ESTUDO 2 - A REVELAÇÃO ESPECIAL

MICALI  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript
ESTUDO 2 - A REVELAÇÃO ESPECIAL

Objetivos

Explicar aos Yanomami o longo caminho percorrido da Escritura desde sua concepção até chegar às suas mãos.
Evidencias a autoridade divina das escrituras.
Demonstrar o interesse de Deus pelo povo alvo em ser completamente conhecido por eles.
Incentivá-los a participar dos precessos de tradução bíblica pela oração e ajuda prática.

Preparo:

Separe as imagens de 1 a 6 do material fornecido
Separe uma Bíblia em português para servir de exemplo de uma Bíblia completa.

Proposição inicial

Esse estudo nós veremos que a Bíblia é a Palavra de Deus. Foi Deus quem mandou que escrevessem. É obra Dele. Deus mandou que escrevessem esse livros porque queria que as pessoas o conhecessem por completo. Por isso nós devemos amar a Bíblia, lê-la e memorizá-la. Devemos crer nessas palavras e obedecê-las. Veremos que a Palavra de Deus é boa e correta. Ela nunca mente. Todas as pessoas devem ouvir essa palavra e segui-la. Para estudarmos tudo isso vamos começar aprendendo a respeito de como Deus ordenou com que homens escrevessem suas palavras em livros. Depois veremos como esses livros foram oraganizados como um único livro que é a Bíblia.

Introdução

Nós vimos na última aula, que Deus tem o desejo de se comunicar com todos os povos e Ele deixou suas marcas na natureza para que possamos seguí-lo. Mas, vimos que a cração é incapaz de nos ensinar tudo o que precisamos a respeito de Deus.
Para isso Deus ordenou que alguns homens escrevessem as palavras Dele em livros. Para que todas as pessoas que quisessem conhecê-lo pudessem ler essas palavras. Ao ler essas palavras todos poderiam se relacionar com Deus. Poderiam orar, falar com ele, e passar toda a eternidade vivendo com Ele. Já que esses livros foram feitos por inspiração de Deus todos chamam-nos de “Palavra de Deus”. Vamos ver a forma como tudo isso aconteceu a seguir.

Desenvolvimento

Esses livros começaram a ser escritos há MUITO tempo atrás. MUITO TEMPO MESMO (pode dar ênfase aqui). Em torno de 40 pessoas escreveram esse livro, mas não ao mesmo tempo. Primeiro uma pessoa escreveu um pouco, depois Deus ordenou que outro escrevesse em seguida, e depois outro, até que todos os livros estivessem prontos. Deus mandou que as pessoas escrevessem até que tudo o que Ele queria que a humanidade soubesse sobre Ele estivesse escrita.

Os escritores

Cerca de 40 pessoas escreveram “a palavra de Deus”. Pessoas diferentes e que moravam em lugares diferentes. Eles não se conheciam. Alguns moravam até em outros países.
Dentre os escritores tinham: reis, pessoas que moravam longe de todos, pessoas que moravam em cidades, pessoas que ensinavam palavras inteligentes (filósofos), pescadores, médicos, pessoas envolvidas com políticos, pessoas que escreviam palavras boas de ouvir (poetas), pessoas que estudaram muito, pessoas que estudaram pouco.
Todas essas pessoas escreveram no total 66 livros diferentes.
Imagem 1 - um impresso com todos os nomes dos livros da Bíblia. Podemos escrever na língua os livros que já foram traduzidos e transliterar os nomes dos livros que ainda não. Isso servirá para verem que são muitos livros. Possivelmente, a grande maioria não fará ideia do que significa o número 66.
Essas pessoas escreveram muitas histórias diferentes. Mas, a mensagem era apenas uma só porque todas foram inspiradas pela mesma pessoa: Deus.
O povo de Deus que vivia há MUITO tempo atrás, enquanto ainda escreviam as palavras de Deus nos livros, chamavam esses escritores de profetas. Deus inspirava os profetas que escreviam Sua Palavra. Depois, com o passar do tempo, os escritores passaram a ser chamado de apóstolos.

Profecias

Esses profetas e apóstolos escreviam coisas sobre Deus, a respeito de como Ele é e o que Ele deseja. Mas, as vezes escreviam sobre que ainda não tinham acontecido. Diziam que Deus ia fazer alguma coisa no futuro. Quando os leitores liam algo assim eles esperavam para ver se aquela palavra era verdadeira ou não. Tudo o que os profetas verdadeiros falavam acontecia. Todos ficavam maravilhados quando viam tudo acontecendo do jeito que os profetas falavam.
Eles falavam que alguma pessoa ia morrer, essa pessoa morria. Falavam que uma criança iria nascer e ela nascia. Falavam que um outro povo viria e destruiria uma cidade inteira e, mesmo que a cidade fosse muito forte, ela era destruída. Quando falavam que Deus ia mandar parar de chover, pasava-se 3 anos e não chovia. Depois falavam que Deus ia mandar a chuva novamente e então chovia muito. Se falavam que o sol ia parar no céu, ele parava. Quando Deus dizia que ele podia continuar a se mover ele continuava. Eles falaram sobre a vinda de Jesus e que nasceria em Belém, filho de uma mulher virgem, que quando fosse de colo, seus pais iria para o Egito, e muitas outras coisas. Inclusive falava que Jesus iria morrer e depois ressuscitar e tudo isso aconteceu exatamente do jeito que os profetas falavam.
Não pensem que tudo isso acontecia porque os profetas eram poderosos, espertos, inteligentes. Tudo isso acontecia porque essa palavra era, na verdade, palavra de Deus. Deus sabe de todas as coisas. Ele é poderoso de verdade e mandou que escrevessem todas essas coisas.
Ainda existem muitas promessas na Palavra de Deus que ainda não se cumpriram. Vocês acham que Deus fará tudo o que prometeu? Claro que fará! No passado, Deus fazia tudo de acordo com o que havia anunciado. Deus não mudou e continuará fazendo o tudo o que promete.

Os materiais dos escritos

Papiro

Na época em que esses livros foram escritos não existia papel como esses que conhecemos. Também não existia canetas ou lápis iguais aos que usamos hoje. Quando esses livros começaram a ser escritos, as pessoas escreviam suas palavras em folhas de uma planta chamada papiro.
Imagem 2 - Foto da planta papiro
Ela era parecida com a planta que se faz flechas. Ela brota perto dos rios. Havia muito dessas plantas perto de um rio chamado Nilo que ficava num país chamado Egito. Portanto, os egipcios fabricavam muito desses papiros e vendiam para todos os outros povos. Eles pegavam o talo dessa planta, fatiavam e depois amassavam até ficar bem fino. Quando essas fatias se juntavam formavam o papiro. Era parecido com o papel de hoje. Os egipcios escreviam com tinta nesses papiros.
Imagem 3 - Foto do papiro ou o exemplar dele pode ser cuidadosamente manuseado pelos adultos.

Pergaminho

Depois um outro povo de uma cidade chamada Pérgamo brigou contra o povo do Egito. Então os egipcios ficaram com raiva e pararam de vender papiro para eles. Eles queriam continuar escrevendo então começaram a escrever em couro de animais. Eles curtiam o couro por vários dias e depois cortavam em pedaços. Depois, costuravam um ao lado do outro. Quando tinham muitos desses pedaços costurados, o couro ficava muito comprido, por isso eles enrolavam para guardar.
A esses rolos, eles deram o nome de Pergaminho, porque foram criados na cidade de Pérgamo.
Ao Professor: Alguns dos Yanomami sabem curtir couro. Eles curtem o couro de onças para mostrar para os outros e contar as suas façanhas. Pergunte se alguém faz isso ou se já viram isso ser feito.
Imagem 4 - Pergaminho.
Quando Deus mandava alguém escrever um livro, essa pessoa obedecia. Depois mostrava essas palavras para as outras pessoas. Alguns escreviam e enviavam para gente de outros lugares. Assim que eles recebiam essas cartas, reuniam todo o povo de Deus que morava ali perto e alguém lia para eles ouvirem. Nessas cartas Deus mandava escrever coisas para as pessoas o conhecerem melhor, mas também, palavras de consolo e até algumas broncas quando alguns do povo de Deus fazia algo de errado. Nessas cartas, Deus ensina seu povo a fazer o que é correto.

A organização como um único livro

Os profetas e apóstolos escreviam seus livros e cartas e as pessoas levavam para ler em vários lugares. Mas, as pessoas tinham medo de que o papel estragasse. Alguns queriam poder levar embora para mostrar para outras pessaos de outros lugares. Talvez até guardar em sua própria casa. Então faziam cópias. Eles levavam esses papéis e um homem escrevia um outro livro igual àquele. Esses homens que faziam as cópias eram chamados de escribas.
Imagem 5 - Escriba
Eles escreviam bem devagar, prestando muito atenção porque tinham medo de errar alguma palavra e escrever algo que Deus não havia dito. Eles sempre escreviam de forma correta e se errassem, jogavam o papel fora e começavam de novo. Eles queriam sempre escrever tudo exatamente igual ao livro que Deus mandou escrever.
Os apóstolos continuaram escrevendo até que Deus terminasse de falar com eles. Muito tempo se passou, mas esses livros continuavam sendo levados a todos os lugares para as pessoas lerem. Um dia, um grupo de pessoas se reuniu e juntaram os 66 livros e formaram um único livro bem grande. Esse livro se chama Bíblia. Na língua do povo grego, bíblia significa “muitos livinhos”. Foi assim que esse livro surgiu.
Esses homem dividiram a Bíblia em duas partes. O Antigo Testamento (a palarvra das coisas que aconteceram há muito tempo atrás) e o Novo Testamento (a palavra que é nova). O Antigo Testamento tem as histórias das coisas que aconteceram antes de Jesus Cristo. O Novo Testamento conta as histórias que aconteceram enquanto Jesus nascia, vivia na Terra e depois de ter subido ao céus.
Podemos mostrar uma Bíblia em português. Mostrar a divisão entre AT e NT para todos.

As Traduções

A Bíblia foi escrita em três línguas: Grego, Hebraico e Aramaico. Mas, muitas pessoas que falavam outras linguas também queriam saber o Que Deus estava falando. Para que essas pessoas conseguissem entender a mensagem, muitas pessoas começaram a escrever esses textos em outras línguas. Traduziram a Bíblia para a língua dos romanos, chamada latim e também para a língua de vários outros povos. Com isso a Bíblia foi levada por todas as partes da terra chamada de Europa, Ásia e África.
Imagem 6 - Mapa mundi
Muitas pessoas se alegravam em ouvir as palavras de Deus. Ficavam felizes por conhecer a vondade Dele. Mas, ninguém havia trazido a Bíblia para onde hoje é o Brasil, para esta terra onde estamos. Um dia um homem da terra de Portugal chamado João [Ferreira de Almeida] traduziu o Novo Testamento para o português no ano 1681 (muito tempo atrás). João começou fazer a tradução do Antigo Testamento, mas morreu sem terminar. Um outro homem chamado Jacobus terminou de traduzir o que restava. Em 1753 eles tinham a Bíblia completa em português. Se passaram 72 anos para que a Bíblia toda fosse traduzida para o português (é o mesmo tempo de vida de uma pessoa que morre MUITO velha). Então os portugueses que vinham para cá traziam esse livro para lerem em sua língua.
Ainda assim, ninguém traduziu imediatamente a Bíblia para nenhum povo indígena. Se algum indígena quisesse ler a Bíblia deveria aprender a falar português e ler a Bíblia dos brasileiros não indígenas. Muito tempo se passou até que, somente em 2002, a primeira Bíblia fosse completamente traduzida para uma língua indígena, os Wai-Wai. O missionário Nilo Hopkins foi o primeiro crente a traduzir a Bíblia para um grupo de indígenas. Nilo foi um missionário da MEVA. Depois disso outras pessoas começaram a trabalhar na tradução a outras línguas: Macuxi, Wapixana, Ninam, Sanumá, Yanomami, etc.
Vocês devem conhecer algumas dessas pessoas da MEVA que trabalharam traduzindo a Bíbia para alguns de vocês.
Miriam Abbot e Jany traduziram o Novo Testamento para o Macuxi
Donaldo traduziu o Novo Testamento para o Sanumá
Carolina, Jacqueline e Rosa traduziram o Novo Testamento para o povo Ninam.
Patrícia, Betânea e Rebeca estão quase terminando o Novo Testamento no dialeto Yanomami central.
Vocês viram que muitos de vocês têm uma boa parte do Novo Testamento ou ele inteiro? Isso é muito bom. Muitos povos indígenas ainda não têm NADA da Palavra de Deus em suas línguas. Vocês devem se alegrar por terem uma porção das escrituras para vocês conhecerem a Deus. Mas, ainda falta bastante para ser traduzido. Ainda falta o Antigo Testamento inteiro. Existe MUITA coisa a respeito de Deus que não foi escrita na sua língua. Ore sempre pedindo para Deus fortalecer a mente dos missionários para que continuem fazendo a tradução da Bíblia até que vocês a tenham por completo. Nunca deixem de orar por aqueles que trabalham tanto para traduzir a Bíblia para vocês.

Conclusão

A Bíblia é a Palavra de Deus. Nela está escrito tudo o que Deus deseja que vocês saibam a respeito Dele. Ali tem escrito toda a vontade de Deus para sua vida.
2Timóteo 3.16 NVI
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
Todos nós devemos ouvir a palavra de Deus. Se temos a palavra escrita de Deus, nós devemos lê-la todos os dias para aprendermos a vontade de Deus. Quando alguém ensinar a Palavra de Deus precisamos ouvi-la prestando bastante atenção.
Deus não quer que você conheça apenas um pouco a respeito de si e se sinta satisfeito. Ele quer que você o conheça muito e cada dia mais.
A Palavra de Deus:
Deve ser amada - Sl119.97
Alegra nossa mente - Sl19.7
Nos ajuda a tomar decisões certas quando ficamos inseguros - Sl119.11
É digna de confiança (não mente nunca) - Sl19.7
Precisamos ficar pensando na Palavra de Deus o tempo todo. Quando se deitar na rede, pense na palavra de Deus. Quando trabalhar na roça pense na Palavra de Deus. Quando caminhar no caminho na floresta, pense na Palavra de Deus. Faça com que essa Palavra penetre fundo dentro de sua mente. Pense nela até que ela entre na cabeça. Não deixe essa palavra morrer.
Quando vocês trabalham o dia todo sem beber água, no sol quente, carregando bastante mandioca nas costas, andando na trilha na mata vindo de uma roça muito distante, vocês têm sede. Vocês chegam no igarapé e fazem o que? Tomam muita água. Como vocês se sente tomando água? Sentem felizes. Vocês pensam: “Tomar água fria é MUITO BOM!!!”, não é verdade? Sim! Da mesma forma como nós desejamos água num dia quente nós devemos desejar a Palavra de Deus.
Por isso não deixem de orar para que os missionários terminem de fazer a tradução na língua de vocês. Ajudem-nos, também, para que o texto fique bem traduzido e todos consigam ler e entender.
Related Media
See more
Related Sermons
See more