CONSELHO 2: Vocês São Escolhodos Pela Pedra Viva

CARTA ABERTA: Conselhos de um velho apóstolo  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views

Quem é Jesus e quem somos nós? Agora Pedro busca traçar um caminho que nos leva até o AT. Recorda e assevera que Cristo é a Pedra angular e rejeitada pelos homens mas eleita por Deus. Nós por outro lado somos pedras vivas edificados no templo do Senhor

Notes
Transcript

Introdução

Você já se sentiu só, deslocado, inútil? Já considerou alguma vez uma certa inadequação?
Mesmo você sendo um crente, um fiel, não lhe ocorreu ser desnecessário?
Eu mesmo já me senti assim algumas vezes. Quando ouço alguns colegas pregadores contarem suas histórias de vida tão arrumadas, família equilibrada, pais atenciosos, integração na igreja.
Fica aquela sensação que faltou alguma coisa na vida.
Ou talvez sua situação seja o inverso, talvez sua vida tenha sido legal mas sem sal, uma vida desprovida de aventuras casuais e inesperadas.
O fato é que vivemos esta vida maluca e incerta, isso pode ser algo muito ruim para nossa espiritualidade.
Hoje aprofundamos no pensamento do velho apóstolo e vamos nos apropriar de mais um dos seus conselhos.
Talvez comecemos a entender que de fato aquilo que nos identifica é maior que nossos próprios planos e frustrações.

Considere Conhecer Mais de Perto a Pedra Viva

Não se esqueçam, há quem rejeite a Cristo.
O conselho de Pedro é: Aproximem-se dele a Pedra Viva, pois a medida em que ele é rejeitado pelos seres humanos é eleito por Deus.
Quanto a nós, somos utilizados como pedras vivas para a edificação de uma casa espiritual. Aqui é uma referência clara a nova edificação em Cristo, não mais um templo de pedras, mas pedras vivas.
Um primeiro ponto importante aqui, é o propósito destas pedras vivas serem utilizadas nesta casa espiritual: Serem sacerdócio santo. A conexão aqui está direta com o Ex. 19.6. O projeto de Deus sempre foi que Israel fosse uma nação de sacerdotes.
Este serviço é apresentado a Deus por meio de sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus.
Mas o que seriam estes sacrifícios? Um comentarista dá as seguintes sugestões:
. A apresentação do corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, um ato de adoração espiritual (Rm 12:1).
2. O sacrifício de louvor “que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hb 13:15).
3. O sacrifício das boas obras. “Não negligencieis […] a prática do bem […] pois com tais sacrifícios Deus se compraz” (Hb 13:16).
4. O sacrifício dos bens. “Não negligencieis […] a mútua cooperação”. Esse sacrifício também é agradável ao Senhor (Hb 13:16).
5. O sacrifício do serviço. Paulo fala de seu ministério aos gentios como oferta sacerdotal (Rm 15:16).
William MacDonald, Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento, 2a edição (São Paulo: Mundo Cristão, 2011), 914.
Pedro citando Isaías 28.16 lembra que Jesus é a medida de precisão nesta edificação. Uma Pedra Angular.
Em seguida Pedro cita o Salmos 118.22 . A ideia é que na construção de um edifício os construtores rejeitaram aquela que poderia ser a principal pedra, a medida que se aproximam do canto notam que aquela pedra que rejeitaram na verdade era a principal pedra.
Tudo isso é muito parecido com a nossa realidade hoje. As pessoas rejeitam Cristo e depois descobrem que rejeitaram aquilo que havia de melhor.
No final acabam sendo destruídos. Mesmo que a referência de Pedro seja quanto a rejeição dos judeus ao Messias, isso não impede de pensarmos nesta rejeição em nossa próprio tempo.
Pedro então passa a descrever a real condição dessas pedras que vivem.

Somos Parte de Um Reino

Geração Eleita - Fazemos parte de um povo escolhido por Deus.
Sacerdócio Real - Estamos ligados ao serviço do Reino.
Nação Santa - Temos identidade, separado por Deus.
Povo exclusivo de Deus - Fazemos parte do povo de Deus.
Agora mais uma vez temos que entender a razão de tudo isso:
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Então finalmente somos lembrados que:
Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

Resumindo

Este pequeno trecho nos ajuda a lembrarmos que nossa vocação é andarmos perto de Cristo.
Ele é a Pedra Viva, eleito de Deus.
Nós somos pedras vivas utilizados para prestar adoração ao Senhor
Temos uma identidade certa em Cristo e para Cristo.
Agora podemos começar a entender que nossos dilemas podem encontrar respostas em nossa identidade com Jesus.
Sabemos que somos parte do seu reino e que nada neste mundo é mais precioso que tudo isto.
Então desfrute desses privilégios com humildade em sua vida.
Related Media
See more
Related Sermons
See more