O caráter de um discípulo

Pregações  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
2Tm 1.3-5
Introdução ‌1. O começo da carta já vimos o fundamento da Fé e a imortalidade manifestada em Cristo, revelando assim aos portadores da fé, essa graça de ser Ele as primícias dos filhos de Deus. Assim também de ter sido entregue a ele (Paulo), o Ministério de ser o seu Apóstolo.
2. A seguir temos que lembrar a nós (crentes), sobre a graça e a misericórdia que Deus decretou firmada nas revelações das profecias Antigas.
3. E a graça se encontra no fato de Deus em seu caráter de bondade, estender essa bondade para com sua criação. Enquanto a misericórdia visa a salvação de seres que estão condenados numa situação de miséria. Estas são pessoas aflitas e esperam pelo socorro divino.
4. Elas tem profunda consciência do seu estado, que por situações diferentes foram deixadas nessa situação. Jesus veio para elas.
5. Elas podem ser ricas ou pobres, mas sempre será uma pessoa que espera por Deus. Que chora seus pecados. Mt 5.4 - os que choram serão consolados.
I - Graças porque sirvo a Deus (v.3). 6. (Paulo) Tem um coração cheio de gozo, porque sua vida está a serviço de Deus. De fato, todos fomos chamados para um serviço que tenha grande recompensa. Você consegue ver Paulo abatido com o que ele fez durante a vida? Não! Ele está no corredor da morte, mas está em paz. E sua confissão em combater o bom combate demonstra essa paz. Fez a vontade de Deus da melhor forma nos anos de sua vida. Frank Sinatra, foi um dos que quando estavam morrendo disse - perdi Tudo. Na hora da morte descobriram que trabalhar com esperança aqui na terra não pode satisfazer. Diz Salomão em EC - tudo isso é vaidade. Entenda o que Jesus disse - João 6.27Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará;
7. Servir é melhor que ser servido! É bom que pensemos assim. Como levar toda Sorocaba para Cristo? Servindo ao próximo. Nossas orações precisam ter esse objetivo. Servir.
8. Ao sair do culto já devemos estar pensando. O que posso fazer para Cristo, que agrade a Deus. Como posso fazer a vontade de Deus?
9. Paulo nunca teve uma casa própria, nunca teve um cavalo, não tinha diversão, não tinha passeios, nunca pensou em ganhar mais dinheiro. Aliás, ele foi obrigado a trabalhar por um certo tempo para seu sustento e de seus companheiros.
10. Ele dizia “estou crucificado com Cristo”. Não era só o pecado que ele havia crucificado. Ele crucificou toda sua vida, seus desejos, interesses para servir a Cristo.
11. Vemos um homem quase que em desespero, mas não por sua vida, mas para que outros pudessem ter a salvação. Paulo não queria encher igreja. Ele queria que muitos fossem salvos da ira divina. Ele chorava porque os israelitas, seus irmãos não se convertiam, embora tivessem em suas mãos as promessas...
12. Consciência pura - porque fazia tudo, não dava espaço para pensar ou fazer outra coisa, a não ser - servir o Senhor.
II - A fé sem fingimento e o desejo de estar junto (v.3-5).
13. Orações noite e dia pelo discípulo. As lágrimas de Timóteo, e o desejo de receber para estarem juntos mais uma vez.
14. Pergunta - você é uma pessoa que se sente bem quando está com seu irmão? Você conhece alguém que vc sabe que se sente bem quando está com vc? Qual é o segredo de sentir saudade sincera de alguém? De querer estar juntos como irmãos?
15. Vc gosta de estar em companhia de pessoas que dizem fazer, mas não assumem suas palavras?
16. O que faz de um crente, um verdadeiro crente, e de uma igreja, uma verdadeira igreja, não é apenas o ajuntamento no domingo. Mas a FÈ sem FINGIMENTO. Não adianta ter emoções na hora da oração ou do louvor ou dar glória a Deus na pregação.
17. O que faz alguém sentir-se bem ao lado de outro, de sentir saudades - é a sinceridade. É estar disposto a cooperar. É servir, e não apenas fazer encenação. Postar versículos mas não abrir mão do seu tempo, do seus recursos. Como sentir saudade de alguém que só quer te usar? Que só lembra de vc na hora boa, da festa, da alegria, mas na dificuldade não é capaz nem de dizer - Ei, estou aqui ao seu lado!
18. A situação de Paulo era essa - ninguém estava ao seu lado a não ser Lucas, mas Paulo queria ver seu discípulo pela última vez. Porque já havia mostrado um caráter de homem cristão.
III - O fundamento de um discípulo de caráter (v.5)
19. Quando Paulo diz sirvo a Deus, desde os meus antepassados - relacione isso com a fé sem fingimento e a educação de Timóteo.
20. Paulo era temente a Deus, mesmo antes de se converter a Cristo. Ele estava impregnado pela educação na Lei, e parece que as profecias não tinham muita força de impacto, mas mesmo assim ele era um fariseu dedicadíssimo ao estudo da Lei aos pés de Gamaliel. Com toda certeza sua mãe e pai tiveram tremenda influencia na construção do seu caráter.
21. Agora, Paulo cita a instrução da avó e da mãe de Timóteo. É aqui que precisamos parar e lembrar e aprender uma coisa - sem base não se constrói uma boa casa. Cristo é nosso alicerce, mas quando os pais não dão exemplo de temor ao Senhor, a educação, a disciplina é deixada por conta do celular - você não poderá esperar muito de seus filhos. Isso é lógica. Nós conhecemos que 2+2=4, mas não aprendemos que de um pé de laranja não pode sair uma manga.
22. Eu coloquei a canção da Gigliolla Cinqueti - No no letá - uma garota de 17 anos a 50 anos atrás tinha isso na cabeça. “Eu não posso sair sozinha com você, porque eu sou muito nova. Se vc esperar terá todo meu amor, mas agora não”. Isso é valorizar a pureza bíblica.
23. Preste atenção - fé que não se enquadra no caráter bíblico, não é fé. Temos um Senhor, e queremos copiar sua vida.
24. Eu vejo as mulheres mães de Paulo e Timóteo levando-os para a igreja, mas em cima da prateleira tinham uma vara de marmelo. Elas são lembradas como modelo de verdadeiras cristãs. Elas deram educação para que seus filhos, deram disciplina para que os filhos tivessem temor e obediência.
Related Media
See more
Related Sermons
See more