ESTUDO 4 - CRIAÇÃO E QUEDA DOS SERES ESPIRITUAIS

MICALI  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript
ESTUDO 4 - Criação e queda dos seres espirituais

Objetivos

Desenvolver mais a visão bíblica do mundo espiritual
Fortalecer o fato de que Deus é superior aos espíritos
Combater a ideia de que Satanás é um ser forte que pode ser admirado
Os Yanomami admiram qualquer ser poderoso, violento, vingativo, guerreiro, etc. Precisamos enfatizar quão insignificante é o poder de Satanás perto do poder do Senhor.
Encorajar aos crentes a não temer os espíritos caídos em vista do conhecimento da proteção angelical.
Indicar a Deus como criador de todos os espíritos
Os Yanomami creem que alguns espíritos são pré existentes. Isso é um problema visto que ao se relacionar com eles, não se veem como transgressores da Palavra, visto que não são das hostes de Satanás. Muitos yanomami pensam nos espíritos como seres à parte da história bíblica.
Mais uma vez: Deixe que eles mesmo façam essa ligação. Não confronte diretamente. Esse assunto é importante, porém muito delicado. Se preocupe apenas em ensinar a verdade, em jejum e oração, na dependência do Espírito.

Preparo

Verifique se há tradução dos versículos que citará
Priorize os versículos do Novo Testamento (tem mais chance de já terem feito a tradução).
Caso algum versículo não tenha sido traduzido anteriormente, faça isso antecipadamente com os missionários falantes.
Não precisa ler todos os versículos das referencias escritas. Os que achamos essenciais já estão descritos na íntegra, mas você pode, e deve, complementar com mais outros.

Proposição inicial

Nós aprenderemos que Deus é o criador de todos os espíritos. Ele os fez e por isso é mais poderoso que todos eles. Não existe nenhum espírito que Deus não tenha criado. Não existe nenhum espírito que seja mais poderoso que Deus. Nem ao menos algum que seja parecido com Deus. Deus não tem nem um pouco de medo do Diabo, mas o diabo se treme de medo de Deus e obedece tudo o que ele mandar.
Deus criou os anjos e eles obedecem a Ele. Ele envia os anjos para protegerem o povo de Deus. Por isso o povo de Deus não precisa temer os espíritos maus. Porque Deus envia os anjos para impedi-los de fazer mal ao seu povo.
Também veremos que os todos espíritos maus obedecem ao Diabo porque ele os enganou. Os demônios enganam as pessoas. Para enganar as pessoas eles podem ajudá-los um pouco, até mesmo fazer milagres (coisas que fazem os olhos saírem para fora). Mas, tudo isso é para que as pessoas não mostrem Deus como grande, mas mostrem os demônios como grandes e eles cobram um preço muito alto por todo o suposto bem que eles fizerem às pessoas.
Então vamos ouvir o que a Palavra de Deus nos ensinará hoje:

Introdução

Vocês todos sabem que existem seres que podemos ver e seres que não enxergamos: os espíritos (seres espirituais). Eles andam por aí, podem estar na aldeia ou no meio da mata. Os seres espirituais estão em todos os lugares. Alguns fazem o mal para as pessoas, matam, mentem provocam guerras, fazem as pessoas ficarem iradas umas com as outras, doentes, tristes, e tentam encucar nas pessoas a vontade de fazer o mal. Outros seres espirituais são bons e ajudam as pessoas. protegem, cuidam das crianças e adultos, fazem a pessoa perceber quando tem algum perigo na mata, ajudam as pessoas a louvar a Deus.
Todos os povos conhecem os espíritos, mas cada um os chama de um nome diferente. Alguns os chamavam de gênios, outros de semideuses, espíritos guardiões. Todos povos têm suas histórias distintas com seres fantásticos. Os não indígenas brasileiros também têm suas histórias com mula sem cabeça, Saci Pererê, Matita Pereira, e vários outros nomes.
Mas, vamos ver o que a Bíblia diz sobre quem são os seres espirituais que vivem nesse mundo

Desenvolvimento

A Bíblia fala sobre diferentes seres espirituais. Todos eles foram criados por Deus. Deus os criou para que cumprissem seus desejos. Deus os enviava para fazer alguma coisa e eles obedeciam. Eles sempre obedecem a Deus que os liderava. Deus enviava esses seres para falar com as pessoas, entregar mensagens, por isso alguns começaram a os chamar de ”Anjos”, porque essa palavra significa mensageiro. Todos os espíritos que vivem no mundo são chamados de Anjos na bíblia.

A criação dos anjos

Na Bíblia não existe nenhuma história sobre como ou quando Deus criou os anjos. Mas, diz claramente que eles foram criados por Deus. O versículo de Salmo 148.5 diz que todos os anjos foram criados por Deus e por isso devem sempre louvá-adorá-lo.
Salmo 148.1–5 (NVI)
1 Aleluia! Louvem o Senhor desde os céus, louvem-no nas alturas!
2 Louvem-no todos os seus anjos, louvem-no todos os seus exércitos celestiais.
3 Louvem-no sol e lua, louvem-no todas as estrelas cintilantes.
4 Louvem-no os mais altos céus e as águas acima do firmamento.
5 Louvem todos eles o nome do Senhor, pois ordenou, e eles foram criados.
Então foi Deus quem criou todos os seres espirituais. Eles não existem desde sempre. Houve um tempo em que eles não existiam. Mas, Deus quis fazer com que existissem.
Não sabemos também em que dia Deus criou a todos. Mas, o que sabemos é que, quando Deus os fez, todos os espíritos eram bons. Todos eles sempre obedeciam a Deus porque Ele é o mais poderoso de todos. Eles eram liderados por Deus, portanto faziam tudo o que Deus lhes ordenava sempre. Por causa disso só faziam o bem. Nunca faziam o mal. Eles cantavam a Deus e louvavam a Deus e faziam tudo o que Ele ordenava. Quem os enviou é aquele que governa sobre eles. Então eles sempre estarão obedecendo as ordens de seus líderes. Deus os governava e os enviava para fazer coisas boas.

O número de anjos

A Bíblia não revela quantos anjos existem, mas indica que existem muitos. Tantos que seria impossível de contar. Mesmo que juntássemos todos os Ninam de todas as tribos e todos os não indígenas do mundo todo, os anjos seriam mais numerosos. - Apocalipse 5:11.

A função dos anjos

Os anjos têm muitos trabalhos todos os dias. Vamos ver o que eles fazem:
Anunciam mensagens de Deus - Os anjos apareceram a Abraão, Ló, Maria, José, os pastores e outros para lhes comunicar os planos de Deus - Gênesis 18:1-2; 19:1; Lucas 1:26-38; Mateus 1:20-21; Lucas 2:8-14.
Protegem e livram os servos de Deus - Os anjos ficam em redor dos filhos de Deus. Podem apontar para ele onde estão as cobras, onça, jacaré-açu para que ele vá por outro caminho. Protegem o povo de Deus Salmos 34:7; Atos 5:19; 12:7-11.
AO PROFESSOR: O anjo pode fazer, mas nem sempre o fará. O Senhor em Sua soberania pode planejar o crescimento de seu povo por meio do sofrimento. Não prometa nada que Deus não prometeu antes ao povo.
Combatem as forças do mal - Os anjos lutam contra Satanás e seus demônios no céu e na terra. Os anjos de Deus são mais fortes e numerosos do que os anjos do mau. Os demônios nunca ganharão nenhuma luta contra os anjos de Deus Daniel 10:13; Apocalipse 12:7-9.
Adoram a Deus: É sua principal função. Eles cantam, e mostram Deus como grande o tempo todo - Jó 38.7; Salmo 148.2; Isaías 6.2-3.
Obedecem a Deus: Fazem tudo o que Deus mandar - Salmo 103.20
Vigiar e proteger o povo de Deus: Cuidar para livrá-los dos perigos. Acampam ao redor da casa dos crentes. Não deixam que os anjos maus cheguem perto deles. Protege de tudo o que não podemos ver. Protegem principalmente das crianças - Salmo 34.7; 91.11; Mateus 18.10.
Observar a Igreja: para que assim possam até aprender mais sobre a graça de Deus. Tudo o que acontece com o povo de Deus e com todas as pessoas - Efésios 3.10. / 1Pe1.12.
Mensageiros: Os anjos avisavam as pessoas quando Deus queria fazer coisas boas que eles estavam pedindo. As vezes eles avisavam que Deus iria castigar algum povo. Entregavam palavras boas e ruins que Deus mandava - Gênesis 18:1-15; Juízes 6:11-24; Daniel 9:20-27; Lucas 1:11-20; Lucas 1:26-38; Lucas 2:8-14; Mateus 28:1-7; Atos 10:1-8; Apocalipse 1:1.
Importante: Os anjos do Senhor só aparecem quando Deus os envia. Nós não podemos chamá-los a hora que quisermos, muito menos dar ordens a eles. Eles só obedecem a Deus e mais ninguém.

Os tipos de anjos

Deus criou muitos tipos de anjos. Alguns maiores e outros menores em autoridade.
Querubins: Mostram como Deus é poderoso e grande - Ezequiel 1:5-21; 10:1-22; Gênesis 3:24; Êxodo 25:18-22; 2 Reis 19:15; Ezequiel 28:14-16.
Serafins: São anjos cantam e adoram ao Senhor em Sua presença - Isaías 6:2-6; Apocalipse 4:6-8.
Arcanjos: São anjos principais ou mensageiros principais de Deus. São mais fortes que os outros. São grandes guerreiros e lutam contra os anjos maus. A Bíblia cita o nome de um deles: Miguel - Daniel 10:13-21; Judas 9; Apocalipse 12:7.
Esses são os anjos bons. São espíritos bons que obedecem a Deus. Seu líder é o Senhor e eles fazem Sua vontade o tempo todo.
Eles moram lá no mesmo lugar de habitação de Deus, o céu. Mas, Deus os envia para nos ajudar e proteger aqui. Por isso o povo de Deus sempre tem anjos por perto.

Anjos caídos

Havia um Querubim chamado Lúcifer. Seu nome significa “anjo de luz”. Ele era belo e poderoso. Ele servia ao Senhor. Mas, um dia ao invés dele mostrar Deus como grande, passou a mostrar a si mesmo como poderoso, então Deus se irou contra ele. Deus o expulsou do céu e o condenou a viver longe Dele e prometeu que o lançará no fogo.
Deus é o único poderoso de verdade. Quando Satanás pensou que era tão poderoso quanto Deus, ele foi expulso do céu. Deus é quem fortalece ou enfraquece os Espíritos (1Cr29.11; Sl66.11; Mt28.18; Ap4.11). Satanás não poderia vencer a Deus se quisesse enfrentá-lo. Deus o expulsou de sua presença com muita facilidade. Não ficou preocupado ou com medo de Lúcifer.

Nomes de Lúcifer

Na Bíblia, o povo de Deus deu muitos nomes à Satanás:
Lúcifer: O portator da luz. Aquele que é iluminado. Seu primeiro nome antes de fazer o mal - Isaías 14.12 - (somente na tradução latina)
Satanás: Inimigo. Aquele que quer lutar contra Deus - João 13.27; Apocalipse 12.9.
Diabo: Mentiroso. Porque ele engana as pessoas o tempo todo. Não fala a verdade - Mateus 4.1; Efésios 6.11.
Pai da mentira: João 8.44 - Texto abaixo
João 8.44 NVI
“Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
Não espere jamais que o Diabo ajude você, ou te ensino qualquer coisa. Ele é o mentiroso e jamais ensinará a verdade para você. Tudo o que o Diabo falar para você, você deve tratar como mentira. A única palavra que é verdadeira é a de Deus. Ele, sim, é verdadeiro e nunca mente. Se você quer saber a verdade mesmo, deve ver a Palavra de Deus e não perguntar para o Diabo porque ele só vai falar mentiras para nos proibir de conhecer Deus de verdade.
Satanás só faz 3 coisas: Roubar, matar e destruir Jo10.10. Para que ele engane alguém, ele pode até dar alguma coisa um pouco boa, mas ele cobrará um preço muito alto depois. Ele é enganador.

Demônios

Satanás quis ser igual a Deus e convenceu muitos a ser igual a ele. Alguns dos anjos acreditaram nele e também fizeram o que é mal. Todos eles ficaram sujos por não segurarem a palavra de Deus. Estando com o peito sujo não podiam mais ficar no local da habitação de Deus. Então Deus os jogou na Terra, onde todos nós moramos. Tanto Satanás e todos os outros anjos que acreditaram nele (Is14.12-21; Ez28.12-19; Ap12.3-9).
Esses anjos não moram mais com Deus na presença Dele como antes. Eles até podem falar com Deus, mas são seus inimigos agora. Eles ficam andando por aí observando as pessoas e pensando em como enganá-las e fazer mal a elas (Jó1.6-7). Alguns começaram a morar entre as pessoas que não conhecem ou não querem crer na palavra sobre Jesus levando-as a fazer coisas muito ruins. Eles comandam a vida de quem não segura a Palavra sobre Jesus (1Jo5.19; Jo12.31). Eles enganam as pessoas para que elas não creiam em Jesus. Eles vivem enganando todos que que desobedecem ou desconhecem a palavra de Deus (Efésios 2.2).
Alguns demônios podem mudar de forma e se apresentar com aparências diferentes. Eles podem até se disfarçar de anjos bons com aparência de luz e podem ter a aparência bonita (2Coríntios 11.14). Eles fazem tudo isso para enganar as pessoas. Eles querem que as pessoas segurem a palavra deles. Quando as pessoas fazem isso elas não estarão segurando a palavra de Jesus nem a conseguem entender. Para enganar as pessoas eles podem fazer muitas maravilhas, milagres (Apocalipse 16.14). Mas, eles cobrarão um preço MUITO alto. Eles enganam as pessoas para que continuem procurando a ajuda deles e não procurem a ajuda de Deus. Eles não gostam que as pessoas ouçam a palavra de Deus porque são inimigos Dele. Eles não gostam da palavra de Deus porque ela é mais poderosa que eles. Por saberem que são mais fracos que Deus. eles têm muito medo Dele. Eles são espíritos fracos. O único poderoso de verdade é Deus.

O reino de Satanás

Em vista da grandeza de Deus, Satanás é muito fraco. Mas, ele é mais poderoso que os outros demônios, por isso eles o obedecem. Nenhum demônio faz alguma coisa por pensar sozinho.
Ilustração: O que acontece quando as pessoas não seguram a palavra de um líder e cada um faz o que quiser? As pessoas vão brigar e vão se dividir. Por isso que existem tantas aldeias Yanomami. Nenhuma comunidade continuará por muito tempo se as mentes das pessoas não estiver ligada uma às outras.
Da mesma forma, o reino do Diabo não continuará existindo se eles não pensarem igual. Portanto os demônios só fazem a vontade de Satanás que é sempre ruim para o homem. Eles nunca podem brigar entre si. Se um demônio trouxer uma doença, o outro não poderá curar. Eles sempre fazem o que seu chefe, Satanás, ordena, e não o que querem.
Veja o texto a seguir: (Mt12.25-28; Mc3.24-26).
Mark 3:24–26 (NVI)
Se um reino estiver dividido contra si mesmo, não poderá subsistir. Se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsistir. E se Satanás se opuser a si mesmo e estiver dividido, não poderá subsistir; chegou o seu fim.
Mas, mesmo entre os não indígenas muitas pessoas procuram ajuda dos demônios. Eles pedem para um expulsar o outro para longe. Pedem para um demônio curar a doença que outro demônio colocou ou ajuda-los a conseguir bastante dinheiro, ou uma mulher, ou ser poderoso e muitas vezes os demônios obedecem. Eles fazem assim porque querem que as pessoas continuem a procurá-los ao invés de se sujeitar a Jesus (chamar Deus de Senhor/chefe).
Apesar de Satanás liderar os demônios, ele continua fraco para Deus. Ele sempre tem que pedir permissão para Deus em tudo o que quiser fazer.
Jó 1.12 NVI
12 O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele”. Então Satanás saiu da presença do Senhor.
Quando Deus ordena alguma coisa para satanás ou qualquer demônio, eles o obedecem imediatamente. Se Deus os proibir de fazer alguma coisas, eles jamais farão. Deus é forte e poderoso!

O futuro de Satanás

Como já falamos anteriormente. O Diabo vai pagar o preço por todo mal que ele faz. Deus vingará por todas pessoas que ele enganou. Deus o lançará no lago de fogo - Apocalipse 20.10. Ele sofrerá sendo queimado para sempre. O sofrimento dele não acabará. Por isso ele engana as pessoas. Ele quer que as pessoas sejam jogadas no lago de fogo junto com ele. Ele é inimigo de Deus. Ele sabe que Deus ama as pessoas. Portanto, ele se alegra quando ele vê as pessoas amadas por Deus sendo enganadas, tendo o mesmo futuro que ele: sofrer no lago de fogo.
Apocalipse 20.10 NVI
O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.

Conclusão

Nós aprendemos que Deus é o criador de todos os espíritos. Ele os fez e por isso é mais poderoso que todos eles. Não existe nenhum espírito que Deus não tenha criado. Não existe nenhum espírito que seja mais poderoso que Deus. Nem ao menos algum que seja parecido com Deus. Deus não tem nem um pouco de medo do Diabo, mas o diabo se treme de medo de Deus e obedece tudo o que ele mandar.
Deus criou os anjos e eles obedecem a Ele. Ele envia os anjos para protegerem o povo de Deus. Por isso o povo de Deus não precisa temer os espíritos maus. Porque Deus envia os anjos para impedi-los de fazer mal ao seu povo.
Também vimos que os todos espíritos maus obedecem ao Diabo porque ele os enganou. Os demônios enganam as pessoas. Para enganar as pessoas eles podem ajudá-los um pouco, até mesmo fazer milagres. Mas, tudo isso é para que as pessoas não mostrem Deus como grande, mas mostrem os demônios como grandes e eles cobram um preço muito alto por todo o suposto bem que eles fizerem às pessoas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more