CONSELHO 1: TENHAM UM ESPERANÇA VIVA E SANTA

CARTA ABERTA: Conselhos de um velho apóstolo  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views

O que é a esperança que nós aguardamos? Em que se sustenta a nossa fé? O valor da nossa salvação é sem dúvida alguma um dos aspectos mais importantes da nossa caminhada de fé. Pedro busca lembra aos irmãos exilados que logo em breve eles desfrutariam do reino de Deus em sua completude.

Notes
Transcript

Introdução

Houve um tempo em que ser cristão era algo difícil, havia relativa perseguição.
Na verdade havia uma tipo de perseguição moral e em alguns lugares específicos chegava a perseguição física.
Quando olhamos para o globo aí conseguimos ter uma dimensão da quantidade de cristãos perseguidos no mundo.
Eu suponho que se soubéssemos em detalhes o quanto cristãos são perseguidos no mundo, ficaríamos envergonhados do que passamos aqui.
O fato é que ser cristão é acima de tudo ser contracultural, é estar e não estar ao mesmo tempo na realidade cultural do lugar onde vivemos.
É ser propositivo, mas é ser também confrontador de uma cultura relativista.
A carta escrita pelo apóstolo Pedro tem o propósito de formar mentes que vivem em meio a este dilema, estar e ser em um mundo hostil a fé.
É buscar identidade, sem deixar de contribuir com o mundo onde vivemos.
Mas também é viver como nada para o mundo e eleitos por Cristo.

Nossa Identidade e Nossa Esperança

Se existe algo na vida mais gratificante que saber quem realmente somos ainda estou para conhecer.
Os primeiros dois versículos desta carta nos dão essa noção.
Eleitos - Para um determinado propósito
Separados
Santificados pelo ES para obediência a Jesus Cristo na aspersão do seu sangue.
Existe uma sequencia de ideias muito bem construídas dos versículos 3 ao 9, vejamos:
1Pedro 1.3–9 NVI
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.
Todo este mistério foi de maneira progressiva sendo revelado aos profetas (Vs. 10-12).

O Caminho Para a Santidade (13-1.1-3)

A partir daqui a preocupação do apóstolo é com a vida em santidade.
Estar com a mente preparada, o que isso quer dizer afinal? É interessante Pedro usa a ideia de alguém que precisar organizar-se para uma partida.
Veja se tudo está em ordem em sua vida, a viagem da fé é longa e precisamos estar preparados.
Estejam prontos para agir, estejam alertas, no entanto depositem a esperança de vocês na graça que será dada a vocês na revelação de Cristo.
Não se deixem levar pelas lembranças do passado, vocês sabem que foram separados.
Agora, se temos Deus como Pai devemos honra-lo como tal e em temor. Nesta nossa peregrinação ele saberá distinguir aqueles que são seus filhos.
Outra coisa importante nesse conselho é que como a fé que é mais preciosa que o ouro refinado, o nosso resgate da vida fútil que vivíamos também é mais valiosa que a prata e o ouro, foi pelo preço do sangue de Cristo.
A santidade também se expressa na vida comunitária, isto é uma vida purificada pela obediência que nos conduz a verdade.
De que forma? No amor fraternal e sincero. Isso só é possível por causa da natureza da nossa regeneração: A Palavra infalível.
Para encerrar esta primeira linha de pensamento, seu conselho é:
1Pedro 2.1–3 NVI
Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom.

Resumo

Hoje aprendemos que somos como peregrinos neste mundo, portamos duas cidadanias, uma dos céus e outra daqui deste mundo.
Fomos eleitos por Deus para uma vida de santidade e esperança.
Devemos nos afastar de todo o mau, de tudo aquilo que nos distancie dessa vida separada pela regeneração.
Por fim, não esquecer que a Palavra infalível do Senhor é quem nos conduz nessa caminhada de fé.
Related Media
See more
Related Sermons
See more