AUXILIO AO CURSO DO MICALI YANOMAMI - MEVA

MICALI  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript

MICALI YANOMAMI

É sabido que o curso do MICALI, desde seu início na área Yanomami precisou enfrentar muitas reformulações. Este curso nasceu como uma ferramenta para equipar pastores e líderes indígenas das mais diversas etnias do extremo norte brasileiro. Porém, encontrou uma dificuldade de formatação para a realidade da área Yanomami. Enquanto em todos os lugares o MICALI realizava encontro da liderança eclesiástica, entre os Yanomami, os missionários tinham que lidar com a presença de todos, desde os mais velhos e até as crianças. Crentes e incrédulos. A distância cultural entre esse povo é grande, principalmente por causa da forma como se organizam, sua forma de liderança ou ausência dela. Por isso, achamos necessário esclarecer alguns itens e dar algumas dicas para que o professor seja capaz de comunicar a Mensagem com eficiência.
O objetivo desse material não é fornecer material etnográfico, embora o faça, mas é um guia prático a respeito de como proceder no ensino. Ele conta com a participação de vários missionários experientes da MEVA e é fruto da entrevista com todos os membros dos postos da MEVA entre os Yanomami.

PARÂMETRO FUNDAMENTAL DOS ESTUDOS

Esses são parâmetros prescritos pela liderança do MICALI. É a parte mais importante.
Todo ensino tem que conter informações a respeito de como:
1. Conhecer o Evangelho
Para aqueles que nada ouviram ainda ou não creem no que ouviram
2. Firmar-se no Evangelho
Para os que creram, mas estão engatinhando na fé.
3. Crescer no Evangelho
Aqueles que precisam de alimento mais sólido.
4. Praticar o evangelho
Crentes mais maduro, mas precisam de encorajamento a viver a Palavra.
5. Multiplicar o Evangelho
Crentes maduros que precisam ser incentivados a fazer discípulos
Nós cremos que todo texto bíblico terá sempre conteúdo relacionado à essas cinco áreas. Não importa o estudo, esses cinco níveis de pessoas estarão presentes. Todos eles devem sair alimentados.

PARÂMETROS AUXILIADORES

Sempre comece pela conclusão

Isso é muito importante. Comece seu estudo sempre dizendo o que dirá. Explique qual será a conclusão e onde deseja chegar com seu estudo. Diga qual é o ponto principal e o que ele pode nos ensinar de forma bem resumida. É assim que eles montam seu discurso. Isso faz todo sentido para eles. O povo tende a se incomodar com um estudo de exposição mais indutivo, quando o orador tem uma informação que eles ainda não têm. Eles terão vergonha de responder por medo de errar, mas participarão cada vez mais da aula na medida em que entenderam o que você quer ensinar e se sentem confiantes para opinar. Antes de iniciar qualquer assunto, traga todo o povo ao seu lado, tornando-os conhecedores do que você também sabe que falará e, então, eles caminharão com você sobre as escrituras.

Sempre responda suas perguntas retóricas

Na cultura yanomami não existe perguntas retóricascomo as que conhecemos. Se você as fizer, eles tentarão responder. Se você não esperar até que alguém responda, pode causar estranheza. Mas, podemos ver o quanto Cristo, Paulo, e tantos pregadores no Novo Testamento tratavam como um valioso recurso. Na própria Bíblia vemos muitas perguntas retóricas. Uma saída é que o próprio professor responda às suas perguntas. Faça isso. Mesmo que seja algo óbvio. Responda as perguntas retóricas. No material fornecido buscamos fornecer respostas em negrito sempre após às respostas.

Use frases curtas

Evite frases longas com muita informação, adjuntos, “floreamentos”. Essas frases são difíceis de traduzir. Invariavelmente faz com que informações se percam. O tradutor acaba pulando algo ou esquecendo, além de deixar os ouvintes cansados. Fazem com que o tempo de espera até ouvir a tradução seja longo e favorece distrações. Tente formar frases completas mais curtas o possível.

Evite usar conceitos abstratos

Como certamente já sabe, a mentalidade dos povos tradicionais, a semelhança do povo hebreu, é muito mais concreta do que abstrata. Evite encher as frases de conceitos como amor, paz, graça, redenção etc. Certamente é praticamente impossível para nós pregar a Palavra sem se utilizar de tais conceitos, porém, busque evitar encher as frases desses conceitos e opte sempre por falar de forma mais concreta possível, dando exemplos práticos. Nós buscamos sempre dar sugestões de como dizer algo difícil de alguma forma mais concreta no decorrer dos estudos. Sinta-se a vontade de usar essas ideias e incrementar com suas próprias.

Use de eloquência

Qualquer um que assistir alguma yanomami perceberá que a eloquência é algo extremamente valorizado. Uma mensagem que se preze deve ser transmitida com autoridade e convicção. Os yanomami valorizam o homem e a mulher que fala com força. Eles o fazem de uma forma até teatral. Todos ouvirão com mais atenção a Palavra se for ensinada com alegria e autoridade. Evite ler trechos longos. Tente manter um ritmo de aula interessante. O professor do MICALI está ali para pregar a Palavra eterna do Deus altíssimo. Ao fazê-lo, deve se esforçar ao máximo para transmitir a seriedade e grandeza dessa Palavra. Deve buscar sempre fazer isso com vibração, paixão e amor. Caso contrário, aos olhos do povo, a forma da pregação poderá influenciar negativamente a recepção do conteúdo pregado.

Nunca confronte alguém com o olhar

A confrontação aos pecados não é algo conhecido na cultura Yanomami. Não existe. Nunca é feito de forma saudável pelos meios naturais. Mas, sabemos que é algo bíblico. O professor deve confrontar os pecados. Mas, será mais bem interpretado se não olhar diretamente para as pessoas. Olhe para o chão, telhado, qualquer lugar, mas não olhe ninguém diretamente para os olhos. Esse tipo de confrontação é levado para o lado pessoal com muita rapidez e, entre eles, invariavelmente, termina em brigas. Quando for entregar algum ensino, dizer um mal exemplo, confrontar um pecado, faça de forma bíblica sem citar nomes, olhando para outro lugar.

Faça apelos comunitários

Os yanomami não tem uma liderança bem definida como os povos do tronco linguístico Caribe. Isso significa que cada pai de família é um líder. Geralmente os esforços missionários priorizam aqueles considerados como líderes eclesiásticos em potencial, mas no caso dos yanomami, isso significa, praticamente, todo mundo. Para levantar líderes locais, o professor não terá muito êxito se ficar focando nos indivíduos. Mesmo a noção de verdade ou mentira é mais vista, pelos yanomami, como um acordo social do que uma informação factual. Você pode ouvir a opinião pessoal de algumas pessoas na aldeia, mas não se engane, elas mudam com facilidade. Não são tão importantes. Até com perguntas simples como “será que chove hoje?” poderá mudar de acordo com o grupo para quem você pergunta. As questões importantes, entre os yanomami, são sempre tratados comunitariamente. Sabemos que a salvação é individual, mas dificilmente você verá um yanomami contrariando seus parentes mais próximos em qualquer assunto. Se o povo rejeita o Evangelho, alguns podem até crer, mas não terão força na comunidade. O professor será mais relevante a partir do momento em que ao invés de apelar para os indivíduos, apelar para o grupo. Ao invés de falar coisas do tipo: “Creia em Jesus”, “faça uma oração aí onde você está”, “arrependa-se e abandone os seus pecados”, você pode dizer coisas como: “creiam em Jesus”, ou “por que vocês não se reúnem e decidam segurar a Palavra de Deus de verdade!?”. Sabemos que se isso acontecer, alguns virão como religiosos no pacote sem experimentar a conversão. Mas, quem separará o joio do trigo é o Senhor e fazendo assim teremos mais chance de colher trigo na ceara yanomami. Se você deseja alcançar uma aldeia toda, pregue para a aldeia toda como um organismo.

Use repetições

Repita tudo o que vale a pena. Pode falar a mesma coisa várias vezes. As longas reuniões yanomami são exatamente assim. Algumas pessoas fazem algum discurso a respeito de algum assunto e depois as próximas horas serão de outros repetindo a mesma coisa que eles disseram. Não fique com vergonha de repetir as coisas. Essa é a forma como eles aprender as coisas mais importantes de sua vida. Se, por exemplo, alguma coisa acontecer em uma aula e você achar que é necessário. Num próximo momento você poderá repetir a mesma pregação. Aproveite e faça perguntas para os ouvintes e você verá como todos participarão com alegra por entenderem o que quer dizer.

Seja flexível

A ausência de uma liderança bem definida se reflete em várias áreas. Nenhum compromisso parece ser inadiável e nenhum cronograma é imutável. Alguém pode propor uma mudança no cronograma. Estude o caso juntamente com os missionários do posto. Você pode optar por seguir o planejado, mas escolha bem as suas lutas.

O que esperar

Imprevistos
Reuniões não planejadas
Interrupções
Pedidos incontáveis
Deus abençoe e o use poderosamente!
Related Media
See more
Related Sermons
See more