A Morte da Morte da na morte de Cristo

Mateus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

Exposições no Evangelho de Mateus Nesta sermão aprenderemos que

Notes
Transcript

Introdução

“Esse também foi um milagre notável, pelo qual Deus declarou que seu Filho entrou na prisão da morte, não para continuar fechado lá, mas para trazer para fora todos os que estavam presos”. (João Calvino)

Perícope

Mateus 27.51–54 ARA
51 Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; 52 abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; 53 e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. 54 O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.

A cortina do santuário se rasgou (v.51)

"Eis que..." (Καὶ ἰδοὺ). É a forma de Mateus nos dizer para prestar atenção. É possível que tudo que Mateus escreveu neste capítulo tenha como objetivo nos levar a esse ponto: as consequências imediatas da morte de Jesus.
Lembre-se de que Jesus acabou de "entregar seu espírito" ao Pai.
O véu é a grossa cortina de linho do Santo dos Santos como vemos em Êxodo 26.31–33.
Êxodo 26.31–33 (ARA)
31 Farás também um véu de estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido; com querubins, o farás de obra de artista... 33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos.
A função do véu era SEPARAR o Santo Lugar do Santo dos Santo.
O Santo dos Santos era o lugar mais sagrado (santíssimo) onde apenas o sumo-sacerdote poderia entrar uma vez por ano apenas. Nessa ocasião, ele oferecia sacrifícios de expiação por ele e pelo povo. Mas para ele entrar ali um cordeiro teria que morrer antes.
No Santo dos Santos ficava a "Arca da Aliança", que simbolizava a presença de Deus no meio do seu povo.
Observe o que está bordado no véu: "QUERUBINS". O querubins são os guardiões da santidade de Deus.
Havia figuras deles em todas as partes do tabernáculo. Isso servia como um aviso de aquele lugar era santo e deveria haver reverência e temor ali.
Figuras de querubins foram esculpidas no PROPICIATÓRIO, a tampa que cobria a Arca - Êxodo 25.17–18 “17 Farás também um propiciatório de ouro puro; de dois côvados e meio será o seu comprimento, e a largura, de um côvado e meio. 18 Farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório;” Êxodo 25.21 “21 Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o Testemunho, que eu te darei.” - Sua função era proteger o interior da Arca, a santidade de Deus.
A primeira vez que querubins guardar a Árvore da Vida - Gênesis 3.24 “24 E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.”
Assim, a função do véu no templo era fazer separação entre o santo e impuro: entre o Deus santo e o homem pecador.
O véu sinalizava nossa alienação de Deus - fomos destituídos de sua glória (Rm 3.23) - e o fato de que Ele não nos é propício (favorável), portanto aproximar-se é perigoso.
Como diz Isaías 59.2 “...as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”
De certa forma, no véu está escrito:
Cuidado! Não se aproxime. Deus irado!

Mas o foi véu rasgado!

O véu "Foi rasgado" (Passivo Divino) em vez de "rasgou-se". O véu foi rasgado por Deus de forma miraculosa e como consequência direta da morte de Jesus.
O significado teológico disso é que a separação entre Deus e os homens foi desfeita. Deus agora nos é favorável!
Veja o que escrito em de Hebreus 10.19-20:
Hebreus 10.19–20 ARA
19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,
Jesus, por sua morte ("seu sangue"), "inaugurou" (ἐγκαινίζω) um "novo e vivo caminho" através do véu.
O sumo-sacerdote consagrava o caminho do Santo dos Santos com o sangue do bode pela oferta do pecado.
Mas o novo caminho que Cristo consagrou foi com seu próprio sangue.
Portanto, a morte de Jesus eliminou a separação entre Deus e os homens. Jesus entrou lá por nós e fez uma oferta perfeita, eficaz e definitiva.
Uma vez que Jesus fez EXPIAÇÃO por nós com seu sangue, Ele também fez PROPICIAÇÃO para nós da parte de Deus.
Portanto, não mais uma placa dizendo: Cuidado! Deus Irado! agora, o que há é um convite (Hb 10.22)
Hebreus 10.22 ARA
22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.
Hebreus 4.16 ARA
16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
A morte de Cristo nos deu, portanto, paz com Deus e acesso ao trono da graça pela fé.
Esse é um benefício que apenas os que creem em Cristo possuem.

A morte da Morte (v. 52-53)

Agora uma sequência de coisas acontecem. E Mateus as narra num crescendo!
A terra tremeu - as rochas foram fendidas - os sepulcros foram aberto (clímax).
Um terremoto sobrenatural (como as trevas ao meio dia) abriu os túmulos.
E algo ainda mais extraordinário aconteceu!
Os santos ressuscitaram (v. 53).
Observação: Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.” (1Co 15.20). Sendo assim, a melhor forma de interpretarmos essa passagem é que depois da ressurreição de de Jesus, no domingo, os santo ressuscitaram, entraram e Jerusalém e foram vistos por muitos".
O mais importante!
O significado dessa ressurreição, como disse Calvino, é que Jesus "entrou na prisão da morte, não para continuar fechado lá, mas para trazer para fora todos os que estavam presos”.
Mesmo antes de sua ressurreição ficou claro que os túmulos foram abertos e a morte foi derrotada (Ap 1.18)
Apocalipse 1.18 ARA
18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
A morte de Jesus lhe deu autoridade sobre a morte e o inferno. Ele os dominou e destruiu o seu poder.
Hebreus 2.14–15 ARA
14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, 15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.
A morte de Jesus:
Deus o diabo: acusador e assassino.
E nos libertou do pavor da morte.
Porquê:
A morte para o crente não é mais uma maldição, mas um prêmio, Filipenses 1.21 “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”
Os santos ressuscitarão glorificados no último dia: João 6.54 “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”
Os que creem em Jesus têm vivem eternamente: João 11.25–26 “25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; 26 e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?”
Antigamente os Querubins guardavam o caminho da Árvore da Vida, mas depois que Jesus rasgou o véu, nós temos novamente acesso à vida eterna.

Conclusão

Parece estranho, mas nós comemoramos a morte de Cristo todas as vezes que celebramos a Ceia do Senhor. E devemos mesmo louvá-lo por sua morte. Não porque somos mórbidos em nossos afetos, mas porque a morte de Jesus matou a morte e nos deu vida eterna.

Aplicação

A morte de Jesus nos livra do pavor da morte. Não deveríamos ter medo dela, nem mesmo olhar para ela como uma punição. Mas como disse alguém: viver a vida em Cristo faz a morte valer a pena. Portanto:
Tenhamos esperança em meio ao mundo de enfermidades mortais.
Sejamos corajosos diante das perseguições, pois a Coroa da Vida já está guarda para nós.
Vejamos a morte não mais como um fim, mas como a Bem-aventurança dos que morrem no Senhor.
Creia em Jesus e submeta-se ao seu senhorio. Tudo que vimos nessa noite é para os crentes, aqueles que foram santificados por Ele na sua morte. Então:
Somente os santos podem ter esperança nesta vida e no porvir.
Somente os santos ressurgirão para vida eterna.
O véu foi rasgado e agora, em Cristo, temos livre acesso ao trono da graça. Por isso:
Se achegue a Deus em oração e busque sua misericórdia. Ele lhe ouvirá sempre.
Preste culto a Deus com alegria.
Saiba que Deus lhe é favorável.
Related Media
See more
Related Sermons
See more