A BÍBLIA ATUALIZA NOSSA CONFIANÇA NA VERDADE

Atualizando a Vida: A Bíblia nos Fala Hoje   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Introdução

Afinal do que falaria uma série sobre Bíblia e aplicação a vida?
Preciso antes de qualquer coisa dizer que nesta série não iremos tratar sobre bibliologia como em uma Teologia Sistemática.
Não vamos passar o tempo aqui discutindo sobre inerrância, autoridade e inspiração. Partimos do pressuposto que cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada.
Algo que julgo de suma importância é sabermos fazer a leitura correta de nosso tempo. Existe uma série de fatores proveniente de uma sociedade adoecida que tem afetado drasticamente a vida das pessoas.
Somos uma geração sem esperança, as pessoas vivem apavoradas, doentes e sem Deus no mundo. Para compensar a dor e ausência dessa esperança nos agarramos a qualquer coisa que pareça ser uma resposta razoável.
Em meio a todo este caos que é o mundo uma pergunta pertinente é: E a Bíblia, de que nos serve?
Ora para alguns a Bíblia é um livro que determina as normas pela qual viver. Para outros é um conjunto de preposições ou doutrinas.
Para quem não tem muito tempo para estudar conceitos complicados a Bíblia é basicamente o livro dos crentes que serve para dizer o que posso e o que não posso fazer.
É a luz deste Salmo que vamos buscar entender tanto o valor qualitativo da Bíblia como às mais diversas áreas da vida em que ela nos insere na história que conta.
Gostaria que isso fosse algo marcante para você meu irmão, a Bíblia como uma narrativa, um drama que fala como Deus se insere na história e como nossa histórias pessoais se encaixa nesta grande história.

Todos Nós Somos Tolos

A humanidade é uma aglomeração de tolices. Claro que isso é bem genérico, afinal existe muita coisa boa sendo produzida e dita por aí.
No entanto existe um modo mais elevado de se viver a vida.
Se pudéssemos descrever a humanidade como faríamos? Eu darei algumas pistas aqui:
Somos arrogantes
Somos presunçosos
Somos auto-suficientes
Somos predadores
Somos violentos
Somos injustos
Na Bíblia tudo isso é sinal de tolice, temos uma opinião muito elevada de nós mesmos.
Nossa tolice pode ser vista também na nossa incapacidade de confiar plenamente na Palavra de Deus. Isso acontece porque boa parte dos crentes não conseguem olhar na Bíblia nada que se vincule de maneira objetiva aos seus dilemas.
Somos inseguros
Somos medrosos
Somos preocupados
Somos vacilantes
Então diante disso tudo nos sentimos perdidos e não temos nada em que possamos depositar a nossa confiança.

Podemos Confiar na Bíblia

Ora, se o homem se encontra nesta condição completa de perdição e desespero, ele vai buscar alguma coisa - mesmo que esta coisa não seja nada - para lançar-se.
Aí quando ele se depara com um crente com a Bíblia debaixo do braço dizendo que ele vai para o inferno, uma vez que este homem só encontra paz nas coisas sujas desta vida, ele descobre que a Bíblia debaixo do braço o irmão é simplesmente a sentença da sua desgraça.
Este homem não consegue ver as Escrituras como um testemunho fiel de um Deus que está presente na história do mundo. Ele se quer consegue imaginar Deus andando entre nós.
Mas é exatamente isto que é Bíblia, uma grande narrativa que nos convida a ver os atos de Deus na história. Que estes atos de amor e graça redentiva alcança as nossas próprias vidas miseráveis. Que como diz Paulo vai nos transformando de glória em glória à imagem do Filho de Deus.
Por ser um Testemunho Verdadeiro a Bíblia é a última opção em sabedoria para o homem.
Neste sentido a Bíblia é em última instância o lugar onde o homem pode encontrar sabedoria para lidar com as mais diversas questões da sua existência.

Conclusão

Para início de conversa, podemos afirmar que a Palavra de Testemunho do Senhor é digna de confiança.
Para todo aquele que se encontra em desespero, a Palavra do Senhor é a única opção para alcançar sabedoria.
Por mais esperto que sejamos, por mais independente que venhamos ser, é a Bíblia que tem a resposta final para os dilemas da vida.
O orgulho precede a ruína, somos convidados a nos humilharmos perante a Palavra poderosa do Senhor.
Como afinal você tem se sentido meu irmão? Você pode olhar para a história que Deus está escrevendo e sentir-se parte dela?
Consegue notar que Cristo por meio do seu sangue nos comprou e redimiu nos colocando em sua família?
Você se sente seguro em Cristo mesmo que esteja no meio da tormenta?
Foi para isso que Cristo nos chamou, para uma vida abundante em sua Palavra.
Related Media
See more
Related Sermons
See more