Identidade em Cristo_EBD_03_081023

EBD Identidade em Cristo  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Recapitulando
Aula 1 - Quem somos em Cristo? Nossa identidade foi dada pra gente na criação - Gênesis 1.26 “26 E Deus disse: — Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” Não somos fabricantes da nossa realidade, nem de nossa identidade. Se desejamos uma identidade verdadeiramente humana, precisamos nos voltar para Cristo. Ele é o Verdadeiro Ser humano. A única pessoa verdadeiramente real.

Sou uma criatura

Para tentar responder à pergunta “Quem sou eu?”, precisamos começar com a verdade mais básica a nosso respeito: somos seres criados. “E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1.27). Embora o fato de termos sido criados à imagem de Deus nos coloque em um plano totalmente diferente de quaisquer animais, ainda somos criaturas. Isso nos torna dependentes de Deus ( Alimento / Vida e respiração / planos / habilidades e quanto somos Frágeis e vulneráveis espiritualmente) responsáveis por nossos atos diante dEle. ( Temos que prestar contas a Deus e desde o início vemos que a obediência é nosso maior dificuldade e devemos prestar conta a Deus das responsabilidades que ele nos deixa)
Então como devemos aplicar a verdade de que somos dependentes, frágeis, vulneráveis e responsáveis? Falamos da Resposta que damos a isso pela Humildade e Gratidão.
Sou uma criatura, criada à imagem de Deus, totalmente dependente dele e totalmente responsável por prestar contas a ele.
E hoje entramos no nosso 3º ponto quando a identidade em Cristo

Estou em Cristo

Com o que já vimos a gente começa a responder a questão “Quem sou eu?” com o fato de sermos todos criaturas, criadas à imagem de Deus, dependentes dele e responsáveis perante ele. Isso se aplica a todos os nascidos no mundo, você querendo ou não.
Mas, para aqueles que confiaram em Cristo como Salvador, há muito mais em sua identidade do que simplesmente o fato de sermos criaturas. A resposta à pergunta: “Quem sou eu como cristão?” é muito mais profunda do que a pergunta: “Quem sou eu como ser humano?”.
Uma vez convertidos, há algumas verdades profundas e gloriosas que entram em cena como componentes essenciais de nossa identidade.
Bom enquanto a gente elabora a resposta a pergunta: quem somos em Cristo ? devemos começar com o fato de que estamos “em” Cristo Jesus. O que significa estar em Cristo Jesus?
Seria uma questão de localização, como estar em uma casa?
Não, o termo “em Cristo” é a expressão resumida que o apóstolo Paulo usa para dizer que estamos unidos a Cristo. É uma das expressões favoritas de Paulo e ele a utiliza mais de 160 vezes em suas cartas (similares como “nEle” ou “no Senhor”). É claro que esse é um conceito importante na teologia de Paulo e deve ser um conceito importante também para nós, pois todas as demais respostas à pergunta “Quem sou eu? ou Quem somos em Cristo” vão ter como base o fato de estarmos em Cristo ou unidos a Cristo.
Então “O que significa estar unido a Cristo?”. Para respondê-la, começaremos com 1Coríntios 15.22: “Pois, assim como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados”. Observe as duas expressões, “em Adão” e “em Cristo”. E novamente, em 1Coríntios 15.45 “45 Pois assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, se tornou um ser vivente.” Mas o último Adão é espírito vivificante.” , Paulo se refere a “Adão, o primeiro homem” e ao “último Adão”, que claramente é Cristo. O que Paulo quer dizer nesses dois versículos é que na forma de Deus lidar com a humanidade há apenas dois homens, Adão e Cristo. Todos os demais somos representados perante Deus por um desses dois homens.
Vamos aprofundar um pouco mais ..
No versículo 22, Paulo disse: "em Adão todos morrem". Essa ideia é desenvolvida, de forma mais completa, em Romanos 5.12-19. Paulo diz assim "Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por um só homem, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, pois todos pecaram". Esse versículo é uma referência ao pecado que Adão cometeu ao comer o fruto proibido, conforme relatado em Gênesis 3.3: "... mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis; se o fizerdes, morrereis". Adão comeu, juntamente com Eva, e ambos morreram. Naquele exato momento, morreram espiritualmente e, no decorrer do tempo, acabariam morrendo fisicamente. Mas Adão não era um homem comum para que as consequências de seu pecado caíssem somente sobre ele.
Adão havia sido designado por Deus para representar toda a espécie humana. Por conseguinte, as consequências do seu pecado caíram sobre toda a humanidade. Quando Paulo escreve, no versículo 12: "... a morte passou a todos os homens, pois todos pecaram", ele não está se referindo aos nossos pecados individuais, mas ao fato de que estávamos tão unidos a Adão como nosso representante que, quando ele pecou, todos nós pecamos e, assim, todos sofremos as consequências do pecado de Adão.
Irmãos compreendem a ideia da natureza representativa do pecado de Adão?
ENtão quando a gente olha o verso 18: "Portanto, assim como por uma só transgressão veio o julgamento sobre todos os homens...", e novamente no versículo 19: "Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores...”. Toda a humanidade (com a exceção de Cristo, que não era descendente de Adão) sofreu as consequências do pecado de Adão. Fomos feitos pecadores. Quando cada um de nós vem ao mundo, vem como pecador por natureza.
Ao responder à questão "Quem sou eu?", deveríamos, portanto, dizer: "Sou pecador". Foi isso o que Davi reconheceu: "Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde de que me concebeu minha mãe" (SI 51.5, NVI). Davi disse que a natureza que recebeu na concepção era uma natureza pecaminosa. Por que isso é verdade? Porque Davi, assim como você e eu, fomos representado por Adão no jardim, e, pela desobediência de Adão, Davi foi feito pecador. Irmãos essa compreensão não é recente! isso já está claro para todo homem e mulher e exposto a nós...... por Deus nas escrituras.
(Colocar novo Slide de Adão)
Imagine dois homens, Adão e Cristo, diante de Deus. Atrás de Adão está toda a humanidade, de forma representativa, unida a ele. Viemos ao mundo "em Adão". Irmãos OLHEM e VEJAM se essa passagem em Efésios no Cap 2.1-3 não faz sentido para você, agora de quando não tínhamos a Cristo - Efésios 2.1–3 “1 Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais vocês andaram noutro tempo, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência. 3 Entre eles também nós todos andamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.” s
Resumindo nossa terrível condição:
Espiritualmente Mortos
Escravos (do mundo, do Diabo, das nossas paixões pecaminosas);
Objetos da ira de Deus.
E agora vamos olhar o outro HOMEM diante de DEUS que é ??? CRISTO! O último Adão - (Colocar 2º novo Slide de Adão/Cristo)
Da mesma forma que Deus nomeou Adão como representante de toda a humanidade, também designou Cristo para representar todo aquele que confia nele como Salvador. Nós já vimos o efeito devastador da representação de Adão em Romanos 5.18,19. Agora observe os efeitos contrastantes da obra de Cristo em favor de todos os que nele confiam. O versículo 18 diz: "... por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação que produz vida". E o versículo 19 conclui: ".. pela obediência de um só muitos serão feitos justos".
Por razões de clareza, precisaremos explicar o uso engenhoso que Paulo faz das palavras nos versículos 18 e 19.
. Versículo 18: "... assim como por uma só transgressão veio o julgamento sobre todos os homens para a condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação que produz vida". Nesse versículo, a primeira ocorrência da expressão "todos os homens" refere-se à nossa condenação universal. A segunda ocorrência da expressão refere-se à oferta universal da salvação, não à existência universal da salvação. Há condenação universal e há um caminho universal de escape, no en- tanto, nem todos vão escapar.
. Versículo 19: "Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também pela obediência de um só muitos serão feitos justos". Aqui, Paulo segue a mesma habilidade de expressão do versículo 18. A primeira ocorrência de "muitos" é uma declaração universal, enquanto a segunda ocorrência se refere exclusivamente àqueles que se convertem a Cristo.
Em cada versículo, portanto, a primeira ocorrência de "todos" e "muitos" se refere ao fato de que toda a humanidade sofreu as consequências do pecado de Adão. A segunda ocorrência de "todos" e "muitos" se refere somente a todos aqueles que confiaram em Cristo e estão "nele".
Quais os resultados de estarmos nele? Exploraremos isso de forma detalhada nos capítulos seguintes, mas, por agora,
Bom eu gostaria de chamar a atenção para o princípio pelo qual Deus opera.
Obediência e desobediência
Em Deuteronômio 28, Moisés coloca as alternativas diante da nação de Israel: obediência e desobediência. Os resultados da obediência são bênçãos tremendas. Os resultados da desobediência são maldições terríveis. Essas bênçãos e maldições são todas temporais por natureza e se referem especificamente à nação de Israel na Terra Prometida. Mas, ao mesmo tempo, elas são uma expressão do princípio eterno pelo qual Deus opera: bênçãos pela obediência e maldições pela desobediência.
Por sua vida perfeita de obediência ao longo de 33 anos, Cristo recebeu as bênçãos de Deus. Por sua morte na cruz, ele experimentou a maldição pela desobediência. Como nosso representante, tudo o que ele fez em sua vida e em sua morte foi para nosso benefício. Alguém disse algo mais ou menos assim: "Ele viveu a vida que não poderíamos viver e morreu a morte que nós merecíamos".
Quando pensamos na obra de Cristo, geralmente pensamos em sua morte para pagar nosso pecado. Referimo-nos a isso como "expiação substitutiva", no sentido de que ele morreu em nosso lugar, como nosso substituto, para satisfazer a justiça de Deus por nossos pecados. Mas o que torna essa substituição válida? Como a justiça de Deus poderia ser satisfeita quando um homem perfeitamente inocente sofre o castigo em prol daqueles que na verdade o mereciam?
A resposta é que Cristo se posicionou diante de Deus como nosso representante. Ele assumiu à a responsabilidade por termos desobedecido à lei de Deus e assumiu a responsabilidade de prestar contas a Deus por nossa desobediência. Tudo isso porque estamos "nEle", isto é, estamos unidos a ele de modo representativo.
Irmãos Essa união representativa de Cristo conosco é o alicerce de nossa identidade que ajuda na resposta de Quem somos em CRISTO. porém não é somente ela .. e temos um outro aspecto que nos ajuda a entender quem somos em Cristo que chamamos de União Vivificante com Cristo.
Vamos dar uma olhada na metáfora que Jesus usa da vinha e de seus ramos, em João 15.1–5 “1 — Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o que cuida da vinha. 2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto ele limpa, para que produza mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes tenho falado. 4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim. 5 — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada.” . Assim como os ramos compartilham da vida e da nutrição da vinha, assim nós, como cristãos, compartilhamos da vida de Cristo. Essa união vivificante é influenciada pelo Espírito Santo que vive em nós (veja 1Coríntios 6.19–20 “19 Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês e que vocês receberam de Deus, e que vocês não pertencem a vocês mesmos? 20 Porque vocês foram comprados por preço. Agora, pois, glorifiquem a Deus no corpo de vocês.” ) e o Espírito Santo nos concede a vitalidade espiritual do próprio Cristo.
Quantos aqui descobriram isso tardiamente? Digo quantos aqui têm a impressão que Deus está lá no Céu e nós aqui e que quando precisamos de Deus ou de Jesus, fazendo distinção, assim como uma ligação INTERURBANA, ligamos pra Deus através de uma oração e essa ligação só se completaria quando e como nossas vidas estivessem… um esforço próprio…
Meus irmãos em João 15.1-5 a verdade é de que temos um relacionamento vital com Cristo, somos participante de SUA vida. Não precisamos fazer ligações interurbanas para o céu. Meus irmãos estamos nELE e por meio do seu Espírito, ele está em nós.
Meus irmãos olhem esse verso em 1Coríntios 1.30 “30 Mas vocês são dele, em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção,” , Olhem o Destaque "da parte de Deus" é que estou em Cristo. Não foi nós, como se pudéssemos chegar a Cristo por nós mesmos. Foi Deus quem nos uniu a Cristo. Foi por sua ação que estamos em Cristo Jesus.
Isso não te anima meu irmão? Deus é aquele que nos une a Cristo. Não fizemos nada para estar nele e não podemos fazer nada para sair dele. Tudo vem de Deus.
Mas preste muita atenção nisso aqui meus irmãos :
A ideia de que estamos em Cristo por iniciativa de Deus e, além disso, de que, por estarmos em Cristo, a própria vida dele flui em nós pode dar a impressão de que não temos nenhuma responsabilidade nem nenhum papel a desempenhar nesse relacionamento. Em primeiro lugar, embora seja por iniciativa de Deus que estamos unidos a Cristo, unimo-nos a ele pela fé. Mas de onde obtemos a fé? Ela é uma dádiva de Deus (veja Ef 2.8,9; At 16.14). Contudo, embora essa fé nos seja dada, precisamos exercitá-la.
Tendo exercitado a fé para crer em Cristo, devemos também exercitar a fé para obter a vida e o alimento que nos vem de Cristo por meio de nossa união vivificante com ele. Algumas pessoas ensinam que, assim como os ramos nada fazem para receber a nutrição da videira, nós nada devemos fazer para receber a vida e a energia de Cristo. Mas isso força demais a analogia. Da mesma forma que Cristo não é totalmente como uma vinha, nós não somos totalmente como ramos. Os seres humanos são únicos, no sentido de que fomos criados à imagem de Deus. Entre outras coisas, ele nos deu uma mente para pensar e vontades que podemos exercitar, e ele opera por meio da nossa mente e das nossas vontades, não independentemente delas. NÃO SOMOS ENSINADOS EM MATEUS 6 NA ORAÇÃO DO PAI NOSSO - SEJA FEITA A SUA VONTADE?? PQ? POIS A NOSSA VONTADE E A VONTADE QUE IMPERA NÃO É A DE DEUS.
PARA CONCLUIRMOS -
2 Pontos que para ESTARMOS em Cristo, relacionados porém distintos.:
União representativa. O primeiro é a união representativa pela qual Jesus assumiu toda a nossa responsabilidade de obedecer perfeitamente à lei de Deus e também assumiu nossa pena de morte por não obedecermos. Exploraremos as consequências disso nos próximos dois capítulos.
União vivificante. O segundo aspecto é a união vivificante mediante o Espírito Santo, por meio de quem, pela fé, obtemos o sustento e o poder do Cristo vivo que nos capacitam a viver a vida cristã.
Um desenvolvimento maior desses dois aspectos nos ajudará a responder à pergunta "Quem sou eu?".
POR OBRA DE DEUS JÁ NÃO ESTOU EM ADÃO: ESTOU EM CRISTO, POR UMA UNIÃO VIVIFICANTE E REPRESENTATIVA.
Related Media
See more
Related Sermons
See more