Um Salvador ressuscitado - Mc 16.1-8

Encontros com Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Fico pensando em como muitas personalidades da história humana após sua morte deixaram grandes invenções e monumentos que até hoje são lembrados, e de alguma forma mudaram a vida da humanidade.
Quem não lembra de Alexander Graham Bell, cientista britânico que inventou o telefone, que revolucionou o mundo.
Ou ainda, Thomas Edson, que patenteou mais de 1000 invenções, dentre elas aquela que mais revolucionou a história, a luz elétrica.
Temos ainda, na literatura, um dos grandes, Machado de Assis, com grande contos e escritos, museus espalhados pelo nosso país, a literatura nunca mais foi a mesma depois de Machado.
Quando lembramos de arquitetura , o nome que nos vem a mente é Oscar Niemeyer, o que dizer de Brasília, o Edifício Copan em São Paulo, a bela Catedral metropolitana, ou ainda o museu de arte de Niterói no Rio de Janeiro.
Muitos personagens da história deixaram seus monumentos que mostram como eles revolucionaram o mundo.
Mas por mais belas que sejam as obras de Niemeyer, os contos de Machado, as invenções de Thomas Edson, ou ainda a revolucionaria maneira que Graham Bell, nos deixou para nos comunicarmos.
Há ainda um grande monumento na história humana que causou e continua causando mais do que uma revolução, mas uma verdadeira transformação.
Esse monumento é um túmulo vazio, no fundo de uma rocha nas imediações de jerusalém.
Cristo, o homem que também era Deus, o personagem mais importante da história, ressuscitou, o túmulo vazio é mais que um monumento, dele ecoa a notícia mais transformadora e poderosa de todos os tempos, Jesus Cristo está vivo, ele ressuscitou.
A história da fé cristã não termina com choro, lágrimas e escuridão, mas com festa e júbilo, pois o Salvador do mundo, venceu a morte.

Desenvolvimento

Depois da morte de Jesus, que morreu para pagar a dívida pelos nossos pecados diante de Deus, diz a Bíblia que ele deu seu último suspiro, a obra da redenção foi consumada.
Dois discípulos de Jesus, José de Arimateia e Nicodemos, pegaram o corpo de nosso Senhor e levaram para um túmulo que José emprestou para sepultar Jesus. (Jo 19.38-42).
Isso aconteceu na sexta-feira, logo após sua morte.
Na tradição cristã, na semana santa, o sábado é considerado o sábado de aleluia, um período de profundo silêncio.
No caso dos discípulos de Jesus, o silêncio é misturado com medo, descrença, desanimo, a ponto de Marcos nem mencionar a presença dos discípulos aqui, a não ser mulheres.
Aliás, elas seguem fielmente a Jesus, o serviram em seu ministério, ficaram até seu último suspiro na cruz, acompanharam de longe onde Nicodemos e José levaram o corpo de Jesus.
E ao terminar o sábado, elas foram ungir o corpo de Jesus.
Mark 16:1–2 NAA
1 Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram óleos aromáticos para ungir o corpo de Jesus. 2 E, bem cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, foram ao túmulo.
Me chama atenção esta cena, primeiro, porque elas devem ter esquecido das palavras do mestre, ele disse diversas vezes que ressuscitaria ao terceiro dia, e o domingo era o terceiro dia.
Porém, elas ainda estão tão transtornadas, a ponto de esquecerem das promessas de Cristo, mas elas vão ao sepulcro como um último ato de adoração.
Elas querem ungir o corpo, era uma tradição da época, para evitar o mal cheiro, como um ato de adoração.
Estas mulheres nos ensinam que para adorar a Jesus não é necessário evidência, espetáculo, holofotes.
Uma verdadeira devoção, começa em secreto, começa na intimidade com cristo, onde ninguém nos vê.
Enquanto elas seguem para o sepulcro, uma questão vem a mente.
Quem removerá a pedra?
Mark 16:3 NAA
3 Diziam umas às outras: — Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo?
Mark 15:46–47 NAA
46 Este, baixando o corpo da cruz, envolveu-o num lençol que tinha comprado e o depositou num túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo. 47 Maria Madalena e Maria, mãe de José, observaram onde ele foi posto.
Elas lembraram que havia um obstáculo, havia uma grande Pedra, como se não bastasse a morte do seu amado salvador, ainda havia uma pedra impedindo de chegar ao túmulo.
Muitas vezes, nossa fé é ofuscada por obstáculos a nossa frente, as vezes pensamos que os obstáculos são tão grandes, que parecem ser maior que nosso Deus.
Mas, lembre-se, Jesus disse que no terceiro dia ressuscitaria, mas as mulheres não creram, Jesus disse que tudo ficaria bem, mas assim como elas não cremos.
Quando as coisas ficam difíceis, temos a tendência de lembrar mais dos obstáculos do que das promessas de Deus.
No entanto, o Senhor é tão bom, que ele não nos deixa em nosso desespero e preocupação, ele sabe como estas coisas nos consomem.
Mark 16:4–5 NAA
4 E, olhando, viram que a pedra já estava removida. É que a pedra era muito grande. 5 Entrando no túmulo, viram um jovem sentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram atemorizadas.
Elas chegam próximo ao túmulo e veem a tumba aberta, a pedra rolada, elas tem um surpresa e um assombro.
Pois além da pedra rolada, elas encontram com um anjo, descrito por Marcos como um jovem vestido de branco.
Lucas diz que este homem tinha roupas reluzentes.
Essa cena me faz lembrar do anúncio do nascimento de Jesus, anjos irrompem os céus para nos dar boas noticias, o salvador nasceu para salvar seu povo dos pecado.
Agora, depois de sua morte, novamente um anjo aparece trazendo uma boa notícia.
Mark 16:6 NAA
6 Ele, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Vocês procuram Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está aqui; vejam o lugar onde o tinham colocado.
Vejam, a primeira frase que ele diz, é não tenham medo!
O medo é fruto do pecado, não do fato de você cometer pecados, mas do mundo ter sido aprisionado pelo pecado, desde seu princípio.
Temos medo do que pensamos, e das coisas tolas e ao mesmo tempo horríveis que passam em nossa mente.
Temos medo de nos relacionarmos, porque geralmente isso nos levar a nos ferir, a chorar, a ofensas, infidelidade, temos medo.
Temos medo da brevidade da vida, das incertezas do amanhã, se seremos amados, se as pessoas serão confiáveis.
Temos medo de perder pessoas que amamos, temos medo da morte.
Quando o anjo aparece às mulheres, e diz não tenham medo, é porque a notícia que ele tem pra dar, lançará fora todo o medo.
Medo das feridas que vem com os relacionamentos, medo das incertezas do amanhã, medo de não ser amado, medos, medos e mais medos.
O que o anjo tem a dizer, não só porá fim ao medo, mas dará lugar a esperança.
O que o anjo tem a dizer, não é notícia do desenvolvimento de uma nova tecnologia, que entrará para a história das invenções que mudarão o mundo em alguma medida.
A notícia que ele tem para dar, é que Jesus, aquele que inciou na vida destas mulheres uma obra de transformação, não está no túmulo, ele ressuscitou.
Em outras palavras, ele está vivo.
O jovem anjo chama as mulheres a testificarem que o local onde elas tinham visto colocar o corpo de Jesus, o local onde elas ungiriam o mestre está vazio.
Elas não devem mais fazer uma cerimonia para um corpo sem vida, pois a morte não foi capaz de deter Jesus na tumba.
Agora, porque a ressurreição é assim tão importante, porque ela é maior do que qualquer grande inovação ou invenção que mudaria a história?
1 Corinthians 15:14 NAA
14 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e é vã a fé que vocês têm.
Primeira coisa que podemos dizer é que se Cristo não ressuscitou, nossa fé é uma farsa, estamos todos enganados.
Ou seja, a fé cristã tem como base e como monumento, um túmulo vazio.
Porque isso importa?
Paulo nos diz:
1 Corinthians 15:17 NAA
17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a fé que vocês têm, e vocês ainda permanecem nos seus pecados.
Se Cristo ainda estivesse naquele túmulo, deveríamos ficar profundamente desesperados.
Eu e você, somos pecadores, todos nós por causa dos nossos pecados, somos inimigos de Deus, nossos pecados ofendem a Deus, sejam eles aceitos socialmente, celebrados pela mídia, comuns ou não.
Eles ofendem a santidade de Deus, e o fato de Deus ser justo e santo, ele tem que destruir os pecadores junto do pecado, lançando todos eles no inferno.
O pecado é tão poderoso que ele nos escraviza e nos engana, ele oferece liberdade, mas aprisiona, ele oferece celebração da vida, mas seu fim é a morte.
A verdade é que não temos como nos libertar desse ciclo vicioso de pecado.
A não ser que alguém se ofereça em nosso lugar, e sabemos que Jesus Cristo, decidiu se oferecer em nosso lugar.
Na cruz, ele pagou a grande dívida que nosso pecado causou, Deus enviou Cristo para a cruz em nosso lugar, e na cruz ele ofereceu sua vida a morte em seu lugar, para que pela fé nele, você possa ter vida de verdade, vida plena.
A Ressurreição prova a validade do sacrifício de Jesus porque, sem ela, nunca saberíamos se Sua obra em nosso favor foi aceita.
A Ressurreição não apenas prova a validade de Seu sacrifício, mas também nos dá a capacidade de viver em Cristo.
A Ressurreição é um brado de esperança em meio a um monte cheio de dores, sofrimento e tristezas.
Eu quero pontuar pelo menos 4 razões porque ressurreição de Cristo não só importante, mas é o maior e mais transformador evento da história humana.

1. A ressurreição de Cristo inaugura uma nova criação;

A ressurreição de Jesus não foi simplesmente um retorno da morte, semelhante a ressurreição de Lázaro, ou da filha de Jairo.
Se assim fosse, Jesus teria de se submeter novamente a fraquezas, e ao envelhecimento e morreria novamente.
Mas quando ele se levantou da morte ele se tornou as primícias.
1 Corinthians 15:20–23 NAA
20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 21 Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. 23 Cada um, porém, na sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.
Ou seja, na ressurreição de Jesus, ele inaugura um novo tipo de vida.
Ele mesmo recebe um corpo aperfeiçoado, não mais sujeito as fraquezas, envelhecimento e morte, mas que agora vive eternamente.
A ressurreição de Cristo em seu corpo físico fornecem uma afirmação da excelência da criação de Deus.
Genesis 1:31 NAA
31 Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.
2 Corinthians 5:17 NAA
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

2. A Ressurreição de Cristo assegura nossa regeneração.

1 Peter 1:3 NAA
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
Aqui Pedro associa a ressurreição de Cristo com nosso novo nascimento em Cristo, se a Bíblia diz que o pecado nos matou espiritualmente e estamos distantes de Deus, pela ressurreição, em Jesus recebemos vida.
Assim é por meio de sua ressurreição que Cristo conquistou o novo tipo de vida que recebemos quando "nascemos de novo".
É por isso que Paulo pode dizer que Deus:
Ephesians 2:5–6 NAA
5 e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos — 6 e juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.

3. A Ressurreição de Cristo abre caminho para a nossa ressurreição;

O NT associa várias vezes a ressurreição de Cristo com a nossa ressurreição final.
Romans 6:5 NAA
5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição,
Paulo deixa isso claro a nós.
1 Corinthians 15:20 NAA
20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
Paulo utiliza uma metáfora da agricultura para indicar que seremos como Cristo.
Exatamente como "as primícias", isto é, os primeiros frutos colhidos da safra, mostram como o resto da colheita será excelente.
Assim Cristo como "as primícias" demonstra como será o nosso corpo ressurreto quando, na "colheita" final de Deus, ele nos levantar dentre os mortos e nos trouxer a sua presença.
1 Corinthians 15:19 NAA
19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo.

4. A ressurreição de Cristo é a restauração de um novo mundo;

2 Peter 3:13 NAA
13 Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.
Viveremos em um terra que será plenamente transformada, restaurada e libertada da escravidão por causa do pecado dos homens.
Romans 8:21 NAA
21 na esperança de que a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
A escritura diz como será esse lugar onde todos aqueles que creem na ressurreição de Cristo, e vivem sob essa verdade habitarão.
Revelation 21:1–5 NAA
1 E vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva enfeitada para o seu noivo. 3 Então ouvi uma voz forte que vinha do trono e dizia: — Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles. 4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. 5 E aquele que estava sentado no trono disse: — Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: — Escreva, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

Conclusão

Lembremos das palavras do Anjo “não tenham medo!
Como podemos viver neste mundo tão perigoso, tão cheio de sofrimentos e tristezas, como podemos ter esperança mesmo após a morte?
Não tenham medo, Cristo está vivo, e nele podemos viver nesse mundo, pois sabemos que a ressurreição é a mensagem de esperança que ecoa do túmulo vazio.
Neste mundo caído, é evidente que algo não está certo.
Nos ferimos, nos odiamos, nos separamos cada vez mais por pequenas diferenças.
O mundo parece ir de mal a pior, parece que caminhamos a passos ligeiros para a destruição.
Não tenham medo, Cristo ressuscitou.
Essa é uma verdade inegável, a menos que você seja tão incrédulo a ponto de não confiar em cristo e ser salvo.
Se Cristo ressuscitou dos mortos, tudo vai acabar bem!
Não importa qual seja sua preocupação, qual seja seu medo, tudo vai acabar bem.
Mesmo diante de um mundo quebrado, que nos faz sofrer, causa dores, podemos ter esperança, não porque a tecnologia avança, não porque existem promessas de vida longa por meio dos avanços médicos.
Não por causa da possibilidade de enriquecimento como nunca antes se viu.
Mas porque há um túmulo vazio, porque Cristo se levantou dos mortos, nele temos nova vida, nele somos regenerados, isso quer dizer, que o pecado que nos matou, foi destruído.
Tudo vai ficar bem, porque com Cristo ressuscitaremos também, ou seja, nós passaremos da morte para vida, ressuscitaremos como Cristo, a morte não é o fim, mas o início de um eternidade com Deus.
Onde não mais seremos afetados pelo choro, pela dor, pelo sofrimento, onde não mais seremos enganados, onde por toda a eternidade seremos amados pelo que somos.
Se Cristo ressuscitou, todo o mundo será restaurado, e por isso, diante dessa esperança.
Você pode hoje, amar a Deus e as pessoas, servir a Deus e as pessoas.
Podemos trabalhar pelo mundo, para que conheçam a Cristo e o poder da sua ressurreição.
Mark 16:7–8 NAA
7 Mas vão e digam aos discípulos dele e a Pedro que ele vai adiante de vocês para a Galileia; lá vocês o verão, como ele disse. 8 E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam tomadas de temor e assombro. E não contaram nada a ninguém, porque estavam com medo.
O monumento histórico mais simples e humilde, um túmulo vazio nas imediações de Jerusalém, é aquele que nos anuncia a mais importante mensagem de transformação.
Cristo está vivo, e com ele todo aquele que crê recebe vida eterna e todos os benefícios da ressurreição.
SDG
Related Media
See more
Related Sermons
See more