JESUS CRISTO, ONTEM E HOJE (ESPERANÇA)

JESUS CRISTO, ONTEM E HOJE: SEGUINDO AS PEGADAS DO MESTRE  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views

Olhar para Jesus mais que um simples homem que causou um impacto no mundo é um desafio. De fato podemos dividir a história da humanidade entre antes e depois de Cristo. Sua influência na cultura e na vida de grande parte das pessoas no mundo é inegável. Mas, este Cristo é o Filho de Deus encarnado e isso é o que faz dele ser o sinal de nossa esperança.

Notes
Transcript

Introdução

Todos nós deveríamos estar familiarizados com a história de Cristo. Entender o propósito de sua vinda e como isto afeta toda nossa existência.
Vimos até agora que Jesus é o enviado de Deus às nações, estamos cientes que Ele é a própria boa notícia de Deus e que a sua ressurreição fala a nós nas questões mais simples da vida.
Mas, o quanto essa mensagem é confiável? Como consolidar esta convicção de que Cristo Jesus é o Senhor da história?
Creio que Paulo nos ajuda a entender isso neste texto que acabamos de ler e sobre essa convicção que gostaria de falar hoje.
Temos falado de maneira reiterada que os dias atuais são marcados por uma cultura do desempenho, mas também de uma espiritualidade mais fluida.
As pessoas até se envolve em certo grau com a espiritualidade, mas no final preferem uma espiritualidade descolada da religião. Uma socióloga afirma que a geração atual desenvolveu aquilo que ela chama de bricolagem, que é a capacidade de sobrepor várias crenças ou elementos dessas crenças em uma só.
Mesmo frequentando as igrejas e tendo as mesmas lotadas o que se percebe claramente é que as pessoas estão em busca de algo que lhes dê firmeza, esperança e certeza de sucesso na vida.
A relação com Cristo é muto mais baseada numa relação de troca, seja ela econômica ou afetiva. A ideia de um Cristo que está restaurando todas as coisas parece ser uma ideia um tanto distante.
Este mundo em ebulição, marcado por mudança constantes tem produzido uma humanidade desnorteada e desesperançada.
O grande desafio está em encontrar em Cristo a resposta para toda essa loucura de vida e ter a certeza que ele é a resposta não só para os meus projetos pessoaias mas, para toda a historia humana e criacional.

Das Trevas Para a Luz

Por mais otimistas que sejamos não é difícil assumir que o mundo em que vivemos está encoberto em trevas.
Não precisamos fazer um esforço muito grande para perceber que uma densa nuvem escura permeia os corações dos homens.
Precisamos admitir que o mundo se configura como espaço sem esperança.
Podemos ver as pessoas buscando nas mais variadas maneiras uma forma de satisfazer seus vazios. As celebridades buscam nas artes, os cientistas nas descobertas sejam de novos medicamentos seja na tecnologia.
Tudo são tentativas de amenizar o caos que é a vida. Os crimes, as doenças, a matança de pessoas sejam por guerras sejam por confrontos nas grandes cidades.
As pessoas vivem um declínio emocional terrível, não se sustentam diante das pressões e perdas. Todo mundo busca um escape, uma fuga do domínio das trevas. A humanidade está em busca de liberdade.
Paulo então nos faz lembrar que o Pai nos resgatou do domínio das trevas. Resgate nos arremete a dramaticidade, não ganhamos simplesmente um bilhete para o céu, fomos arrancados das trevas.
Uma vez resgatados fomos transportados para o Reino do seu filho. Agora algo mais sério, nossa liberdade nos impele para o Reino de Cristo, isto é, seu governo de amor.
Note, não é uma liberdade pela liberdade, não fomos libertos para darmos contas da nossa própria vida, fomos transportados para o Reino e domínio de Cristo. Isto significa que não fomos abandonados e largados a própria sorte.
Que coisa extraordinárias meus irmãos, todo este poder e graça nos é doado gratuitamente pelo Pai.
Mas Paulo continua a alimentar nossa esperança descrevendo a pessoa desse governo, porque vale a pena continuar debaixo de sua proteção.

Cristo, Supremo Sobre Tudo

Eu tenho reiteradas vezes buscado ampliar a nossa compreensão da ação redentora de Cristo. Entendo que a ação de Deus é a de resgate de toda sua criação.
Isto faz, que saiamos de um reducionismo em que foca a salvação exclusivamente no aspecto pessoal. Deus está restaurando todas as coisas, pois o que ele está implantando é um reino.
A partir do versículo 15 Paulo passa a descrever Cristo como o Supremo sobre todas as coisas. Não há, nenhum espaço na terra e nos cosmos em que Deus não se faça presente.
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.
Primeiro, Cristo é mais que um emissário de Deus, ele é a imagem do Deus invisível (atente para a forma poética do pensamento de Paulo).
O primogênito de toda a Criação, isto é o protótipo de todo o projeto de Deus. As vezes nos detemos em detalhes tão bobos das narrativas e esquecemos que o principal é que toda a história tem sido forjada por causa de Cristo.
Isto é incrível, todas as coisas foram criadas nele, o que existe no céu e o que existe na terra, coisas invisíveis e coisas visíveis, soberanias, autoridades tudo existe para o propósito de sua existência eterna.
Se ele é antes de todas as coisas, então tudo existe por sua causa.
Seu domínio está na igreja, até a morte não pode se gabar por ele é aquele que a venceu, por isso é o Deus Supremo.
Deus se alegrou em ver nele habitando dota a plenitude para que por meio dele trouxesse reconciliação sobre todas as coisas, para que assim pudêssemos contemplar a paz se estabelecendo pelo seu sangue.
Para concluir Paulo então, lembra aqueles irmãos da condição em que eles se encontravam.
Das trevas para uma nova vida em Cristo.

Conclusão

Caminhar com Cristo é acima de tudo reconhecer quem ele é. Sua presença na história, define que as nossas vidas são muito mais que dormir, acordar e voltar a dormir.
Vamos falar sério, como é sua relação com Cristo? Sua vida e dedicação?
O quanto temos nos lançado confiantemente em seu amor e cuidado?
Como temos evitado sermos engolidos por um mundo hostil a fé?
Você consegue notar a presença de Cristo em todas as áreas de sua vida?
Que os nossos corações ardam com a presença constante de Cristo e que não nos esqueçamos que Cristo Jesus é Ontem Hoje e para todo o Sempre.
Related Media
See more
Related Sermons
See more