A BÍBLIA ATUALIZA NOSSO PRAZER EM OBEDECER

Atualizando a Vida: A Bíblia nos Fala Hoje   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views

Somos rebeldes por natureza, nosso propósito de vida é sempre estar livre de qualquer coisa que nos impeça de viver esta liberdade. No entanto o salmista agora apela a Lei como sendo um ato de obediência nossa, essa lei obedecia se caracteriza por pureza. Ela é verdade que produz justiça.

Notes
Transcript

Introdução

Nossa natureza pecaminosa transpira rebeldia. Somos inveterados rebeldes.
Nos rebelamos contra tudo que se chame Deus, somos assim à imagem e semelhança dos nossos pais.
Ao longo dessa série fomos confrontados de várias maneira a olhar a Palavra como aquela resposta as nossas maiores dúvidas e medos.
Vimos que é possível ser feliz quando a Palavra do Senhor está no centro da nossa vida.
Vimos que na Lei do Senhor encontramos justiça em um mundo tão injusto.
Nossos olhos são iluminados pelo poder da Palavra.
Ainda assim, resta em nós uma natureza rebelde, ela resiste a Verdade, ela não se cansa de procurar respostas longe da dependência do Criador.
Vamos fechar a nossa série falando de temor, pureza, ordenanças, verdade e justiça.
Vamos falar sobre doçura, sobre desejo.

Temor e Pureza Andam Lado a Lado

Como dissemos no início nossa natureza nos leva sempre a desobediência. Temos pavor de qualquer coisa que ameace nossa liberdade de querer ser o que quisermos.
Paul Tournier em um livro chamado Mitos e Neurose diz o seguinte: Assim, o homem moderno rejeita a religião, mas tem saudades dela. Reprimiu-a, baniu-a de sua vida, proclamou a exclusão da transcendência, consumou uma grande separação entre mundo espiritual e mundo temporal. E desde então vive uma trágica dualidade.
O Tounier está certo quando afirma que a sociedade atual não abandonou necessariamente a espiritualidade, mas nega-se a ter um compromisso com o Deus Criador.
Ao dizer que o temor do Senhor é puro, o salmista põe em seu leitor a responsabilidade de obediência. O temor fala da nossa relação com a Palavra.
Ao falar da pureza o salmista toma a palavra comum que indica as coisas puras na lei cerimonial. Neste sentido temer a Palavra é ter a garantia de que existe confiabilidade naquilo que Deus diz.
Se você está buscando algo confiável, puro no sentido que foi separado e tem legitimidade, você encontra isso na Palavra . E não só isso, você encontra durabilidade.

O Sabor Doce da Verdade Que é Justa

Nesta segunda parte o salmista afirma que as ordenanças do Senhor são verdadeira e justas.
Temos aqui outro aspecto da nossa realidade que nos causam frio no estomago, submeter-se a ordens.
Mais uma vez Davi nos lembra do valor da Palavra, como ordenanças elas são verdadeiras e justas. Esta é a opção que temos em um mundo rodeado pela mentira.
Jesus acusa o diabo de ser o pai da mentira. Existem mentiras que são ditas para causar vários sentimentos nossos:
Mentiras para nos machucar,
Mentiras para nos dar esperança,
Mentiras para nos fazer tomar decisões equivocadas
Viver este clima é sem dúvida alguma aterrorizante, mas no caso das ordenanças do como fontes da palavra, nestas encontramos verdades.
Bem, meu irmão e amigo, se você está em busca de uma sólida verdade, a Bíblia é esse lugar.
Mas não só isso, elas também são justas. Já falamos sobre isso antes, se estamos em busca de justiça em meio a um mundo injusto, a Bíblia é nossa fonte de certezas e esperança contra toda injustiça.
Se os predicados da Ordenanças são verdade e justiça seus efeitos são sentidos no valor e em nosso paladar.
O ouro era o valor monetário e econômico mais valioso, as Ordenanças do Senhor superam a grande quantia de bens materiais.
Num tempo em que não havia a produção do assucar o mel era a fonte mais comum desse sabor. Assim são as Ordenanças do Senhor, doce.
Por fim o salmista Davi reconhece o valor de suas advertência e que segui-las e obedecê-la é recompensador.

Conclusão

Após estes quatro encontros onde buscarmos atualizar nossas vidas com a Palavra que conclusão você chega?
Deixe eu retomar:
A Lei - Perfeita - Revigora a Alma
Testemunhos - Dignos de Confiança - Restaura a alma
Preceitos - Justos - Dão Alegria ao Coração
Mandamentos - Límpidos - Trazem luz aos Olhos
Temor - Puros - Dura para Sempre
Ordenanças - Verdadeira e Justas - Ouro e Mel
Tudo aquilo que representa a Palavra, seus predicado e seus resultados são um conjunto de possibilidades que potencializa a nossa vida e caminhada na fé.
Você está em busca de uma vida feliz e realizada? Só vai encontrar em na Palavra de Deus. Qualquer outro caminho será pura e simplesmente uma criação sua, subterfúgios para responder as questões que não podemos responder.
Como diz o Salmo 119.18 (NVI)
Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.
Que assim possamos seguir firmes confiando na revelação do nosso Deus e moldando nossas vidas a sua vontade e verdade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more