JESUS A RESPOSTA DE DEUS ÀS NAÇÕES (AMOR)

JESUS CRISTO, ONTEM E HOJE: SEGUINDO AS PEGADAS DO MESTRE  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 26 views

Quem foi Jesus? Ou melhor, quem é Jesus? Como sua história é contada? Ou, como a história é contada após sua chegada? Qual a influência sobre as nações tem o nome de Jesus? É sobre isso que falaremos neste primeiro encontro. Jesus traz ao mundo uma mensagem importante, o Reino de Deus chegou e eu sou a resposta que vocês esperavam.

Notes
Transcript

Introdução

O missiólogo Michael Goheen afirma que: Não conseguiremos compreender o significado da história de Jesus enquanto não começarmos a ver que ela é na verdade o evento culminante da grande história da Bíblia, a crônica da obra de Deus na história humana.
Isso significa dizer que a maneira como concebemos o Jesus da Bíblia definirá a nossa expectativa quanto a sua missão.
A pergunta, quem é Jesus e o que ele fez, devem ser respondidas a luz de uma visão mais ampla das Escrituras.
O cristianismo do nosso tempo reflete uma imagem de Jesus quase que estritamente particularizada, isso acontece porque limitamos a missão de Cristo ao raio das nossas vidas pessoais.
Temos uma tendência igualmente de pregar Jesus como um mestre da moralidade, por isso pessoas de mentes mais liberais tentam enquadrar Jesus dentro de suas perspectivas, isso acontece porque um determinado grupo apresenta Jesus como um líder moral apenas.
A maior preocupação do cristão (evangélico) de hoje está em como livrar as pessoas do inferno e encaminha-las para o céu.
Eu sei que você deve estar se perguntando agora: Mas, não é disso que fala a Bíblia? Aí está o nosso problema, restringimos o valor da missão em uma única atividade da fé e isso é reduzirmos o evangelho a uma pequena experiência.
Neste caso, meus irmãos o nosso desafio nesta série é apresentar Jesus não como apenas libertador das nossas almas, mas aquele que é a boa notícia de Deus para a humanidade e toda a sua criação.
Que os ensinos de Jesus é por assim dizer a nova legislação em uma nova aliança onde faz da igreja o principal agente de comunicação e sinais do seu Reino.
Para isso lhe convido a seguir os passos do Mestre!!

Um Rei Não Só Para Israel, Mas Para as Nações

A Bíblia está repleta de textos que sinalizam a vinda do Messias e sua missão. Você não precisa ter um olhar treinado para notar a unidade da mensagem bíblica em torno de um Messias restaurador.
No começo o processo é específico, direcionado e representado por uma nação Israel, mas logo em seguida começamos a perceber que o Deus de Israel não é apenas o Deus de Israel, mas o Senhor de todas as nações.
Lucas 2 nos apresenta esta expectativa em torno de um Messias restaurador de Israel, mas Lucas faz questão de lembrar que a Missão deste Messias abrangeria inclusive os gentios.
Temos então a certeza que Deus trabalhava em prol da restauração de toda a terra.
Mas esta missão incluía responsabilidades por parte dos que iam sendo alcançados pela mensagem do evangelho.

Alcançados Para Alcançar

Após cumprir seu ministério terreno, antes de retornar para o Pai, Jesus incumbe seus discípulos a missão de fazerem discípulos de todas as nações.
Este é um ponto muito importante do ministério de Jesus, é aqui que fica claro que fazer parte do povo de Deus é está em missão.
Existe algo que penso ser fundamental quando falamos da nossa missão de proclamar as boas novas de Jesus.
Devemos levar em conta que ao anunciarmos o evangelho não estamos falando apenas de orientar as pessoas a tomarem uma decisão entre o céu e o inferno.
Devemos incluir em nosso vocabulário “evangelístico” o termo Reino de Deus. O Reino é sem dúvida uma das mais claras mensagens do Jesus histórico. A pregação às nações não é simplesmente sair por aí dizendo: Existe um Jesus que salva.
Quando incluímos o Reino de Deus falamos em domínio e governo. Quando os discípulos ouviram de Jesus, que o Reino do Céu chegou eles entenderam imediatamente do que se tratava.
Agora Jesus os envia as nações para fazerem mais representantes desse Reino. Por mais que possa parecer estranho o que falamos as pessoas é que Jesus é o Senhor e governos dos povos e nações.
O Deus Eterno se dispõe a vir a este mundo e anunciar a sua chegada como a hora da restauração.
Isso quer dizer meus irmãos que Jesus é Senhor sobre todas as coisas, que sua presença na igreja é sinal de justiça, de paz, verdade e equidade.
A igreja em Cristo luta por sinalizar este amor incondicional do Pai, amor que ultrapassa fronteiras.

Conclusão

Nós temos um desafio tremendo: Como fazer de Jesus conhecido sem transformá-lo em um guru do movimento positivo?
Como fazer de Jesus o que a Bíblia diz que ele é: Um Rei.
Mas ao mesmo tempo, interpretar esse Rei, como um Pai amoroso e misericordioso?
Quando olhamos para o mundo em que vivemos a esperança nos escapa. Naturalmente o que buscamos como solução é algo ou alguém que pelo menos nos alivie da carga individual.
Mas eu penso que aí onde está perigo, pois compramos a mensagem de um mundo individualista marcado pelo consumo.
Jesus então, se torna muitas vezes mais um produto: Ele pode ser um capacete, um colete a prova de balas, um carro blindado, uma conta gorda, uma posição importante no trabalho ou na igreja, uma família ajustada e a lista segue.
o problema é que Jesus é muito mais que isso, Jesus é a resposta de Deus às nações, a igreja é a cidade edificada sobre o monte e é também o povo enviado.
As relações de amor e amizade no seio da comunidade de Cristo além, de transmitir a mensagem desse Reino de amor é também o nosso porto seguro.
Somos enviados no poder do Espírito para proclamar ao Mundo que o Rei chegou e seu Reino foi inaugurado na sua ressurreição.
Related Media
See more
Related Sermons
See more