toda a nossa história.
Hoje veremos como Jesus lidou com a rejeição. Veremos como a rejeição de Jesus nos ensina algo especial sobre nossas próprias vidas e sobre a própria Páscoa.

VOLTANDO PARA CASA

Mark 6:1 RAStr
Tendo Jesus partido dali, foi para a sua terra, e os seus discípulos o acompanharam.
Mc6.1
Jesus retornava para sua casa quando a história desta passagem aconteceu.
A casa de Jesus, neste período, era provavelmente em Nazaré (por causa do verso 3 que leremos adiante).
Ele volta com seus discípulos, provavelmente acompanhado de perto pelos 12 apóstolos, embora seguido mais de longe por muitos outros que criam ser ele o messias.
Voltar pra casa após um período tenso (e intenso) é reconfortante. Todos nós precisamos disso.
Jesus havia passado por um período fisicamente cansativo lidando com pessoas endemoninhadas, pessoas enfermas, pessoas mortas, pessoas enlutadas, enfim… Você consegue imaginar o cansaço físico/mental de Jesus?

A PALAVRA QUE ACOMPANHA O DESCANSO

Mc6.2
Mark 6:2 RAStr
Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?
Querendo o descanso físico/mental, o que Jesus procurou?
Interessante como Jesus busca a Palavra para encontrar o seu descanso.
Ele vai a uma sinagoga e começa a ensinar as Escrituras.
As pessoas ali se encantam com as suas Palavras.
Muito interessante!
Jesus é o dono e o autor de toda a Palavra de Deus. Ele é o próprio Verbo (de Deus) que se fez carne (). Ele é o próprio Verbo Escrito e Encarnado.
John 1:14 RAStr
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
E quando o próprio Verbo de Deus abre as Escrituras e começa a explicá-las, os homens se encantam.
Percebamos que a Bíblia, quando lida com frequência e perseverância, debaixo da unção do Espírito Santo, é capaz de nos maravilhar.
Você já se maravilhou lendo ou ouvindo a Palavra de Deus?
A Bíblia possui uma glória peculiar, como escreveu John Piper. A Bíblia é poderosa para trazer descanso para nossa alma, além de ser capaz de restaurar a nossa alma quando esta encontrar-se ferida ().
Psalm 19:7 RAStr
A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.
Jesus, voltando pra casa, querendo descanso, vai para a Palavra. E sabendo da necessidade humana de descanso para a alma, a lê e explica aos homens de seu tempo.

A FAMÍLIA DE JESUS

É nesta altura do Evangelho que ficamos sabendo da família de Jesus.
Os próprios moradores da cidade que estavam presentes na sinagoga onde Jesus pregava descrevem quem são e quais são os nomes dos familiares de Jesus.
Mc6.3-
Mark 6:3 RAStr
Não é este o carpinteiro, filho de Maria irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
A profissão de Jesus é revelada.
Sua mãe se chama Maria.
Seus irmãos se chamam Tiago (o mesmo que escreveu a Epístola de Tiago), José, Judas (o mesmo que escreveu a Epístola de Judas) e Simão.
Ele possuía irmãs, mas seus nomes não são mencionados.
Muitos hoje têm dificuldade em imaginar que Jesus tenha tido irmãos e irmãs, mas é isso que este e outros textos dizem:
Matthew 1:25 RAStr
Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.
Matthew 12:46 RAStr
Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe.
Matthew 13:56 RAStr
Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?
Mt
Matthew 1:25 RAStr
Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.
Todos os seus familiares se escandalizavam de Jesus. A melhor ideia por trás desse texto é que eles se envergonhavam de Jesus.
Jesus, retornando à sua casa, procurando encontrar alívio na Palavra, oferecendo-a a outros, encontra angústia e tristeza em um só lugar, em sua casa.
Não existem famílias perfeitas.
Seus irmãos vieram a se converter após sua ressurreição somente. Veja:
Acts 1:12–14 RAStr
Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado.Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro João Tiago André, Filipe Tomé, Bartolomeu Mateus, Tiago, filho de Alfeu Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
At1.
Note, em especial, o verso : "Com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele". Ou seja, após sua ressurreição, todos estão convertidos em oração esperando a vinda do Espírito Santo.

O DESABAFO DE JESUS

MC6.4
Mark 6:4 RAStr
Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa.
Não espere fazer milagres dentro de sua própria casa. Não espere ser o evangelista do seu lar.
É bem provável que Deus use outra pessoa para trazer sua família a Cristo.
Sua função principal não é converter sua família, mas orar por eles, dar bom testemunho a eles e, quando possível, ler e explicar a Bíblia para eles, assim como Jesus fez com os familiares dele.
Se zombaram de Jesus, não espere que com você possa ser diferente.
Você tem orado por seus familiares?

MISERICÓRDIA NA REJEIÇÃO

Ainda assim, Jesus agiu com misericórdia para com aqueles que zombavam dele, porém sem crer nele como o Messias.
Mark 6:5–6 RAStr
Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar.
Estas palavras são o resumo da Páscoa.
O que Jesus fez por nós na cruz do calvário e em sua ressurreição foi exatamente isso.
O que mais se vê na humanidade é incredulidade e dureza de coração. Além disso, a rebeldia e até mesmo zombaria da Bíblia não é algo incomum.
O que levou Cristo a morrer e vencer a morte na ressurreição por nós? Sua misericórdia.
O que levou Cristo a curar e abençoar pessoas em Nazaré e aldeias da vizinhaça? Sua misericórdia.
A Páscoa é o principal sinal de Deus de Sua misericórdia. O ápice de sua misericórdia.

CONCLUSÃO

A conclusão que fazemos é que, mesmo querendo Deus trazer alívio e paz à nossa alma, somos capazes de zombar das coisas dEle e nos esquecermos de seus caminhos.
Não fosse a misericórdia de Deus, jamais seríamos salvos.
Não fosse a bondade de Jesus e seu desejo de nos abençoar, nós jamais conheceríamos a graça de Deus.
Não fosse o amor de Deus revelado em Jesus pendurado na cruz, jamais acharíamos descanso para nossa alma.
Descanso para a alma + conhecer a graça de Deus + ser salvo por Jesus. Tudo isso é fruto da bondade de Deus.
Que nossos corações se encham de gratidão e que nunca nos esqueçamos que em sua visita à sua terra natal, tudo o que Jesus quis foi levar descanso aos corações dos seus antigos amigos e parentes.
Quando Jesus morreu e ressuscitou, tudo o que ele quis foi trazer descanso aos nossos corações também. Que ele encontre em nós algo diferente do que encontrou em Nazaré. Que aja em nosso coração gratidão e louvor por tão grande amor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more