A BÍBLIA ATUALIZA NOSSA ALMA NA PERFEIÇÃO

Atualizando a Vida: A Bíblia nos Fala Hoje   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views

Esta mensagem busca abordar a Palavra de Deus como aquela que trás paz a alma do aflito. Em tempos em que as almas se encontram atormentadas pela dor e vazio a Palavra de Deus como Lei perfeita trás alívio.

Notes
Transcript

Introdução

Nós não gostamos de leis, falemos a verdade! Especialmente quando é uma lei que interfira em nossa liberdade.
Ou somos daqueles que gostam das leis, mas neste caso para impor aos outros limites, que indiretamente é nosso desejo de proteger a liberdade.
Como equilibra lei e perfeição? Em tempos em que as almas se encontram perdidas e apavoradas como podemos confiar na lei do Senhor como remédio para os dilemas da vida?
Por que as gerações mais novas não confiam na Bíblia como balsamo para as feridas na alma?
Nesta segunda mensagem, vamos buscar estas respostas. A Lei do Senhor é perfeita, diz o Salmista, e revigora a alma.
Em dias de almas vacilantes e enfraquecidas por falta de alicerce seguro temos na Bíblia uma oportunidade de encontrar finalmente descanso.

A Lei é Perfeita

Em dias em que perfeição é um conceito subjetivo, ouvir que a Lei (Bíblia) é perfeita parece algo fora do natural.
Mentes abertas e inteligentes não caem nessa cilada. Na verdade a Bíblia serve apenas para acalentar nossa curiosidade sobre a vida.
Mentes abertas e inteligentes são pessoas libertas, livres de perspectivas religiosas que não corresponde com a civilidade moderna.
Estas afirmações não conseguem passar no teste da vida real. A cada dia somos apresentados manhãs após manhãs a um mundo mau.
A humanidade vive em desespero e este desespero tem adoecido as almas.
Para o salmista a Lei do Senhor é Perfeita. Mas o que isso quer dizer?
Primeiro a Lei: a Palavra hebraica é a Torá, isto é, o conjunto dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento. Na Lei encontramos as descrições da Aliança de Deus com os patriarcas. Temos a manifestação de Deus agindo para restaurar o seu projeto na criação. A Lei é o parâmetro que deveria delinear o padrão de vida de cada israelita.
Segundo, a Lei é Perfeita: A palavra hebraica vem de um verbo que indica instrução. Neste caso a Lei do Senhor é aquela que nos trás ensino, instrução para lidar com as adversidades da vida.
Consequentemente esta Lei perfeita tem um propósito...

Lei Perfeita que Restaura o Homem por Completo

No pensamento hebraico o sentido de alma é muito mais amplo que em nossa língua.
A palavra usada em nosso texto é substantivo נֶ֫פֶשׁ - este termo na antropologia judaica indica o homem por completo. Nephesh, pode ser entendido como a sede e o ato de outros sentimento e estado de ânimo, em Êxodo 23.9 lemos: Não matarás um forasteiro; conheceis a nephesh do forasteiro, pois fostes forasteiros na terra do Egito.
Este termo então descreve um dos aspectos da humanidade que é a capacidade de sofrer e angustiar-se. Neste sentido a Lei Perfeita recupera ao estado de paz a alma angustiada humana.
Na prática isso significa o seguinte: Quando um homem ou mulher se encontra na mais desprezível condição do EU, isto é, sua nephesh encontrando-se no mais profundo abismo, ao olhar para a Palavra Viva e Perfeita ela encontra na revelação do Cristo e em seu amor incondicional o socorro necessário para lhe trazer de volta.
Esta relação do EU com a Lei Perfeita é mais que simplesmente um conjunto de regras religiosas ou morais, mas também é muito mais que um libertar-se vazio de propósito. A Lei perfeita restaura, recupera, trás de volta a sanidade a nephesh perdida.
Almas cansadas e exaustas precisam confiar na perfeição da Lei do Senhor, uma vez que sua tendência é afastar-se da verdadeira paz.
Almas cansadas e exaustas geralmente buscam seus próprios caminhos para encontrar a verdadeira paz.
Mas estejam certos, que apenas uma Lei Perfeita, isto é, o sensível envolvimento de Deus com as nossas vidas é capaz de calibrar nossos corações desajustados.

Conclusão

Quero concluir este tempo lhe fazendo algumas perguntas reflexivas:
Como vai a sua alma? Você tem se sentido inseguro?
Em dias de tormentas em quem você tem se apegado?
Você consegue encontrar instrução na Bíblia?
Você consegue perceber a presença especial de Deus na sua Palavra perpassando a história de gente simples como nós?
Nossa busca pela perfeição só pode ser encontrada na Palavra bondosa e cheia de graça do nosso Deus.
Se lance nessa aventura, encontre a paz que tanto você busca. Lembre A Lei do Senhor é perfeita e revigora a alma.
Related Media
See more
Related Sermons
See more