Quinta Marca de uma Igreja Bíblica: Adoração

Visão da Igreja   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Introdução

Captação

O Pr Fausto Aguiar Vasconcelos, por ocasião do culto fúnebre de David Gomes, iniciou o culto traduzindo o sentimento do plenário: "Muito obrigado, Senhor, por este homem que viveu entre nós, a exaltar o seu nome".
William Temple escreveu: “Adorar é despertar a consciência pela santidade de Deus, alimentar a mente com a verdade do Senhor, purificar a imaginação pela beleza do Criador, abrir o coração para o amor do Pai, e devotar a vontade aos propósitos divinos”.

Relevância

Muito se discute a respeito da adoração desde seus elemento até o efeito na comunidade. Gostaria de expressar o que compreendo ser uma adoração bíblica que vai muito além do louvor, apesar de ter no louvor sua expressão mais clara.

Adoração Individual [Rm 12.1]

Em nossa adoração individual essencialmente demonstramos a nossa devoção para com Deus. Como nos dedicamos a Ele. Nesse sentido o louvor faz parte da adoração, mas a Adoração vai muito além do louvo, em especial em nossa adoração pessoal.
Nosso corpo e alma devem adorar a Deus e render glória somente a ele em tudo aquilo que realizamos em nossas vidas e no dia a dia. para que nossa devoção seja completa e o sacrifício pleno alguns elemento são necessários.
Não existe adoração de verdade sem a reflexão das escrituras [Sl 1.1-3], ou seja uma reflexão do que a Palavra de Deus como única regra de fé e prática nos ensina para o nosso dia a dia.
A reflexão das escrituras e devoção nos levam a uma vida de oração, gratidão e louvor [Sl 139; Ef 1.16-19 e 1Ts 5.17-18], assim como uma vida de obediência [1Sm 15.22]
Podemos concluir então que a adoração individual é a profunda devoção marcada pela escritura, louvor, oração e obediência expressa em cada ação ou momento do nosso dia a dia, sendo portanto um estilo de vida que glorifica a Deus o tempo todo. [1Co 10.31]

Adoração Pública [Cl 3.16-17]

A adoração pública é basicamente a união de várias pessoas que adoram a Deus individualmente, mas agora o fazem publicamente e unidos, assim em certo sentido a adoração pública é expressa por meio do culto público em que povo de Deus se reúne para Adorar.
Em certo sentido a própria comunhão profunda desse povo de Deus é uma das características de uma verdadeira adoração pública, afinal os indivíduos formam um único povo diverso, mas unido profundamente.
Talvez o elemento do culto público que melhor expressa a adoração, ou pelo menos o mais comum, é o louvor. Cantarmos hinos de louvor expressam o culto, devoção e adoração. Esses louvores devem ser cantados por todos de modo que eles devem ser “congregacionais” e não cantados por uma “categoria” específica.
A exposição das escrituras devem fazer parte de nosso culto público de adoração. Essa exposição é refletido nas canções teocêntricas e bíblicas, assim como na pregação da escritura que ensina e aconselha.
Nossa gratidão a Deus demonstra nossa devoção assim como a generosidade por meio das ofertas. Esta ultima ainda que colabore com o reino, é um ato de adoração e faz parte do culto público [1Co 16.1-4].
Podemos concluir que todos os elementos do culto público fazem parte da adoração pública, afinal é para isso que a igreja se reúne, até o evangelismo serve para aumentar o número de adoradores, de alguma forma refletindo a orientação bíblica de multiplicar a imagem de Deus.
Assim podemos concluir que todos os elementos do culto público, ou adoração pública devem glorificar a Deus a semelhança da adoração individual.

Princípios Eternos

Culto Público é um reflexo do dia a dia da igreja
Adoração é mais do que cantar e viver para a glória de Deus
Adorar e aprender de Deus e viver para Ele
Adorar é o sacrifício racional que envolve toda a vida
Adorar é ensinar, aprender e viver as escrituras
Adorar é agradecer, orar e reconhecer um Deus soberano
Adoração individual leva adoração pública
Culto público não é um evento especial, mas um reflexo da vida da igreja
Adorar é glorificar a Deus e somente a Ele

Adoração um Estilo de Vida do Cristão que reflete no Culto Público

Desafios

Adore a Deus em silencio por alguns momentos, afinal adorar é mais do que cantar
Ore para que a Adoração Pública da igreja reflita a adoração individual dos seus membros
Related Media
See more
Related Sermons
See more