Eu Sou o Que Sou

Notes
Transcript

Como Deus nos conhece pelo nome e nos ama como somos

Dinâmica

"Nome e Adjetivo"
Cada participante deve dizer o seu nome e um adjetivo que comece com a mesma letra do seu nome.
Por exemplo, "Meu nome é Pedro e eu sou Paciente".
Para reforçar essa mensagem, faça uma dinâmica em que cada adolescente escolhe outro pessoa, dizendo uma coisa que admira nela. Incentive-os a serem sinceros e a fazer elogios genuínos.
Contexto da Dinâmica
Deus chama Moisés pelo nome e se apresenta como "Eu Sou o Que Sou". Essa frase pode ser interpretada de muitas maneiras, mas uma delas é que Deus é um Ser que transcende tudo o que conhecemos e que não pode ser definido por palavras ou adjetivos.
Isso pode ser relacionado com a dinâmica "Nome e Adjetivo", na qual os adolescentes precisam escolher um adjetivo que defina um pouco de sua personalidade.
Mas, ao mesmo tempo, essa dinâmica pode nos lembrar que, mesmo que possamos nos definir de diversas maneiras, somos todos únicos e diferentes uns dos outros.
Assim como Deus chamou Moisés pelo nome, ele também nos conhece pelo nome e nos ama como somos, com todas as nossas peculiaridades e diferenças.

Estudo

Exodus 3:1–15 NTLH
Moisés cuidava das ovelhas e das cabras de Jetro , o seu sogro, o sacerdote de Midiã. Um dia Moisés levou o rebanho para o outro lado do deserto e foi até o monte Sinai , o monte sagrado.Ali o Anjo do Senhor apareceu a ele numa chama de fogo no meio de um espinheiro. Moisés viu que o espinheiro estava em fogo, porém não se queimava.Então pensou: “Que coisa esquisita! Por que será que o espinheiro não se queima? Vou chegar mais perto para ver.” Quando o Senhor Deus viu que Moisés estava chegando mais perto para ver melhor, ele o chamou do meio do espinheiro e disse: — Moisés! Moisés! — Estou aqui — respondeu Moisés. Deus disse: — Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado. E Deus continuou: — Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Aí Moisés cobriu o rosto porque ficou com medo de olhar para Deus. Então o Senhor disse: — Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo.Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus.De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam.Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas. Moisés perguntou a Deus: — Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel? Deus respondeu: — Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês vão me adorar neste monte, e isso será uma prova de que eu o enviei. Porém Moisés disse: — Quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: “O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês”, eles vão me perguntar: “Qual é o nome dele?” Aí o que é que eu digo? Deus disse: Eu Sou Quem Sou. E disse ainda: — Você dirá o seguinte: “Eu Soume enviou a vocês.O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vocês. Este é o seu nome para sempre, e assim ele será lembrado por vocês em todos os tempos.”
No livro do Êxodo, encontramos a história de como Deus chamou Moisés para liderar o povo de Israel, que estava sendo escravizado no Egito.
Moisés era um hebreu que havia sido criado como egípcio e que, após matar um egípcio que maltratava um hebreu, fugiu para o deserto. Lá, ele se casou e passou a cuidar das ovelhas do seu sogro.
Foi enquanto Moisés estava no deserto que Deus apareceu a ele em uma chama de fogo, na sarça que ardia sem se consumir.
Deus chamou Moisés pelo nome e lhe disse que havia escolhido ele para liderar o povo de Israel e levá-lo para fora do Egito.
Ilustração
Para ilustrar essa história de maneira engraçada, pode-se fazer uma brincadeira com o nome dos adolescentes.
Peça a cada um para falar o seu nome e inventar um apelido engraçado com a mesma letra inicial do seu nome.
Por exemplo, se o nome do adolescente é João, o apelido pode ser "João Juba". Se o nome é Maria, o apelido pode ser "Maria Maluca".
Aplicações práticas:
Depois da brincadeira inicial, comece a fazer algumas perguntas para os adolescentes relacionadas ao estudo bíblico:
Vocês já tiveram a experiência de ser chamados pelo nome por alguém que vocês não esperavam? Como se sentiram nessa situação?
Quando Deus se apresenta a Moisés como "Eu Sou o Que Sou", o que vocês acham que isso significa? Como podemos entender essa frase?
Deus conhece cada um de nós pelo nome e nos ama como somos, com todas as nossas diferenças e peculiaridades. Como isso pode nos ajudar a respeitar e valorizar as diferenças dos outros?
Vocês escolheram um adjetivo para se descrever na dinâmica "Nome e Adjetivo". Como esse adjetivo pode ajudá-los a entender melhor quem vocês são e o que vocês gostariam de ser?
Encoraje-os a buscar um relacionamento mais profundo com Deus, por meio da oração, da leitura da Bíblia e do envolvimento em uma comunidade cristã.
Explique que o avivamento pessoal é um processo contínuo e que exige esforço e dedicação, mas que os resultados são transformadores.

Conclusão:

Deus nos conhece pelo nome e nos ama como somos, com todas as nossas qualidades e defeitos.
Cada um de nós é único e especial aos olhos de Deus. Portanto, devemos nos aceitar como somos e aprender a valorizar e respeitar as diferenças dos outros.
Assim como Deus chamou Moisés pelo nome, Ele também os chama pelo nome e tem um plano especial para cada um deles.
Deus não só nos conhece pelo nome e nos ama como somos, mas Ele também nos chama a um relacionamento mais profundo com Ele.
Ele deseja que cada um de nós experimente um avivamento pessoal, um reavivamento da nossa fé e do nosso amor por Ele.
Por isso, encoraje os adolescentes a se envolverem mais com a Palavra de Deus, a oração e a comunhão com outros cristãos.
Assim como Moisés, eles também podem ter um encontro transformador com Deus, que pode mudar completamente suas vidas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more