CULPA E GRAÇA

TUDO SE FEZ NOVO, Encontrando Graça Para as Feridas da Alma   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views

A vida do profeta Elias foi marcada por grandes desafios. Comissionado a ser a voz de Deus ao Reino do Norte, exerceu seu ministério em um dos piores governos de Israel. Tomado pela culpa e depressão ao saber que estava sendo perseguido por Jezabel, Elias se afunda no medo mas, descobre a graça de Deus em meio ao turbulento período em que está vivendo.

Notes
Transcript

Introdução

A Bíblia está repleta de histórias incríveis, histórias de homens e mulheres que tomados pela coragem e confiança em Deus se aventuram em grandes conquistas.
Juízes, profetas intrépidos, reis valentes, heróis de grandes batalhas. Todos movidos por uma única certeza: YHWH está com a gente.
Mas, a Bíblia também deixa escapar que estes heróis das eras bíblicas também eram homens e mulheres humanamente frágeis.
É como se o texto sagrado estivesse tentando nos dizer: Calma, os heróis também sofrem, eles também pecam!
Vou repetir, em tempos de alto-desempenho somos levados a sermos heróis de nossa própria história.
Você e eu testemunhamos isso todo o tempo, os grandes gurus da auto-ajuda estão espalhado por aí nos lembrando que podemos fazer o que quisermos.
O problema é que isso não é verdade!! Não que sejamos incapazes, mas que nossa capacidade de lidar com os desafios da vida requerem o reconhecimento de nossas fragilidades, alás, em todo empreendimento deve-se colocar no carrinho de compras a possibilidade de fracassos.
Hoje a noite vamos falar de um grande personagem bíblico, o profeta Elias. Sem dúvida um dos grandes heróis da fé.
Elias é aquele homem que está tendo grande sucesso em seu ministério, ele é conhecido por todos.
O auge de seu ministério foi sem dúvidas o enfrentamento aos profetas de Baal, uma religião pagã cananéia.
Gostaria que você nos acompanhasse nesse drama vivido por este profeta que de certa manira nos identificamos tanto.

Um Inesperado Medo

1Reis 19.3–5 (NVI)
Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”. Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu.
Imagine, você desafia a religião pagã cananeia que desviava o povo de Deus para a abominação. Convoca todos os profetas baalins para para uma prova pública de quem é o Deus fiel.
Você não só consegue fazer o povo ver por meio do poder de Deus sua capacidade como também elimina todos os profetas mentirosos, você se sentiria ou não seguro e confiante?
Bem, parece que a ameaça de Jezabel destruiu a autoconfiança de Elias. Diante da ameaça da rainha:
Elias teve medo,
Elias foge,
Elias deseja para si a morte,
Elias dorme deprimidamente.
Em meio a frustração e medo Deus se faz presente em uma teofania, alimenta Elias e lhe incumbe de seguir em frente. Após 40 dias no deserto ao chegar no Horebe Elias se esconde em uma caverna.

A Auto Justiça e Comiseração de Elias

1Reis 19.10 NVI
E a palavra do Senhor veio a ele: “O que você está fazendo aqui, Elias?” Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.
O que alimenta a nossa dor existencial? Se Deus nos perguntar, o que você está fazendo aí, o que você diria?
A resposta de Elias revela muito do seu estado naquele momento e como ele representa de certa maneira muito de cada um de nós.
Tenho sido muito zeloso pleo Senhor… - Um sentimento de auto-justificação.
Os israelitas rejeitaram a tua aliança […] sou o único - Não consegue ver além de si mesmo.
Percebe que estas são atitudes que vão demonstrando as vezes o nosso orgulho.
começamos a ver a vida com em preto e cinza.

As Vezes o Que Precisamos é Apenas de Uma Palavra Tranquila

É muito interessante que o monte Horebe é o lugar de grandes manifestações da presença de Deus.

Esse versículo claramente evoca um incidente em Êxodo, quando Moisés conduziu seu rebanho “e chegou a Horebe, o monte de Deus” (Êx 3.1). Horebe é o lugar onde Moisés encontrou Deus no fogo da sarça ardente. Na mesma montanha – em meio a relâmpagos, fumaça e tremor de terremotos (Êx 19.16–18) – Moisés recebeu os mandamentos da aliança e passou quarenta dias e quarenta noites com Deus (Êx 34.28).

É interessante que Deus se revela naquilo que a NVI chama de murmúrio de uma brisa suave.
Você notou que mesmo depois desta presença tranquila, Elias responde a pegunta que Deus faz da mesma maneira?
O seu estado era sem dúvida muito grave.
No entanto, desta vez Deus lembra a Elias que sua graça vem se manifestando de várias formas:
Separei sete mil que não se dobraram a Baal.
Então vá, a obra continua.

Conclusão

Precisamos reconhecer nossas fragilidades, precisamos como cristãos envolvidos na obra entender que intensidade no serviço não significa que estaremos isentos de frustrações e sentimentos de medo.
Como pessoas do cotidiano, envolvidos com grandes demandas e resultados, também nos tornamos vítimas do medo e angústia.
Somos de igual modo afetados em várias áreas da vida, casamento, criação de filhos, namoro, negócios e finanças etc.
Em momentos como estes parece que como Elias acionamos o botão de autodefesa, buscamos mostrar para as pessoas que no final de contas somos vítimas de um sistema, de perseguição.
Avaliamos que estamos sozinhos, indefesos e que nada que fizemos deu certo, na maioria por culpa dos outros.
Creio que existem duas maneiras de encontrarmos cura para tudo isso:
Primeiro, busque ouvir a suave voz do mestre dizendo, eu estou aqui, sempre estive aqui, cuidando para que todo o meu plano dê certo.
Segundo, se aprume, pois temos muito o que fazer ainda. Não é hora de desistir, não é hora de se esconder.
Que Deus nos ajude a encontrar essa paz em meio aos turbilhões da vida. Que ele nos ajuda a sermos fieis como ele tem sido fiel conosco.
Related Media
See more
Related Sermons
See more