SL 87 - Sião A cidade de nosso Deus - Salmos dos filhos de Corá - Louvor

Salmos dos filhos de Corá  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 31 views
Notes
Transcript

Liturgia

Pré-ludio - Glorious things of thee are spoken
Notas sobre o autor John Newton -
John Newton (nascido em Londres, Inglaterra, 1725; falecido em Londres, 1807) nasceu em um lar cristão, mas sua mãe piedosa faleceu quando ele tinha sete anos e ele se juntou ao seu pai no mar quando tinha onze anos. Sua vida licenciosa e tumultuada na navegação incluiu um açoitamento por tentativa de deserção da Marinha Real e o cativeiro de um traficante de escravos na África Ocidental. Após sua fuga, ele próprio se tornou capitão de um navio negreiro. Vários fatores contribuíram para a conversão de Newton: um quase afogamento em 1748, a piedade de sua amiga Mary Catlett (com quem se casou em 1750) e a leitura de Imitação de Cristo, de Thomas à Kempis. Em 1754, ele abandonou o comércio de escravos e, em associação com William Wilberforce, acabou se tornando um abolicionista fervoroso. Depois de se tornar um pesquisador de marés em Liverpool, Inglaterra, Newton ficou sob a influência de George Whitefield, John e Charles Wesley e começou a estudar para o ministério. Ele foi ordenado na Igreja da Inglaterra e serviu em Olney (1764-1780) e em St. Mary Woolnoth, Londres (1780-1807). Seu legado para a igreja cristã inclui seus hinos, bem como sua colaboração com William Cowper (PHH 434) na publicação Olney Hymns (1779), para a qual Newton contribuiu com 280 hinos, incluindo "Amazing Grace".
E esse que acabamos de ouvir - Glorious things of thee are spoken
1 De ti se falam coisas gloriosas,
Sião, cidade do nosso Deus.
Aquele cuja Palavra não pode ser quebrada
te formou para Sua própria morada.
Fundada sobre a Rocha dos Séculos,
o que pode abalar seu repouso seguro?
Com os muros da salvação cercados,
você pode sorrir para todos os seus inimigos.
2 Veja, as correntes de águas vivas,
que brotam do amor eterno,
abastecem bem seus filhos e filhas
e removem todo o medo da escassez.
Quem pode desfalecer enquanto esse rio
sempre flui para saciar sua sede?
A graça, que, como o Senhor, o Doador,
nunca falha de idade em idade.
3 "Em torno de cada habitação que se achega,
vejam a nuvem e o fogo aparecerem
como uma glória e um abrigo,
mostrando que o Senhor está próximo.
Assim, de sua bandeira derivam
luz de noite e sombra de dia,
seguros, eles se alimentam do maná
que Ele lhes dá em seu caminho.
4 Salvador, desde a cidade de Sião
Eu, pela graça, sou um membro,
deixe o mundo zombar ou ter pena,
Eu me gloriarei em Teu nome.
Desaparecem os prazeres do mundano,
toda sua pompa e ostentação;
Alegrias sólidas e tesouros duradouros
ninguém além dos filhos de Sião conhece.
Oração
Leitura da confissão de New Hempshire - Tópico 10 - Santificação
Cânticos
Oração de frases
Oração de contrição

Introdução

Irmãos esse é o 5º dos 5 salmos de Louvor dos filhos de Corá. Nós ja vimos o Salmos46 / 47 / 48 / 84
Esse é um salmo de Sião - um dos salmos que celebram a presença de Yahweh no monte do templo em Jerusalém (podemos comparar com os Salmos 46; 48; 76; 84; 122). Ele inclui uma visão profética de nações estrangeiras que vêm adorar em Jerusalém. O salmista começa focando em Sião - que é praticamente sinônimo de Jerusalém - como a cidade de Deus, Prestem bem atenção no cuidado e a atenção de Deus (vv. 1-3). Em seguida, ele retrata as nações estrangeiras que vêm adorar a Deus e honram os originários de Jerusalém (v. 4). Esse foco nos que permanecem em Sião continua mesmo quando Deus registra os estrangeiros que vêm a Jerusalém (vv. 5-6). Esses moradores originais dançam e cantam em honra à cidade sagrada (v. 7).

Texto

E agora veremos o Salmos 87
Salmo 87 (NAA)
Salmo dos filhos de Corá. Cântico
1 Fundada por ele sobre os montes santos,
2 o Senhor ama as portas de Sião
mais do que todas as habitações de Jacó.
3 Coisas gloriosas são ditas a respeito de você,
ó cidade de Deus!
4 “Dentre os que me conhecem, farei menção de Raabe e da Babilônia.
Eis aí a Filístia e Tiro com a Etiópia;
‘nasceram em Sião’, é o que se diz.”
5 E a respeito de Sião se dirá:
“Este e aquele nasceram nela”;
e o próprio Altíssimo a estabelecerá.
6 O Senhor, ao registrar os povos, dirá:
“Este nasceu lá.”
7 Todos os cantores, saltando de alegria, dirão:
“Todas as minhas fontes estão em ti.”
PAZ MUNDIAL - a ideia da paz mundial que se origina em uma verdadeira irmandade de pessoas e nações é boa e vale a pena ser buscada.
Muitos já expressaram isso, é claro.
1. Sócrates expressou a ideia quando se autodenominou "um cidadão do mundo".
2. Os filósofos conhecidos como estóicos sonhavam abertamente com uma irmandade mundial dos povos.
3. Roma impôs um tipo severo de unidade pela força de suas armas. Inclusive durante um período na vinda de Cristo estava estabelecida a PAX Romana.
4. Em nossos dias, a visão foi incorporada em sonhos como a Liga das Nações de Woodrow Wilson ou as Nações Unidas.
No entanto, a irmandade não se concretiza tão facilmente, o que a história nos mostra são as muitas guerras, tanto antigas quanto modernas. A maioria das nações quer alcançar a unidade por meio da conquista, tentando forçar as outras a aderir a um governo abrangente, o seu próprio. Até mesmo os antigos israelitas pensavam dessa forma. Eles aguardavam o dia em que seus inimigos seriam subjugados e colocados sob o domínio legítimo do próprio rei de Deus em Sião.
No entanto, às vezes os judeus atingiam níveis mais altos de visão e viam a meta da paz como algo que o próprio Deus alcançaria e por meios muito diferentes daqueles das nações sem Deus. O Salmo 87 abrange essa visão. É uma profecia que antecipa o dia em que as nações pagãs do Egito, Babilônia, Filístia, Tiro e Cuxe, e sem dúvida muitas outras, já que essas são claramente representativas, serão recebidas como cidadãos de Sião, o nome poético para o governo de Deus sobre o povo de Deus a partir de Jerusalém.
Essa profecia é um grande avanço em relação aos salmos que pedem a destruição total dos inimigos de Israel. Mas não podemos lê-la sem pensar em um avanço ainda maior proporcionado pelo Novo Testamento, uma vez que, nos escritos dos apóstolos, a Sião de Israel se torna Sião, que é a igreja de Deus, e a unidade dos povos descrita no salmo se torna a comunhão única e verdadeiramente surpreendente dos irmãos e irmãs cristãos na família espiritual e sob o reinado de Jesus Cristo. Em outras palavras, a visão do Salmo 87 é alcançada na igreja, onde, escreve Paulo, "não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher", uma vez que "todos somos um em Cristo Jesus" (Gl 3:28).
Esse é o salmo que levou John Newton, a escrever "Glorious Things of Thee Are Spoken, Zion, City of Our God" (Coisas gloriosas de ti são ditas, Sião, cidade de nosso Deus), cuja primeira linha vem do versículo 3. As linhas desse conhecido hino fornecem títulos apropriados para alguns dos temas e seções do salmo.
Coisas gloriosas são ditas a seu respeito,
Sião, cidade de nosso Deus;
Aquele cuja palavra não pode ser quebrada,
Te formou para sua própria morada.
Fundado na Rocha das Eras,
O que pode abalar seu repouso seguro?
Com os muros da salvação cercados,
Você pode sorrir para todos os seus inimigos.
O Salmo 87 segue bem o Salmo 86, que profetizou que "todas as nações que fizeste virão e adorarão diante de ti, Senhor, e glorificarão o teu nome" (v. 9). Aquela era uma profecia, e esta também é, embora o Salmo 87 seja mais desenvolvido. A visão dos gentios se unindo aos judeus em Jerusalém para adorar o Deus verdadeiro também é expressa diversas passagens em Isaías 2:2; 19:23-25; 56:6-7; Miquéias 4:1; Zacarias 2:11; 8:22-23; 14:16-19; Malaquias 1:11; e outros lugares.
Irmãos Deus escolheu e estabeleceu Sião. Portanto, Sião não pode ser abalada, mesmo que o mundo inteiro se una em armas contra ela. Isso levou Newton a escrever,
Fundado na Rocha das Eras,
O que pode abalar seu repouso seguro?
No texto hebraico, o versículo 1 começa com "seu fundamento", sem dúvida para dar ênfase. Dificilmente podemos ler isso sem pensar em Hebreus 11.10 “10 Porque Abraão aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e construtor.” . O capítulo de Hebreus deixa claro que era uma cidade celestial, e não uma residência terrena, que Abraão estava buscando. Assim, aprendemos de imediato que, mesmo nos dias do Antigo Testamento, os maiores santos não colocavam suas afeições somente na Jerusalém terrena, mas a amavam apenas como um símbolo das glórias maiores que sabiam que desfrutariam no céu.
Não deveríamos dizer que os crentes de hoje podem amar sua igreja local quase da mesma forma? A igreja deve ser algo muito preciosa pra nós, e devemos orar por seu bem-estar. Mas a igreja terrena é apenas uma pequena amostra da celestial, e deveríamos estar olhando daqui para as glórias invisíveis que nunca passarão.
O verso 3 quem explica é a própria bíblia, quando o autor ded Hebreus inspirado nessa passagem diz assim - abram aí - Hebreus 12.22–24 “22 Pelo contrário, vocês chegaram ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a milhares de anjos. Vocês chegaram à assembleia festiva, 23 a igreja dos primogênitos arrolados nos céus. Vocês chegaram a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, 24 e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o sangue de Abel.”
Versos Salmos 87.4-6
Se pudéssemos colocar um tema para esses 3 versos creio que seria lgo assim: (Braço do Senhor, desperta, desperta!). Essa é ideia principal do salmo. Nos últimos dias imaginados pelo salmista, as nações gentias se unirão aos filhos e filhas de Israel para reconhecer e adorar o verdadeiro Deus. É a partir disso que o salmista obtém sua visão de uma verdadeira irmandade de nações e da paz mundial.
Para mostrar o que ele quer dizer, o escritor menciona cinco nações representativas:
(1) Raabe. O salmo não indica o que Raabe representa, mas outros textos mostram que era um nome para o Egito, a grande potência ao sul de Israel (veja Is 30:7; 51:9-10). A própria palavra denota orgulho ou ferocidade.
(2) Em seguida vem a Babilônia, a grande potência ao leste. Uma vez que a Babilônia só ganhou destaque após o declínio da Assíria, essa referência provavelmente data o salmo da época dos últimos reis de Judá, talvez durante o reinado de Ezequias.
(3) Filístia. Os dois primeiros nomes apontavam para grandes potências mundiais, a primeira ao sul e a segunda ao leste. A Filístia era uma ameaça mais próxima e imediata. Estava localizada a oeste.
(4) Tiro era uma poderosa cidade-estado ao norte. Com esses quatro nomes, todos os quatro pontos da bússola - norte, leste, sul e oeste - estão cobertos.
(5) Cuxe representa a Etiópia, frequentemente usada como uma nação representativa e distante. Assim, em um espaço muito curto, o salmista indica que, no dia da futura bênção de Deus, todas as nações do mundo (ou pelo menos representantes de todas as nações do mundo) conhecerão e louvarão o verdadeiro Deus.
É difícil ler isso sem pensar na vinda do Espírito Santo no Dia de Pentecostes, após a ressurreição de Jesus Cristo, e em como Deus começou a atrair pessoas de diversas origens e raças para a fé em Cristo naquele dia (veja Atos 2:9-11). Os nomes das nações haviam mudado desde os dias do salmista, mas muitos de todos os pontos da bússola são mencionados: "Partos, medos e elamitas; moradores da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia próximas a Cirene; visitantes de Roma (...); cretenses e árabes".
A visão de gentios e judeus juntos conhecendo e louvando a Deus é frequente no Novo Testamento. Ela é encontrada, por exemplo, em Romanos 11; Efésios 3:3-9; Hebreus 12:22-23; e Apocalipse 7:9; 14:1-5; bem como em outras passagens menos explícitas.
Raquel falou hoje pela manhã sobre a missão nos confins da terra!
.Percebendo o paralelo entre o Salmo 87 e a igreja cristã, um dos Spurgeon disse: "Esta é a glória da igreja, que nela entrará a plenitude das nações -
os soberbos do Egito, que por sua altivez é chamada Raabe;
os mundanos da Babilônia, a cidade da confusão;
os irados da Filístia, por tanto tempo inimigos de Israel;
os cobiçosos de Tiro, a rica cidade dos comerciantes;
e os escravos da ignorância de Cuxe e da terra de Cão".
É verdade que ainda não vemos todos os povos do mundo se curvando em grata submissão a Jesus Cristo, como veremos um dia. Mas temos uma amostra disso na alegria e na maravilhosa unidade de propósito que o povo de Deus tem dentro da comunhão da igreja de Cristo.
Duas coisas são ditas sobre aqueles que serão levados à adoração a Deus nos dias previstos pelo salmista.
1. O povo reconhecerá Deus (v4) - significa mais do que simplesmente admitir que existe um Deus como Jeová ou até mesmo reconhecê-lo como o único Deus verdadeiro. Significa chegar a ele em um relacionamento de salvação, curvar-se diante dele e buscar conhecê-lo melhor. É exatamente o que Jesus quis dizer quando falou na grande oração registrada em João 17: "A vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (v. 3).
Portanto, para aqueles que se consideram sábios, fortes ou ricos, as mesmas categorias sugeridas pelos nomes Egito, Babilônia, Filístia, Tiro e Cuxe, dizemos com Jeremias,
"Que o sábio não se vanglorie de sua sabedoria
ou o homem forte se vangloria de sua força
ou o homem rico se vangloria de suas riquezas,
mas aquele que se gloria, glorie-se nisto:
que ele me entende e me conhece,
que eu sou o Senhor, que uso de misericórdia,
justiça e retidão na Terra,
porque neles me agrado", declara o SENHOR (Jer. 9:23-24).
A maior bênção que pode advir a qualquer pessoa ou nação é que as pessoas envolvidas possam conhecer e adorar a Deus.
2. A segunda coisa registrada sobre as nações é que se dirá delas: "Este nasceu em Sião" (vv. 4, 6) e "Este e aquele nasceram nela" (v. 5). Como isso é repetido três vezes em um salmo tão curto, fica claro que é muito importante - As pessoas nascerão de novo.
Mas o que isso significa? Não pode significar que todas as pessoas do mundo um dia nascerão literalmente em Jerusalém. Só pode significar que isso constará nos registros oficiais como se elas tivessem nascido lá, o que significa que receberão o status de verdadeiros cidadãos.
Sim, mas provavelmente mais do que isso também. Pois se a visão do Salmo 87 está sendo cumprida na igreja, como acredito que esteja, então "nascer de novo" é exatamente o que está envolvido e é necessário. Ser "nascido em Sião" é tornar-se um judeu espiritual - ou seja, um membro do povo de Deus - e é exatamente isso que o novo nascimento significa.
Aqui está uma evidência confirmatória. Na versão Septuaginta do versículo 5, que o apóstolo Paulo conhecia e da qual ele frequentemente se baseia em suas epístolas, aparece a palavra adicional mother, que dá o sentido capturado pela tradução da New English Bible: "e Sião será chamada de mãe, na qual nascerão homens de todas as raças". Isso está por trás da afirmação de Paulo em Gálatas 4:26: "A Jerusalém que está acima de .... é nossa mãe", o que significa que ele interpretou o Salmo 87 como apontando para o renascimento espiritual.
."Fonte de todas as bênçãos" (v7)
O último versículo desse salmo curto, mas muito bonito, fala sobre aqueles que renasceram e que louvam a Deus por isso, cantando: "Todas as minhas fontes estão em ti". Essa linda imagem é repetida em outros lugares. Ela ocorre no Salmo 46:4, por exemplo, onde lemos sobre "um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus". Ou em Ezequiel 47:1, que descreve "a água que sai de debaixo do limiar do templo [celestial]", que se tornou um grande rio de bênçãos.
O que todas essas referências estão dizendo é que "todo dom bom e perfeito vem do alto", ou seja, de Deus. Tudo o que somos ou esperamos ser, tudo o que temos ou esperamos ter, tudo o que alcançamos ou esperamos alcançar vem Dele. O povo de Deus reconhece isso e louva a Deus por esse fato.
Você faz isso? Ou leva o crédito pelo que você é ou realiza?
Meus irmãos se há uma aplicação imediata para esse verso em nossas vidas é "todas as suas fontes estão em Deus", como realmente estão, então você terá alegria em sua salvação e, além disso, será incentivado a continuar servindo a Deus, pois sabe que Ele sustentará seu esforço. Você saberá que "aquele que começou boa obra em vocês, vai levá-la até o fim, até o dia de Cristo Jesus" (Fp 1:6).
Newton colocou isso na segunda estrofe de seu hino:
2 Veja, as correntes de águas vivas,
que brotam do amor eterno,
abastecem bem seus filhos e filhas
e removem todo o medo da escassez.
Quem pode desfalecer enquanto esse rio
sempre flui para saciar sua sede?
A graça, que, como o Senhor, o Doador,
nunca falha de idade em idade.
Essa graça ainda não falhou e nunca falhará, porque vem do suprimento inesgotável do Deus infinito e eternamente misericordioso e gracioso. Seremos eternamente abençoados se o conhecermos, adorarmos e servirmos.
SDG
---------------------------------------------------------------------------
À primeira vista, esse pequeno salmo parece ser obscuro e sem importância; na verdade, a maioria dos comentaristas o considera problemático por causa de sua brevidade, aparentes ideias desconexas e falta de estrutura. No entanto, o esforço para entender a passagem é rapidamente recompensado, porque é uma joia teológica - ele se concentra em Sião, a gloriosa cidade de Deus, não apenas pelos muitos eventos que ocorreram lá, mas pelo cumprimento do plano divino para Sião como o lar espiritual para os crentes de todas as nações. Em outras palavras, a cidade de Deus pode ter sido o centro da vida de Israel, mas, no final, pelo menos, será assim para todos os redimidos.
É interessante a maneira como o salmista aqui retrata os habitantes das nações estrangeiras, gentílicas como estando incorporadas entre os cidadãos de Sião. Dentro do escopo de população daquela época, seria uma conversão em grande escala das pessoas dentre as nações mencionadas no salmo, que eram representantes daquelas nações há tanto tempo hostis a Israel. E claro, também pode ser entendido como uma declaração de Deus a essas nações de que ele registrou os nomes de todas as suas pessoas – “os que me reconhecem” –, onde quer que estejam, e as considera como pertencentes a Sião.
.Não importa onde os crentes verdadeiros vivam, eles estão arrolados entre os cidadãos de Sião (vs. 5,6), a cidade que é sustentada por Deus (cf. Sl 48.8). A idéia de um registro ou livro é simplesmente um modo de dizer que Deus conhece os que são seus, e nenhum deles perecerá. É bem possível que esses versículos contenham uma nota de advertência também às nações. Se Deus já anotou que seu povo realmente lhe pertence, então ele responsabilizará os que o prejudicarem (cf. Is 14.28–32).
Finalmente, há uma descrição dessa grande multidão de cidadãos arrolados de Sião se regozijando no fato de que sua fonte de salvação está em Sião, e especialmente no Deus de Sião (v. 7). Toda a comunidade dos crentes é contemplada como um único grupo (cf. Sl 36.9; Is 12.3). Quando John Newton (1725–1807) escreveu o hino “Glorious things of thee are spoken, Zion city of our God [Coisas gloriosas se falaram de ti, ó Sião, cidade de nosso Deus]”, corretamente afirmou a inclusão de gentios nos tempos evangélicos prefigurados neste salmo. Os cristãos hoje podem dizer com ele:
Ó Salvador, se da cidade de Sião,
Pela graça, eu sou membro,
Que o mundo zombe ou se apiede,
Eu me gloriarei em teu Nome.
Os prazeres deste mundo se desvanecem,
Toda as suas vangloriosas exibições;
Alegria sólida e tesouro perene
Ninguém conhece senão os filhos de Sião.
Allan Harman, Salmos, trans. Valter Graciano Martins, 1a edição., Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 316–317.
Allan Harman, Salmos, trans. Valter Graciano Martins, 1a edição., Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 315–316.
Related Media
See more
Related Sermons
See more