A ira Deus contra seus inimigos e a restauração de seu povo

naum  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript

Um alerta e um consolo

oA violenta derrota de Nínive e a restauração misericordiosa de Judá revelam a soberania de Deus na História e Sua retidão em julgar, razões para a esperança daqueles que nEle confiam.
Naum 1
O profeta Naum viveu na mesma época em que viveram os profetas Habacuque e Sofonias. O Livro de Naum é uma poesia sobre a queda de Nínive, a capital da Assíria. Durante cento e cinquenta anos, a Assíria havia dominado os países do Oriente Médio, mas no ano 612 a.C. os babilônios conquistaram Nínive. O profeta Naum vê a queda de Nínive como o castigo que Deus manda sobre um povo perseguidor e cruel. A linguagem do profeta é brilhante, e por meio de várias figuras ele descreve a queda da grande e poderosa capital da Assíria.Esquema do conteúdo1. O julgamento de Deus contra Nínive (1:1–15)2. A queda de Nínive (2:1–3:19)a. Cerco e tomada (2:1–13)b. Ruína completa (3:1–19)
alguns anos antes o profeta Jonas trouxe uma mensagem destruição contra Nínive da parte de Deus. o povo se arrependeu e foi poupado;

Como tal, ela é paralela à pregação de Jonas, exceto que um século antes a possibilidade de arrependimento ainda estava aberta. A pouca duração da contrição de Nínive tornara seu julgamento inevitável.

SOFONIAS

Sofonias viveu na mesma época em que viveram os profetas Naum e Habacuque. A sua mensagem parece ter sido anunciada antes da reforma religiosa feita por Josias, rei de Judá, em 621 a.C. O profeta fala do Dia do Senhor, em que ele vai castigar o povo de Judá e os moradores de Jerusalém. Porém ele castigará também os outros povos, e as cidades dos filisteus serão destruídas. Mas a cidade de Jerusalém, depois de ser castigada, receberá de novo a graça e as bênçãos de Deus.

Esquema do conteúdo

1. O dia da ira de Deus (1:1–18)

2. Juízos contra as nações vizinhas (2:1–15)

3. O pecado e a redenção de Jerusalém (3:1–20)

O profeta Habacuque viveu na mesma época em que viveram os profetas Naum e Sofonias. Foi nesse tempo, em 612 a.C., que os babilônios derrotaram os assírios e se tornaram o império mais poderoso do mundo. O profeta vê o perigo que o seu povo corre e não entende como é que Deus pode tolerar os babilônios, um povo mau e cruel. Deus responde que virá o tempo em que ele castigará os inimigos do povo de Israel e que o profeta espere com paciência, confiando na justiça divina. Os maus serão castigados, e aqueles que são fiéis a Deus viverão.

O livro termina com uma oração, em forma de Salmo, em que Habacuque louva a grandeza de Deus e ao mesmo tempo mostra a sua fé nele.

Esquema do conteúdo

1. Diálogo entre Habacuque e Deus (1:1–2:5)

a. Habacuque queixa-se da injustiça (1:1–4)

b. Resposta de Deus: Judá será castigado (1:5–11)

c. Intercessão de Habacuque (1:12–17)

d. Resposta de Deus: o castigo virá, mas o justo viverá pela fé (2:1–5)

2. Cinco ais sobre os caldeus (2:6–20)

3. Oração de Habacuque (3:1–19)

Naum 1.1–15 (ARA)
1 Sentença contra Nínive. Livro da visão de Naum(conforto), o elcosita(Deus, o laçador). 2 O Senhor é Deus zeloso(ciumento) e vingador, o Senhor é vingador e cheio de ira; o Senhor toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos. 3 O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. 4 Ele repreende o mar, e o faz secar, e míngua todos os rios; desfalecem Basã e o Carmelo, e a flor do Líbano se murcha. 5 Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta diante dele, sim, o mundo e todos os que nele habitam. 6 Quem pode suportar a sua indignação? E quem subsistirá diante do furor da sua ira? A sua cólera(desprazer intenso) se derrama como fogo, e as rochas são por ele demolidas. 7
2 O Senhor é Deus zeloso(ciumento) e vingador, o Senhor é vingador e cheio de ira; o Senhor toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos
estamos equivocados quanto a natureza de Deus
uma breve olhada nas escrituras nos abrira o entendimento;
destruição do Egito
destruição de Canaã
destruição de Ninive
destruição da babilônia
Ananias e Safira
3 O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado;
a logaminidade de Deus é mal compreendida pelo mundo e também pelos filhos de DEus
Salmo 50.14–23 (ARA)
14 Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo; 15 invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. 16 Mas ao ímpio diz Deus: De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança, 17 uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras? 18 Se vês um ladrão, tu te comprazes nele e aos adúlteros te associas. 19 Soltas a boca para o mal, e a tua língua trama enganos. 20 Sentas-te para falar contra teu irmão e difamas o filho de tua mãe. 21 Tens feito estas coisas, e eu me calei; pensavas que eu era teu igual; mas eu te arguirei e porei tudo à tua vista. 22 Considerai, pois, nisto, vós que vos esqueceis de Deus, para que não vos despedace, sem haver quem vos livre. 23 O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus.
Deus corrige a quem ama

6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.

7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. 9 Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? 10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. 11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. 12 Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; 13 e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.

Israel é pra nós um exemplo

Assim, pois, como diz o Espírito Santo:

Hoje, se ouvirdes a sua voz,

8 não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,

9 onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos.

10 Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos.

11 Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.

12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; 13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. 14 Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos

O Senhor é bom(agradável, amável), é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.
Mas de sobre ti, Judá, quebrarei o jugo deles e romperei os teus laços.
15 Eis sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, do que anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o homem vil já não passará por ti; ele é inteiramente exterminado.

7 Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! 8 Eis o grito dos teus atalaias! Eles erguem a voz, juntamente exultam; porque com seus próprios olhos distintamente veem o retorno do SENHOR a Sião

Romanos 10.13–17 ARA
13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! 16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? 17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
8 Mas, com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas, perseguirá o Senhor os seus inimigos. 9 Que pensais(planejar) vós contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia. 10 Porque, ainda que eles se entrelaçam como os espinhos e se saturam de vinho como bêbados, serão inteiramente consumidos como palha seca. 11 De ti, Nínive, saiu um que maquina o mal contra o Senhor, um conselheiro vil. 12 Assim diz o Senhor: Por mais seguros que estejam e por mais numerosos que sejam, ainda assim serão exterminados e passarão; eu te afligi, mas não te afligirei mais.
13 Mas de sobre ti, Judá, quebrarei o jugo deles e romperei os teus laços.
14 Porém contra ti, Assíria, o Senhor deu ordem que não haja posteridade que leve o teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; farei o teu sepulcro, porque és vil.
15 Eis sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, do que anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o homem vil já não passará por ti; ele é inteiramente exterminado.
Deus é zeloso e vingador cheio de ira tardio em ira-se grande em poder jamais inocenta o culpado
personagens neste texto
naum - profeta (usa para dar a mensagem)
assiria-ninive - poderoso imperio cruel - vara de Deus contra seu povo- que será destruida por sua maldade
judá - povo da aliança subjugado - povo da aliança que esta sendo corrigido mas sera liberto
DEus; Deus todo poderoso santo - tardio em irar- não tolera o pecado
DOUTRINAS:
Deus é santo e odeia o pecado;
por natureza somos pecadores;
Romanos 3.10–12 ARA
10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Devemos ser vigilantes em nossa vida; (sem santificação ninguém vera o Senhor)
nos relacionamos com Deus Santo, devemos temer;
Ninguém escapara do juízo de Deus;
as pessoas se enganam, vivem n o pecado e acham que DEus entende;
a riqueza e saúde fazem que muitas pessoas sejam autoconfiantes e arrogantes
o fato de tudo paracer tranquilo em nossa vida, não quer dizer que estamos endo aprovados por DEus
tragedias naturais e muitas outras pragas são sinais da ira de Deus
Deus destroi seus inimigos
por natureza somos inimigos de Deus;
seremos condenados ao inferno
Hebreus 9.27–28 (ARA)
27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, 28 assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.
Somente através de Cristo nos tornamos filhos de DEus
somente através cruz de CRisto nos tormos filhos de Deus
Hebreus 9.28 ARA
28 assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.
sem Cristo seremos condenados ao inferno
Deus é pai que corrigi seus filhos e salva seus filhos
se somos filhos de Deus seremos corrigidos
as vezes a correção vem através de doença, perdas materiais, morte, desemprego, perseguição, tristeza, problemas financeiros, angustias, planos frustados.....
ag1.7-11
correção tem um objetivo bom, mais doi. É melhos andar em obediencia;
os inimigos da igreja serão destruídos
. Ainda que pareçam muito fortes, eles são como a palha;
fazem planos contra a igreja, mas estão lutando contra o próprio Deus
a igreja nunca será vencida. Isso nos dá paz em meio as ciscuntâncias que vivemos;
nosso Deus não dorme, Jesus esta conosco todos os dias
veja o exemplo da igreja em apocalipse. Onde esta aqueles reis e inimigos que achavam poder destruir a igreja. É cristo quem reina absoluto sobre tudo e todos
APLICAÇÕES:
Related Media
See more
Related Sermons
See more