ESTUDO 1 - A REVELAÇÃO NATURAL

MICALI  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 30 views
Notes
Transcript
Handout
ESTUDO 1 - A REVELAÇÃO NATURAL

Resumo

A forma como Deus se faz conhecido aos povos tribais amazônicos e suas implicações.

Objetivo

Ensinar que Deus é: Poderoso, criativo, grandioso e deseja se comunicar com todos os povos.

Preparo:

Pergunte sobre como o povo prefere se auto identificar: Yanomami, Ninam, Sanumá, Xirixana, etc.
Verifique com algum falante os textos se já foram traduzidos, bem como a sua compreensão. Peça que ele te explique o texto, e faça, você, perguntas. Certifique-se que o texto está dizendo claramente o que espera que diga. Se não, prepare uma explicação maior do contexto.

Proposição inicial - INÍCIO DO ESTUDO

Esse estudo visa preparar todos os ouvintes para o ensino bíblico. Nele, será discutido o tema revelação de Deus, mostrando por meio de exemplos práticos que:
Ele, evidentemente, existe.
Ele deseja se revelar aos povos
Ele planejou se revelar de por meio de sua obra.
Portanto, ao olharmos para a natureza podemos conhecer Sua existência e atributos.
Porém, a criação não é suficiente para que conheçamos, de fato, a Deus. Ela nos torna indesculpáveis, mas para se fazer conhecido, Deus se revelou de forma especial, por meio de sua Palavra que culminará na encarnação do Verbo. Então, o objetivo principal desse estudo é aguçar a necessidade de uma revelação.

Introdução

O seu povo mora em uma região de mata há muito tempo. Vocês conhecem bem a floresta. Os seus pais e avós conheciam a floresta também. Vocês conhecem bem os rios, igarapés, tipos de árvores, animais, pássaros, conhecem os tempos de seca e de chuva, sabem quando a lua está aumentando ou diminuindo. Vocês sabem reconhecer os rastros de qualquer bicho. Seus sons. Sabem até chamá-los e atraí-los para uma emboscada. Vocês sabem diferenciar os bichos que são comestíveis dos que não são. Sabem aonde flechar os animais para que morram mais rápido. Conseguem andar na mata e conseguem voltar para sua casa. Sabem reconhecer a melhor época do ano para derrubar uma roça nova, queimá-la, plantá-la e depois colher seus frutos. Sabem que árvores são macias e quais são duras e boas para construir casas ou fazer ponta de flechas.
Quando vocês olham tudo isso que Deus fez vocês ficam impressionados? Com certeza!
Vocês acham toda essa natureza algo bom? Sem dúvida!
Na natureza vocês encontram comida para toda a sua família. Encontram tudo o que precisam para construir suas casas, árvores para construir canoas, tinta para se pintarem, materiais para construir armas. Tudo o que precisam para sobreviverem e até para viverem como Yanomamis verdadeiros.
Substitua a palavra “Yanomami” por Yanomami, Sanumá, Ninam, etc. de acordo com o contexto. Não chame um povo de uma forma que eles mesmo não chamam a si mesmo.
A Bíblia diz em At14.17 que tudo isso é a obra de Deus e que Ele fez tudo para mostrar sua bondade e amor para as pessoas.
At14.17 “17 Contudo, Deus não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e um coração cheio de alegria”.”
Verifique se esse texto foi traduzido, bem como a compreensão desse texto na língua local
O texto de Sl19.1-4 diz que Deus mostra a si mesmo para todas as pessoas do mundo por meio do céu. Todas os luminares (evite usar os nomes sol e lua) que existem no céu são muito bonitos, grandes, iluminam toda Terra, são fortes. O luzeiro do dia é quentes e tão brilhantes que nem conseguimos olhar diretamente para ele. Nossos olhos doem! Quando olhamos essas coisas, os luzeiros da noite e do dia, nós só podemos pensar quão grande é o criador de tudo isso!
E não é apenas o céu que é maravilhoso. As marcas espetaculares da criação de Deus está em todos os lugares onde pudermos olhar.
Vamos verificar as marcas de que Deus criou tudo isso de forma inteligente e amorosa:

A natureza

Alimentação

Todos os animais que vocês caçam bebem água no rio, então todos vocês podem procurar sempre perto da água para flechar as pacas, antas, jacarés, etc.
A água não faz muito barulho quando vocês andam de barco, então os bichos não fogem quando vocês se aproximam.
Deus criou a fase minguante da lua, bem como as noites nubladas, para que ficasse bastante escuro e os caçadores conseguissem chegar até bem perto do animal sem ser notado.
Quando alguma caça está atravessando o rio e alguém a flecha, ela acaba afundando. Mas, ela enrosca em algum toco para não ir muito longe. Depois, Deus a fez com que boiasse para vocês alimentarem suas famílias.
Quando Deus fez os animais, fez com que seus olhos refletissem a luz das lanternas para que os caçadores o vissem de longe.
A principal comida de muitos indígenas é o porco do mato porque andam em bando e é sempre caçado em grande quantidade quando passam. Deus o criou com um cheiro forte para ficar mais fácil de vocês os encontrarem.

As árvores

Deus criou as folhas de forma a não deixarem o calor do sol ficar muito forte. Então vocês podem se abrigar em baixo das árvores.
Também podem pegar essas folhas de árvore e fazer os telhados de suas casas para ter um ambiente agradável ai deitar-se de tarde.
Deus criou árvores altas para que as araras, cujubins e mutuns pudessem sentar mais perto das casas das pessoas.
Deus criou árvores menores para que vocês conseguissem chegar perto dessas aves para flechá-las sem ser percebidos.
Deus fez a terra mole para que os rastros dos bichos ficassem impressos.
Deus fez com que as folhas secas fossem barulhentas para ser possível ouvir os animais quando caminharem na mata.
Deus criou muitos tipos diferentes de frutas para que nunca falte nenhuma delas
Caju, abacaxi, castanha, taperebá, milho, pupunha, açaí, manga, etc.
Quando uma fruta acaba, outra começa a florescer.
Sempre terá alguma frutificando.

Estações do ano

Na época da chuva o rio sobre e quando a chuva para ele desce de novo
Na cheia, os peixes se esconderão nos lagados e não morderão os anzóis. Não se pega muitos peixes. Mas o rastro da anta e veados se tornam bem mais evidentes.
Os porcos passam por perto da aldeia e todos comem bastante carne de caça.
Na época da seca os rastros não aparecem muito e fica mais difícil caçar bichos grandes pelo mato. Os porcos também se reproduzem e param de caminhar muito perto das casas das pessoas.
Mas, o rio abaixa e fica mais fácil de pescar.
Pegamos mais peixes de couro como jaú ou piraíba.
Esses peixes são grandes e alimentam muitas pessoas.
Na seca também, o rio ficará menor e os animais têm que andar mais para conseguir água. Eles terão que sair do mato para matar a sede e serão vistos pelos indígenas.

As pessoas

A Bíblia diz que Deus fez as pessoas segundo sua imagem e semelhança (com características em comum).
Quando olhamos as pessoas podemos ver que:
São inteligentes
Constroem ferramentas
Remos
Cestos
Canoas grandes
Casas
Podem aprender outras línguas
Conseguem aprender a ler e escrever
Quando são crianças vêem seus pais trabalhando e, depois de grandes, conseguem imitá-los fazendo a mesma coisa.
Dormem cansados à noite e depois acordam, novamente, descansados no outro dia.
As pessoas cantam, dançam, festejam, trabalham, fazemos muitas coisas. A pessoa que nos criou é, evidentemente, muito poderosa!
Você pode perguntar para os ouvintes se eles se lembram de mais coisas que mostram que a criação de Deus é algo grandioso e fruto de sua criatividade e poder. Podemos anotar essas coisas e incrementar essa lista cada vez mais.

Conclusão

Quando os homens andam no mato e acham uma pegada de bicho, vocês sabem que bicho é, se é grande ou pequeno, em que direção estava caminhando.
Da mesma forma, quando olhamos para a Obra de Deus, podemos facilmente chegar às seguintes conclusões:

Deus existe

Podemos ver suas marcas em todo lugar que passarmos. Não existe nenhum lugar onde uma pessoa passe que ele possa olhar e não pensar: Deus não existe.

Deus ama os Yanomami

Podemos ver como, em Sua graça e bondade, Ele fez tantas coisas maravilhosas para o benefício dos Yanomami. Todas essas coisas são demonstrações de seu grande amor por todos os povos.

Deus quer ser conhecido por todos os povos

Também a que podemos ver claramente que Ele deixou suas marcas para que possamos conhecê-lo.
Esse amor maravilhoso leva Deus a desejar ser conhecido, admirado, amado e louvado por todos os povos. Os que moram perto e os que moram longe.
A chuva cai tanto na roça de vocês dessa comunidade, quanto nas roças dos povos afastados isolados. A chuva cai, inclusive na roça dos inimigos, dos que são maus, dos que fazem coisas erradas, dos que causam muitas mortes. Na terra deles também cai chuva, brotam frutas, aparecem bichos, tem comida, árvores, igual aqui. Por que tem tudo isso lá? Porque Deus quer que eles conheçam a Ele também. Porque Deus quer que todos saibam que Ele é o SENHOR. Quando esses outros povos ouvirem e crerem em Jesus, Deus vai transformar a mente deles para eles serem bons e corretos.

A limitação da Revelação Natural

Mas, apesar de ser uma coisa tão maravilhosa, só de olhar a mata, os animais, a chuva, o rio, não conseguimos conhecer Deus de verdade. Apenas podemos saber que Ele existe. Mas, não conseguimos saber como ele se chama, onde mora, como fazermos para nos comunicar com ele.
Ver o rastros dos animais é bom, mas ver o animal de verdade é muito melhor. Só de ver um rastro você não saberá com certeza se a caça é grande, gorda, magra, se está doente, não tem como saber. Você deverá ir e chegar até ela mesmo.
Da mesma forma, ao olharmos a Obra de Deus, não podemos saber tudo a respeito Dele.
Nós vimos que Deus deseja que os homens o conheçam. Ele deixou suas marca para que o sigamos. E Deus mandou que homens escrevessem suas palavras num livro para que toda a humanidade pudesse conhecê-lo. Lendo as palavras desse livro podemos conhecem a Deus de verdade.
Esse livro se chama Bíblia. E no próximo estudo nós veremos como esse livro foi escrito e chegou até nós.
Related Media
See more
Related Sermons
See more