TUDO SE FEZ NOVO

TUDO SE FEZ NOVO, Encontrando Graça Para as Feridas da Alma   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views

Chegamos ao final da nossa série, Em Cristo Tudo Se Fez Novo. Hoje queremos lembrar que nossa caminhada está cheia de lutas mesmo que estejamos imbuídos das melhores ações. Em Cristo tudo se fez novo pois nossa perspectiva muda.

Notes
Transcript

Introdução

Nesta série buscamos tocar em um ponto sensível a todos nós: as nossas lutas existenciais.
Como lidamos com as nossas almas aflitas e cansadas?
No Salmos 42 iniciamos a nossa jornada entendendo que somos pessoas sedentas da presença de Deus, que existem situações que nos colocam para baixo, nos trazem velhas memórias e causam um sentimento de tristeza.
Vimos em Elias o profeta de Deus que mesmo que estejamos vivendo os melhores momentos de nossas vidas ainda assim podemos sofrer com sentimentos de inadequação.
Somente a voz tranquila do Senhor é capaz de nos colocar novamente no caminho.
Hoje queremos chegar a algum porto seguro, queremos ter a certeza que podemos encontrar uma resposta certa para os dilemas e como isso afeta as nossas vidas, decisões e oportunidades.
Antes porém deixe-me lhe dizer algo, esta série não é sobre como ser feliz e realizada. Como ser uma pessoas de bom humor o tempo todo. Ou mesmo como viver uma vida sem problemas.
De forma alguma essa é a nossa intenção, o que estamos buscando aqui é algo que seja maior que nós, que de fato nos encha o coração de certeza e esperança. Que nos faça sentir-se pertencentes.
Daí preciso que vocês atentem a este trecho maravilhosa desta carta que Paulo escreve aos irmãos de Corinto.
Atentem a um aspecto que muitas vezes colocamos de lado ao fazermos nossas leituras diárias.
É muito importante que não desconectemos o valor teológico do texto da vivência do autor, isso é, Paulo ensina os valores espirituais a partir das suas vivências. Não existe um Paulo teológico e um paulo cidadão hebreu ou romano.
Os princípios doutrinários mais importantes ensinados por paulo são ensinados na esteira da vida, nos dilemas, nas incertezas nas dores e nas perseguições. Isso significa que podemos encontrar em Paulo inclusive aspectos do próprio Elias.
O fato é que nesta mistura entre o dever e a vida ele encontra respostas para continuar sua jornada.
Então deixe a voz do Espírito de Deus falar ao seu coração hoje a noite e perceba que existe algo novo que só pode ser encontrado em Cristo Jesus.

Amor Irresistível

2Coríntios 5.11–15 (NVI)
O Ministério da Reconciliação
11 Uma vez que conhecemos o temor ao Senhor, procuramos persuadir os homens. O que somos está manifesto diante de Deus, e esperamos que esteja manifesto também diante da consciência de vocês. 12 Não estamos tentando novamente recomendar-nos a vocês, porém lhes estamos dando a oportunidade de exultarem em nós, para que tenham o que responder aos que se vangloriam das aparências e não do que está no coração. 13 Se enlouquecemos, é por amor a Deus; se conservamos o juízo, é por amor a vocês. 14 Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. 15 E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Eu posso lhe garantir que se você entendesse o que Cristo fez naquela cruz e qual o desfecho do seu sacrifício, você seria capaz de jogar fora todos os sentimentos de dor angústia só para caminhar ao seu lado. (para nós os crentes, servi-lo).
Existe algo que supera tudo e este algo é o amor de Cristo.
A vida boa não é sobre o que nós somos capazes de fazer, mas sobre o que Cristo fez!!
Eu entendo que em uma cultura que valoriza o indivíduo, que se constrói em emoções e afetividades raciocinar em termos de sacrifício não é o que esperamos.
Mas, o que Paulo está dizendo é que se Cristo realizou algo tão extraordinário por mim, a única coisa que me resta é continuar servindo-o.
Veja que coisa, se ele morreu por todos, morreu para que aqueles por quem ele morreu não vivam mais para si mesmos mas, para o próprio Jesus.
Sei que o que esperamos é algo do tipo, você vai sair desta situação, confie em você, Deus vai te ajudar a encontrar um propósito para sua vida. Mas ao olharmos as palavras de Paulo somos levado para outro caminho.
É o caminho do amor de Cristo, que de outra maneira nos conduz a reproduzir este amor. Veja, não é uma auto-anulação, mas a aquisição de uma nova vida. Uma pessoa que se anula não serve para nada, mas uma pessoa que morre para si mesmo e adquire pela graça essa nova vida em Cristo, já começa a desfrutar de seus preciosos benefícios.

Tudo Se Fez Novo

2Coríntios 5.16–6.2 (NVI)
16 De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim. 17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 18 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. 20 Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. 21 Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.
6 Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus. 2 Pois ele diz:
“Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação”. Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação!
A maneira como olhamos as coisas são determinantes. Podemos ficar presos a uma imagem puramente humana, uma imagem limitada.
Até mesmo Cristo pode ser visto assim, um grande homem, um ser humano incrível. Mas esta imagem limitada não nos ajuda a sairmos do poço onde nos encontramos.
Existe uma tradução de diz o seguinte para o versículo 17 tão citado por nós: Portanto, se alguém está no Messias, nele há uma nova criação! As coisas antigas se foram - Tudo foi tornado novo!
O olhar que Paulo sugere é um novo olhar, o olhar do evangelho.
Se continuarmos olhando tudo que fazemos com o olhar deste mundo, será o mesmo que estar em mar aberto em um bote com um remo, não saberemos que direção certa tomar.
Deixe eu dar um outro exemplo aqui, as vezes olhamos a vida como alguém que ver a vida por uma TV velha de tubo ao invés de uma TV moderna com uma imensidão de cores.
Paulo está sugerindo que devamos olhar a vida por meio desse novo mundo que desabrocha por meio da morte e ressurreição de Cristo.
Cristo é o paradigma, um corpo que apesar de físico não é corruptível. N.T. Wright diz: O desafio do evangelho é viver a vida com entusiasmo neste novo mundo.
A partir desse olhar descobrimos que temos um novo propósito, este propósito está relacionado a como agora fazemos parte desse projeto de Deus.
Vamos lá, estamos falando em buscar algo maior que nós, algo que nos dê sentido a vida. Já sabemos que Cristo é a boa notícia de Deus para nós, já sabemos também o que ele fez em nossas vidas, agora veja, nessa nova vida ganhamos propósito.
O propósito não é sobre nossas conquistas pessoais, sobre os topos altos que alcançamos. O propósito é sobre como me encaixo no que Deus está fazendo.
Ao nos curar das enfermidades da alma Deus simplesmente não nos abandona, ele nos dá propósito para existência. Se eu estou reconciliando a humanidade caída a mim, quero lhe convidar a ser ministro dessa reconciliação comigo.
Dessa feita Paulo lembra que sua vocação é de representante do céu, do reino.

Conclusão

Sei que muitos de nós estão em busca de respostas para nossos dilemas existenciais. Nos sentimos sufocados pelo estilo de vida que levamos.
Nos sentimos inadequados para uma série de coisas as quais somos desafiados.
Queremos respostas instantâneas, rápidas.
Limitamos nosso olhar a este mundo, até mesmo os mais religiosos se sentem perdidos em alguns momentos de suas vidas.
As vezes buscamos respostas em eventos sobrenaturais, ou buscamos um Deus complacente que nos trate como pobres coitados.
O fato é que a verdadeira resposta se encontra em uma nova realidade, quando a Bíblia diz que tudo se fez novo não está afirmando simplesmente que coisas novas vão acontecer em nossas vidas pessoais.
TUDO ESTÁ SE TORNANDO NOVO, por isso que é algo maior que nós, mas como isso se relaciona com as nossas vidas? Nós fomos chamados para fazer parte desta restauração.
Todas as suas expectativas devem ser lançadas sobre os ombros de Cristo, ele é a resposta certa no final. Ele tem um plano para você que na verdade é um plano que envolve toda a criação.
Isso precisa fazer sentido para que finalmente possamos sair desse estado de estagnação, para que finalmente possamos aportar no porto do novo mundo do evangelho que liberta homem, mulher, criança, jovem, velho, preto, branco, rico e pobre das suas culpas e medos.
Venha viver esse verdadeiro evangelho!!
Related Media
See more
Related Sermons
See more