SERVIR, CAMINHO PARA A MATURIDADE

Servir, Ato de Amor Próprio   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views

O primeiro passo para a sabedoria é o reconhecimento da nossa incapacidade de dar conta de tudo. No entanto alguns usam seus títulos para se sobressaírem diante outros. A humildade é o caminho traçado para se adquirir a maturidade tão esperada. Neste sentido, o maior sempre será aquele que serve no reino de Deus.

Notes
Transcript

Introdução

Gostaria de iniciar esta conversa fazendo a seguinte a afirmação: A fé cristã é contracultural na forma em que nos enxergamos.
Isso porque no modelo de sociedade que vivemos é imperativo estar por cima da carne seca. Ter um título que nos identifique é fundamental se quisermos um espaço no mundo das grandes estrelas.
Nos sentimos tentados o tempo todo a buscar um espaço no hall da fama.
Este comportamento pode também ser visto em nossas igrejas, vejam os títulos: pastor, pastor presidente, apóstolo, profeta etc...
É por ser contra essa cultura do glamour que a fé cristã propõe um caminho no contra-fluxo da história.
Os súditos do reino são vocacionados a viverem um estilo de vida completamente distinto do que este mundo propõe.
Jesus então nos ensina isso por meio de um debate com a elite religiosa de sua época.

O Título Não Faz o Súdito

Os súditos do reino não se envaidecem com os títulos e lugares de honra.
Jesus acusa os religiosos de sua época de hipocrisia, eles adoravam as posições mais elevadas, mas por outro lado não se disponibilizavam a servir.
No versículo 5 fica claro a intensão deles:
Mateus 23.5 (NVI)
5 “Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas;
O estilo de vida dessa gente lembra muito o tipo de vida que se propõe hoje. Até a luta por causas nobres tem feito com que pessoas se aproveitem para exaltar os seus títulos.

O Maior Título de um Súdito do Reino é o de Servo.

Se você gosta de glamour, reconhecimento, aplauso excessivo, lhe garanto que andar com Jesus não é a melhor opção.
Se essa essência da fé cristã fosse realmente vivida pela grande maioria dos que se declaram cristão, então o número de seguidores e discípulos de Jesus seria outro.
Servo, é aquele que se dispões deliberadamente a servir ao outro, o maior cargo no reino é o de servo.
Definitivamente esse é um título que resistimos, na real, gostamos que as pessoas nos sirvam, ficamos na expectativa que as pessoas nos honrem, nos convide para as melhores cadeiras.
Jesus lembra que a lógica do reino é que todo aquele que a si mesmo se exalta esse será humilhado e todo aquele que a si mesmo humilha, será exaltado.
Mas, os súditos do reino são chamados a servirem, a serem servos.

Conclusão

Qual o caminho que você está?
Do que estamos em busca? Reconhecimento, visibilidade? Aceitação?
Durante essa semana você meditou sobre em que lugar você está na obra?
O começo para você pode ser o de reconhecer mentalmente que nossa vocação é para o serviço.
Deus nos exalta por nossa completa submissão a sua vontade. Honre a Deus se dispondo a servir.
Related Media
See more
Related Sermons
See more