Sexta Marca de uma Igreja Bíblica: Oração

Marcas de uma Igreja Bíblica  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view

Descreve uma das características fundamentais de uma igreja relevante. A oração

Notes
Transcript

Introdução

Muito se discute quando olhamos para as denominações e os diferentes tipos de igreja o que é mais importante ou o que é de fato relevante para uma igreja? Então surgem perguntas como: “essa igreja é de palavra ou oração?”, “O forte ou a enfase aqui é o ensino ou o poder de Deus?”
Como se pudéssemos desvincular o ensino dos apóstolos de sua conduta diária de oração. Ou ainda imaginar que uma igreja que ensina as escrituras com profundidade não tem tempo de orar, ou ainda que uma igreja em que o poder de Deus se manifesta e seus membros são modelos de oração não tem tempo ou necessidade de estudar as escrituras.
Gosto muito da colocação de A. W. Tozer quando afirma:
“O que é mais importante a oração ou bíblia? Pergunte ao pássaro qual asa é mais importante, direita ou esquerda?”
Sem dúvida somos uma igreja que ama e conhece as escrituras, mas precisamos nos perguntar sempre se de igual forma dependemos de Deus e de seu poder em nosso dia a dia como igreja de Jesus Cristo?

Oração é um marco na vida e ministério de Cristo e deve ser no cristão e na igreja [Mc 1.35-39]

Jesus era extremamente atarefado com uma missão muito bem definida e muitas tarefas, além de ladrões do tempo que poderiam ser considerados legítimos. Pessoas necessitavam de cura, cuidado e ensino e sua rotina ministerial era pesada, entretanto ele não veio para curar os doentes, realizar milagres e ensinar aqueles que eram ignorantes. Ele veio inaugurar o Reino de Deus e redimir o Seu povo.
Mas alguns elementos na vida e ministério de Jesus em relação a oração precisa chamar a nossa atenção como cristão e como igreja

Oração individual

Jesus separa um tempo de madrugada para seu relacionamento com Deus, se existiu alguém na face da terra que não tinha a necessidade de se relacionar com Deus por ser auto suficiente e divino, esse seria Jesus, mas parte de seu papel era ensinar os discípulos e também seu prazer. Assim ele se retira de madrugada para orar, ter um tempo a sós com Deus.
Nossa vida é corrida, sempre caminhamos de um lado para o outro e precisamos diariamente separar um momento de toda essa correria não para termos uma “lista de compras” para apresentar a Deus, mas para nos relacionarmos com o pai sem distrações.

Oração vem antes do ministério

Jesus tinha um ministério bem definido, sabia para que ele veio. A oração o preparava para seu papel. Vemos isso claramente no deserto antes de iniciar seu ministério e em outros momentos e esse é um desse momentos preciosos da vida de Cristo em que isso parece ser evidente.
Em meio a correria de seu ministério ele demonstra aos seus discípulos a importância da oração. Isso fica muito evidente quando os apóstolos em Atos tem a consciência de que seus ministério não é apenas pregar, mas orar [At 6.4].

Oração é fundamental na batalha da fé [Ef 6.10-20]

Ao descrever a batalha espiritual Paulo da algumas instruções a respeito da vida de oração da igreja enquanto comunidade ou embaixada do reino demonstrando como somos soldados em um ambiente hostil

A caminhada é desafiadora e a oração necessária [Ef 6.10]

Ao iniciar o discurso falando da batalha espiritual Paulo ordena que a igreja se fortaleça no SENHOR, para atravessar esse mundo tenebroso, as habilidades e ferramentas humanas não são suficientes. Há necessidade de meios sobrenaturais, a força do cristão vem do SENHOR em seguida ele descreve a armadura de Deus com diversos elementos que tratam de uma vida espiritual modelo.
Não tem como resistirmos ao dia mau sem uma vida de oração na busca constante de Deus diariamente.

Intercessão constante por si e pelos irmãos [Ef 6.18]

Se no inicio do parágrafo é possível alguma duvida quanto a oração, ainda que tenha sido mencionado a fé e o fato de todos esses elemento apenas serem alcançados por meio de um relacionamento profundo com Deus, ao final Paulo não deixa dúvidas!
Não deixem de orar e ainda mais, lembrem-se de si e dos seus irmãos nessa caminhada de batalha contra o mundo e os seres espirituais que o governam! Um bom soldado olha para a batalha e para seus companheiros sabendo que se não o fizerem irão todos tombar.
Assim orem constantemente, ou seja o tempo todo! Em meio aos desafios a primeira reação da igreja precisa ser a oração, com clamor e perseverança. Mas esse empenho não é apenas egoísta, mas deve ser feito por todos os santos.
Desse modo Paulo nos lembra que precisamos orar pela igreja de Jesus Cristo não apenas a nossa, mas a igreja de Cristo espalhada pela face da terra.

Interceda por seus líderes [Ef 6.19-20]

Muitas vezes olhamos para as lideranças das igrejas pensando que pastores ou ministros que admiramos são super heróis, nada está mais longe da realidade. Mesmo Paulo o grande apóstolo que escrevera cartas espetaculares da prisão (Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemon) pede oração para que possa honrar a Deus e ser usado em seu ministério ainda que pela vontade de Deus um “embaixador preso em correntes”.
Paulo pede que ele seja corajoso em exercer o seu ministério. Se Paulo tinha essa necessidade quanto mais seus líderes ou irmãos precisam no exercício dos ministérios que Deus concedeu.

Princípios Eternos

Tenha um tempo de oração com Deus, nada é mais importante do que seu relacionamento com Deus
A oração precede o sucesso ministerial e Jesus em seu ministério demonstrou o modelo
Se o evangelho é sobrenatural as ferramentas para o exercício do ministério também, não devemos fazer nada sem orar.
A oração renova o animo em tempos difíceis e desafia a caminhar
A oração deve ser constante em qualquer circunstância
Devo interceder por meus irmãos em todo o mundo
devo interceder por meus líderes

Oração Individual e Pública Sustenta Toda a Igreja o Tempo Todo

Desafios

Separe um momento em sua rotina para orar
Ore pela vida de oração de sua igreja
Priorize sua vida com Deus e interceda pelo reino
Related Media
See more
Related Sermons
See more