A RESSURREIÇÃO DA FILHA DE JAIRO

Jesus de Nazaré  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 311 views

O tempo de Deus não é o nosso tempo. E se Deus parece demorar para nos responder? Aprendamos com esta passagem.

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

INTRODUÇÃO

Na última semana, vimos como a fé quando posta em prática pode nos levar ao extraordinário.
Vimos na cura da mulher que sofria de uma hemorragia como nunca devemos perder a fé de buscarmos em Jesus a nossa cura.
Obviamente, ele pode ou não nos curar. Ele sempre fará o que for melhor aos olhos dele.
Mas devemos pedir segundo o nosso coração, sempre orando para que, no final, seja feita a vontade dEle e não a nossa. A dele sempre será a melhor.
No caso da mulher enferma da semana passada, a vontade de Jesus era a mesma que a dela: a cura.
Hoje veremos outra cura extraordinária: a ressurreição da filha de Jairo.
As curas nos encantam, mas não podemos deixar de nos lembrar que elas tinham um propósito específico nos dias de Jesus: provar que Ele era o messias.
Vamos ao texto de em diante.

QUANDO NOTÍCIAS RUINS NOS DERRUBAM

Mark 5:35 RAStr
Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?
Jesus ainda conversava com a mulher curada quando mensageiros de Jairo (que estava ao lado de Jesus e viu a cura da mulher enferma) e conta para ele que sua filha havia acabado de falecer.
Aparentemente, a interrupção para curar a mulher com hemorragia atrapalhou a chegada até a filha de Jairo.
É fácil crer quando uma notícia fatal chega até nós?
Você já recebeu alguma notícia que lhe roubou todas as esperanças? Não apenas notícias relacionadas à morte de alguém, mas notícias relacionadas à trabalho, dinheiro, amigos, expectativas, etc. Notícias que arrebentam com você, machucando sua alma.
Veja as palavras de Jesus a Jairo:
Mc5.
Mark 5:36 RAStr
Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente.
Jesus foi rápido.
Imagine-o vendo os homens chegando a Jairo e dizendo as palavras destruidoras e Jesus se volta para Jairo numa velocidade incrível e diz: Não fique com medo! Apenas creia! Continue crendo…
"Confie em mim. Seja paciente. Não há necessidade de pressa."
E o texto continua:
Mark 5:37–40 RAStr
Contudo, não permitiu que alguém o acompanhasse, senão Pedro e os irmãos Tiago e João.Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito.Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme.E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava.
Mc5.37-
Como fez em outras ocasiões, Jesus decide ir com poucas pessoas para resolver este problema. Muita gente não seria uma boa ideia nesta hora.
Leva somente Pedro, Tiago e João consigo.
Quando chega na casa, manda que todos saiam de lá.
A cena na casa era desesperadora. Pessoas aflitas, chorando pela morte da filha de Jairo.
Entendamos, ele era o chefe da sinagoga de Cafarnaum. Pessoa muito conhecida e respeitada. E ele chega com Jesus em sua casa.
Quando Jesus diz as primeiras palavras na casa, todos riem dele. Entenda: a palavra "riam-se" no texto original (κατεγέλων - kategelōn) significa que eles "ridicularizaram por falsos risos". Não foi um sorriso, foi uma ridicularização pelo que Jesus havia acabado de dizer: "ela dorme".
Com isso, Jairo provavelmente imaginou que Jesus chegou na hora errada.
O tempo de Deus não é o nosso tempo. Deus não age de acordo com nossa agenda.
Provavelmente, não havia esperança mais, pois Jairo havia procurado Jesus para uma cura, não para uma ressurreição.
Mas, quando procuramos a Jesus, podemos esperar sempre mais do que pedimos.
Ephesians 3:20–21 RAStr
Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Ephesians 3:20–21 RAStr
Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Ephesians 3:20 RAStr
Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
Após todos saírem, Jesus entra no quarto onde a menina estava. Jesus leva consigo só o pai e a mãe, e os 3 apóstolos que levou consigo.
Mark 5:41–43 RAStr
Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te!Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados.Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.
Mc5.41-
Como sempre lhe foi comum, Jesus ordena e suas palavras ganham vida.
Quando a voz que criou os céus e a terra ordenam, tudo obedece, tudo se cria, tudo surge, do nada. Cristo é o dono da vida, o autor da vida.
Só ele sabe como gerar vida e é o único capaz de dar ao ser humano aquilo sobre o que nenhum de nós tem controle.
Cristo é o dono da vida, o autor da vida. Só ele sabe como gerar vida e é o único capaz de dar ao ser humano aquilo sobre o que nenhum de nós tem controle.
"Talitá cumi" = "Garota, levante!" (aramaico).
Talita, embora signifique "menina, garota", no contexto da época era usado como uma palavra carinho para filhas. É como hoje, quando um pai ou uma mãe chama a sua filha de "filhinha", "meu amorzinho", "princesinha", ou algo assim.
É assim que Jesus a chama.
"Levante" não significa "ressuscite", significa apenas "levante, acorde".
Imagine uma mãe chegando ao lado da cama de sua filha e dizendo: "Princezinha, é hora de acordar", com uma voz suave e cheia de carinho. É assim que Jesus chamou a filha de Jairo.
Jesus estava diante de uma pessoa morta. E é assim que Autor da Vida encara a morte, como nada. Embora a morte seja nossa maior inimiga, para nosso Redentor ela é menos que nada.
Como escreveu Timothy Keller:
"Se eu estiver segurando sua mão, a morte nada mais é do que um sono".
Timothy Keller
Após a admiração que caiu sobre todos, Jesus mais uma vez ordena o silêncio ()
Mark 5:43 RAStr
Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.
Jesus quis manter sua atenção secreta até que chegasse o tempo certo em que ele se revelaria claramente aos homens. Se ele se revelasse nesta altura, poderia acontecer que ele fosse rapidamente perseguido e morto "antes do tempo".
κατεγέλων

CONCLUSÃO

Mais uma vez, só Jesus é capaz de gerar vida.
Só Jesus é capaz de, com uma palavra, enxugar dos olhos toda lágrima e plantar nos lábios um sorriso de alegria.
Aqueles que riam de Jesus em ridicularização, agora riam com lágrimas nos olhos de gratidão e admiração.
No tempo de Jesus, ele deu a Jairo e à sua família algo que jamais eles esperavam quando primeiramente foram à sua procura.
Nunca nos esqueçamos de que, quando pedimos algo a Deus em nome de Jesus, que devemos esperar pois, no tempo de Deus, ele nos responderá e sua resposta será de acordo com a Sua vontade que é sempre:
Romans 12:2 RAStr
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Você está impaciente com algo que pediu recentemente ao Senhor?
Você tem sido tentado a reclamar, murmurar porque alguma resposta da parte de Deus tem demorado?
Então, deixe que Ele tome você pela mão e cuide de você com o mesmo amor com que cuidou da filhinha de Jairo. Ele não mudou.
Ele sabe o tempo certo de todas as coisas.
Em breve, chegará a hora dele sentar ao seu lado e responder a todos os seus anseios.
Até lá, responda a pergunta que ele fez a Jairo:
Mark 5:36 RAStr
Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente.
Mc
Creia somente! Creia e espere.
Sua vontade é sempre BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL. Quando você busca a Deus por algo, é isso que deve esperar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more