Aflição de Paulo Evangelho a salvo.

Cartas de Paulo à Timóteo  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Sl 8 “Ao mestre de canto, segundo a melodia “Os lagares”. Salmo de Davi 1 Ó Senhor, Senhor nosso, como é magnífico o teu nome em toda a terra! Pois puseste nos céus a tua majestade. 2 Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador. 3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, 4 que é o homem, para que dele te lembres? E o filho do homem, para que o visites? 5 Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. 6 Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: 7 ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; 8 as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares. 9 Ó Senhor, Senhor nosso, como é magnífico o teu nome em toda a terra!”
Sl 51.1-5 “1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. 2 Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. 3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau aos teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. 5 Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu a minha mãe.”

Texto:

2 Timóteo 2.1-13 “1 Quanto a você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. 2 E o que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmita a homens fiéis, idôneos para instruir a outros. 3 Participe dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. 4 Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é agradar aquele que o recrutou. 5 Igualmente, o atleta não é coroado se não competir segundo as regras. 6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos. 7 Pense bem no que acabo de dizer, porque o Senhor dará a você compreensão em todas as coisas. 8 Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho. 9 É por ele que estou sofrendo até algemas, como malfeitor. Mas a palavra de Deus não está algemada. 10 Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.
2 Timóteo 2.11-13 “11 Fiel é esta palavra: “Se já morremos com ele, também viveremos com ele; 12 se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; 13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar a si mesmo.””

Introdução

17 de julho de 64 d.C. o imperador Nero ateou fogo em Roma e depois colocou a culpa desse crime hediondo nos cristãos, é que Paulo, como líder do cristianismo, passou a ser perseguido. Os altares mais sagrados e os edifícios mais famosos arderam em chamas e pereceram sob o fogo. A grande maioria da população vivia em edifícios de madeira e, dos quatorze bairros de Roma, dez foram destruídos. Os quatro bairros restantes, muito povoados por judeus e cristãos, deram a Nero um álibi para lançar sobre os cristãos a culpa pelo incêndio. A partir daí, uma brutal e sangrenta perseguição desabou sobre os seguidores de Cristo. Faltou madeira na época para fazer cruz, tamanha a quantidade de cristãos que foram crucificados. Os crentes eram amarrados em postes, cobertos de piche e incendiados vivos para iluminar as noites de Roma. Como Paulo era o maior líder dos cristãos naquele tempo, ele foi meticulosamente procurado. Ele, que já estivera preso em Roma nos idos de 60–62 d.C., agora é novamente capturado e jogado numa masmorra úmida, fria, escura e insalubre. Nesse calabouço, de onde as pessoas saíam leprosas ou para o martírio, o velho apóstolo está algemado, padecendo as agruras de uma prisão desumana, acusado de ser um dos líderes de uma odiada seita de incendiários.
Os tempos eram difíceis. Havia uma perseguição política Cruel, uma invasora perturbação dos falsos mestres e uma debandada geral dos crentes. Num cenário tão cinzento, Timóteo, que era jovem, tímido e doente, não poderia permanecer firme sem uma capacitação da graça. A graça não está em Paulo nem na igreja, está em Cristo Jesus. Não há vida cristã vitoriosa sem poder sobrenatural. Esse poder não vem da terra, mas do céu; não vem dos talentos humanos, mas da graça de Cristo Jesus. Embora o vaso humano seja de barro, o poder que está nele é divino.
A vida cristã é uma luta sem trégua. Estamos num campo de batalha. Não podemos entrar nessa peleja confiados em nossa força nem baseados em nosso entendimento. Somos fracos demais pra encarar inimigos tão medonhos. Precisamos de poder, e esse poder não está no braço da carne, mas na graça que está em Cristo Jesus.
.Timóteo, como filho na fé do apóstolo Paulo, deve guardar o evangelho intacto e comunicá-lo com fidelidade.
Nesses versos que lemos o Apostolo Paulo, ja um veteranos passou por tribulações terríveis, tem bagagem para indicar o que deve ser feito e coloca isso numa forma muito pecuiliar como figuras daquele período - Mordomo / Soldado / Atleta / Lavrador e tem um último que falaremos no final - Vamos ver 1 por 1:

Mordomo

Versos 1-2 - 2Tm 2.1-2 “1 Quanto a você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. 2 E o que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmita a homens fiéis, idôneos para instruir a outros.”
.Não somos os donos da mensagem; somos mordomos dela. Não criamos a mensagem; apenas a transmitimos. Devemos fazê-lo com integridade e senso de urgência. o exercício do ministério exige uma força sobrenatural. a força para a realização do ministério vem do próprio Senhor Jesus, Jesus já havia deixado isso claro: Sem mim, nada podeis fazer (Jo 15.5). Paulo também já havia escrito: A nossa suficiência vem de Deus (2Co 3.5). A capacitação não vem do conhecimento intelectual nem da influência eclesiástica; vem da graça que está em Cristo Jesus. Os recursos para a realização do ministério não estão em nós mesmos; estão em Cristo. Dele emana todo o poder. Ele é a fonte de toda capacitação.
.o mordomo não apenas preserva, mas também transmite o evangelho. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros (2.2). O evangelho deve ser transmitido sem acréscimo nem subtração. É fato que a mensagem cristã, infelizmente muitas vezes se torna diluída ou poluída, requerendo que em toda geração haja a restauração da glória e do poder primitivos do evangelho.
.quando lemos transmite a homens fieis e idôneos é a verdadeira sucessão apostólica, percorre os quatro estágios na transmissão da verdade até atingir este último: de Cristo a Paulo, de Paulo a Timóteo, de Timóteo a homens fiéis, e de homens fiéis a outros. Ou seja, é uma sucessão de tradição apostólica em vez de uma sucessão de autoridade, sequência ou ministério apostólico. Deve ser uma transmissão da doutrina dos apóstolos, deles recebida sem distorções pelas gerações posteriores, passada de mão em mão como a tocha olímpica - A igreja cristã depende dessa cadeia não seja ininterrompida de mestres, mais e mais pessoas se levantam.

Soldado

Versos 2Tm2.3-4 “3 Participe dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. 4 Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é agradar aquele que o recrutou.”
.O apóstolo Paulo passa da figura do mordomo para a figura do soldado, Ele já havia ensinado que a vida cristã é um luta sem trégua contra os principados e potestades e que, por essa razão, todo cristão deve estar revestido com a armadura de Deus, equipado com as armas espirituais. O ministério tem certas semelhanças com a carreira militar
.o obreiro cristão precisa ser um bom soldado. Participa dos meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus (2.3). Não basta ser um soldado; é preciso ser um bom soldado. Não basta ser um obreiro; é preciso ser um bom obreiro. Sem relaxo. Aquele que exerce o ministério deve fazê-lo com excelência, e isso precisa ser demonstrado tanto no caráter pessoal quanto no exercício de sua função.
Uma outra palavra desse mesmo verso é o disposição a sofrer, humm aí pega hein!! A vida cristã não é um parque de diversões, mas um campo de batalha. O obreiro não é um turista, mas um soldado. Não vive buscando deleites e prazeres, mas está pronto a sofrer. Muitas vezes, o papel do soldado é colocar seu corpo como parede viva entre o inimigo e aqueles a quem ele ama. É sacrificar-se por aqueles a quem defende. Não há ministério indolor. Não há vida cristã sem sofrimento. Não há cristianismo genuíno sem dor. A cruz precede a coroa. Uma certeza há.. seremos escarnecidos, seremos zoados, chacotas, expulsos.
.Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida - Essa palavra Envolve-se é = Embaraçar-se retrata a arma de um soldado embaraçada em sua armadura. O ministro de Deus não pode ser uma pessoa distraída com muitos afazeres. Não pode ter a mente dividida com muitos interesses.
.o obreiro cristão precisa ser fiel ao seu comandante… porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou (2.4b). Nenhum soldado vai à guerra para agradar a si mesmo ou fazer a própria vontade. Ele está sob comando. Trabalha debaixo de ordens. Seu papel é fazer o que o comandante lhe ordena. Seu propósito é agradar aquele que o arregimentou. Não trabalhamos para nós mesmos. Não fazemos o que nós mesmos desejamos nem queremos agradar aos homens. Somos soldados de Cristo. Fomos alistados por ele. Devemos obedecer-lhe e honrá-lo com uma pronta e humildade submissão.

Atleta

Verso 5 - 2Tm2.5 “5 Igualmente, o atleta não é coroado se não competir segundo as regras.”
.Nenhum atleta se prepara para a derrota; prepara-se para a vitória. o atleta prepara-se antes de entrar no estádio. Um atleta é uma pessoa disciplinada. Cuida de seu corpo, saúde, descanso, exercício e alimentação. Sua autodisciplina é fundamental para o sucesso da competição. O que o atleta é e faz fora de campo é determinante para seu bom desempenho dentro de campo - a preparação para a competição, e não a competição em si, que está em foco aqui. O atleta não tem chance de vitória, a menos que obedeça a certas condições prévias; ele tem de passar pelo treinamento necessário e limitar-se a determinada dieta - O atleta pode ter um desempenho superior aos demais competidores, mas, se não correr segundo as normas, será inevitavelmente desqualificado. Tentar burlar as normas para alcançar alguma vantagem é uma atitude indigna de um atleta - Ben Jonson em 1988.. e tantos outros foram expulsos do esporte por dopin … O obreiro, de igual forma, precisa ser íntegro. Sua vida é a base de seu ministério. Seu caráter é o alicerce de sua liderança. Sua integridade, o fundamento de sua vida.
Não tem como não se lembrar do autor de hebreus diz no cap 12.2:
Hb12.2 “2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.”
. Um atleta precisa esmurrar seu corpo através de severa disciplina e pesado treinamento, para não ser desqualificado na competição - Embora nossa luta seja contra seres malignos, nossa vitória é garantida. Estamos organicamente unidos ao vencedor. Cristo é o cabeça, e nós somos o corpo. Cristo é a Videira verdadeira, e nós somos os ramos. A seiva que nos dá vida emana de Cristo. O poder que nos capacita vem de Cristo. Morremos com ele, ressuscitamos nele e vivemos para ele.
.Para passar o evangelho adiante, podemos imaginar a modalidade esportiva do revezamento: o evangelho é o bastão da vida; de cada um se demanda máximo empenho, de todos se espera que estejam entrosados entre si. Se falharmos em transmitir o evangelho todo, por toda a igreja, a toda a criatura, em todo o mundo, em nossa geração, teremos fracassado em nossa missão.

Lavrador

Verso 2Tm2.6 “6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.”
O apóstolo deixa uma imagem cheia de emoção, com milhares de espectadores, para o trabalho anônimo e sem emoção de um lavrador. Se o atleta desempenha sua tarefa debaixo dos holofotes, o lavrador faz a sua obra sob o manto do anonimato - Nenhum lavrador preguiçoso consegue resultados abundantes na lavoura. Dizem as Escrituras: O preguiçoso não lavra por causa do inverno, pelo que, na sega, procura e nada encontra (Pv 20.4). Ainda diz a Palavra de Deus: Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; eis que tudo estava cheio de espinhos, a sua superfície, coberta de urtigas, e o seu muro de pedra, em ruínas (Pv 24.30,31). O lavrador é um indivíduo que acorda cedo, entrega-se à lide e trabalha incansavelmente para lutar contra a pobreza do solo, a hostilidade do tempo, a força das ervas daninhas e o ataque das pragas. Ele põe a mão no arado e não olha para trás. Seu trabalho é extenuante e desprovido de emoção. Não existem espectadores nas arquibancadas nem aplausos dos homens ao suor do seu rosto e lágrimas, as quais, muitas vezes, regam o solo duro de sua semeadura.
.o lavrador não administra o resultado de seu trabalho (2.6). O lavrador depende do tempo, do solo e da semente. Ele prepara o terreno, semeia e rega, mas não pode dar vida à semente nem controlar o tempo. Seu trabalho depende exclusivamente daquilo sobre o que ele não tem controle. O lavrador precisa ter paciência (Tg 5.7). Deve aprender que não existem resultados rápidos.

Meditação

Verso 7 - 2Tm2.7 “7 Pense bem no que acabo de dizer, porque o Senhor dará a você compreensão em todas as coisas.”
.Paulo instrui Timóteo a ponderar sobre as verdades que essas figuras encerram e a rogar a Deus a iluminação para aprofundar seu entendimento espiritual. Paulo nada vê de anormal em sustentar que o seu ensino, como apóstolo, merece um estudo cuidadoso. Está ciente de que o seu evangelho é a própria Escritura. Buscar a iluminação sem o estudo é agir como um agricultor que deseja colher sem semear. Deus não premia os preguiçosos, mas aqueles que se afadigam na Palavra (1Tm 5.17).
Tem uma frase de John Sttot que diz assim: “não devemos desunir o que Deus uniu, pois para a compreensão das Escrituras é essencial uma combinação equilibrada de meditação e de oração. A nós compete ‘ponderar’; e o Senhor providenciará para nós a ‘compreensão’

Lembrança que fortalece a Alma

Verso 8-10 - 2Tm2.8-10 “8 Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho. 9 É por ele que estou sofrendo até algemas, como malfeitor. Mas a palavra de Deus não está algemada. 10 Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.”
Depois de mostrar a imagem do mordomo, soldado, atleta e lavrador, Paulo mostra o maior de todos os chamados: a recordação de Jesus Cristo. Aqui está o coração do evangelho paulino.
.Timóteo deveria recordar não apenas o evento histórico da ressurreição, mas, sobretudo, a sua presença entre nós, para sempre. Quando nos ameaçam os temores e quando nos assaltam as dúvidas, devemos recordar a presença do Senhor ressuscitado conosco. Numa época de perseguição e apostasia, Timóteo deveria desviar os olhos dessas circunstâncias desanimadoras e colocar a mente em Cristo. Jesus morreu e ressuscitou. A morte não pôde retê-lo. Porque ele se humilhou até a morte, e morte de cruz, Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome. A humilhação é o caminho da glorificação, e a cruz, é o que precede a coroa. O que Paulo está dizendo a Timóteo é: “Timóteo, quando você estiver tentando evitar sacrifícios, humilhação, sofrimento ou morte em seu ministério, lembre-se de Jesus Cristo, e reconsidere tudo!”
. Num tempo em que muitos crentes da Ásia estavam retrocedendo por medo da morte, era vital que Timóteo reavivasse sua memória com o fato de que Jesus já havia quebrado a espinha dorsal da morte e arrancado seu aguilhão. A vitória de Cristo sobre a morte é uma prova incontestável da eficácia de seu sacrifício pelo seu povo, uma vez que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras (1Co 15.3), e ressuscitou para nossa justificação (Rm 4.25).
.Paulo passa do sofrimento e da vitória sobre a morte de Cristo para os sofrimentos que ele próprio, apóstolo de Cristo, está sofrendo por causa do evangelho
.Paulo não está preso por acusações religiosas, como por ocasião do seu primeiro encarceramento. Quem está por trás desse aprisionamento não são mais os judeus radicais, mas o próprio imperador Nero. Pesa contra Paulo a pesada acusação de ser o líder dos criminosos incendiários de Roma. O apóstolo está preso como um criminoso comum, como um bandido perigoso para o Estado. A palavra malfeitor só aparece mais uma vez no Novo Testamento e é usada para descrever os malfeitores que foram crucificados ao lado de Jesus
.o pregador está preso, mas a Palavra de Deus está livre (9c).… contudo, a palavra de Deus não está algemada (2.9c). Paulo está convencido de que, mesmo estando preso, a Palavra de Deus não pode ser encarcerada. Mesmo em circunstâncias tão adversas, com limitações tão gritantes, Paulo confessa que, apesar dele estar algemado, a Palavra de Deus está livre. Não há prisão para a Palavra de Deus. Ninguém pode algemar a Palavra de Deus. Ninguém pode acorrentar a verdade. Os pregadores podem ser presos e torturados, mas a Palavra de Deus segue seu curso vitoriosamente e em um outro patamar. Ela triunfa sobre todas as intolerância, as ideologias, aos ataques. Tem saído vitoriosa de todas as batalhas. A Palavra de Deus é a bigorna que quebra todos os martelos dos críticos. e por isso no verso 10 eles diz - Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos!!
Sabem meus irmãos os sagues dos mártires tem sido o adubo que fertiliza a semente. As lágrimas dos mártires têm sido como uma chuvarada que umedece o solo e prepara a semente para brotar. O fogo das piras queimando os mártires tem sido a faísca para alastrar um fogo poderoso cujas chamas jamais apagam. Eles viram no Senhor Jesus o único caminho , a unica verdade e verdadeira vida! Paulo sabe que seus sofrimentos pelo evangelho e pelos eleitos não são em vão. Deus tem um povo a quem amou desde a eternidade. Esse povo foi escolhido eterna, soberana e graciosamente e dado a Jesus. Jesus veio ao mundo para salvar o povo de seus pecados (Mt 1.21), veio para dar a vida pelas suas ovelhas (Jo 10.11). Veio para morrer pela igreja (Ef 5.24,25). É por esses eleitos de Deus que Paulo está sofrendo.
E nisso vemos a fidelidade de Deus e partimos para o Final
Versos 11 -13 - 2Tm2.11-13 “11 Fiel é esta palavra: “Se já morremos com ele, também viveremos com ele; 12 se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; 13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar a si mesmo.””
.a Palavra de Deus é absolutamente confiável - As Escrituras não podem falhar. Deus tem zelo por cumprir sua Palavra. Nenhuma de suas palavras cai por terra. Em todas as suas promessas, nós temos o sim de Deus, pois sua Palavra é fiel.
.estamos identificados com Cristo tanto em sua morte como em sua vida - Uma das doutrinas mais profundas e consoladoras das Escrituras é nossa união mística com Cristo. Morremos com Cristo em sua morte e ressuscitamos com Cristo para uma nova vida em sua ressurreição - “somente teremos parte na vida de Cristo no céu se, anteriormente, tivermos participação de sua morte na terra. A estrada para a vida é a morte, e a estrada para a glória é o sofrimento” - Meus irmãos espero que estejam entendendo isso, se olharmos para as histórias bíblicas, para os personagens, não vemos conforto, vemos sofrimento e lamento, dependencia de Deus e alegria nEle somente. Quando nos alegramos nos alegramos nEle. e Isso não tem nada a ver com felicidade, pois isso é muito pouco comparado com o que vivemos em Cristo, por isso nos arraigamos nEle.!
Os versos finais fazem par com os ditos do próprio Jesus em Mt 10.32-33 “32 — Portanto, todo aquele que me confessar diante dos outros, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 33 mas aquele que me negar diante das pessoas, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.”
2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja A Fidelidade de Deus à Sua Palavra (2.11–13)

A fidelidade da parte de Cristo significa que ele executa as suas ameaças, bem como as suas promessas, pois se ele não nos negasse (em fidelidade às suas claras advertências), ele teria de negar a si mesmo. Contudo uma coisa a respeito de Deus é certa, fora de toda dúvida, que de maneira nenhuma Deus pode negar-se a si mesmo

Related Media
See more
Related Sermons
See more