Salmo 49 - Salmo de Sabedorias - Salmos dos filhos de Corá

Salmos dos filhos de Corá  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Liturgia

Oração
Leitura da confissão de New Hempshire - Tópico 15
Cânticos
Oração de frases
Oração de contrição

Introdução

Irmãos esse é o único salmo de sabedoria dos filhos de Corá - o Salmo 49 , por ser um salmo de sabedoria - destinado a transmitir sábias palavras - concentra-se na riqueza terrena e no destino dos ímpios. O salmista convoca todas as pessoas a ouvirem seu provérbio (vv. 1-4) e depois questiona por que ele deveria temer os corruptos e poderosos. Ele conclui que ninguém pode resgatar a vida de outra pessoa (vv. 5-9). Uma vez que tanto os sábios quanto os tolos morrerão e deixarão para trás suas riquezas (vv. 10-12), aqueles que depositam sua confiança na riqueza serão consumidos pelo reino dos mortos (she'ol em hebraico; vv. 13-15). Ele conclui desencorajando as pessoas a temerem os ricos, cuja glória não os seguirá na morte (vv. 16-20).
Mas esse Salmo nos deixa uma grande questão - Por que os ímpios prosperam e os justos definham? Esse é o enigma para o qual ele propõe uma resposta. E é interessante como ele expõe sua resposta em música acompanhada por harpa.
Vamos ao texto:

Texto

Salmo 49 (NVI)
Oremos
14 Que as palavras da minha boca
e a meditação do meu coração
sejam agradáveis a ti,
SENHOR, minha Rocha e meu Resgatador!
Meus irmãos como é interessante esse Salmo 49 é um salmo de sabedoria sobre o vazio das riquezas. Não lemos nada parecido com ele até este ponto de nossos estudos dos salmos dos filhos de corá. Na verdade, os versículos iniciais (vv. 1-4) soam mais como Provérbios ou outra seção de "sabedoria" do Antigo Testamento do que como um salmo.
Ele começa, assim como o Livro de Provérbios, com um apelo aos homens sábios de todo o mundo. É para "todos os que vivem neste mundo, tanto os de baixo como os de cima, tanto os ricos como os pobres". Todos estão incluídos, tanto nós quanto os outros.
É engraçado como “Os cristãos atuais” de nossos dias às vezes pensam que estão acima desses apelos.
Mas esse nunca é o caso - todos nós precisamos atender à sabedoria da Bíblia. A maioria de nós no Ocidente, mesmo quando somos muito ativos no trabalho cristão, somos na maioria das vezes materialistas. Ou seja, pensamos em termos das coisas que vemos em vez das realidades espirituais que não podemos ver, e estamos inclinados a confiar na riqueza ou no que podemos realizar com ela.
Quantas vezes não nos pegamos pensando que se tivéssemos mais dinheiro poderiamos fazer isso ou aquilo… loterias.. ajudas enormes.. até mesmo racionaliza dizendo que vai doar para a caridade e missionários para justificar a ganância.
Meus irmãos a confiança nas riquezas é um problema persistente e universal.
O que o salmista propõe é a sabedoria dada a ele por Deus e para não perdermos o foco, o versículo 4 diz: "Voltarei os meus ouvidos para um provérbio". Ou seja, o salmista ouvirá o que Deus tem a dizer sobre o assunto. Irmãos isso significa que aquele que quer ensinar os outros deve primeiro ser ensinado a si mesmo. O pregador que deseja falar em nome de Deus deve começar ouvindo.
O salmista chama o que ele está prestes a expor de "enigma". É o que poderíamos chamar de "o mistério da vida, da morte e da prosperidade" ou a falta dela. só que aqui o salmista vai aumentar para incluir a opressão que a riqueza frequentemente possibilita e incentiva, e vai lidar com o medo que os pobres frequentemente têm daqueles que têm dinheiro. Ele diz ao ouvinte não apenas para estar ciente de que a morte é o grande nivelador, mas também para não temer as pessoas ricas.
Só que esse fato dos justo prosperarem não é novo - se olharmos o Salmo 37.1 “1 Não se irrite por causa dos malfeitores, nem tenha inveja dos que praticam a iniquidade.” Eclesiastes 7.15–18 “15 Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justos que perecem na sua justiça, e há ímpios que prolongam os seus dias na sua maldade. 16 Não seja demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que você destruiria a si mesmo? 17 Não seja demasiadamente perverso, nem seja tolo; por que você morreria antes da sua hora? 18 Bom é que você retenha isto e também não abra mão daquilo; pois quem teme a Deus sai ileso de tudo isto.” Jeremias 12.1 “1 Justo serias, Senhor, se eu apresentasse a minha causa diante de ti. No entanto, preciso falar contigo a respeito da justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem em paz?”
. Então não é novo esse Chamamento do Salmista nesses 4 primeiros versos com muita Atenção.
No versos 5-9
Vai mostrar que a insensatez de que, confiar na riqueza vem da verdade óbvia de que ela não pode salvar uma pessoa da morte (vv. 5-9). É sábio lembrar-se disso e o cúmulo da insensatez esquecê-lo. Como somos criaturas eternas, devemos nos concentrar em como nos preparar para a eternidade, e não em como acumular cada vez mais riquezas aqui e perecer com elas.
O ateu francês e famoso por sua sagacidade e suas críticas ao cristianismo, Voltaire, era um homem muito rico. Ele foi a pessoa mais famosa do iluminismo europeu no sofisticado século XVIII, e seus escritos, especialmente seu ataque satírico ao cristianismo, na sua obra Cândido, eram lidos em toda parte. No entanto, quando Voltaire estava prestes a morrer, conta-se que ele gritou para seu médico em desespero: "Eu lhe darei metade de tudo o que possuo se você me der mais seis meses de vida". Mas, é claro, o médico não tinha condições de fazer isso, e toda a grande riqueza de Voltaire não conseguiu retardar o avanço da morte. Ele morreu desesperado.
Meus irmãos Se uma pessoa se endivida, um amigo ou parente pode pagar para tirá-la da dívida. Se alguém for condenado por um crime, em determinadas circunstâncias, poderá pagar um resgate e receber uma pena menor . Mas ninguém pode resgatar outra pessoa ou a si mesmo da morte. Todos morrerão, tanto os sábios quanto os tolos. O versículo 7 usa essa verdade para dizer que "ninguém pode resgatar a vida de outrem ou dar a Deus um resgate por ele". Ou seja, ninguém pode salvar outra pessoa da morte por dinheiro. - Ouvimos do pastor Fábio essa manhã, que temos a dívida do tamanho de Deus, ou do infinito, e somente alguém santo, puro e bom, poderia pagar por essa dívida.
.talvez a insensatez daqueles que confiam em suas riquezas não seja o fato de acharem que, de alguma forma, o dinheiro pode redimir suas vidas da morte, mas sim que, de alguma forma, acham que eles mesmos são invencíveis, que não morrerão (vv. 10-12).
.e ésse é um assunto que vai e volta em grande parte da literatura antiga, não apenas na Bíblia, que viver sem entendimento é viver como um animal, pois é a capacidade de pensar e raciocinar que diferencia os seres humanos do restante da criação. No entanto, como somos animalescos quando deixamos de considerar a brevidade de nossos dias e de nos preparar para como passaremos a eternidade! Nesse ponto, o texto hebraico é mais poderoso do que as traduções, pois a frase "não perdura" significa literalmente "não passa dessa noite". Isso sugere que, em vista da morte, a posição de uma pessoa na vida não é tão segura nem mesmo como a de um viajante que passa a noite em uma pousada. Em nosso caso, a vida é tão curta que não chegamos nem mesmo à manhã seguinte.
No entanto, haverá uma "manhã" brilhante para alguns que o salmista chama de "retos ou justos" (v. 14).
Olhem que interessante quando olhamos para o verso 13, e com isso passamos da metade do salmos, esse verso acrescenta um fator que impressiona - SEUS SEGUIDORES, É uma maneira de dizer que nem todos os tolos são ricos; pois há também pessoas tolas que os seguem, aspiram a ser como eles e aprovam suas palavras ou filosofia de vida. Você não precisa ter riqueza para perecer por causa da riqueza. Você pode perecer igualmente bem simplesmente fazendo do dinheiro sua meta e esquecendo-se das coisas espirituais.
A pessoa que se preocupa com o dinheiro tem como metas a segurança, a saúde, a vida longa e uma reputação duradoura. Mas o verdadeiro fim de tal pessoa é a morte - e não apenas a morte física, mas também a morte espiritual.
O versículo 14 compara os insensatos a ovelhas destinadas ao matadouro, o que é uma imagem apropriada. Mas também acrescenta literalmente: "A morte as pastoreará". (Tem um pastor chamado Alexander maclaren que pregando este texto entendeu que o salmista aqui estava se lembrando do salmo 23, quando o Senhor é o nosso pastor, mas aqui o pastor do tolo é o Dinheiro).
E no verso 15 vemos um brado, como se fosse um BASTA disso… - que diz MAS DEUS !!! que expressa a fé na vida dos justos após a morte. Esse brado ensina que aqueles que confiam nas riquezas morrerão, serão enterrados e logo serão esquecidos, mas aqueles que confiam em Deus serão redimidos por Ele e levados a Ele para desfrutar de vida pessoal e comunhão com Ele para sempre.
Sabe meus irmãos os Vislumbres da vida após a morte são raros no Antigo Testamento, mas o salmista aqui certamente afirma que, no caso dos que confiam no Senhor, e especificamente dele próprio, a morte não terá a palavra final. Embora ninguém (sábio ou tolo) possa pagar um resgate por sua vida ou pela vida de outra pessoa, Deus pode pagar esse resgate e libertar uma pessoa do reino dos mortos. A esperança do salmista aqui não é simplesmente uma vida longa (afinal, o rico perverso pode viver muito tempo, e ele sabe que vai morrer), mas sim uma vida eterna com Deus. Portanto, por que ele ou qualquer outra pessoa deveria se importar com o fato de alguém ser rico nesta vida? Eles não levarão nada com eles quando morrerem. A perspectiva do salmista aqui é refletida pelo sábio em Provérbios 11:4: "As riquezas de nada aproveitam no dia do furor, mas a justiça livra da morte".
.49:20. Como os animais
Como os ricos insensatos pensam que têm mais vantagens do que os justos, eles são ignorantes como um animal e, como um animal, perecerão.
Significado
Os tolos perversos do mundo parecem prosperar e dominar os sábios justos. Os ricos intimidam os outros. Eles se vangloriam de suas riquezas e confiam que sua riqueza os salvará. O sábio salmista assegura a si mesmo e aos outros que suas riquezas não os salvarão da ameaça final, ou seja, da morte. Por outro lado, Deus o redimirá da morte, de modo que ele viverá com Deus para sempre.
O salmo continua a assegurar ao povo de Deus que, mesmo que não prosperem neste mundo, Deus se preocupa com eles e os salvará da morte. O salmo é um raro vislumbre no Antigo Testamento da esperança da vida após a morte para o povo de Deus, mas é apenas um vislumbre. Embora ainda haja mistério, os leitores cristãos têm um entendimento mais completo. Por um lado, sabemos como a morte foi derrotada. O salmo dizia que ninguém poderia pagar um resgate por si mesmo ou por outra pessoa para ser libertado da morte, embora, surpreendentemente, Deus pudesse redimir uma pessoa. O Novo Testamento mostra que é Jesus Cristo, que ofereceu sua vida por nós, que paga o resgate e nos redime da morte. Jesus disse a seus discípulos que "o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28; cf. Marcos 10:45; 1Timóteo 2:6; Hb 9.15)
Aplicação:
.MENSAGEM E APLICATIVO
1. Devido à natureza didática desse salmo, a mensagem e a aplicação devem ser óbvias para qualquer leitor. O argumento é direto: todos no mundo precisam entender esse ensinamento sobre a vida, que as posses e o poder não podem redimir ninguém e não sobrevivem à morte, e como a morte chega para todos, aqueles que confiam na riqueza perecerão no reino dos mortos, mas aqueles que vivem pela fé triunfarão no final.
Portanto, a instrução seria confiar no Senhor e viver com sabedoria, apesar da presença opressiva de pessoas poderosas, pois os destinos dos sábios e dos tolos são muito diferentes.
2. O salmo não proíbe as pessoas de se tornarem ricas e poderosas; ele nos lembra de que confiar nisso e viver para isso é fútil e insensato. Portanto, Aqueles que valorizam o poder e a riqueza deste mundo perecerão como os animais, mas aqueles que vivem pela fé triunfarão sobre a sepultura. o salmo está contrastando os destinos dos sábios e dos tolos, como faz a literatura de sabedoria, bem como as prioridades na vida. (Qual tem sido sua prioridade?)
No Evangelho de Lucas, há uma advertência semelhante na história do homem rico que construiu celeiros maiores para o seu lucro, até que de repente sua vida foi tirada (Lucas 12.20 “20 Mas Deus lhe disse: “Louco! Esta noite lhe pedirão a sua alma; e o que você tem preparado, para quem será?”” ). Ele era um tolo, pois vivia apenas para esta vida. Essa é a advertência desse salmo.
Mas o encorajamento desse salmo é que não importa quanta privação e opressão os fiéis sofram nesta vida, ou o quanto sejam desprezados e perseguidos por aqueles que têm poder, há um dia de triunfo chegando, pois aos justos foi prometido algo muito melhor (ver Hebreus 11.36–40 “36 outros, por sua vez, passaram pela prova de zombarias e açoites, sim, até de algemas e prisões. 37 Foram apedrejados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada. Andaram como peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras; passaram por necessidades, foram afligidos e maltratados. 38 O mundo não era digno deles. Andaram errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. 39 Todos estes, mesmo tendo obtido bom testemunho por meio da fé, não obtiveram a concretização da promessa, 40 porque Deus tinha previsto algo melhor para nós, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.” ). 12 1Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. 3Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.
O Salmista não nega sua sujeição à morte, mas olha para Deus como aquele que o defenderá e redimirá dela, por maior que sejam os percausos da vida.
Para finalizar com a palavra de Matin Bucer (Pre reformador) século 16, “Deus remirá a minha alma do poder da morte”, ele também restaurará a vida e a felicidade do corpo, com a alma sentindo o consolo bendito de Deus, enquanto o corpo, que é entregue ao solo, torna-se alimento dos vermes. “Deus me ajuda”… Ademais, ele sustenta aqueles que ele elege para a vida, a quem entrega seu próprio Espírito. O Salvador declara que nenhuma dessas pessoas jamais experimentará a morte. Ele as ressuscitará no último dia e, enquanto esse dia não chega, concederá alegria à alma delas no céu. E isso é um mistério, pois a carne e o sangue não compreendem isso de maneira alguma, por isso o selāh é acrescentado - após o verso 15.
H. J. Selderhuis, Timothy F. George, e Scott M. Manetsch, Salmos 1–72, trans. Heber Carlos de Campos Jr., Paulo José Benício, e Vagner Barbosa, 1a edição., Comentário Bíblico da Reforma (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2018), 400.
Salmos 1–72 Faz-Nos um

Faz-nos um. LIVRO COMUM DE ORAÇÃO (1549): Deus Todo-Poderoso, uniste teus eleitos em uma comunhão no corpo místico de teu Filho, Cristo, nosso Senhor. Concede-nos a graça de seguir teus santos em todas as virtudes e vida piedosa para que possamos alcançar alegrias inexplicáveis que preparaste para todos os que te amam sinceramente, por meio de Jesus Cristo.

Related Media
See more
Related Sermons
See more