ESTUDO 7 - CAIM E ABEL

MICALI  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 32 views
Notes
Transcript

CAIM E ABEL

Objetivos

Mostrar como Deus é pró-ativo ao demonstrar sua graça apesar da corrupção humana.
Mostrar como foi que o assassinato passou a existir no mundo.
Ensinar que Deus é santo e não aceita as coisas de qualquer jeito. Temos que oferecer sempre o nosso melor para Deus.

Preparo:

Você pode pegar figuras sobre a história de Caim e Abel. Uma boa sugestão é a figura do cronológico da MNTB.

Proposição inicial

Hoje nós aprenderemos que Deus ama o pecador mesmo ele sendo ruim e fazendo coisas ruins. Deus quer que as pessoas estejam perto Dele sempre.
Também, que nós não devemos pensar que somos bons e que podemos fazer como desejamos que Deus vai se alegrar de nós. Deus, apenas é bom e poderoso. Nós precisamos fazer a Sua vontade que é realmente boa. Também veremos que Deus é tão grande, poderoso e bom que nós devemos ofertar a Ele o que for o melhor. Não podemos dar para ele o que sobra, qualquer coisa que pensarmos. Devemos escolher bem e entregar para Ele o que for o melhor.

Introdução

Vimos na aula anterior que Adão e Eva cometeram o primeiro pecado. Eles desobedeceram uma ordem de Deus. Deus ordenou que não comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas eles comeram. Mas, depois que comeram Deus prometeu que um descendente de Eva viria e venceria a obra de Satanás. Agora, nessa história, Eva terá dois filhos e vai pensar que o mais velho dela é esse descendente prometido e depositará nele toda a sua confiança. Mas, ela está enganada. O seu filho mais velho é uma pessoa má que faz coisas más (1Jo3.12). Mas, mesmo assim Deus continua amando ele e protegendo e cuidando dele.

Desenvolvimento

Nomes

Eva engravidou e teve dois filhos. Eva chamou o primeiro filho de Caim, que significa conquista. É algo que você desejava muito e esperou bastante e finalmente recebeu! Ela, talvez pensou que Caim seria o filho prometido por Deus, aquele que venceria a obra da serpente. Ela ficou tão feliz que colocou toda sua esperança em Caim.
Ao segundo filho, Eva deu o nome de Abel. Esse nome significa vapor, sopro. É algo que desaparece rápido, algo sem importância. Parece que Eva acreditava que o importante mesmo era seu filho Caim, e não se importava tanto com Abel.

A oferta

Caim era lavrador de Terra (aquele que planta roças) e vivia com sua família de tudo o que sua roça dava. Abel, por sua vez, era pastor de ovelhas (aquele que cuida das ovelhas) e vivia das ovelhas que ele criava - Gn4.1-2.
Quando os dois cresceram, queriam dar uma oferta (dar uma coisa gratuitamente) para Deus. A Bíblia fala sobre dar coisas gratuitas a Deus. Era uma forma de mostrar que a pessoa estava feliz por tudo o que Deus fazia por ele. Deus cuidava das pessoas, fazia com que as suas roças florescessem, mandava a chuva no tempo certo, protegiam os pastores de animais perigosos, proibia as doenças para que as pessoas trabalhassem, por isso as pessoas se sentiam muito felizes. Elas queriam demonstrar sua felicidade (gratidão a Deus) e, então, entregavam as primeiras colheitas de trigo para Deus. Outras pessoas ofereciam os melhores carneiros para Deus. Elas escolhiam o que fosse o melhor, mais valioso, sem manchas na pele, o matava, desossava, e separava a melhor parte, a mais gorda, para Deus queimando-a no altar.
Salmo 50.23 NVI
Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos”.
Caim trouxe alguns dos frutos de sua roça. Ele não escolheu muito bem. Ele trouxe dos primeiros que viu na frente. Não se importou em escolher os melhores frutos. Não pensou em agradar a Deus de verdade. Simplesmente trouxe qualquer um.
Abel, por sua vez, escolheu bem um bom cordeiro. Ele pegou, dentre as crias um cordeiro jovem e gordo. Ele matou o cordeiro e separou as partes mais gordas e entregou a Deus. (ele queimou???)
Abel era homem justo. Sua mente era justa. Ele fez o que era bom para Deus e entregou coisas boas. Caim, seu irmão mais velho, não era justo. Não pensava coisas justas (1Jo3.12; Hb 11.4; Jd10-11).

A rejeição e a Graça

Deus se alegrou com a mente de Abel e com sua oferta. Mas, não se alegrou com a mente de Caim e nem com a sua oferta. Por causa disso Caim ficou muito bravo. Se irou contra Deus e seu irmão mais novo.
Mesmo assim, Deus foi conversar com Caim. Ele perguntou o porquê dele ter ficado tão bravo. Disse também que se ele tivesse feito tudo certo como Deus mesmo queria, certamente seria aceito por Ele. Mas, ele escolheu fazer o errado. Disse também que o pecado está tentando dominar a sua mente e que ele deveria manter sua mente presa, colada forte e em Deus. (Gn4.6-7)

O assassinato

Mesmo tendo Deus ido conversar com Caim, ele rejeitou a palavra de Deus. Ele quis fazer o mal mesmo. Caim, então, chamou o seu irmão para ir ao campo, uma região desabitada onde ninguém os veria. Chegando lá Caim matou Abel. Mesmo ele sendo seu irmão mais novo, o matou. Ele não seguiu a palavra de Deus. Ele fez o mal que ele mesmo queria fazer. Esse foi o primeiro assassinato que aconteceu no mundo. Nunca ninguém havia matado outra pessoa. O primeiro assassino foi Caim quando matou Abel, seu irmão mais novo.

A maldição e a graça

Então Deus perguntou para Caim onde estava o seu irmão. Caim não respondeu a Deus de uma forma boa. Ele disse: “Não sei! Será que sou eu aquele que deveria tomar conta do meu irmão?”
Então Deus disse que a partir daquele momento, quando Caim plantasse, a sua roça não frutificaria bem. Por causa disso, Caim teria que se mudar bastante. Ele ficaria pouco tempo numa região até que sua alimentação se acabasse, então teria que mudar para outro lugar. Ele não seria mais capaz de viver em apenas um lugar. (Gn4.9-12).
Lembre-se de que ele era plantador de roças. Isso era o que ele fazia de melhor. Era a sua fonte de sobrevivência. Por isso Caim ficou muito triste. Disse para Deus que essa palavra era muito ruim contra ele. Disse também que quando ele fosse se mudar para outro lugar e encontrasse outra pessoa, talvez essa pessoa iria pensar em matá-lo. (Gn4.13-14).
Mas, Deus disse que mesmo Caim sendo mal e tendo feito o mal, Ele o protegeria. Deus disse que se alguém o matasse, Deus o vingaria de uma forma muito pior. Deus também colocou uma marca em Caim para que onde ele fosse, as pessoas soubessem que Deus protegia a ele e ninguém o matasse.
Caim, então, foi morar em outra região e colocou ali o nome de ‘Node’. Esse nome significa ‘viajem’, ‘peregrinação’, ‘aquele que não tem uma terra dele mesmo’. (Gn4.15-16).

Cristologia do texto

Nessa lição nós aprendemos que apesar do homem ser mal e fazer coisas más, Deus continua o amando. Da mesma forma como Caim fez coisas erradas e não se aproximou de Deus, nós continuamos a fazer coisas erradas e não buscamos a Deus de uma forma boa e correta de verdade. Também, da mesma forma como Deus foi quem se aproximou de Caim primeiro, mesmo ele sendo mal, Deus se aproximou de toda humanidade ao enviar seu próprio filho Jesus. As pessoas são tão más que mataram Jesus, o Filho de Deus pendurado numa cruz. Mas, Jesus ressuscitou e agora salva a todos os que creem Nele.

Conclusão

Deus ama o pecador mesmo ele sendo ruim e fazendo coisas ruins. Deus quer que as pessoas estejam perto Dele sempre.
Nós não devemos pensar que somos bons e que podemos fazer como desejamos que Deus vai se alegrar de nós. Deus, apenas é bom e poderoso. Nós precisamos fazer a Sua vontade que é realmente boa. Também vimos que Deus é tão grande, poderoso e bom que nós devemos ofertar a Ele o que for o melhor. Não podemos dar para ele o que sobra, qualquer coisa que pensarmos. Devemos escolher bem e entregar para Ele o que for o melhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more