Anunciando o Evangelho de geração em geração! | Hebreus 13.7-9

Culto de Aniverário!  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 30 views
Notes
Transcript

Introdução!

Apresentação! | Parabéns a toda a igreja, toda a liderança e seus membros pelos 70 anos.
Data marcante na vida de qualquer pessoa e realmente um momento de muita celebração.
Um abraço da nossa Igreja Batista Central de Realengo. | Alegria de estar aqui!
Igreja a qual fui membro por mais de 20 anos. Muitos momentos marcantes: Acampadentros com a juventude, serviço com o ministério de louvor (gravamos até um CD - 2011)
Sempre lembrados em meus momentos de oração.
Mas não vim falar de mim, nem da igreja, vim compartilhar aquilo que Deus colocou em meu coração para falar a Sua Igreja.
O tema que nos foi passado foi: Anunciando o Evangelho de geração em geração. 70 anos anunciando o Evangelho de geração em geração.
E como é bom ser testemunha disso. Temos visto com os nossos olhos esse anúncio do Evangelho nesse lugar.
Como já disse fui um participante ativo da vida dessa igreja durante esse tempo.
O texto sugerido foi Hebreus 13.8, mas vou pedir permissão para ir 1 versículo antes e 1 depois.
Ler o texto: Hebreus 13.7-9.
Se podemos assim dizer esse trecho tem o seu ápice no v.8 quando o autor diz que JESUS É O MESMO ONTEM, HOJE E PARA SEMPRE.
Sabemos que tudo o que somos, temos e fazemos pertence ao Senhor.
Se essa igreja está de pé por 70 anos aqui nesse lugar JESUS tem sido o fundamento e aquele quem a edifica. E quando Cristo é o fundamento vem 70, 100, 200 firmes e em celebrações até que Ele mesmo volte para nos buscar.
Anunciar o evangelho de geração em geração fala sobre muitas coisas e muitas histórias, mas quero fazer o destaque que é feito nessa carta aos Hebreus.
Anunciar o evangelho de geração em geração é ser usado por Deus para fazer a diferença no lugar onde o Senhor nos colocou.
O primeiro destaque que o autor faz no v.7 é LEMBREM-SE.

Lembrem-se!

Hoje toda quinta-feira temos em nossas redes sociais o tal do #TBT que é um tempo de lembrança das coisas antigas que vivemos.
No v.7 o autor de Hebreus emprega o verbo que Lembrar com uma ideia de trazer a memória aquilo que você sabe sobre uma pessoa.
Esse verbo é o mesmo que o Ap. Paulo utiliza em 2Timóteo 2.8 quando insiste a Timóteo para se lembrar de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortes, descendente de Davi.
O autor está convidando a fazer um TBT e lembrar de líderes fiéis ao Senhor.
Existia um perigo que alguns crentes estavam correndo de voltar para o judaísmo. Por isso nesse v.7 o autor diz para o povo se lembrar de seus líderes espirituais.
Os cristãos sérios e que amam a palavra de Deus. Esses que pregaram a palavra de Deus a vocês.
Alguns até já tinham partido para a glória ou talvez não estavam mais naquela localidade, mas tinham deixado um legado digno de ser imitado.
O escritor exorta o povo a lembrar da liderança. Não tanto nas questões morais, mas sim na doutrina, no amor e na devoção ao Senhor.
Hoje também não é diferente. Olhamos para a vida daqueles que nos antecederam na vida cristã.
Olhamos para aqueles que plantaram e deixaram o suor aqui nesse lugar.
Tantos irmãos que não consigo citar nomes para não ser injusto. Mas olhando para a vida vemos piedade, zelo e amor pelo Senhor.
Irmãos que se dedicaram em anunciar o evangelho de Jesus Cristo na sua geração e hoje estamos colhendo fruto disso.
E fica a pergunta? Vai parar em nós? Não daremos continuidade?
Esses irmãos foram desbravadores do seu tempo com estratégias e o puro evangelho.
A palavra de Deus não recomenda a atitude de colocar líderes no pedestal e venera-los, mas recomenda honrar por sua fidelidade. (1Tessalonicenses 5.12-13 - tenham apreço por aqueles que trabalham entre vocês...)
Podemos ter apreço e honrar sim a vida desses irmãos.
Lembrar de todo o seu trabalho e legado que deixaram.
O autor de Hebreus deixa claro que esse líderes pregaram a palavra de Deus..
É algo que nos faz pensar? Como seremos lembrados em nossa comunidade de fé?
Será que vão se lembrar que somos o chato que sempre puxa pra trás ou aquele que apoia e cumpre a missão?
Será que seremos lembrados por aquele que faz a fofoca ou como aquele que compartilha a palavra de Deus?
Qual é o legado que deixaremos?
No mês de setembro recebi Pr. Eraldo Coelho na Central de Realengo. Ele foi pastor da minha bisavó Berenice e pelo que fiquei sabendo dominicalmente almoçavam juntos.
Ele me disse algo que aprendeu com ela: Primeiro a devoção e depois a obrigação.
Que coisa profunda e que me marcou. Um legado deixado que marcou a vida do Pr. Eraldo e agora alcançou a minha também.
Qual marca vamos deixar para a geração futura?
Ainda no v.7 a próxima ordem do escritor é “considerando atentamente o fim da vida deles”.
Considerar na verdade significa olhar repetidas vezes, observar cuidadosamente.
O escritor insiste em dizer para olhar para a vida desses líderes. Não o mau exemplo, mas aquele que pregou a palavra de Deus.
Muitas vezes para se justificar utilizamos algumas frases e até exemplos negativos. Mas não devemos fazer assim.
Devemos olhar atentamente, observar cuidadosamente para a vida daqueles que tinham uma vida com Jesus Cristo.
Terminando o v.7 ele vai dar mais uma ordem: IMITEM A SUA FÉ!
Peguem aquilo que eles fizeram de bom e repliquem, o que fizeram de errado, não façam.
Use-os como exemplo. Exemplo de fé e persistência. Exemplo de dedicação e amor. Exemplo de serviço a Cristo.
Lembre-se desses queridos e queridas que plantaram a boa semente, que pregaram a palavra de Deus, que tiveram uma vida com Cristo e os imitem.
Vivemos em um mundo de mudanças rápidas. Nada parece confiável e permanente. Líderes vem e vão.
Mas existe um líder que está sempre presente. Um que é IMUTÁVEL.

Jesus não muda!

Interessante que esse texto está entre a recomendação de líderes fiéis e a condenação de líderes falsos.
O texto está colocado em uma posição para não deixar dúvida que podemos ter admiração e nos lembrar de líderes, mas todavia os nossos olhos tem que estar em JESUS.
Devemos imitar os líderes fiéis porque estes imitavam a Cristo.
É verdade que alguns dos crentes hebreus podem ter desviado os olhos de Jesus. (Hebreus 12.2 - exortação para olhar para o autor e consumador da fé).
É nesse contexto que o autor lembra que JESUS é IMUTÁVEL. Que a sua palavra permanece para sempre.
Ele é o nosso modelo supremo, mas como já disse: isso não nos impede de ter admiração e honrar irmãos piedosos.
Como é bom repousar a nossa confiança em JESUS CRISTO, o mesmo ontem, hoje e para sempre.
Como é bom poder ver igrejas que estão anunciando esse evangelho permanentemente nas gerações.
Só podemos persistir na fé verdadeira firmando os passos naquele que é o fundamento da fé. Não saindo de perto dEle em nenhum instante.
Todos os tesouros da sabedoria celestial estão inclusos em Cristo.
O v.8 é uma notável passagem, aprendemos aqui sobre os tempos e gerações.
O Jesus que amamos hoje, foi o mesmo ontem e será o mesmo amanhã.
Observe a sequencia do tempo: passado (ontem), presente (hoje) e futuro (para sempre).
O termo “ontem” diz respeito a obra mediadora de Jesus na terra, proclamada e confirmada por aqueles que vieram depois (Apóstolos e pais da igreja)
Olhamos para trás e vemos JESUS se entregando em nosso lugar.
Agora quando olhamos o hoje, diz respeito a obra intercessora de Jesus junto ao Pai por nós.
A palavra sempre diz respeito ao sacerdócio de Cristo. Ele é sacerdote para sempre. Hebreus 7.17.
O Sumo Sacerdote, que ofereceu a si mesmo em nosso lugar. O que ofereceu a si mesmo em sacrifício e obediência.
Temos que ter referências e honrar pessoas, mas os olhos devem estar no exemplo maior que é JESUS. O mesmo ontem hoje e para sempre.
Jesus é imutável. Nele não ha mudança. Nele podemos confiar. Nele não há frustrações.
A construção da nossa vida deve ser em JESUS CRISTO, aquele que não muda.
A nossa mensagem deve ser sobre JESUS CRISTO, assim como aqueles homens de fé pregaram a palavra de Deus, nós devemos fazer também.
Devemos continuar anunciando o evangelho de geração em geração.
Não devemos mudar a palavra. Não devemos suavizar o evangelho.
A pregação é Cristo. Assim como quando se iniciou em 10/10/1953, ainda o é hoje 07/10/1953 e deve continuar sendo até Ele voltar.
A pregação que JESUS CRISTO é o nosso SENHOR E SALVADOR.
Infelizmente existem pessoas querendo pregar diferente disso.

Não se deixe levar!

Fica firme na fé! A recomendação no v.9 é para não se deixar levar a um ensino diferente e estranho da palavra de Deus.
Alguns leitores eram suscetíveis a um ensino diferente da palavra de Deus. Existiam algumas doutrinas que preocupavam e que poderiam gerar um afastamento.
Não existem aqui evidencias de quais eram exatamente essas doutrinas diferentes e estranhas.
De acordo com outras partes do Novo Testamento existiam filósofos que viajavam ensinando o oposto dos apóstolos. Falsos mestres, ensinando doutrinas diferentes e estranhas
Atos 20.30 - Ap. Paulo adverte o povo de Éfeso para ficar alerta contra lobos selvagens - esses querem arrastar os discípulos atrás deles.)
Gálatas 1.6-7 - Repreende aos gálatas sobre o assunto também - alguns que desejavam perverter o evangelho de Cristo.
Muitas foram as falsas doutrinas que tentaram e ainda tentam se infiltrar na igreja (legalismo - leis acima de Deus, sincretismo - uma mistura de fé)
Não diferente do que vivemos ainda nos dias de hoje.
Teologia da prosperidade - onde se você não doar a sua casa Deus não vai te abençoar.
Teologia do Coaching - onde colocar o homem no “centro” e o faz parecer que não é pecador.
E muitas outras vão tentar se infiltrar na igreja para enganar os que estão desatentos.
Por isso um alerta importante que essa carta de Hebreus nos ensina.
Raymond Brown diz que Hebreus ensina sobre a primazia da palavra de Deus e a supremacia do Filho de Deus.
Isso com um propósito: de não sermos envolvidos nessas novas e estranhas doutrinas.
Os falsos mestres sempre querem se infiltrar na igreja como um lobo devorador.
Por isso devemos estar firmes na palavra. Por isso devemos estudar e conhecer as Escrituras.
Igreja do Senhor, não cesse de pregar o verdadeiro evangelho de Cristo.

Conclusão!

Que ao olhar para trás possamos imitar a fé de irmãos piedosos que amaram o Senhor até o final das suas vidas.
Que Jesus seja o nosso alvo supremo. Jesus não muda, Ele é o mesmo para sempre.
Com isso não iremos desviar nas doutrinas diferentes e estranhas que estão por aí.
Firme-se em Cristo SEMPRE e vivam para continuar anunciando esse EVANGELHO que transforma vidas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more