Sl 47 - Deus poderoso de toda a terra - Salmos dos filhos de Corá - Louvor

Salmos dos filhos de Corá  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views

Deus poderoso de toda a aterra

Notes
Transcript

Liturgia

Salmos 19

Cânticos / Ofertório

Contrição

Salmos 51.1-5 “1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. 2 Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. 3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau aos teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. 5 Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu a minha mãe.”

Texto

Salmo 47 (NAA)
Ao mestre de canto. Salmo dos filhos de Corá
1 Batam palmas, todos os povos;
aclamem a Deus com vozes de júbilo.
2 Pois o Senhor Altíssimo é tremendo,
é o grande rei de toda a terra.
3 Ele nos submeteu os povos
e pôs as nações debaixo dos nossos pés.
4 Escolheu para nós a nossa herança,
a glória de Jacó, a quem ele ama.
5 Deus subiu em meio a aclamações,
o Senhor, ao som de trombeta.
6 Cantem louvores a Deus, cantem louvores;
cantem louvores ao nosso Rei, cantem louvores.
7 Deus é o Rei de toda a terra;
cantem louvores com harmonioso cântico.
8 Deus reina sobre as nações;
Deus se assenta no seu santo trono.
9 Os príncipes dos povos se reúnem
com o povo do Deus de Abraão,
porque a Deus pertencem os escudos da terra;
ele se exaltou gloriosamente.

Introdução

E seguimos nossos estudos sobre os salmos dos filhos de Corá, estamos no tema Louvor esse é o 2o dos 5 salmos de louvor escritos por esses músicos e trabalhores que serviam ao templo, filhos da tribo de Levi os coraítas serviam no templo e conheciam a dinâmica do templo e viam e contemplavam as maravilhas de Deus e seu poder tremendo!
Irmãos eu vou ler um verso que está em "Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20:2-3).
É engraçado como há várias passagens no Antigo Testamento em que Deus é tratado quase exclusivamente como o Deus de Israel, como se os judeus pudessem ter a opção de escolher outro, por exemplo das nações vizinhas. De fato, os judeus são repetidamente advertidos contra servir a esses outros deuses. Tem umas 48 advertências iguais a esse mandamento só em Deuteronomio.
Temos que tomar cuidar ao ler as escrituras de uma forma como um texto simples, sem crítica, sem ter em mente TODA a revelação bíblica, poderemos ter a ideia de que o mundo é governado pelo que os estudiosos chamam de "divindades tribais" e que o Deus judeu, Jeová, é apenas o maior de todos. Falar dos TJ em relação a Joao 1.1
ISSO SERIA O CAOS - UM ERRO TERRÍVEL. Pois existe apenas um Deus. Seu nome é Jeová, e todos os outros "deuses" são, de fato, meros ídolos. Isaías zomba especialmente de tais deuses, explicando com ironia como um adorador encontra um pedaço de madeira, usa metade dele para fazer um fogo para cozinhar sua refeição e depois esculpe a outra metade em um ídolo. Esses ídolos "não sabem nada, não entendem nada", diz ele (Is 44:18; cf. vv. 9-20). No mesmo capítulo, ele cita a declaração de Deus: "Eu sou o primeiro e eu sou o último; fora de mim não há Deus" (v. 6).
Então meus irmãos se os deuses das nações são meros ídolos e não há um verdadeiro Deus além de UM, então esse Deus é Deus de toda a Terra e Rei de todas as nações, querendo ou não querendo as nações saberão que que ha um só Deus.
Temos uma expressão grandiosa dessa ideia no Salmo 47. Nesse salmo, em nítido contraste com muitas outras passagens, Deus é louvado claramente como Rei de toda a terra e as pessoas de todas as nações são convidadas a louvá-lo.
Mas o salmo é ainda mais do que isso. "Mais do que poesia", O salmo prevê um dia em que as nações, de fato, louvarão a Deus e se achegarão a Ele livremente "como o povo do Deus de Abraão" (v. 9). Em outras palavras, nesse salmo temos uma antecipação do momento maravilhoso lá em Apocalipse 11.15 “15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu vozes fortes, dizendo: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”

Desenvolvimento

Sl 47.1 -4“1 Batam palmas, todos os povos; aclamem a Deus com vozes de júbilo.” “1 Batam palmas, todos os povos; aclamem a Deus com vozes de júbilo. 2 Pois o Senhor Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a terra. 3 Ele nos submeteu os povos e pôs as nações debaixo dos nossos pés. 4 Escolheu para nós a nossa herança, a glória de Jacó, a quem ele ama.”
. A ordem aqui é a todos os povos, não somente os judeus, mas todos os povos estrangeiros, para baterem palmas e celebrarem “com vozes de júbilo” isso aponta para a vitória certa do Deus que é vitorioso, que, em todo esse salmo, é o Redentor, Cristo. Isso mostra que o Redentor é Deus. Ele é Deus inseparavelmente do Pai e do Espírito Santo, mas aqui ele é louvado realmente por essa obra de redenção vitoriosa dos pecadores. Lembram-se na semana passada quando falei do Rei eterno, O Salmo 46 se concentra na segurança do povo de Deus, observando como Deus o havia libertado de um de seus grandes inimigos. Ele desafiava as nações a observarem essa libertação e a ficarem admiradas diante de Deus. Se estamos com esse rei celebremos!! nossa alegria e vitória sobre todos os nossos inimigos, que Cristo conquistou e trouxe a todos os crentes de todas as nações, são o motivo do louvor a Cristo e declaram que ele é Deus, que, em sua humanidade, sofreu e lutou contra o pecado, Satanás, a morte, o inferno e a maldição da lei e, com o poder de sua divindade, prevaleceu antes de trazer a alegria aos gentios.
.Irmãos Deus glorificou a si mesmo por meio das vitórias e de milagres, para que todas as nações conhecessem a graça do Deus onipotente pelos israelitas, sempre que confiassem em seus votos, bem como sua justiça e julgamento, sempre que violassem seus votos. Portanto, esse foi o orgulho e o esplendor de Jacó, pelos quais ele foi exaltado pelo Senhor Deus em seus descendentes e foi mais amado que Esaú. O Senhor Deus escolheu os descendentes de Jacó para anunciarem com trombetas sua glória pelos seus atos divinos e poderosos.
Irmãos foi em Jesus , que nasceu dos israelitas, segundo a carne, e desejou morar na terra e pregar a vontade do Pai e realizar milagres (Ele veio da tribo de Juda da linhagem de Jaco, isaque, abraão) A glória aqui é divina em todo o processo, por isso ele colocou ai um entre os versos 4 e 5, o SELAH - para contemplação!!
H. J. Selderhuis, Timothy F. George, e Scott M. Manetsch, Salmos 1–72, trans. Heber Carlos de Campos Jr., Paulo José Benício, e Vagner Barbosa, 1a edição., Comentário Bíblico da Reforma (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2018), 389.
Sl47.5-7 “5 Deus subiu em meio a aclamações, o Senhor, ao som de trombeta. 6 Cantem louvores a Deus, cantem louvores; cantem louvores ao nosso Rei, cantem louvores. 7 Deus é o Rei de toda a terra; cantem louvores com harmonioso cântico.”
. Nesses versos este fala-se sobre a ascensão. No Sinai, ele desceu. Aqui, subiu. Lá, ele os empurrou para o inferno, lembram-se quando no salmo 46 falei sobre a presença dele, faz tremer os montes os ceus fumegam, relampagos e trovões..... Aqui, guia-os para o céu. Ele sobe e leva outros com ele. Lá, ele usou o fogo e a destruição. Aqui, age com a mais pura alegria. Dessa maneira, esse salmo mostra a diferença entre a lei e o evangelho. Ele subiu porque venceu a morte, o pecado e o inferno e, agora, reina em vida… Isso aponta para a alegria, isto é, a voz do evangelho. Por isso, sempre que ouvirmos nos salmos ou na voz dos profetas “louvem!”, devemos ir ao evangelho, bem como sempre que ouvirmos “todas as nações louvem” precisamos ir a cristo e o evangelho!
H. J. Selderhuis, Timothy F. George, e Scott M. Manetsch, Salmos 1–72, trans. Heber Carlos de Campos Jr., Paulo José Benício, e Vagner Barbosa, 1a edição., Comentário Bíblico da Reforma (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2018), 389.
.Infelizmente os judeus (Nem todos óbvio) não cantavam os salmos do Messias corretamente, pois imaginavam um rei político e mortal. Como eram fascinados por essa ideia, crucificaram o Messias. Não o glorificaram ou cantaram salmos sabiamente. Podemos concluir a mesma coisa em relação ao restante dos mestres ímpios de todos os tempos. Aqueles que ensinam somente a lei não cantam os salmos sabiamente e, assim, destroem o evangelho e o ensino da fé.
Irmãos a compreensão do salmo precisa que seja unida ao canto, para que o nome de Deus não seja profanado com lágrimas inúteis - Só emoção leva a profanação.
H. J. Selderhuis, Timothy F. George, e Scott M. Manetsch, Salmos 1–72, trans. Heber Carlos de Campos Jr., Paulo José Benício, e Vagner Barbosa, 1a edição., Comentário Bíblico da Reforma (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2018), 390.
. Versos SL 47.8-9 “8 Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono. 9 Os príncipes dos povos se reúnem com o povo do Deus de Abraão, porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele se exaltou gloriosamente.”
E venha o Teu Reino
Aqui é um aprofecia, parecendo apenas reiterar o que foi declarado com veemência anteriormente: "Deus é o Rei de toda a terra" (v. 7) e "Deus reina sobre as nações" (v. 8). Mas termina com as nações de fato se reunindo diante de Deus como seu povo:
Os nobres das nações se reúnem
como o povo do Deus de Abraão,
pois os reis da terra pertencem a Deus;
ele é grandemente exaltado (v. 9).
Isso ainda não aconteceu. É por isso que chamamos isso de profecia. Mas acontecerá, e esperamos ansiosamente por isso. É por isso que somos tão ativos no evangelismo, levando o evangelho às nações, e por isso oramos tão frequentemente com as palavras que Jesus nos ensinou, dizendo: "Venha o teu reino" (Mateus 6:10; Lucas 11:2).
É BOM que a gente se lembre da imagem bem diferente das nações que é apresentada pra nós no Salmo 2. Nesse salmo, os reis da Terra estão se opondo ao Senhor e ao seu Cristo. Eles estão dizendo: "Quebremos as suas cadeias .... e lancemos fora os seus grilhões" (v. 3). e Deus Ri dessa loucura impotente deles. Ele zomba disso e repreende o povo, dizendo: " Eu mesmo estabeleci o meu REI em Sião, no meu santo monte" (v. 6). Ele admoesta: "Sejam sábios; estejam alertas, governantes da terra.... Beijem o Filho, para que ele não se irrite e vocês sejam destruídos em seus caminhos" (vv. 10, 12). O Salmo 2 nos lembra que há dois tipos de conformidade com o reino justo de Deus e de Jesus Cristo. Por um lado, há uma obediência voluntária e alegre, mas, por outro lado, há também uma obediência forçada e relutante. Que nós falamos no Slamo 46 (Aquietai-vos)
Nossa tarefa é levar o evangelho às nações agora, para que, pela graça de Deus e pelo poder do Espírito Santo, muitos possam voluntariamente se curvar diante de Jesus Cristo e, assim, ficar sob a bandeira de seu abençoado governo.
É para lá que a história está indo. É disso que se trata a vida.
Desde o início, Deus disse que tinha o propósito de abençoar todas as nações e todos os povos por meio de Abraão e seus descendentes, especialmente por meio de seu único grande descendente, o Messias, Jesus Cristo. E foi isso que ele fez e está fazendo. Ele está construindo o reino espiritual de Cristo com pessoas de todas as nações e raças.
Houve épocas em que o povo judeu pensava em termos exclusivamente étnicos ou nacionalistas, como geralmente fazem as nações. Eles achavam que as bênçãos do reino de Deus eram apenas para eles. Mas o salmista sabia que era diferente, assim como o grande teólogo judeu Paulo, que escreveu que Abraão "é o pai de todos os que creem, mas não foram circuncidados [isto é, gentios], para que a justiça lhes seja creditada" (Rom. 4:11). E ainda: "A promessa vem pela fé, para que seja pela graça e seja garantida a toda a descendência de Abraão - não somente aos que são da lei, mas também aos que são da fé de Abraão. Ele é o pai de todos nós. Como está escrito: 'Eu te constituí pai de muitas nações'" (Rom. 4:16-17).
Irmãos .. meus irmãos… Deus está construindo seu reino chamando um povo para si. Eles são de todos os povos, nações, condições de vida e raças imagináveis - americanos, africanos e afro-americanos; povos tribais, moradores de rua e habitantes urbanos sofisticados; trabalhadores e desempregados; juízes e aqueles que foram julgados; todos os tipos de pessoas. E ele os está transformando em homens e mulheres nos quais o reino de Jesus Cristo está presente e nos quais seu caráter amoroso, cativante e íntegro pode ser visto. Não há nada na vida mais importante ou mais maravilhoso do que pertencer a esse reino.
Se precisar...:
Reinos e impérios cada um apareceu nas páginas da história por um tempo e depois desapareceu. O Egito já foi uma grande potência mundial, mas hoje é fraco. A Babilônia era poderosa, mas seu território foi dividido, e mesmo a descoberta de grandes reservas de petróleo naquela região do mundo não restaurou a ela ou às nações vizinhas uma posição dominante no cenário mundial. Grécia e Roma, que já foram maravilhas da humanidade, caíram. A União Soviética se desintegrou. Até mesmo os Estados Unidos da América, embora agora estejam no auge do poder mundial, estão em declínio e não escaparão da lei inexorável da história, a saber, que "A justiça exalta uma nação, mas o pecado é a desgraça de qualquer povo" (Provérbios 14:34).
Quando são fortes e vitoriosas, as nações supõem, com carinho, que controlam seus próprios destinos. No entanto, não são elas, mas Deus, que é "Rei sobre toda a Terra". Além disso, o Deus que é Rei exige retidão. Portanto, quando as nações se afastam de seus caminhos e se exaltam arrogantemente, Deus as derruba.
O livro bíblico que apresenta esse ponto de forma mais enfática é Daniel. A história do rei Nabucodonosor ensina isso de forma contundente, pois Deus humilhou Nabucodonosor ao julgá-lo por insanidade. Mas passo da história de Nabucodonosor para a de seu filho Belsazar, que se baseia nela. Belsazar havia dado uma festa na qual contaminou os vasos que haviam sido levados do templo de Deus em Jerusalém quando Nabucodonosor saqueou a cidade. No meio dessa festa, apareceram os dedos de uma mão humana, escrevendo na parede do palácio. Belsazar e seus convidados ficaram assustados.
A escrita dizia: "MENE, MENE, TEKEL, PARSIN" (Dn. 5:25). Significava "contado, contado, pesado, dividido". Ou seja, Deus havia contado os dias do reinado de Belsazar e o havia encerrado; Belsazar havia sido pesado e considerado em falta, e agora seu reino deveria ser dividido e entregue aos medos e persas.
Quando Daniel foi chamado ao banquete e lhe foi pedido que explicasse o que isso significava, ele disse a Belsazar,
O Deus Altíssimo deu a seu pai Nabucodonosor soberania, grandeza, glória e esplendor.... Mas quando seu coração se tornou arrogante e endurecido pelo orgulho, ele foi deposto de seu trono real e despojado de sua glória. Foi afastado das pessoas e recebeu a mente de um animal; viveu com os jumentos selvagens e comeu grama como gado; e seu corpo foi encharcado com o orvalho do céu, até que ele reconheceu que o Deus Altíssimo é soberano sobre os reinos dos homens e coloca sobre eles quem ele quiser. Mas tu, Belsazar, filho dele, não te humilhaste, embora soubesses tudo isso (Dn 5:18, 20-22).
Naquela noite, a cidade foi derrubada, Belsazar foi morto, e Dario, o medo, reinou em seu lugar.
Daniel falou a Belsazar em nome do "Deus Altíssimo". É significativo, portanto, que esse seja o nome usado pelo autor do Salmo 47 no versículo 2, quando ele exclama: "Quão impressionante é o Senhor Altíssimo, o grande Rei sobre toda a terra!" De fato, impressionante! Os reinos deste mundo se erguem e caem, mas sobre todos eles, determinando seu curso e fim, está o "Deus Altíssimo", o Deus de toda a história.
Related Media
See more
Related Sermons
See more