SL 84 - Saudades do Templo - Salmos dos filhos de Corá - Louvor (2)

Salmos dos filhos de Corá  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Introdução

Irmãos esse é o 4º dos 5 salmos de Louvor dos filhos de Corá. Nós ja vimos o Salmos46 / 47 / 48 e agora o 48… vai faltar apenas o 87.
Interessante que os Salmos 46, 47 e 48 são frequentemente chamados de Cânticos de Sião, porque se concentram na cidade de Jerusalém e na proteção de Deus a ela. Os Salmos 46 e 48 falam explicitamente de Jerusalém, chamando-a de "a cidade de Deus" (Sl 46:4), "a cidade do nosso Deus" (Sl 48:1, 8) e "a cidade do Grande Rei" (Sl 48:2). o Deus que habita em Sião é incomensuravelmente grande e será uma defesa segura para todos os que depositarem sua confiança nEle.

Texto

E agora veremos o Salmos 84
Salmo 84 (NAA)
Ao mestre de canto, segundo a melodia “Os lagares”. Salmo dos filhos de Corá
1 Quão amáveis são os teus tabernáculos,
Senhor dos Exércitos!
2 A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor;
o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!
3 O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes,
perto dos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!
4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.
5 Bem-aventurado é aquele cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados!
6 Quando passa pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva.
7 Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião.
8 Senhor, Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; ouve-me, ó Deus de Jacó!
9 Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.
10 Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus
a permanecer nas tendas da perversidade.
11 Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; não recusa nenhum bem aos que andam retamente.
12 Ó Senhor dos Exércitos, feliz é aquele que em ti confia.
. O Salmo 84 é um salmo de anseio, anseio pela casa de Deus! Mas antes de entrarmos propriamente no texto preciso trazer um pano de fundo do que contexto que esse salmo foi escrito.
Se nó solharmos os textos de 1 Crônicas dos capítulos 24 em diante vamos descobrir que há um registro da designação dos filhos de Levi para vários lugares de serviço na casa do Senhor. Arão era dessa tribo, e seus filhos foram divididos em vinte e quatro grupos para manter os sacrifícios no altar (1 Crônicas 24). Os descendentes dos primos de Arão, Asafe, Hemã e Jedutum, foram divididos em grupos semelhantes para conduzir a música que deveria ser cantada na casa de Deus, "acompanhada de harpas, liras e címbalos" (1 Crônicas 25:1).
No capítulo 26, mostra o registro das designações dadas a um terceiro ramo da tribo de Levi, o dos Filhos de Coré (Corá), que eram chamados de coraítas. Esses homens foram escolhidos para serem "guardiões", ou porteiros - zeladores, se preferir. Era um trabalho humilde, mas a Bíblia o aprova, dizendo: "Eram homens muito capazes, com força para fazer o trabalho" (1 Crônicas 26:6, 8). O capítulo prossegue registrando onde cada um deveria servir. Alguns foram designados para o norte, outros para o leste, sul e oeste. 1Crônicas 26.18 “18 No átrio a oeste, quatro junto ao caminho, dois junto ao átrio.” ou Parbar que era o nome da colunata ocidental do templo, e é assim que as versões mais recentes o traduzem.
O que esse capítulo ensina é que Deus se esforçou para nomear homens específicos para serem os porteiros ou zeladores do templo e os honrou por prestarem esse serviço.
Os que foram nomeados guardiões eram os Filhos de Corá, entre outros, e com o tempo escreveram nosso belo salmo 84 como expressão de sua alegria em seu trabalho. Leia-o agora sob essa luz.
Bíblia King James 1611 com Concordância e Pilcrows (Salmo 84)
Quão amáveis são os teus tabernáculos, Ó SENHOR dos Exércitos! 2 Minha alma deseja, sim, até desmaia pelos átrios do SENHOR; meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.
3 Sim, o pardal encontrou casa, e a andorinha um ninho para si, onde ela pode pôr os seus filhotes, junto aos teus altares, Ó SENHOR dos Exércitos, meu Rei, e meu Deus.
4 Abençoados são aqueles que habitam na tua casa, eles ainda estarão te louvando. Selá. 10 Pois um dia em teus átrios é melhor do que mil. Eu preferiria ser um porteiro na casa do meu Deus, do que habitar nas tendas da perversidade.
Bíblia King James 1611 com Concordância e Pilcrows, 2a Edição Autorizada. (Niterói: BV Books, 2020), Sl 84.10.
. Meus irmãos como é belo e profundo sondar as profundezas da Palavra de Deus, que Deus está interessado nas tarefas mais simples dos homens mais simples.
Meus irmãos esse não é um cântico de peregrinos que se dirigem a Jerusalém para uma das três festas anuais, como muitos comentaristas argumentam. Há outros salmos que fazem isso e já estudamos isso com o pastor Fábio na série dos cânticos de romagem (Salmos 120-134). Tampouco se trata de uma alegoria em que os pardais e as andorinhas do versículo 3 representam o salmista, muito menos seus "filhotes" se referem a seus filhos, como outros sugeriram. Não é nem mesmo um salmo de uma pessoa que foi separada do templo, como Davi foi em pelo menos várias ocasiões, embora fosse apropriado para tal pessoa. É um salmo de pessoas que estavam presentes no templo, que serviam na casa de Deus e que estão expressando aqui a intensidade com que suas almas ansiavam e até mesmo desmaiavam por Deus. Eles estão dizendo que suas almas ansiavam pela casa de Deus, não porque estivessem separados dela, mas porque era lá que eles estavam e queriam estar. Era por isso que estavam servindo.
Isso lança luz sobre a mais bela linguagem do salmo, a parte que tem a ver com os pardais e as andorinhas. As pessoas têm tentado ler significados ocultos nesse fato, mas é melhor tomá-lo como uma simples observação, como sugere H. C. Leupold: "Não se deve pensar que a declaração seja uma espécie de alegoria na qual os pássaros representam o escritor ou qualquer adorador. Nem os 'jovens', nesse caso, simbolizam os filhos do escritor. O termo 'altares' também não deve ser entendido em absoluta literalidade, como se o escritor estivesse tentando indicar que os pássaros realmente construíam seus ninhos sobre os altares que eram usados todos os dias". O poeta simplesmente viu pássaros no templo, e o que ele queria dizer era que, assim como os pássaros faziam sua casa no templo e estavam seguros ali, sem medo de inimigos, o povo de Deus também pode fazer sua casa em Deus e encontrar sua segurança nele.
E, no entanto, é provável que a menção aos pardais e às andorinhas tenha alguma conotação poética, o que significa apenas que as imagens apóiam a mensagem do escritor, como deveria.
1. Pardais. Na Bíblia, os pardais são um símbolo de algo que é quase sem valor. Em Jerusalém, os meninos que pegavam pardais para ganhar um pouco de dinheiro para gastar vendiam dois por um ceitil e cinco por dois ceitilhos (Mateus 10:29; Lucas 12:6). Um ceitil (assarion) era a menor e menos valiosa moeda de cobre. No entanto, o pardal encontrou um lar perto do altar de Deus (Sl 84:3). Será que Deus também não providenciará um lar para você, que vale muito mais do que os pardais? Quando se referia ao valor de um pardal, Jesus disse: Mateus 10.29 “29 — Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Entretanto, nenhum deles cairá no chão sem o consentimento do Pai de vocês.” Mateus 10.31 “31 Portanto, não temam! Vocês valem bem mais do que muitos pardais.”
. Donald Grey Barnhouse escreveu sobre os pardais, comparando-os ao povo de Deus: "Olho para uma ruazinha qualquer e vejo uma humilde capela onde um grupo de pessoas simples adora o Senhor na beleza da santidade, desprezadas e rejeitadas pelos homens, assim como foi seu Senhor, e sei que essa é a rica realidade da verdade espiritual. Aqui estão os pardais que encontram seu ninho na cruz de Jesus Cristo. Aqui está a inutilidade que encontra seu valor porque o Salvador morreu."
2. Vamos falar sobre andorinhas? - Andorinhas. Assim como o pardal é um símbolo de inutilidade, a andorinha é o símbolo bíblico de inquietação. É um pássaro que está sempre no ar, voando de um ponto a outro, desde o primeiro lampejo do amanhecer até depois do pôr do sol. Ele cansa quem está observando, que está tentando mantê-lo à vista. Mas então chega o momento de acasalar e criar filhotes, e a andorinha constrói um ninho e se acomoda nele para descansar em paz. Essa é uma imagem da alma separada de Deus e depois em Deus, quando finalmente descansa Nele.
Alexander Maclaren disse: "Há apenas um ser neste mundo que não se encaixa no mundo em que está, e esse é o homem, o principal e mais importante de todos. Os outros seres correspondem perfeitamente ao que hoje chamamos de seu 'ambiente'". "Ele quis dizer o que Santo Agostinho quis dizer quando escreveu em palavras muito mais conhecidas: "Nossos corações estão inquietos até que descansem em ti".
Você encontrou descanso em Deus ou ainda está vagando e inquieto, como tantas pessoas? Deus lhe oferece paz. Até mesmo a andorinha encontrou "um ninho para si mesma, onde poderá ter seus filhotes - um lugar perto do seu altar".
Para esse salmos a exposição dele, sem dúvidas trazer as imagens e a autoria do salmo nos dá uma percepção muito melhor do que ele quer nos dizer, mas vejo como importantíssimo expormos como ele foi concebido, e se você tem em mãos uma versão que possui os SELAHs vejam ai depois do verso 4 e depois do verso 8 a maneira que eu Li com pausa nesses 2 pontos mostram que ele está dividido em 3 partes - abrangendo as três bênçãos, ou bem-aventuranças, encontradas nos versículos 4, 5 e 12, pode nos levar adiante.
1. A primeira é para aqueles que vivem e trabalham no templo.
2. A segunda é para aqueles que estão a caminho do templo, para os peregrinos.
3. A terceira é para aqueles que não podem ir ao templo, mas que depositam sua fé em Deus.
E para primeira parte - 1. Os que habitam na casa de Deus (v. 4). Devemos estar preparados para essa bênção agora, já que é sobre isso que o salmo trata quase que inteiramente até este ponto. Os salmistas estavam cientes de que "o Senhor dos céus e da terra não habita em templos construídos por mãos humanas", como o apóstolo Paulo diria mais tarde aos atenienses (Atos 17:24). Mas houve uma manifestação especial de Deus no templo, quando Deus desceu na forma da glória de Shekinah para habitar no Lugar Santíssimo. E mesmo que essa glória visível em algum momento tivesse partido ou partisse, os antigos adoradores sentiam a presença de Deus no templo e até mesmo em Jerusalém, como em nenhum outro lugar. É por isso que Davi escreveu, no Salmo 27,
Uma coisa peço ao Senhor,
é isso que estou buscando:
para que eu habite na casa do Senhor
todos os dias de minha vida,
para contemplar a beleza do Senhor
e buscá-lo em seu templo (v. 4).
É por isso que os Filhos de Corá falam de anseio e até de desmaio pelos átrios do Senhor no Salmo 84.
Como Deus morava em Sião, os mais favorecidos de todos os seres humanos eram aqueles que também moravam lá, especialmente os que, como os sacerdotes, de fato trabalhavam no templo, seja fazendo os sacrifícios, regendo a música ou cuidando do inevitável trabalho de custódia. "Bem-aventurados os que habitam em tua casa", diz o salmista. "Eles estão sempre te louvando".
Parte 2. Aqueles que estão se dirigindo à casa de Deus (v. 5). É claro que nem todos podiam morar em Jerusalém. A maioria das pessoas estava espalhada pelo país em pequenas aldeias ou fazendas familiares. O salmista não se esquece dessas pessoas e, de fato, tem uma bênção para elas também.
Abençoados são aqueles cuja força está em você,
que têm o coração voltado para a peregrinação (v. 5).
O restante dessa estrofe (vv. 6-7) descreve as bênçãos daqueles que estariam indo a Jerusalém para as festas.
É por causa dessa estrofe que muitos comentaristas consideram esse salmo um salmo peregrino. Não é, como já falei. No entanto, há bênçãos para esses peregrinos. São elas: (1) que eles abençoem todas as áreas pelas quais passam, até mesmo o Vale de Baca ("vale do choro"), transformando-o em "um lugar de fontes"; e (2) que eles "vão de força em força até que cada um apareça diante de Deus em Sião".
Que quadro maravilhoso da vida cristã! Aqueles que conheceram a Deus em Jesus Cristo não estão buscando um templo terreno. Estamos buscando um templo celestial e uma cidade que tem alicerces celestiais (Hebreus 12.22–24 “22 Pelo contrário, vocês chegaram ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a milhares de anjos. Vocês chegaram à assembleia festiva, 23 a igreja dos primogênitos arrolados nos céus. Vocês chegaram a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, 24 e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o sangue de Abel.” ). À medida que avançamos em direção a essa meta, passamos por muitos Vales de Baca e muitos outonos com folhas marrons caindo e chuvas frias e cortantes. Mas não ficamos desanimados com essas coisas. Pelo contrário, nos elevamos acima delas e seguimos em frente, fortalecendo-nos uns aos outros ao longo do caminho e abençoando todos que encontramos. Tenho sido incentivado, ajudado e abençoado por muitas pessoas assim. Você e eu precisamos ser exatamente isso para as outras pessoas.
Parte 3 - 3. Aqueles que confiam em Deus (v. 12). A terceira bênção ocorre no final do salmo e é para aqueles que confiam em Deus: "Ó SENHOR Todo-Poderoso, bem-aventurado o homem que confia em ti" (v. 12).
Talvez o maior erro que podemos cometer ao analisar esse salmo ou qualquer um dos salmos semelhantes a ele (por exemplo, Salmos 27, 42, 43) é supor que, quando os escritores expressam seu anseio apaixonado pela casa de Deus, tudo o que estão pensando é no edifício ou, possivelmente, nos festivais que ocorriam lá. Os escritores antigos davam mais importância aos edifícios e festivais do que nós normalmente damos, portanto, essa ideia é um pouco estranha para nós. Não podemos associar a adoração a Deus com nossa estrutura particular de igreja, como eles parecem ter feito. Mas a gente não pode entender mau esses comentaristas ou escritores vamos pensar aqui que e apontar para o principal objetivo de estarmos na casa de Deus é de ver Deus agir pois o prazer estava em DEUS.
É por isso que, apesar do desejo apaixonado anterior pela casa de Deus, o salmo termina com uma bênção para a pessoa que simplesmente confia em Deus. É uma maneira de dizer que, em última análise, isso é o que realmente importa e o que é a vida.
É por isso que o versículo (11) imediatamente anterior a esse não fala sobre o templo, embora o escritor diga que prefere ser um porteiro lá do que habitar nas tendas dos ímpios, apenas um versículo antes desse. O versículo é sobre Deus e seus atributos.
Porque o Senhor Deus é sol e escudo;
o Senhor concede favor e honra;
Ele não retém nada de bom
daqueles cujo caminho é irrepreensível.
Esse é o único lugar na Bíblia em que Deus é explicitamente chamado de "sol". Isso se deve ao fato de ele brilhar sobre nós e ser o brilho de nossos dias. Além disso, ele é um escudo contra nossos inimigos e a única fonte possível de favor e honra verdadeira. A última frase ("nada de bom ele nega àqueles cujo caminho é irrepreensível") é um equivalente próximo de Romanos 8.28 “28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
E aqui algumas aplicações:
Confiança somente em Deus - Vamos venha a igreja aprenda do Senhorna companhia do seu povo - a igreja - e olhando para o Céu. - Sei que mateus 18:20 menciona a disciplina de seu povo, mas é a igreja se reunindo para tomar decisões em Cristo como testemunha, favor e cuidado! Se você quer conhecer mais de Deus e conhece-Lo pessoalmente venha a igreja.
Olhe para o céu olhe para cima olhe para as coisas lá do alto como diz em colossences - é o próprio Deus que almejamos e somente nele que estaremos satisfeitos, não a comunhão do povo de Deus, por mais gratificante que seja.
Maclaren diz: "Se quisermos descanso, vamos abraçar Deus como nosso; se desejarmos um lar quente, seguro, protegido de todo vento que sopra e inacessível aos inimigos, vamos, como as andorinhas, nos aninhar sob os beirais do Templo. Tomemos Deus como nossa esperança"
Quero começar com um comentário de Charles Haddon Spurgeon -
Pouco importa quando esse Salmo foi escrito, ou por quem; para nós, ele exala um perfume davídico, cheira à urze da montanha e aos lugares solitários do deserto, onde o rei Davi deve ter se hospedado com frequência durante suas muitas guerras. Essa ode sagrada é uma das melhores da coleção; ela tem um brilho suave que lhe dá o direito de ser chamada de A Pérola dos Salmos. Se o SL23 é o mais popular, o SL103 o mais alegre, o SL119 o mais profundamente experimental, o Sl51 o mais melancólico, este é um dos mais doces dos Salmos da Paz.
Related Media
See more
Related Sermons
See more