Pv 7

Devocional Familia  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

O Simples e a Sedutora.

O argumento do capítulo é semelhante ao de 6:20-35, só que é apresentado dramaticamente, e não em generalizações.

7:1-5. O prólogo.

Provérbios 7.1–5 BEARA
1 Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. 2 Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. 3 Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração. 4 Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e ao Entendimento chama teu parente; 5 para te guardarem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com palavras.
Mais uma vez demonstra-se que o melhor conselho é ineficaz contra a tentação forte a não ser que seja totalmente assimilado pelo coração e traduzido em hábitos. O zelo por ele deve ser tão sensível como se cuida da menina dos olhos

7:6-23. O drama.

a. A vítima (Pv 7.6-9).

Provérbios 7.6–9 BEARA
6 Porque da janela da minha casa, por minhas grades, olhando eu, 7 vi entre os simples, descobri entre os jovens um que era carecente de juízo, 8 que ia e vinha pela rua junto à esquina da mulher estranha e seguia o caminho da sua casa, 9 à tarde do dia, no crepúsculo, na escuridão da noite, nas trevas.
Jovem, inexperiente, irrefletido, é precisamente do tipo que precisa de ser armado com sabedoria.
Vai se desgarrando para a tentação, onde o lugar (8) e o tempo (9) podem juntar suas influências contra ele: e se ele anda sem alvo, sua tentadora sabe o que quer.

b. A caçadora (Pv 7.10-12).

Provérbios 7.10–12 BEARA
10 Eis que a mulher lhe sai ao encontro, com vestes de prostituta e astuta de coração. 11 É apaixonada e inquieta, cujos pés não param em casa; 12 ora está nas ruas, ora, nas praças, espreitando por todos os cantos.
Externamente, nada retém: veste-se para conquistar; internamente, guarda suas intenções (10b, lit. “com coração guardado” — ou dura e inexorável, ou astuta, reticente). A luta será desigual.
c. As táticas (Pv 7.13-21).
Provérbios 7.13–21 BEARA
13 Aproximou-se dele, e o beijou, e de cara impudente lhe diz: 14 Sacrifícios pacíficos tinha eu de oferecer; paguei hoje os meus votos. 15 Por isso, saí ao teu encontro, a buscar-te, e te achei. 16 Já cobri de colchas a minha cama, de linho fino do Egito, de várias cores; 17 já perfumei o meu leito com mirra, aloés e cinamomo. 18 Vem, embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã; gozemos amores. 19 Porque o meu marido não está em casa, saiu de viagem para longe. 20 Levou consigo um saquitel de dinheiro; só por volta da lua cheia ele tornará para casa. 21 Seduziu-o com as suas muitas palavras, com as lisonjas dos seus lábios o arrastou.
Em primeiro lugar vem o tratamento de choque (13);
Depois, uma história circunstancial — é um dia especial, uma celebração; nem se pode pensar em recusar (14).
Em terceiro lugar, a lisonja — é exatamente ele que ela estava procurando (15);
Quarto: o apelo sensual (16-18);
Quinto: a certeza de não haver perigo (19,20). O apelo inteiro é reforçado com um dilúvio de palavras.

d. A vítima cai (Pv 7.22-23).

Provérbios 7.22–23 BEARA
22 E ele num instante a segue, como o boi que vai ao matadouro; como o cervo que corre para a rede, 23 até que a flecha lhe atravesse o coração; como a ave que se apressa para o laço, sem saber que isto lhe custará a vida.
Num instante pinta vividamente a repentina entrega de si mesmo, depois da indecisão.
O v. 23a se refere ao animal que de nada suspeita, e 23b se refere à ave; é claro que um fim semelhante aguarda o adúltero.

7:24-27. Epílogo.

Provérbios 7.24–27 BEARA
24 Agora, pois, filho,dá-me ouvidos e sê atento às palavras da minha boca; 25 não se desvie o teu coração para os caminhos dela, e não andes perdido nas suas veredas; 26 porque a muitos feriu e derribou; e são muitos os que por ela foram mortos. 27 A sua casa é caminho para a sepultura e desce para as câmaras da morte.
Depois de prestarmos atenção ao jovem, ficamos alertas quanto à possibilidade de nós mesmos desempenharmos aquele papel. A defesa é tríplice.
Primeiramente: guarde a sua mente (coração 25a; você corre perigo tão logo seus pensamentos se desgarrem nesta direção fatal.
Segundo: fique longe, literalmente e não somente em pensamentos (25b).
Terceiro: olhe para além dela, vendo os sinistrados e as câmaras da morte (26, 27).
Aplicação
Devemos estar alertas para as ciladas, assim como os 300 de gideão estavam em Juízes 7. 4-7
Juízes 7.4–7 BEARA
4 Disse mais o Senhor a Gideão: Ainda há povo demais; faze-os descer às águas, e ali tos provarei; aquele de quem eu te disser: este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem eu te disser: este não irá contigo, esse não irá. 5 Fez Gideão descer os homens às águas. Então, o Senhor lhe disse: Todo que lamber a água com a língua, como faz o cão, esse porás à parte, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. 6 Foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber a água. 7 Então, disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos; pelo que a outra gente toda que se retire, cada um para o seu lugar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more